Jump to content

Photo

Centro de Mergulho Laminária - Póvoa de Varzim

• Please log in to reply
81 replies to this topic

#41 DiveNery

DiveNery

Senior Member

• Utilizador Identificado
  • PipPipPipPip
  • 118 posts

• Qualificações de Mergulho:AOW, Patrão de Costa
  • Profissão:Ajudante de Calceteiro Marítimo

Posted 22 June 2009 - 10:21 PM

Viva Nuno

Para Quarta-feira conta connosco. :D

Posted Image

Aquele abraço.
Bons Megulhos

P. Nery - DiveNery
My Facebook

"...ao volante de um Land Rover e com a garrafa às costas..."

"Do nascimento, o homem carrega o peso da gravidade em seus ombros. É aparafusado à terra. Mas o homem só tem que afundar embaixo da superfície e ele estará livre." Jacques-Yves Cousteau

#42 Redshift

Redshift

Poseidon

• Moderadores
  • 4530 posts

• Qualificações de Mergulho:BSAC para não pagar o TNM.
  • Profissão:Olhar para as estrelas

Posted 22 June 2009 - 11:45 PM

Não ia continuar a debater o assunto, mas já que voltaram a falar nele...

As festas de branco não sei como são. Mas devem ser organizadas por uma qualquer entidade de eventos que aluga o Pav. Atlântico para uma festa que é privada visto o Pav. Atlântico não ser um establecimento aberto ao público. Por isso eles podem-na fazer como lhes apetecer. Mas vocês são e como tal, não podem discriminar clientes com base em algo que não está legislado.
Hugo

#43 Jakin

Jakin

Senior Member

• PipPipPipPip
  • 235 posts

• Qualificações de Mergulho:Aprendi este fim de semana a encher aquela boia nas costas... so nao percebo como consigo ir para baixo com ela cheia...
  • Profissão:Criador de texto censurados....

Posted 23 June 2009 - 08:55 AM

Não ia continuar a debater o assunto, mas já que voltaram a falar nele...

As festas de branco não sei como são. Mas devem ser organizadas por uma qualquer entidade de eventos que aluga o Pav. Atlântico para uma festa que é privada visto o Pav. Atlântico não ser um establecimento aberto ao público. Por isso eles podem-na fazer como lhes apetecer. Mas vocês são e como tal, não podem discriminar clientes com base em algo que não está legislado.

So uma última nota e não irei mais falar sobre este assunto, pelo menos aqui...
Este centro ou qalquer outro tem as portas abertas ao publico em geral e desde que as pessoas cumpram com os requisitos para a pratica do mergulho (legalmente estabelecidos bem ou mal nao interessa para o caso) e paguem o serviço não podem recusar a prestação do mesmo.
Ora, a legislação relativa ao mergulho diz, e aí é explicita, que quem tem de ter seguro é o Centro, nao os participantes, pelo que o Centro nao pode exigir tal a qualquer pessoa que ali se apresente, sob pena de negar um serviço, discriminação, bla, bla, bla.... digamos que a ASAE nessa situações nao costuma ser nada meiguinha.... Alias, se formos legalistas ao extremo, aí iremos ter duas violações: a exigencia ao mergulhador de algo que legalmente nao ´
é admisisvel e a inexistencia por porte do centro de algo que a si, centro, lhe é obrigatórioo ter, para alem da tal negação do serviço...

Já, e isto foi outro ponto também suscitado neste topico, pode existir um barco de "mergulho" sem ter a maritimo-turistica e nao me choca minimamente. Alias, já que em várias vezes suscitaram essa questao... Por favor, alguem me pode indicar o artigo relativo à nautica de recreio e / ou e à legislação da maritimo turística, ou qualquer outro, onde é expresso tal obrigatoriedade? O legisladou cuidou de falar na pesca, nos passeios de barcos, etc, etc, etc, mas deixou o mergulho de fora de tal diploma legal... Posteriormente veio a criar a legislação de mergulho e aí tambem nada disse... Ou seja, nada disse aquando da legislação propria de tal "maritimo-turistica" e posteriornente também nada disse... Mero acidente de percurso? Não acredito... Mas isso seria outra historia, nomeadamente saber se a natureza de um barco de pesca ou de passeio será a mesma de um barco destinado ao mergulho com as inerentes consequencias daí decorrentes, noeadamente em termos de seguros a pagar pelo centro, de meios de salvamento, coletes, etc, etc, etc...

