Jump to content

Photo

Deficientes e Mergulho

• Please log in to reply
60 replies to this topic

#21 PMedo

PMedo

God

• Utilizador Identificado
  • PipPipPipPipPipPip
  • 596 posts

Posted 18 July 2003 - 05:19 PM

:)

Olá Doc

Muito obrigado pelos esclarecimentos dados.
Como não tenho essa difícil especialidade de ensino fico agradeçido por oder contar com a ajuda de quem tem efectivamente a capacidade os conhecimentos, o espirito de entrega e a vontade de ajudar estes companheiros menos afortunados.

Fico no entanto com uma dúvida. Quando escreve "  desconhece que para iniciar um Curso de Deficiente tem que haver uma aceitação de responsabilidade por parte de todos os intervenientes, ou seja, o deficiente tem que assumir que realmente pretende fazer o curso e que tem alguns riscos acrescidos"

Aqui reside a minha dúvida. Também nos cursos "normais" poderá ou não (conforme o pais, a escola ou o sistema de ensino) existir a necessidade de assinar um termo de isenção de responsabilidade e aceitação do risco. Segundo fui informado por quem de direito, esse documento poderá ser visto como uma prova de má fé em tribunal (aqui refiro-me apenas aos cursos "normais").´Será o mesmo que ir comprar uma viatura a um stand e o empregado me obrigar a assinar um documento atestando que eles (vendedor e o fabricante)não são responsáveis por qualquer avaria que possa haver e que seja fonte de um acidente que me cause danos corporais ou morte. Por esse motivo na PADI por expl como bem sabe esse documento não faz parte do processo burocrático. Ora se em cursos de individuos "normais" um documento com esse teor é negativo para efeitos de defesa em tribunal, o que dizer caso o aluno já tenha descapacidades à partida.
Gostava de saber se efectivamente esses documentos utilizados (gostava que me facultasse cópia se possível) servem de defesa em caso de litigio legal.
Melhores cumprimentos
Aquele abraço Doc
An old error is always more popular than a new truth

#22 PMedo

PMedo

God

• PipPipPipPipPipPip
  • 596 posts

Posted 18 July 2003 - 05:23 PM

:)

Quote "Por esse motivo na PADI por expl como bem sabe esse documento não faz parte do processo burocrático."

Refiro-me a cursos da PADI na Europa claro.
An old error is always more popular than a new truth

#23 Doc_Diver

Doc_Diver

Member

• PipPip
  • 26 posts
  • Profissão:Instrutor de Mergulho

Posted 19 July 2003 - 12:32 AM

Amigo PMedo
A questão era se o deficiente pode ou não mergulhar legalmente em Portugal, e a resposta é: SIM

O deficiente é uma pessoa como o não deficiente, com os mesmos direitos. Em termos de mergulho a grande diferença é que eventualmente é mais dependente (pois pode necessitar de um ou dois companheiros, locais e equipamentos adaptados, etc) para ter a mesma capacidade.
Em termos de isenção de responsabilidade e aceitação do risco, o procedimento é igual ao dos restantes mergulhadores, uma vez que a legalidade de um documento depende da legislação do país onde ele está a ser utilizado.
O que pretendo dizer é que o deficiente tem que ser informado, perceber, e concordar por si próprio em aceitar esse eventual risco. Não se pode aceitar um deficiente cuja decisão é tomada por terceira pessoa. Portanto ... não me parece que haja razão de ser para a sua dúvida.

Vejamos outro exemplo: Vai dar um curso de Tec Deep. Como procede em relação a este assunto - risco e responsabilidade ?
Como é evidente, aqui é natural que aconteça uma violação da nossa legislação "velhinha" (basta para tal descer abaixo dos 40 metros sem que a embarcação de apoio se encontre equipada com uma câmara hiperbárica a bordo), no entanto, se cumprir todos os standards há cobertura dos riscos pelas seguradoras internacionais, não é verdade? Mas os alunos de Tec Deep devem conhecer esses riscos e aceitar voluntariamente fazer esse curso, não podem ser levados para a água contra a vontade individual, estou certo ?
Então, a situação é igual em relação a um deficiente que pretende fazer o Curso de Mergulho para Deficientes ...
O documento que assinam tem o mesmo valor e significado que o da PADI (que só a partir de 2000 é que deixou de ser exigido na Europa, mas continua a ser exigido noutros países do mundo, como sabe).
Espero ter sido mais explícito desta vez.

