Jump to content

Photo

carta de marinheiro

• Please log in to reply
25 replies to this topic

#1 Reds

Reds

Advanced Member

• Utilizador Identificado
  • PipPipPipPipPip
  • 426 posts

• Qualificações de Mergulho:TDI Adv. Blender, TDI Adv. Trimix, Patrão Costa
  • Profissão:Tecnologias de informação

Posted 03 October 2007 - 11:39 PM

Boa noite,

estou a pensar em comprar um semi-rigido, e tenho algumas dúvidas que pode ser que me alguém me possa esclarecer...

- Tenho carta de marinheiro à 18 anos.. nessa altura os limites eram 170hp, 3 milhas da costa e 10 milhas entre portos de abrigo. A lei foi alterada em 99, para somente 60hp e 6 milhas entre portos de abrigo. Já ouvi dizer várias vezes, que quem tem a carta antiga, continua a ter as 10 milhas... isto é verdade? Sendo assim, a única diferença para o patrão local actual é o poder andar à noite, certo?

- A partir de que comprimento pode um barco ser classificado como classe 4?

Obrigado,
Luis
Cumprimentos aquáticos
Reds

#2 tiger

tiger

Junior Member

• PipPipPip
  • 66 posts

• Qualificações de Mergulho:AOWD + EANx

Posted 04 October 2007 - 08:52 AM

Boas,
A lei foi alterada em 2004 mas quanto aos limites de navegação e potência dos motores mantêm-se para as cartas de marinheiro existentes à data da alteração, ou seja, embarcações até 13.7 metros, 175 Kw (cerca de 235 HP), navegação diurna até 3 milhas da costa e 10 milhas de um porto de abrigo. As diferenças para a carta de patrão local são a navegação até 6 milhas da costa, possível à noite e sem limite para o comprimento da embarcação.

Quanto à classe 4 são as embarcações para navegação costeira restrita, concebidas e adequadas para navegação costeira até uma distância não superior a 20 milhas de um porto de abrigo e 6 milhas da costa.

8)

Edited by tiger, 04 October 2007 - 08:56 AM.

Hélio

#3 Reds

Reds

Advanced Member

• PipPipPipPipPip
  • 426 posts

Posted 04 October 2007 - 09:39 AM

Quanto à classe 4 são as embarcações para navegação costeira restrita, concebidas e adequadas para navegação costeira até uma distância não superior a 20 milhas de um porto de abrigo e 6 milhas da costa.

Boas,

obrigado pela informação da carta. Eu penso que no patrão de costa actual o limite é 5 milhas da costa e não 6 como disseste.

Em relação às classes, a classe 5 com apenas 3 milhas do porto de abrigo, torna-se muito limitado, certo? Que tipo de coisas é que a palamenta para a classe 4 tem a mais? E que tipo de comprimento de embarcação dá para registar em classe 4?
Cumprimentos aquáticos
Reds

#4 joeladeira

joeladeira

God

• PipPipPipPipPipPip
  • 767 posts

• Qualificações de Mergulho:PADI Rescue Diver, TDI Adv Nitrox + Deco Proc

Posted 04 October 2007 - 10:24 AM

Boa noite,

estou a pensar em comprar um semi-rigido, e tenho algumas dúvidas que pode ser que me alguém me possa esclarecer...

- Tenho carta de marinheiro à 18 anos.. nessa altura os limites eram 170hp, 3 milhas da costa e 10 milhas entre portos de abrigo. A lei foi alterada em 99, para somente 60hp e 6 milhas entre portos de abrigo. Já ouvi dizer várias vezes, que quem tem a carta antiga, continua a ter as 10 milhas... isto é verdade? Sendo assim, a única diferença para o patrão local actual é o poder andar à noite, certo?

- A partir de que comprimento pode um barco ser classificado como classe 4?

Obrigado,
Luis

Caro Luís,

Aqui encontras todas a documentação relativa ao assunto: http://www.ancruzeiros.pt/anclex.html

Tanto quanto percebi da leitura da legislação as cartas emitidas pela anterior regulamentação não deixam de ser válidas e não há nenhum artigo que fale em equivalências pelo que deduzo estarem válidas nas condições iniciais. O mesmo já não direi aquando da renovação em que certamente te darão uma carta das novas com as actuais limitações descritas na lei.

Se ligares para a escola de Pesca e da Marinha de Comércio em Pedrouços ou para a escola Naval Infante D. Henrique saberão certamente esclarecer-te melhor.

Um abraço.