Só uma ultima nota: relativamente a mergulhos especificos, e vejamos o caso, por exemplo do recente mergulho de membros do forum / APDM nas Berlengas. Aí so foram membros do forum... na lei também nada de diz que se precisa de ser membro do forum para mergulhar... qual a diferença entre uma saida "normal" e esse mergulho? Será mto dificil perceber? Se calhar assim será mais facil perceber... uma coisa é um megulho especifico, um encontro de membros duma instituição que por acaso mergulham, outra coisa é condicionar o acesso a um serviço como principio e de modo permanente a quem tiver condições que a propria lei nao prevê e nao so nao preve como faz frecair sobre quem está a prestar o serviço a obrigatoriedade de ter esse seguro... Alias, e sejamos um pouco mais maquiavelicos... só por mero exercicio.. mas nesse caso e porque o centro assim o disse, nao tenho motivos para duvidar, nessas circunstancias irao existir dois seguros distintos, do mergulhador e do centro, a incindir sobre a mesma "responsabilidade"... sabem o que vai acontecer em termos praticos, alias à semelhança do que acontece com o seguro automovel, nos seguros contra incendio em casas e condominios e outros afins? Cada uma das seguradoas vai empurrar paraa outra e, no fim, nenhuma se vai declarar responsavel... interessante, nao? Ou seja, em termos praticos ao fazeram essa exigencia aos mergulhadores nenhuma das companhias vai acabar por assumir um eventual sinistro e os vossos clientes ainda acabaram por ficar mais desprotegidos!

Abraços....
E desculpem a delonga, mto mais havia para dizer, mas pronto.... por mim o assunto esta arrumado de vez... até eu um dia me apeter ir mergulhar à Povoa do Varzim o que por acaso já me apeteceu várias vezes...
João Amaral

#44 NMFF

NMFF

Senior Member

• PipPipPipPip
  • 209 posts

• Qualificações de Mergulho:Algumas ...
  • Profissão:ET + EN

Posted 23 June 2009 - 10:46 AM

Caros(as),
Deixo-vos alguns comentários:

a) A nossa exigência de seguro aos mergulhadores, surge na sequência de boas práticas observadas na indústria do mergulho tanto a nível nacional como estrangeiro. Como já referi, não representamos nenhuma seguradora nem temos acções de nenhuma seguradora pelo que não temos nenhum interesse neste tipo de seguros.

b) Não antecipamos que este assunto causasse tanta polémica (e em boa verdade não recebemos ainda argumentos suficientemente fortes para mudarmos de opinião), mas uma vez que a questão já foi levantada por várias vezes aqui no fórum, decidimos pedir um parecer a um advogado sobre este assunto. Com base nesse parecer, poderá ficar tudo como está ou a obrigatoriedade de ter seguro poderá passar apenas a recomendação de ter seguro.

c) Relativamente ao licenciamento da Actividade Marítimo-Turística, é do entendimento do advogado que qualquer serviço que seja prestado total ou parcialmente a bordo de uma embarcação e pelo qual seja cobrado um valor ao cliente implica que a embarcação tenha que estar licenciada para a actividade marítimo-turística.

Nós não temos nenhum interesse em dificultar a vida a ninguém que queira vir mergulhar connosco, mas achamos que devemos fazer os possíveis para que a experiência de mergulho seja, além de agradável, segura.
Welcome to the wet side of the force ...

#45 cmart

cmart

Senior Member

• PipPipPipPip
  • 247 posts

• Qualificações de Mergulho:AOWD+EAN
  • Profissão:Fotografo publicitário

Posted 23 June 2009 - 11:01 AM

Caros(as),
Deixo-vos alguns comentários:

a) A nossa exigência de seguro aos mergulhadores, surge na sequência de boas práticas observadas na indústria do mergulho tanto a nível nacional como estrangeiro. Como já referi, não representamos nenhuma seguradora nem temos acções de nenhuma seguradora pelo que não temos nenhum interesse neste tipo de seguros.

