Jump to content

Photo

Iniciação no Snorkeling (solo)

• Please log in to reply
10 replies to this topic

#1 Kaisersoze

Kaisersoze

Newbie

• Members
  • Pip
  • 1 posts

• Utilizador Não Identificado

Posted 16 July 2008 - 06:09 PM

Olá Amigos,

Esta semana decidi avançar para algo que sempre me agradou mas que por falta de tempo nunca tinha avançado... o snorkeling

Nunca pratiquei mas tenho imensa vontade de o praticar... Como o passado fds vi malta a fazer snorkel na Praia da Duquesa em Cascais, fiquei entusiasmado e avançei para a aquisição de um fatito, uns oculos e umas barbatanas....

Confesso porém que não sei mais nada sobre o assunto e gostava de pedir algumas dicas aos entendidos na matéria, sobretudo em questões de segurança. Respeito muito o mar e por isso não m apetece apanhar algum susto ou mesmo perder a vida por ignorância.

Infelizmente não tenho companhia para este desporto de contemplação pelo que vou ter de me arranjar sozinho e, quem sabe, com algumas das vossas dicas.

Assim, o que pedia para o mergulho inaugural era:
- dicas de segurança
- spots seguros e agradáveis perto de lisboa
- tudo o que possam considerar que seja útil informar a um estreante.

Agradeço sinceramente a vossa eventual ajuda!

Cumprimentos,
K

#2 Redshift

Redshift

Poseidon

• Moderadores
  • 4531 posts

• Qualificações de Mergulho:BSAC para não pagar o TNM.
  • Profissão:Olhar para as estrelas

• Utilizador Identificado

Posted 16 July 2008 - 06:58 PM

Bem vindo ao Forum.
Acerca de dicas de segurança e outras informaçoes do genero sobre a pratica de snorkeling podes procurar mais nas Boards de Apneia e Caça Sub.
Mas basicamente, se estas sozinho nao faças grandes apneias. Dependendo donde vais fazer, pode haver mais ou menos trafego maritimo e uma boia de sinalizaçao pode ser boa ideia. Se precisares de pedir ajuda um apito facilita muito as coisas. Dá um som bem mais alto que berrar, necessita de muito menos esforço e nao ficas rouco. Tem cuidado com a exposiçao solar e desidrataçao. Mas na generalidade snorkeling é muito pacifico e seguro.
Hugo

#3 Ricardo Germano

Ricardo Germano

God

• PipPipPipPipPipPip
  • 8670 posts

• Qualificações de Mergulho:Treinador Nacional 2 - SSI OW Instructor - DDI Instructor - CMAS M1 Instrutor - SSI Hypoxic Trimix 100m - GUE F
  • Profissão:Agora mais calmo...

Posted 16 July 2008 - 06:59 PM

Para iniciação ao snorkeling, a Arrábida, da Figueirinha até ao Espichel, continua a ser local de eleição, quer pelo que se pode ver, quer pela segurança do tipo de costa e protecção conferida...

Experimenta a ir até Sesimbra e sair da Praia da Califórnia para este (na direcção de Setúbal) ou ir ao Portinho da Arrábida e explorar a zona...

Mas atenção... É parque natural... Nada de caça-sub que é proibida.

Não te afastes da costa. As correntes de vazante e enchente podem-te complicar a vida. Vê uma tabela de marés e começa a mergulhar por exemplo no final da vazante e na direcção da mesma... Assim, logo que começar a enchente, vens em sentido contrário sem te cansares muito...

Na zona da Arrábida, a vazante puxa normalmente para Oeste e a enchente para Este... Aproveita o sentido das marés e evita lutar contra elas... Perdes! ;)

Não te esqueças de uma bóia ou prancha de sinalização. É importante pois tens de estar devidamente sinalizado.

Se souberes ir a uma prainha chamada Alportuche, ali mesmo ao lado do Portinho da Arrábida, tens o local ideal para as primeiras experiências. É um sítio giro e muito abrigado.

Informa-te sempre que possível com alguém que conheça os locais, sob pena de teres surpresas.

#4 SeaWolf

SeaWolf

Newbie

• Members
  • Pip
  • 6 posts

• Utilizador Não Identificado

Posted 13 August 2008 - 08:59 AM

Olá Amigos,

Esta semana decidi avançar para algo que sempre me agradou mas que por falta de tempo nunca tinha avançado... o snorkeling

Nunca pratiquei mas tenho imensa vontade de o praticar... Como o passado fds vi malta a fazer snorkel na Praia da Duquesa em Cascais, fiquei entusiasmado e avançei para a aquisição de um fatito, uns oculos e umas barbatanas....

Confesso porém que não sei mais nada sobre o assunto e gostava de pedir algumas dicas aos entendidos na matéria, sobretudo em questões de segurança. Respeito muito o mar e por isso não m apetece apanhar algum susto ou mesmo perder a vida por ignorância.

