carta de marinheiro
Posted 03 October 2007 - 11:39 PM
estou a pensar em comprar um semi-rigido, e tenho algumas dúvidas que pode ser que me alguém me possa esclarecer...
- Tenho carta de marinheiro à 18 anos.. nessa altura os limites eram 170hp, 3 milhas da costa e 10 milhas entre portos de abrigo. A lei foi alterada em 99, para somente 60hp e 6 milhas entre portos de abrigo. Já ouvi dizer várias vezes, que quem tem a carta antiga, continua a ter as 10 milhas... isto é verdade? Sendo assim, a única diferença para o patrão local actual é o poder andar à noite, certo?
- A partir de que comprimento pode um barco ser classificado como classe 4?
Obrigado,
Luis
Reds
Posted 04 October 2007 - 08:52 AM
A lei foi alterada em 2004 mas quanto aos limites de navegação e potência dos motores mantêm-se para as cartas de marinheiro existentes à data da alteração, ou seja, embarcações até 13.7 metros, 175 Kw (cerca de 235 HP), navegação diurna até 3 milhas da costa e 10 milhas de um porto de abrigo. As diferenças para a carta de patrão local são a navegação até 6 milhas da costa, possível à noite e sem limite para o comprimento da embarcação.
Quanto à classe 4 são as embarcações para navegação costeira restrita, concebidas e adequadas para navegação costeira até uma distância não superior a 20 milhas de um porto de abrigo e 6 milhas da costa.
Edited by tiger, 04 October 2007 - 08:56 AM.
Posted 04 October 2007 - 09:39 AM
Quanto à classe 4 são as embarcações para navegação costeira restrita, concebidas e adequadas para navegação costeira até uma distância não superior a 20 milhas de um porto de abrigo e 6 milhas da costa.
Boas,
obrigado pela informação da carta. Eu penso que no patrão de costa actual o limite é 5 milhas da costa e não 6 como disseste.
Em relação às classes, a classe 5 com apenas 3 milhas do porto de abrigo, torna-se muito limitado, certo? Que tipo de coisas é que a palamenta para a classe 4 tem a mais? E que tipo de comprimento de embarcação dá para registar em classe 4?
Reds
Posted 04 October 2007 - 10:24 AM
Boa noite,
estou a pensar em comprar um semi-rigido, e tenho algumas dúvidas que pode ser que me alguém me possa esclarecer...
- Tenho carta de marinheiro à 18 anos.. nessa altura os limites eram 170hp, 3 milhas da costa e 10 milhas entre portos de abrigo. A lei foi alterada em 99, para somente 60hp e 6 milhas entre portos de abrigo. Já ouvi dizer várias vezes, que quem tem a carta antiga, continua a ter as 10 milhas... isto é verdade? Sendo assim, a única diferença para o patrão local actual é o poder andar à noite, certo?
- A partir de que comprimento pode um barco ser classificado como classe 4?
Obrigado,
Luis
Caro Luís,
Aqui encontras todas a documentação relativa ao assunto: http://www.ancruzeiros.pt/anclex.html
Tanto quanto percebi da leitura da legislação as cartas emitidas pela anterior regulamentação não deixam de ser válidas e não há nenhum artigo que fale em equivalências pelo que deduzo estarem válidas nas condições iniciais. O mesmo já não direi aquando da renovação em que certamente te darão uma carta das novas com as actuais limitações descritas na lei.
Se ligares para a escola de Pesca e da Marinha de Comércio em Pedrouços ou para a escola Naval Infante D. Henrique saberão certamente esclarecer-te melhor.
Um abraço.
Zé
Posted 04 October 2007 - 10:37 AM
tudo bem?
Já tinha dado uma olhada nesse site, mas na diagonal... A minha carta acho que tem renovação lá para 2012, pelo que até lá tiro o patrão local, resolvendo assim a situação da redução das milhas.
Em relação às classes, sabes-me dizer alguma coisa? E aos 2 vs 4 tempos dos motores? É boa politica comprar barco com motor de 2 tempos, uma vez que nas barragens já não é permitido andar sem ser a 4 tempos? Poderá vir a ser totalmente proibido andar com motores de 2 tempos no mar?