b) Não antecipamos que este assunto causasse tanta polémica (e em boa verdade não recebemos ainda argumentos suficientemente fortes para mudarmos de opinião), mas uma vez que a questão já foi levantada por várias vezes aqui no fórum, decidimos pedir um parecer a um advogado sobre este assunto. Com base nesse parecer, poderá ficar tudo como está ou a obrigatoriedade de ter seguro poderá passar apenas a recomendação de ter seguro.

c) Relativamente ao licenciamento da Actividade Marítimo-Turística, é do entendimento do advogado que qualquer serviço que seja prestado total ou parcialmente a bordo de uma embarcação e pelo qual seja cobrado um valor ao cliente implica que a embarcação tenha que estar licenciada para a actividade marítimo-turística.

Nós não temos nenhum interesse em dificultar a vida a ninguém que queira vir mergulhar connosco, mas achamos que devemos fazer os possíveis para que a experiência de mergulho seja, além de agradável, segura.

Caros amigos do Centro de Mergulho da da Povoa,
gastarão o vosso dinheiro onde vos apetecer, mas se o que pretendem é um parecer dum Jurista, então já o teêm, de forma gratuita nos posts do Jakin

bons mergulhos.
Carlos Martins

Carlos Eduardo...tamos juntos

http://www.dive.cmartfoto.com/

http://www.cmartfoto.com/

Posted Image

#46 NMFF

NMFF

Senior Member

• PipPipPipPip
  • 209 posts

Posted 23 June 2009 - 11:38 PM

So uma última nota e não irei mais falar sobre este assunto, pelo menos aqui...
Este centro ou qalquer outro tem as portas abertas ao publico em geral e desde que as pessoas cumpram com os requisitos para a pratica do mergulho (legalmente estabelecidos bem ou mal nao interessa para o caso) e paguem o serviço não podem recusar a prestação do mesmo.
Ora, a legislação relativa ao mergulho diz, e aí é explicita, que quem tem de ter seguro é o Centro, nao os participantes, pelo que o Centro nao pode exigir tal a qualquer pessoa que ali se apresente, sob pena de negar um serviço, discriminação, bla, bla, bla.... digamos que a ASAE nessa situações nao costuma ser nada meiguinha.... Alias, se formos legalistas ao extremo, aí iremos ter duas violações: a exigencia ao mergulhador de algo que legalmente nao ´
é admisisvel e a inexistencia por porte do centro de algo que a si, centro, lhe é obrigatórioo ter, para alem da tal negação do serviço...

Já, e isto foi outro ponto também suscitado neste topico, pode existir um barco de "mergulho" sem ter a maritimo-turistica e nao me choca minimamente. Alias, já que em várias vezes suscitaram essa questao... Por favor, alguem me pode indicar o artigo relativo à nautica de recreio e / ou e à legislação da maritimo turística, ou qualquer outro, onde é expresso tal obrigatoriedade? O legisladou cuidou de falar na pesca, nos passeios de barcos, etc, etc, etc, mas deixou o mergulho de fora de tal diploma legal... Posteriormente veio a criar a legislação de mergulho e aí tambem nada disse... Ou seja, nada disse aquando da legislação propria de tal "maritimo-turistica" e posteriornente também nada disse... Mero acidente de percurso? Não acredito... Mas isso seria outra historia, nomeadamente saber se a natureza de um barco de pesca ou de passeio será a mesma de um barco destinado ao mergulho com as inerentes consequencias daí decorrentes, noeadamente em termos de seguros a pagar pelo centro, de meios de salvamento, coletes, etc, etc, etc...

