Se avançar, já serão 7 anos consecutivos de competição, 6 dos quais com a minha colaboração.
Apesar de tentarmos sempre dar o melhor, nestes seis anos, houve bons e maus momentos, falhas e erros da organização (e meus que pessoalmente assumo), mas também muita coisa boa e gratificante.
Para mim, que gosto da modalidade, de fotografia subaquática, do espírito de competição com fairplay e partilha de conhecimento, do convívio e sobretudo dos mergulhos que organizar e/ou participar num evento deste género proporciona, continua a ser um prazer contribuir da forma que sei para a realização daquela que seria a 7ª edição...
Por outro lado, "não há omeletes sem ovos".
Quero com isto dizer, sem chamar "ovos" aos participantes ou aos recursos necessários à execução das provas, que existem dificuldades que condicionam a qualidade desta competição ou põem mesmo em causa a sua realização.
Número de interessados em participar, centros de mergulho interessados em receber e apoiar a competição, custos de execução (onde se incluem prémios monetários, troféus, eventuais brindes, refeições e despesas relativas a cada uma das etapas, que muitas vezes são independentes do número de participantes em cada etapa, constituindo um "custo fixo", haja 1 ou 24 mergulhadores presentes...)
Principalmente pelos motivos descritos e porque não se trata de um "negócio lucrativo", organizar o FOTODIGISUB é sempre um risco... Um "risco calculado", mas ainda assim, escrevendo com "redundância", "arriscado"...
Estamos a viver anos difíceis. O dinheiro não abunda, os negócios estão frágeis e por isso não é expectável que se consigam apoios e patrocínios elevados que ajudem a custear esta competição.
Por outro lado, a Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas, através da sua Comissão de Audiovisuais, já publicou, e bem, o seu calendário competitivo para 2012.
Obviamente, apesar de não existir qualquer obrigação da FPAS para com o FOTODIGISUB, não tendo a Comissão de Audiovisuais falado com os elementos que têm mantido o FOTODIGISUB a funcionar (Nuno Gil e eu mesmo) e não constando esta competição do calendário publicado, fico com dúvidas se existirá interesse por parte da comunidade de mergulhadores fotógrafos, particularmente dos atletas federados, em participar especificamente no FOTODIGISUB.
Todas estas dúvidas levaram-me a escrever estas linhas, partilhando convosco alguns pensamentos e ideias para nos decidirmos se vale a pena manter o FOTODIGISUB - TROFÉU NACIONAL DE FOTOGRAFIA SUBAQUÁTICA.
A vontade da nossa parte existe. Mesmo com poucos ou nenhuns recursos, resta saber se pelo menos existem mergulhadores fotógrafos interessados em se inscrever.
Por causa da já conhecida "crise" que atravessamos, assumir desde já valores de "prize money" como têm sido até aqui seria impossível.
Da mesma forma, a evolução da competição nos últimos 2 anos demonstrou que o custo de participação condiciona o número de atletas inscritos na competição e sobretudo por etapa, sendo as etapas mais "caras", as menos participadas.
Por "etapas mais caras" entenda-se aquelas que geralmente têm custos mais elevados a quem participa e para a própria Organização. Custos associados a maiores deslocações, menos apoios locais que ajudem a custear ou paguem por completo alimentação e mergulhos, etc.
É preciso nesta altura relembrar os vários objectivos do FOTODIGISUB, não assumindo uns como mais importantes que outros:
- Promover a competição de fotografia subaquática;
- Procurar e lançar novos valores na modalidade de forma séria mas mais descontraída que noutras competições oficiais;
- Promover a partilha de conhecimentos entre atletas visando a constante evolução de todos;
- Dar a conhecer novos locais e spots de mergulho por todo o país;
- Dinamizar e promover o mergulho, a par da fotografia subaquática, como modalidade desportiva de lazer agradável.
Alguns destes objectivos têm sido amplamente conseguidos e até ultrapassados, outros, pelos mais variados motivos, perderam força que talvez agora seja importante recuperar.
Após tudo o que já escrevi queria ler, ver ou ouvir as vossas opiniões. E todas elas, sejam sugestões, críticas boas ou más, construtivas e até destrutivas serão devidamente aproveitadas por nós para reflexão e quem sabe mudar o que houver a mudar.
Senão existirem opiniões de qualquer tipo, creio que poderemos concluir que o desinteresse é geral e nesse caso, talvez seja melhor, por agora, colocar o FOTODIGISUB na "gaveta".
E porque eu também gosto de opinar, vou arriscar avançar já com algumas das minhas ideias sobre este tema para 2012...
1. Reduzir muito o valor dos prémios finais, usando os recursos consumidos, no cumprimento desses encargos, na redução dos custos de participação de cada atleta.
2. Limitar o número de etapas nas ilhas a uma.
3. Realizar 5 etapas, sendo 4 de participação obrigatória para pontuar para a classificação final.
4. Realizar etapas que constituam desafios diferentes do habitual, como por exemplo voltar às imersões em água doce, com desafios específicos, realizadas em rios, represas ou mesmo em piscina, etapas "nocturnas" e desafios com temas específicos como por exemplo espécies, cores, naufrágios, modelos, etc...
5. Reduzir os custos de inscrição e participação de cada atleta ao mínimo necessário para garantir o desenrolar das provas, sendo no máximo iguais, mas de preferência inferiores, aos custos de irem mergulhar como habitualmente num centro de mergulho, fora do ambiente competitivo.
6. Sem esquecer a importante vertente competitiva, dar ainda mais ênfase aos aspectos de partilha de conhecimentos e evolução global em detrimento da mera competição nua e crua por lugares cimeiros.
7. Manter aberta a via de participação com todo o tipo de equipamentos fotográficos e em igualdade de circunstâncias, promovendo a fotografia subaquática e o mergulho para todos, qualquer que seja o equipamento disponível.
Na verdade, acredito que qualquer coisa que se faça, só faz sentido e sobrevive se se souber "diferenciar".
O FOTODIGISUB, para mim, estava a ficar cada vez mais próximo de outros registos que fazem todo o sentido e terão os seus adeptos, mas não foram a base do nascimento desta competição.
Estarei a pensar de forma errada?
Deveremos seguir a via de anos anteriores?
Estará o FOTODIGISUB condenado em qualquer dos casos?
Por favor ajudem-nos! Digam da vossa justiça.