Cumprimentos
Reds
Posted 04 October 2007 - 01:04 PM
Boa tarde Reds (Luis)!
Já que estamos num fórum principalmente de mergulhadores, dá um salto ao SEXTOCONTINENTE (penso que é assim que se escreve o nome desta escola de marinheiros). O Instrutor é o Zé Tourais, da NAUTILUS-SUB, Course Director da PADI. Assim fica também entre mergulhadores.
Não te sei responder. Tenhop carta de patrão de Costa das "antigas" e posso ir até 25 milhas da costa sem limite de distância entre portos. Penso que isto se manteve nas actuais cartas. Mas o Zé responde-te.
Abraço e boas navegações (e já agora, bons mergulhos)
Leão marinho
PROFUNDIS
Escola de Mergulho
Centro de Mergulho
CENTRO DE FORMAÇÃO DE INSTRUTORES DE EFR
A PROFUNDIS utiliza Oxigénio Medicinal nas Misturas que prepara
Posted 04 October 2007 - 01:15 PM
Oi Joe,
tudo bem?
Já tinha dado uma olhada nesse site, mas na diagonal... A minha carta acho que tem renovação lá para 2012, pelo que até lá tiro o patrão local, resolvendo assim a situação da redução das milhas.
Em relação às classes, sabes-me dizer alguma coisa? E aos 2 vs 4 tempos dos motores? É boa politica comprar barco com motor de 2 tempos, uma vez que nas barragens já não é permitido andar sem ser a 4 tempos? Poderá vir a ser totalmente proibido andar com motores de 2 tempos no mar?
Cumprimentos
Quanto ao tipo o que li é Tipo 4 = Navegação Costeira restrita - Adequadas para navegação costeira até 20 milhas de um porto de abrigo e 6 da costa
Quanto aos motores acoisa é bem mais fácil: os de 4 tempos são menos poluentes, mais silenciosos, têm muito melhor rendimento pois gastam muito menos mas em compensação são BEM MAIS CAROS!
E isto diz tudo! Só vantagens excepto no preço.
Eu fui dos que teve de comprar motor de 4 tempos por causa de Castelo do Bode. Verifiquei todas as vantagens que enunciei...mas também me custou a desvantagem
Abraço.
Zé
Posted 04 October 2007 - 04:14 PM
Em relação aos motores escolhe um 4 tempos. O facto de ser mais caro é uma desvantagem mas estes têm baixado de preço sendo cada vez mais o padrão.
Posted 04 October 2007 - 04:40 PM
já agora, sabem-me dizer se uma praia é considerada um porto de abrigo? Por exemplo, de Lagos a Sagres, existem muitas praias.. será que posso ir a Sagres e voltar, passando as 3 milhas desde o inicio, mas tendo sempre uma praia como porto de abrigo?
Reds
Posted 06 October 2007 - 02:30 AM
Boas,
já agora, sabem-me dizer se uma praia é considerada um porto de abrigo? Por exemplo, de Lagos a Sagres, existem muitas praias.. será que posso ir a Sagres e voltar, passando as 3 milhas desde o inicio, mas tendo sempre uma praia como porto de abrigo?
Boa noite Fórum!
Boa noite Reds!
Não. Uma praia não é um porto de abrigo.
Um porto de abrigo tem de ter barra, protecções, locais para acostagem, farois de entrada, farois de enfiamento, estação de rádio, meios de salvamento como barcos-patrulha, etc. Tipo Leixões, Sesimbra, Sines e outros parecidos.
Aqui pelo norte há barras de pescadores. Estou a pensar na barra de Angeiras, mas isso não é considerado um porto, apesar de ter farois de enfiamento. Não entra nas contas no cálculo da distância ao porto de abrigo mais próximo.
Agora, uma praia é que não mesmo.
Abraço e boas navegações.