Só uma ultima nota: relativamente a mergulhos especificos, e vejamos o caso, por exemplo do recente mergulho de membros do forum / APDM nas Berlengas. Aí so foram membros do forum... na lei também nada de diz que se precisa de ser membro do forum para mergulhar... qual a diferença entre uma saida "normal" e esse mergulho? Será mto dificil perceber? Se calhar assim será mais facil perceber... uma coisa é um megulho especifico, um encontro de membros duma instituição que por acaso mergulham, outra coisa é condicionar o acesso a um serviço como principio e de modo permanente a quem tiver condições que a propria lei nao prevê e nao so nao preve como faz frecair sobre quem está a prestar o serviço a obrigatoriedade de ter esse seguro... Alias, e sejamos um pouco mais maquiavelicos... só por mero exercicio.. mas nesse caso e porque o centro assim o disse, nao tenho motivos para duvidar, nessas circunstancias irao existir dois seguros distintos, do mergulhador e do centro, a incindir sobre a mesma "responsabilidade"... sabem o que vai acontecer em termos praticos, alias à semelhança do que acontece com o seguro automovel, nos seguros contra incendio em casas e condominios e outros afins? Cada uma das seguradoas vai empurrar paraa outra e, no fim, nenhuma se vai declarar responsavel... interessante, nao? Ou seja, em termos praticos ao fazeram essa exigencia aos mergulhadores nenhuma das companhias vai acabar por assumir um eventual sinistro e os vossos clientes ainda acabaram por ficar mais desprotegidos!

Abraços....
E desculpem a delonga, mto mais havia para dizer, mas pronto.... por mim o assunto esta arrumado de vez... até eu um dia me apeter ir mergulhar à Povoa do Varzim o que por acaso já me apeteceu várias vezes...
João Amaral

Caros (as):
Na sequência do post do Jakin e da mensagem que o mesmo me enviou, informo que deixa de existir a obrigatoriedade da existência de seguro pessoal de mergulho válido para os mergulhadores que pretendam vir mergulhar connosco.

No meu caso pessoal, vou continuar a ter o meu seguro de mergulho, pois caso me aconteça uma daquelas fatalidades irreversíveis (:-) isto foi uma maneira politicamente correcta de dizer morte), o meu seguro pessoal garante ao meu filho uma indemnização de valor superior à do seguro obrigatório por lei.

Não sou um tipo convencido, mas acho que "valho" mais do que a indemnização prevista no seguro obrigatório.

Cada um que decida de acordo com a sua consciência.

Agora que esta "polémica" acabou (julgo eu, espero que não apareça por aí nenhum advogado a contradizer o Jakin, senão ficamos como o tolo no meio da ponte), podemos dedicar-nos àquilo que realmente interessa: MERGULHAR! :-)

Aproveito para informar que ainda temos vagas para amanhã (pós-laboral), sexta(pós-laboral) e sábado (todo o dia).
Bons mergulhos

#47 Alexandre

Alexandre

God

• Moderadores
  • 2301 posts

• Qualificações de Mergulho:BS-AC Diver - CMAS P2 - TDI Nitrox - Patrão de Costa - Radiotelegrafista Marítimo A/VHF
  • Profissão:Arqueólogo subaquático

Posted 23 June 2009 - 11:47 PM

Agora que esta "polémica" acabou (julgo eu, espero que não apareça por aí nenhum advogado a contradizer o Jakin, senão ficamos como o tolo no meio da ponte), podemos dedicar-nos àquilo que realmente interessa: MERGULHAR! :-)

Aproveito para informar que ainda temos vagas para amanhã (pós-laboral), sexta(pós-laboral) e sábado (todo o dia).
Bons mergulhos

Excelente notícia! Se um dia passar por aí, não deixarei de vos ir visitar.

#48 NMFF

NMFF

Senior Member

• PipPipPipPip
  • 209 posts

Posted 24 June 2009 - 10:33 AM

Viva Nuno

Para Quarta-feira conta connosco. :D

Posted Image

Aquele abraço.

Caro(as),
O vídeo da saída de 21/06/2009 já se encontra no youtube.
Vejam em .
Se quiserem as imagens originais, avisem.
Têm que pensar num nome para o vosso grupo :-)
Bons mergulhos,

#49 NMFF

NMFF

Senior Member

• PipPipPipPip
  • 209 posts

Posted 25 June 2009 - 03:52 PM

Caros(as),
Ainda temos vagas para a saída pós-laboral de amanhã (sexta-feira) e para as saídas de sábado.
Marcações, como sempre, pelo 927 891 851.
Bons mergulhos,

#50 monte

monte

Member

• PipPip
  • 10 posts

• Qualificações de Mergulho:Cmas P2

Posted 27 June 2009 - 02:20 PM

Boas, sem polémicas de seguros acho muito positivo a abertura de novos centros e ainda para mais eu sou de vila do conde.
Mas 35€ por 1 mergulho é caro aliás é muito caro para o mar q temos nesta zona. Basta comparar q 2 mergulhos nas berlengas com lanche fica por 60€ e outras aguas...
Aconselho-te seriamente a rever esses preços, e não me digas que fizeste um investimento grande pq isso quando se abre um negocio tem-se q o fazer, antes um barco cheio a 15€ por mergulhador do q 2 ou 3 por 35€.
um abraço e boa sorte....