#24 Guest_respeito_*

Guest_respeito_*
  • Guests

Posted 02 September 2003 - 12:17 AM

Caro Pmedo, só agora vi a questão que me colocou. Claro que não os levei a mergulhar em piscina. Tiveram várias actividades em piscina, uma das quais a utilização de máscaras para verem o fundo. Não fizeram apneia pois eu não sabia qual a reacção de um trissómico 21 a isto. Mas garanto-lhe que os resultados foram excelentes.

#25 Marco_Lima

Marco_Lima

Junior Member

• Members
  • PipPipPip
  • 61 posts

Posted 09 September 2003 - 01:00 PM

Para os interessados segue um site de instituição aqui no Brasil.

http://intervox.nce.ufrj.br/~sbma/

Abraços
Marco Lima
Dive Supervisor PDIC

#26 Guest_respeito_*

Guest_respeito_*
  • Guests

Posted 09 September 2003 - 04:26 PM

Excelente página, tenho uma questão. Algum dos intervenientes neste tópico tem disponibilidade para se necessário iniciar um projecto de reabilitação de deficientes mentais, utilizando o mergulho??

#27 Marco_Lima

Marco_Lima

Junior Member

• Members
  • PipPipPip
  • 61 posts

Posted 09 September 2003 - 10:43 PM

Estou planejando fazer um curso para auxiliar mergulhadores com limitações e gostaria de me colocar em inteira disposição para o que vocês precisarem de informações sobre o trabalho que já é desenvolvido aqui no Brasil.
Marco Lima
Dive Supervisor PDIC

#28 Cyana

Cyana

Junior Member

• PipPipPip
  • 96 posts

Posted 10 September 2003 - 09:37 AM

Já agora e para quem sabe do assunto, até k ponto pessoas com deficiências mentais podem praticar mergulho?

;)

Cyana

#29 Guest_respeito_*

Guest_respeito_*
  • Guests

Posted 10 September 2003 - 05:27 PM

Cyanna, não vou afirmar, mas com o pouco que sei julgo que um individuo com paralisia cerebral, tambem depende do grau que tenha, devidamente preparada e acompanhada claro, pode practicar mergulho, pelo menos em águas confinadas

#30 Marco_Lima

Marco_Lima

Junior Member

• Members
  • PipPipPip
  • 61 posts

Posted 10 September 2003 - 06:16 PM

Existem muitas dúvidas sobre mergulho adaptado, vou colocar um poema escrito por uma pessoa pioneira neste tipo de mergulho no Brasil e em seguida algumas informações que devem esclarecer algumas dúvidas.

"Transcender a limitada visão, a restrita audição, a incompleta razão e perceber que não existe deficiência.

Basta compreender que todos somos diferentes e que a vida é de todos e para todos.

Lei que transcende a humanidade e que deve ser respeitada e realizada para a construção de uma sociedade inclusiva.

Poder estar no mar, compartilhando a vida com todas as formas de vida, para compreender a magnitude de nossa existência.

Podemos ver e ouvir o mundo com nossas mãos.

Podemos falar, abraçar, amar, com nossas mãos, com nosso olhar, com nossa emoção.

Podemos caminhar no mundo rodando, compreendendo e realizando, no nosso tempo e forma.

Podemos ser diferentes e plenos de realizações.

Lucia Helena Monteiro Sodré "

Segue o descrição do cruso de capacitação do profissonal para mergulhos adaptados.

Curso de Capacitação Profissional  

O Curso de Capacitação Profissional em Mergulho Adaptado (Instructor Training Course - ITC), é específico para profissionais certificados no Mergulho Autônomo Recreativo Convencional.

A Capacitação Profissional em Mergulho Adaptado não deve ser mais compreendida como uma especialização, mas sim, como parte fundamental da formação do Profissional do Mergulho, que, com ela, estará acompanhando o processo natural de evolução social.

Ao adquirir essa formação, os profissionais se habilitam para atuar no Mergulho Recreativo, com pessoas portadoras de Limitações Física, Visual, Auditiva, Audiovisual, Mental, Múltipla e Paralisia Cerebral, que necessitem de um programa adaptado, evitando a discriminação por falta de informação e garantindo para seus alunos uma atividade segura e prazerosa.