Infelizmente não tenho companhia para este desporto de contemplação pelo que vou ter de me arranjar sozinho e, quem sabe, com algumas das vossas dicas.

Assim, o que pedia para o mergulho inaugural era:
- dicas de segurança
- spots seguros e agradáveis perto de lisboa
- tudo o que possam considerar que seja útil informar a um estreante.

Agradeço sinceramente a vossa eventual ajuda!

Cumprimentos,
K

Olá Kaiser, tudo bem?

Também sou praticante de snorkeling à coisa de 3 meses e faço-o sózinho também, o que não é aconselhável, pois em caso de caimbra ou outra situação desconfortável não tens um "buddy" para te auxiliar e também porque não tens dados de comparação quanto à tua evolução ou desempenho/performance, contudo as regras básicas de segurança são bastante simples mas muito importantes:

1. Antes de entrares na água deves respirar de forma a relaxares e limpar a mente de preocupações e fazer durante alguns minutos alongamentos para evitar caimbras, doutra maneira não tiras prazer do mergulho;

2. Limpa a máscara com saliva até fazer um barulho caracteristico (irás reparar) que previne embaciamento durante o mergulho.

3. Vem ao cimo buscar ar regularmente, NUNCA te deixes ficar até à ultima, porque é perigoso.
Uma respiração tranquila e sem esforço premite não te cansares tanto.

4. Em caso de caimbra, que pode acontecer, não entres em pânico - tranquilamente agarras a ponta da barbatana da perna onde sentes a ciambra e puxas para ti com a perna esticada o mais possivel. Há caimbra de várias intensidades e por isso, sem exagerares, deves estar mentalmente preparado para qualquer grau de instensidade.

Costumo fazer mergulho livre apenas de exploração na zona de Cascais, perto da piscina, no início do paredão, até à primeira praia, que fica em frente ao novo Hotel que fizeram, ao lado do parque de palmela.
Também costumo ir até ao Portinho da Arrábida que é espectacular, pois tem bastante peixe de várias espécies e o mar é limpo.

Abraço e bons mergulhos.

#5 Paulo_Costa

Paulo_Costa

God

• PipPipPipPipPipPip
  • 2057 posts

• Qualificações de Mergulho:Curso tirado fora de Portugal
  • Profissão:Importador-Livreiro

Posted 13 August 2008 - 10:47 AM

Confesso porém que não sei mais nada sobre o assunto e gostava de pedir algumas dicas aos entendidos na matéria,

Na zona da Linha tens um bom instrutor, estrangeiro, o Mestre Koboiachi.
Este verão está cá, a fazer vários workshops com ele, o norte-americano Verbal Kint.
Aproveita!
São os mergulhos do costume, mas...
Paulo Costa
--------------
"Every avid wreck-diver knows that good cave-divers are just frustrated wreck-divers who can't get beyond seasickness!"M.A.

"As far as the fat slob, his days were numbered anyways. Mr Darwin and Mr Murphy were high fiving each other when he hopped in the water!" says a guy from NJ

"Isto do mergulho afinal é uma cagada! Só não atinei muito foi com aquilo do colete!"
Comentário de um amigo meu após acabar o OW

#6 estadoliquido

estadoliquido

Junior Member

• PipPipPip
  • 95 posts

• Qualificações de Mergulho:AIDA International Freediving Master Instructor

Posted 14 August 2008 - 07:58 PM

Na zona da Linha tens um bom instrutor, estrangeiro, o Mestre Koboiachi.
Este verão está cá, a fazer vários workshops com ele, o norte-americano Verbal Kint.
Aproveita!
São os mergulhos do costume, mas...

??????????
bom instrutor de ????????
quanto ao tópico nem percebo do que se fala.
alguém pergunta sobre snorkeling respondem-lhe "atenção não se pode caçar" nem tou a ver a ligação.
depois nos riscos de snorkeling como se de Apneia Desportiva se trata-se ou uma actividade mais zen ou com alguma perigosidade.
e agora num mestre de qq coisa bom, instrutor de nem sei o que. ou será advogado...... :)bem se souberes mais, diz qq coisa.

não me levem a mal mas, realmente deveria fazer-se aqui no forum um dicionário de termos de mergulho, parece-me que há muita confusão e muito pouca explicação, principalmente para algumas pessoas iniciadas, não contribuindo em nada para um melhor conhecimento das actividades.

aqui vão alguns:

snorkeling : derivado do termo snorkel, "snorkel" do inglês tubo de respiração, logo acto de respirar pelo tubo, não implica a imersão das vias aéreas já que teóricamente passaria a ser mergulho em apneia. Actividade com QUASE nenhuns riscos. Também conhecido como passeio sub-aquático ou skin-diving

apneia : ACTO de quebra do ciclo de respiração

Mergulho em Apneia : ACTIVIDADE que abarca diversas modalidades desde as recreativas até às desportivas. Usualmente e erradamente é confundido com outras actividades (ex. caça-sub, hoquéi-sub)? o enfâse é na palavra mergulho. Também conhecido como Mergulho livre ou Freedive. Nestas actividades já existem alguns riscos, que devem ser conhecidos assim como algumas técnicas para se tirar maior proveito do mergulho, tanto de imersão como de respiração e mais uma vez de segurança, dependendo esta também do grau de dificuldade do mergulho. Muitas vezes chamada só de "apneia" confundindo-se o acto com a actividade. Em si a actividade não tem a ver com profundidade mas sim com o ideal de se mergulhar sem respiração assistida. NUNCA DEVE SER FEITO SOZINHO.