Leão Marinho
PROFUNDIS
Escola de Mergulho
Centro de Mergulho
Posted 06 October 2007 - 02:30 AM
Boas,
Boa noite Fórum!
Boa noite Reds!
Não. Uma praia não é um porto de abrigo.
Um porto de abrigo tem de ter barra, protecções, locais para acostagem, farois de entrada, farois de enfiamento, estação de rádio, meios de salvamento como barcos-patrulha, etc. Tipo Leixões, Sesimbra, Sines e outros parecidos.
Aqui pelo norte há barras de pescadores. Estou a pensar na barra de Angeiras, mas isso não é considerado um porto, apesar de ter farois de enfiamento. Não entra nas contas no cálculo da distância ao porto de abrigo mais próximo.
Agora, uma praia é que não mesmo.
Leão Marinho
PROFUNDIS
Escola de Mergulho
Centro de Mergulho
Posted 06 October 2007 - 08:52 AM
Edited by tiger, 06 October 2007 - 08:54 AM.
Posted 08 October 2007 - 02:17 PM
Tens por exemplo o caso da Berlenga que de 15 Maio a 15 Setembro, salvo erro, é considerada um porto de abrigo. Quanto às praias não são consideradas como tal.
Boa tarde fórum!
Boa tadrede Tiger!
Tens a certeza disso?
Tenho muitas dúvidas. Falta tudo o que define um porto de abrigo. O porto de abrigo mais próximo é Peniche. Compara as condições um com o outro.
Mas não "corto o pescoço". Se assim for, quase que permite que um tutular de carta de marinheiro lá vá. Não deve permitir porque a distância de peniche à Berlenga ultrapassa 6 milhas nauticas, penso eu. É uma questão a perguntar ao Porto de peniche, se poara efeitos de contagem de distãncias para carta de Marinheiro Berlenga é considerado Porto de Abrigo.
Leão Marinho
PROFUNDIS
Escola de Mergulho
Centro de Mergulho
Posted 08 October 2007 - 02:45 PM
Posted 08 October 2007 - 04:54 PM

Posted 08 October 2007 - 10:50 PM
Durante o periodo estipulado o porto da Berlenga é considerado porto de abrigo permitindo assim a quem tem apenas a carta de marinheiro ir e vir à Berlenga.
Que estranho chamarmos ao Planeta TERRA, quando é obviamente OCEANO
Visitem a minha pagina www.digisub.net
Posted 09 October 2007 - 11:17 AM
Posted 09 October 2007 - 12:29 PM
Que estranho chamarmos ao Planeta TERRA, quando é obviamente OCEANO
Visitem a minha pagina www.digisub.net
Posted 09 October 2007 - 12:47 PM
no algarve tambem são consideradas portos de abrigos as praias com os apoios para entrada e saida de motas de aguas,canoas etc
por isso no Algarve só á uma pequena zona que está fora dessas circustançias mas é apenas por uma milha ou isso por isso ninguem liga,por isso é possivel atravessar o Algarve de uma ponta á outra.
estas informaçoes foram me dadas quanto tirei a carta de marinheiro á cerca de 2 anos.
mas reds pensa bem na questão do barco,conta se pelos dedos as pessoas que tem paciençia para o por na agua ,tirar etc etc, eu tenho um e andei 3 vezes nele.
Paul Luzia
Algarve
mail e msn: paul-luzia@sapo.pt
Posted 09 October 2007 - 05:32 PM
mas reds pensa bem na questão do barco,conta se pelos dedos as pessoas que tem paciençia para o por na agua ,tirar etc etc, eu tenho um e andei 3 vezes nele.
Boas Paul,
a ideia do barco é mais para os períodos de férias que passo na zona de Lagos. Com barco, posso passear com a família, ir para as praias somente acessíveis de barco, e dar uns mergulhos, pois na zona de Lagos é tudo muito caro quando se trata de saidas de mergulho por barco. Assim só tinha de encher a garrafa. Sendo uma situação de férias, posso equacionar a questão de poder ter o barco na marina durante 15 dias, pois o custo não é assim tão alto segundo ouvi dizer.
Reds