Além de adquirir essa habilitação, o profissional restrito ao Mergulho Recreativo Convencional, poderá obter melhor desempenho, ampliando seus conhecimentos e se desenvolvendo na capacidade de ensinar.

Certamente, o aluno perceberá que não existem pessoas incapazes, apenas pessoas diferentes e, no processo de ensino e aprendizagem, muitos alunos convencionais, com aparente dificuldade, poderão conquistar melhor aproveitamento e sucesso, mediante simples adaptações, criatividade e bom senso do Instrutor.

Desenvolvimento: Este curso abrange aulas teóricas e práticas em piscina e mar. Nas aulas teóricas o aluno estudará o contexto social e a influência desse contexto na vida cotidiana da pessoa com limitação, os aspectos psicológicos relacionados a limitação e ao contexto social. Estudará os conceitos e os objetivos básicos do Mergulho Convencional e Adaptado, bem como, a inclusão do Mergulho Adaptado nas Escolas de Mergulho. O aluno refletirá sobre a postura do profissional no Mergulho Adaptado, a ação do profissional no contexto social e a transformação de valores através do Mergulho Adaptado. Conhecerá a história da fundação e do desenvolvimento da HSA INTERNACIONAL, a implantação e desenvolvimento da HSA INTERNACIONAL no Brasil e a criação da SBMA - CENTRO DE TREINAMENTO HSA BRASIL.

O aluno estudará as limitações física e paralisia cerebral (definições, principais causas, comprometimentos, considerações para o trabalho, orientações importantes e considerações sobre acessibilidade e autonomia), as limitações sensoriais; visual, audiovisual e auditiva (definições, principais causas, comprometimentos, considerações para o trabalho, orientações importantes e considerações sobre autonomia), as limitações mental e múltipla (definições, principais causas, comprometimentos, considerações para o trabalho e orientações importantes) bem como, algumas considerações sobre o Mergulho e as doenças Diabetes, Epilepsia e Asma.

Após a compreensão necessária sobre a limitação, o aluno estudará as adaptações e técnicas básicas e metodologias de ensino utilizadas no mergulho adaptado. Compreenderá o conceito de realização compartilhada e não compartilhada, de Certificação Multinível e a sua utilização. O aluno conhecerá os Programas de Batismo, Cursos e Turismo Submarino Adaptado e receberá orientações relacionadas aos procedimentos corretos para a entrevista com o futuro aluno, para a avaliação médica, para requerer a certificação, bem como, para a utilização dos formulários necessários.

Nas aulas práticas, o aluno executará em piscina e mar, a vivência de limitações física - tetraplegia, paraplegia e hemiplegia -, e sensorial - cegueira e surdez-cegueira -, visando uma maior assimilação das técnicas e metodologias de ensino aprendidas, bem como, uma melhor compreensão da limitação.

Posted Image
Marco Lima
Dive Supervisor PDIC

#31 Cyana

Cyana

Junior Member

• PipPipPip
  • 96 posts

Posted 10 September 2003 - 08:58 PM

OK... ::) ::) ::) mas a pergunta era apenas:

Já agora e para quem sabe do assunto, até k ponto pessoas com deficiências mentais podem praticar mergulho?

...e na óptica do aluno!

;)

Cyana

#32 Marco_Lima

Marco_Lima

Junior Member

• Members
  • PipPipPip
  • 61 posts

Posted 10 September 2003 - 09:03 PM

Desculpe ! não consegui entender ao certo o que você gostaria de saber !?
Marco Lima
Dive Supervisor PDIC

#33 Cyana

Cyana

Junior Member

• PipPipPip
  • 96 posts

Posted 10 September 2003 - 09:57 PM

É muito simples...é viável ou não mergulho com deficientes mentais e em k condições...

Já alguém, principalmente instrutores, teve essa experiência?

Concordam, não concordam???

Citando o Respeito, k acho ter percebido a pergunta:

mas com o pouco que sei julgo que um individuo com paralisia cerebral, tambem depende do grau que tenha, devidamente preparada e acompanhada claro, pode practicar mergulho, pelo menos em águas confinadas

8)

Cyana

#34 Guest_respeito_*

Guest_respeito_*
  • Guests

Posted 11 September 2003 - 01:10 PM

Eu nunca tive, como já disse anteriormente o máximo que já fiz foi andar com trissómicos 21 numa piscina, com máscara.