#5 Reds

Reds

Advanced Member

• PipPipPipPipPip
  • 426 posts

Posted 04 October 2007 - 10:37 AM

Oi Joe,

tudo bem?

Já tinha dado uma olhada nesse site, mas na diagonal... A minha carta acho que tem renovação lá para 2012, pelo que até lá tiro o patrão local, resolvendo assim a situação da redução das milhas.

Em relação às classes, sabes-me dizer alguma coisa? E aos 2 vs 4 tempos dos motores? É boa politica comprar barco com motor de 2 tempos, uma vez que nas barragens já não é permitido andar sem ser a 4 tempos? Poderá vir a ser totalmente proibido andar com motores de 2 tempos no mar?

Cumprimentos
Cumprimentos aquáticos
Reds

#6 Leao Marinho

Leao Marinho

God

• PipPipPipPipPipPip
  • 764 posts

• Qualificações de Mergulho:Instrutor CMAS M1 (non teching); Instrutor PADI MASTER SCUBA DIVER TRAINER; MERGULHADOR ADVANCED NITROX E DECO TDI; INSTRUTOR PADI DAS ESPECIALIDADES EFR, EFR Care for Children, NAVEGAÇÃO SUBAQUÁTICA, NITROX, MERGULHO EM NAUFRÁGIO, MERGULHO NOCTURNO, MERGULHO PROFUNDO, FOTOGRAFIA DIGITAL, MERGULHO EMBARCADO E ADMINISTRADOR DE OXIGÉNIO. FORMADOR DE INSTRUTORES DE EFR
  • Profissão:MEDICO

Posted 04 October 2007 - 01:04 PM

Boa tarde fórum!
Boa tarde Reds (Luis)!

Já que estamos num fórum principalmente de mergulhadores, dá um salto ao SEXTOCONTINENTE (penso que é assim que se escreve o nome desta escola de marinheiros). O Instrutor é o Zé Tourais, da NAUTILUS-SUB, Course Director da PADI. Assim fica também entre mergulhadores.
Não te sei responder. Tenhop carta de patrão de Costa das "antigas" e posso ir até 25 milhas da costa sem limite de distância entre portos. Penso que isto se manteve nas actuais cartas. Mas o Zé responde-te.

Abraço e boas navegações (e já agora, bons mergulhos)

Leão marinho
José Garcia
PROFUNDIS
Escola de Mergulho
Centro de Mergulho
CENTRO DE FORMAÇÃO DE INSTRUTORES DE EFR
A PROFUNDIS utiliza Oxigénio Medicinal nas Misturas que prepara

#7 joeladeira

joeladeira

God

• PipPipPipPipPipPip
  • 767 posts

• Qualificações de Mergulho:PADI Rescue Diver, TDI Adv Nitrox + Deco Proc

Posted 04 October 2007 - 01:15 PM

Oi Joe,

tudo bem?

Já tinha dado uma olhada nesse site, mas na diagonal... A minha carta acho que tem renovação lá para 2012, pelo que até lá tiro o patrão local, resolvendo assim a situação da redução das milhas.

Em relação às classes, sabes-me dizer alguma coisa? E aos 2 vs 4 tempos dos motores? É boa politica comprar barco com motor de 2 tempos, uma vez que nas barragens já não é permitido andar sem ser a 4 tempos? Poderá vir a ser totalmente proibido andar com motores de 2 tempos no mar?

Cumprimentos

Quanto ao tipo o que li é Tipo 4 = Navegação Costeira restrita - Adequadas para navegação costeira até 20 milhas de um porto de abrigo e 6 da costa

Quanto aos motores acoisa é bem mais fácil: os de 4 tempos são menos poluentes, mais silenciosos, têm muito melhor rendimento pois gastam muito menos mas em compensação são BEM MAIS CAROS!

E isto diz tudo! Só vantagens excepto no preço.

Eu fui dos que teve de comprar motor de 4 tempos por causa de Castelo do Bode. Verifiquei todas as vantagens que enunciei...mas também me custou a desvantagem ;)

Abraço.