É que até já faltam palavras para explicar o que se faz. Quanto mais quem não sabe.

Quanto ao titulo do tópico, qualquer sitio com água calma, não muito profunda e se tiver rocha mais hipoteses de ter vida associada.

DIVE FREE

MM
www.spot-freedive.com
www.spotfreedive.blogspot.com

#7 Redshift

Redshift

Poseidon

• Moderadores
  • 4531 posts

Posted 15 August 2008 - 11:09 AM

Outra coisa, mais cedo ou mais tarde vai-te entrar agua para o tubo, por isso antes que isso aconteça sem estares à espera, treina a inundares o tubo e a expelires a água. Até o podes fazer primeiro num sitio onde tenhas pé.

estadoliquido, é mais do que normal que alguem que se iniciou no snorkeling e pelos vistos gosta e tem vontade de aprender mais nao se fique por ver as coisas so de cima. Ainda para mais com as nossas visibilidades aqui. Apetece ir la baixo ver melhor, apanhar alguma concha etc. Por isso nao acho nada descabidos terem sido dados alguns conselhos ja sobre apneia.
Hugo

#8 estadoliquido

estadoliquido

Junior Member

• PipPipPip
  • 95 posts

• Qualificações de Mergulho:AIDA International Freediving Master Instructor

Posted 15 August 2008 - 12:50 PM

Acho excelente as dicas sobre apneia, embora não tenha visto nenhumas...

A ideia é só clarificar os nomes para quem começa.
Pois o que se vê mais é a confusão em relação ao que as dferentes actividades englobam ou acarretam.

Estou sempre a dizer, vejam no Canal Odisseia a Tania streeter, que tem feito umas séries muito educativas e elucidativas. As séries Chamam-se "Mergulhando em apneia". Vale mesmo a pena ver...

Dive free
mm
www.spot-freedive.com
www.spotfreedive.blogspot.com

#9 revelry

revelry

Newbie

• Members
  • Pip
  • 1 posts

Posted 04 June 2011 - 03:29 PM

Olá :-)

Sou nova por aqui... mas acho que talvez me possam ajudar. É o seguinte: uma amiga minha vai agora iniciar-se no snorkeling e eu gostava de saber qual o melhor sitio para começarmos. Eu costumo praticar snorkeling, mas não em Portugal, por isso não sei bem onde a levar. Tinha pensado numa das praias da Arrábida, mas não sei bem qual a melhor. Entre Portinho da Arrábida (porque também daqui podemos ir à pedra da Anicha), Alpertuche, Galápos, Figueirinha qual a que aconselham? Ou outras sugestões melhores? Também ouvi falar numa praia muito pequenina, a praia dos pilotos, que tambem me disseram que era boa mas não sei.

Se puderem ajudar agradecia! ::)

#10 Redshift

Redshift

Poseidon

• Moderadores
  • 4531 posts

Posted 10 June 2011 - 02:27 PM

Olá, apesar de não ser aí de baixo, visto ninguém ainda ter respondido vou tentar dar algumas dicas.
Para iniciação ao snorkelling serve qualquer praia protegida, sem muita navegação por parte de barcos de recreio, de preferência com alguma rocha porque é onde costuma haver mais interesse e não muito funda para conseguirem ver bem da superfície. Não precisas tentar encontrar a melhor, desde que tenha características deste tipo.
Hugo

#11 pedro c

pedro c

Newbie

• Members
  • Pip
  • 1 posts

Posted 30 August 2012 - 10:54 PM

boas , tbem estou agora a começar a praticar. ja fui ao portinho da arrabida 2 vezes e adorei . a primeira vez levei um amigo q ja o fez varias vezes e ajudou-me . mas da segunda vez fui sozinho e fiquei a perceber q a mascara q estava a uzar nao era a indicada para mim. depois de alguma pesquiza ja adquiri uma nova e diferente com ajuda de um vededor experiente do casco antigo . a primeira era de um kit da decathlon e como nao sabia nao experimentei a mascara .
agora quero e ir dar uzo a mascara nova . se alguem se quiser aventurar podiamos marcar um snorkeling de iniciados. . . e pareceu me q a arrabida e o melhor sitio para iniciaçao. nao precisamos de nos afastar muito ( q é perfeito para corrigir pequenas faltas de pratica tipo mascara,tubo.etc. . .)e nao se luta muito contra correntes o q é optimo para quem ainda nao da muito a barbatana e ainda se cansa sem razao. . .