#35 Marco_Lima

Marco_Lima

Junior Member

• Members
  • PipPipPip
  • 61 posts

Posted 11 September 2003 - 01:31 PM

Desculpe,

Achei que a descrição do curso, já dava para entender.

Aqui no Brasil este trabalho já realizado a muito tempo, quanto as condições que são realizados estes mergulhos ... depende muito das limitações de cada mergulhador ...

Alguns mergulhos só podem ser feitos em piscinas ... mas muitos deles são realizados no mar ... em águas abrigadas e calmas ...

Existem vários tipos de limitações e várias formas de lidar com elas ... o que eu sei é praticamente todos poderiam realizar.

Consegui ?
Marco Lima
Dive Supervisor PDIC

#36 Cyana

Cyana

Junior Member

• PipPipPip
  • 96 posts

Posted 16 September 2003 - 02:53 PM

...mais ou menos...Não te esquças k estou a falar de deficientes mentais! Não físicos!

E o k pretendo é saber se alguém já teve essa experiência na prática, se é possível, se é viável, o k sentiram...resumindo algum feedback de um instrutor k já tivessse tido alguma experiência real nesta situação!

;)
Cyana

#37 Marco_Lima

Marco_Lima

Junior Member

• Members
  • PipPipPip
  • 61 posts

Posted 16 September 2003 - 05:01 PM

...
O aluno estudará as limitações física e paralisia cerebral (definições, principais causas, comprometimentos, considerações para o trabalho, orientações importantes e considerações sobre acessibilidade e autonomia) ... ... as limitações mental e múltipla (definições, principais causas, comprometimentos, considerações para o trabalho e orientações importantes) ...

Como você pode perceber, o trabalho tambêm é desenvolvido em pessoas com limitações mentais.

Foi isso que eu estava tentando lhe dizer.

Para agragar os conhecimentos neste tópico vou buscar mais informações sobre este tipo de limitação ... e apresento em um próximo post.
Marco Lima
Dive Supervisor PDIC

#38 Guest_respeito_*

Guest_respeito_*
  • Guests

Posted 16 September 2003 - 05:04 PM

Cyanna, segundo percebi és instrutora em Faro certo? Há um instrutor em Lagos, o John Giddings da Blue Ocean Divers, que é instrutor da IAHD. Não sei se já deu cursos a deficientes em Portugal mas é capaz de saber alguma coisa sobre isso. Isto se ainda é vivo porque da ultima vez que estive com ele estava a tratar uma embolia e mesmo assim continuava a voar. Há malucos para tudo.

#39 Cyana

Cyana

Junior Member

• PipPipPip
  • 96 posts

Posted 16 September 2003 - 08:53 PM

Sim, eu sei, tb conheço o John Giddings e o sócio dele, o Elmer. Mas como vi este tópico no fórum achei k era mais interessante discuti-lo aasim num espaço como este, né...Só k até agora népia... :(

;)

Cyana

#40 Doc_Diver

Doc_Diver

Member

• PipPip
  • 26 posts
  • Profissão:Instrutor de Mergulho

Posted 16 September 2003 - 09:40 PM

Olá Cyana
Como sabe, o termo "deficiente mental" é muito genérico e abrange um grande número de patologias, com sinais e sintomas muito diferentes (e complexos). Por esta razão ainda ninguém lhe deu a resposta que pretende (penso eu).
Então é assim, embora eu seja instrutor de deficientes (formação I.A.H.D.), realmente não tenho experiência com deficientes mentais no âmbito a que julgo que se refere.
O que posso dizer-lhe é apenas o que está estabelecido e se pratica nesta matéria.
A deficiência do aluno tem que permitir que este tenha de algum modo capacidade de aprendizagem e de comunicação, caso contrário estará inapto para ingressar num curso de mergulho adaptado.
A titulo de exemplo: um tetraplégico (ou uma pessoa com determinados graus de paralisia cerebral) tem as suas faculdades mentais mantidas e consegue aprender, e enquanto submerso pode comunicar com sinais combinados feitos com os olhos - portanto pode mergulhar.
Um doente mental que pela sua doença não responda ao seu nome ou não consiga perceber uma conversa e dialogar (mesmo que para isso use uma linguagem diferente da habitual nos seres sem deficiências), este não reúne condições para fazer qualquer tipo de imersão.
Fui explícito ?