#8 tiger

tiger

Junior Member

• PipPipPip
  • 66 posts

Posted 04 October 2007 - 04:14 PM

Sim Reds tens razão são 5 milhas da costa. Penso que um classe 4 para o mergulho chega bem desde que não faças um longo curso. Quanto à renovação da carta irás manter as condições da tua actual. O patrão local foi um nível criado pela legislação de 2004.
Em relação aos motores escolhe um 4 tempos. O facto de ser mais caro é uma desvantagem mas estes têm baixado de preço sendo cada vez mais o padrão.
Hélio

#9 Reds

Reds

Advanced Member

• PipPipPipPipPip
  • 426 posts

Posted 04 October 2007 - 04:40 PM

Boas,

já agora, sabem-me dizer se uma praia é considerada um porto de abrigo? Por exemplo, de Lagos a Sagres, existem muitas praias.. será que posso ir a Sagres e voltar, passando as 3 milhas desde o inicio, mas tendo sempre uma praia como porto de abrigo?
Cumprimentos aquáticos
Reds

#10 Leao Marinho

Leao Marinho

God

• PipPipPipPipPipPip
  • 764 posts

• Qualificações de Mergulho:Instrutor CMAS M1 (non teching); Instrutor PADI MASTER SCUBA DIVER TRAINER; MERGULHADOR ADVANCED NITROX E DECO TDI; INSTRUTOR PADI DAS ESPECIALIDADES EFR, EFR Care for Children, NAVEGAÇÃO SUBAQUÁTICA, NITROX, MERGULHO EM NAUFRÁGIO, MERGULHO NOCTURNO, MERGULHO PROFUNDO, FOTOGRAFIA DIGITAL, MERGULHO EMBARCADO E ADMINISTRADOR DE OXIGÉNIO. FORMADOR DE INSTRUTORES DE EFR

Posted 06 October 2007 - 02:30 AM

Boas,

já agora, sabem-me dizer se uma praia é considerada um porto de abrigo? Por exemplo, de Lagos a Sagres, existem muitas praias.. será que posso ir a Sagres e voltar, passando as 3 milhas desde o inicio, mas tendo sempre uma praia como porto de abrigo?

Boa noite Fórum!
Boa noite Reds!

Não. Uma praia não é um porto de abrigo.

Um porto de abrigo tem de ter barra, protecções, locais para acostagem, farois de entrada, farois de enfiamento, estação de rádio, meios de salvamento como barcos-patrulha, etc. Tipo Leixões, Sesimbra, Sines e outros parecidos.
Aqui pelo norte há barras de pescadores. Estou a pensar na barra de Angeiras, mas isso não é considerado um porto, apesar de ter farois de enfiamento. Não entra nas contas no cálculo da distância ao porto de abrigo mais próximo.

Agora, uma praia é que não mesmo.

Abraço e boas navegações.

Leão Marinho
José Garcia
PROFUNDIS
Escola de Mergulho
Centro de Mergulho

#11 Leao Marinho

Leao Marinho

God

• PipPipPipPipPipPip
  • 764 posts

Posted 06 October 2007 - 02:30 AM

Boas,

Boa noite Fórum!
Boa noite Reds!

Não. Uma praia não é um porto de abrigo.

Um porto de abrigo tem de ter barra, protecções, locais para acostagem, farois de entrada, farois de enfiamento, estação de rádio, meios de salvamento como barcos-patrulha, etc. Tipo Leixões, Sesimbra, Sines e outros parecidos.
Aqui pelo norte há barras de pescadores. Estou a pensar na barra de Angeiras, mas isso não é considerado um porto, apesar de ter farois de enfiamento. Não entra nas contas no cálculo da distância ao porto de abrigo mais próximo.

Agora, uma praia é que não mesmo.

Leão Marinho
José Garcia
PROFUNDIS
Escola de Mergulho
Centro de Mergulho

#12 tiger

tiger

Junior Member

• PipPipPip
  • 66 posts

Posted 06 October 2007 - 08:52 AM

Tens por exemplo o caso da Berlenga que de 15 Maio a 15 Setembro, salvo erro, é considerada um porto de abrigo. Quanto às praias não são consideradas como tal.

Edited by tiger, 06 October 2007 - 08:54 AM.

Hélio

#13 Leao Marinho

Leao Marinho

God

• PipPipPipPipPipPip
  • 764 posts

Posted 08 October 2007 - 02:17 PM

Tens por exemplo o caso da Berlenga que de 15 Maio a 15 Setembro, salvo erro, é considerada um porto de abrigo. Quanto às praias não são consideradas como tal.

Boa tarde fórum!
Boa tadrede Tiger!

Tens a certeza disso?
Tenho muitas dúvidas. Falta tudo o que define um porto de abrigo. O porto de abrigo mais próximo é Peniche. Compara as condições um com o outro.
Mas não "corto o pescoço". Se assim for, quase que permite que um tutular de carta de marinheiro lá vá. Não deve permitir porque a distância de peniche à Berlenga ultrapassa 6 milhas nauticas, penso eu. É uma questão a perguntar ao Porto de peniche, se poara efeitos de contagem de distãncias para carta de Marinheiro Berlenga é considerado Porto de Abrigo.

Leão Marinho
José Garcia
PROFUNDIS
Escola de Mergulho
Centro de Mergulho

#14 tiger

tiger

Junior Member

• PipPipPip
  • 66 posts

Posted 08 October 2007 - 02:45 PM

Isso foi-me referido por um skipper que conhece aquilo bem e que tem dezenas de viagens para lá mas também não "corto o pescoço". A distância da costa de Peniche à Berlenga é de 5,7 milhas. Quem tiver certezas que se pronuncie mas sempre considerei aquela informação válida :-)
Hélio

#15 Ricardo Germano

Ricardo Germano

God

• PipPipPipPipPipPip
  • 8670 posts

• Qualificações de Mergulho:Treinador Nacional 2 - SSI OW Instructor - DDI Instructor - CMAS M1 Instrutor - SSI Hypoxic Trimix 100m - GUE F
  • Profissão:Agora mais calmo...

Posted 08 October 2007 - 04:54 PM

Sim. Tenho a certeza quase absoluta que assim é!

#16 Culdagor!

Culdagor!

God

• PipPipPipPipPipPip
  • 3789 posts

• Qualificações de Mergulho:Divemaster
  • Profissão:Faço muito pouco

Posted 08 October 2007 - 10:50 PM

Re-confirmo a posição tanto do Ric como do Tiger.

Durante o periodo estipulado o porto da Berlenga é considerado porto de abrigo permitindo assim a quem tem apenas a carta de marinheiro ir e vir à Berlenga.
O Sexo é como o Ar só é importante quando não se tem.

Que estranho chamarmos ao Planeta TERRA, quando é obviamente OCEANO

Visitem a minha pagina www.digisub.net

#17 tiger

tiger

Junior Member

• PipPipPip
  • 66 posts

Posted 09 October 2007 - 11:17 AM

Obrigado pela confirmação. Alguém sabe se se confirmam as datas de 15 de Maio até 15 de Setembro?
Hélio

#18 Culdagor!

Culdagor!

God

• PipPipPipPipPipPip
  • 3789 posts

• Qualificações de Mergulho:Divemaster
  • Profissão:Faço muito pouco

Posted 09 October 2007 - 12:29 PM

Confirmam, é o "horário" do Cabo Avelar.
O Sexo é como o Ar só é importante quando não se tem.

Que estranho chamarmos ao Planeta TERRA, quando é obviamente OCEANO

Visitem a minha pagina www.digisub.net

#19 Paul

Paul

Advanced Member

• PipPipPipPipPip
  • 293 posts

• Qualificações de Mergulho:AOWD + Nitrox Padi

Posted 09 October 2007 - 12:47 PM

boas
no algarve tambem são consideradas portos de abrigos as praias com os apoios para entrada e saida de motas de aguas,canoas etc
por isso no Algarve só á uma pequena zona que está fora dessas circustançias mas é apenas por uma milha ou isso por isso ninguem liga,por isso é possivel atravessar o Algarve de uma ponta á outra.
estas informaçoes foram me dadas quanto tirei a carta de marinheiro á cerca de 2 anos.
mas reds pensa bem na questão do barco,conta se pelos dedos as pessoas que tem paciençia para o por na agua ,tirar etc etc, eu tenho um e andei 3 vezes nele.
Um abraço

Paul Luzia
Algarve
mail e msn: paul-luzia@sapo.pt

#20 Reds

Reds

Advanced Member

• PipPipPipPipPip
  • 426 posts

Posted 09 October 2007 - 05:32 PM

mas reds pensa bem na questão do barco,conta se pelos dedos as pessoas que tem paciençia para o por na agua ,tirar etc etc, eu tenho um e andei 3 vezes nele.

Boas Paul,

a ideia do barco é mais para os períodos de férias que passo na zona de Lagos. Com barco, posso passear com a família, ir para as praias somente acessíveis de barco, e dar uns mergulhos, pois na zona de Lagos é tudo muito caro quando se trata de saidas de mergulho por barco. Assim só tinha de encher a garrafa. Sendo uma situação de férias, posso equacionar a questão de poder ter o barco na marina durante 15 dias, pois o custo não é assim tão alto segundo ouvi dizer.
Cumprimentos aquáticos
Reds