#51 NMFF

NMFF

Senior Member

• PipPipPipPip
  • 209 posts

Posted 30 June 2009 - 01:51 PM

Boas, sem polémicas de seguros acho muito positivo a abertura de novos centros e ainda para mais eu sou de vila do conde.
Mas 35€ por 1 mergulho é caro aliás é muito caro para o mar q temos nesta zona. Basta comparar q 2 mergulhos nas berlengas com lanche fica por 60€ e outras aguas...
Aconselho-te seriamente a rever esses preços, e não me digas que fizeste um investimento grande pq isso quando se abre um negocio tem-se q o fazer, antes um barco cheio a 15€ por mergulhador do q 2 ou 3 por 35€.

Caro Monte,
Connosco também podes fazer 2 mergulhos por 60€, com francesinha incluida (francesinha especial + batata frita + 1 bebida + café) ao fim de semana.
Connosco, em certas circunstâncias, podes fazer 2 mergulhos por 50 € ao fim de semana.
Connosco podes mergulhar todo o ano e aproveitar dias bons de mar como na semana passada com água a 19ºC e visibilidades de 12 a 14 m.
Relativamente ao nosso mar, todos concordamos que não estamos nas berlengas (para não ir mais longe) mas eu tenho mergulhado aqui desde há cinco anos, ao longo de todo o ano e são raros os mergulhos de que me arrependa (aliás, não me arrependo de nenhum, pois gosto muito de mergulhar, mas houve 2 ou 3 em que a visibilidade estáva má)

Rever os preços, é mais fácil dizer do que fazer, pois no nosso caso baixar preços implica baixar qualidade de serviço.
Baixar qualidade de serviço é algo que não está nos nossos planos.
Ter o barco cheio de pessoas a mergulhar por 15€, não cobre a estrutura de custos associada a cada saída (custos fixos + variáveis), o que implica que eu tenha que pagar a essas pessoas para mergulharem connosco e isso não vai acontecer.
Simplesmente acontece que, cumprindo todos os requisitos legais para operar, pagando todos os impostos devidos e tendo uma infraestrutura mínima para garantir um nível elevado de qualidade de serviço, implicam estes valores.

Dizes que é caro, sem teres experimentado o nosso serviço.
Estás no direito de dizer que não estás disposto a pagar os nossos preços, é um direito que te assiste, mas dizer que é caro sem experimentar parece-me incorrecto.

Para os curiosos posso informar que está previsto, pelo menos nos primeiros 2 anos de funcionamento, eu trabalhar de graça, pelo que não será à custa do mergulho que vou enriquecer.

#52 NMFF

NMFF

Senior Member

• PipPipPipPip
  • 209 posts

Posted 30 June 2009 - 02:04 PM

Caro Monte,
Esqueci-me (e agora não o consigo editar) de, na resposta ao teu post, te convidar para apareceres por cá, quando tiveres disponibilidade para isso, para te mostrar como trabalhamos, e para te darmos a conhecer as possibilidades de mergulho nesta zona.
Julgo que assim ficarás com informação mais completa acerca do funcionamento do nosso Centro de Mergulho.
Obrigado pelo comentário/sugestão.

Bons mergulhos,

#53 NMFF

NMFF

Senior Member

• PipPipPipPip
  • 209 posts

Posted 30 June 2009 - 02:09 PM

Caros,
Vamos estar a fazer saídas pós-laborais na 4a, 5a e 6a (ponto de encontro na Marina da Póvoa às 18h30).
Vamos estar a fazer saída durante todo o fim de semana (ponto de encontro na Marina da Póvoa às 9h00 e 15h00)
Bons mergulhos,

#54 NMFF

NMFF

Senior Member

• PipPipPipPip
  • 209 posts

Posted 03 July 2009 - 05:28 PM

Caros,
Vamos estar a fazer saídas pós-laborais na 4a, 5a e 6a (ponto de encontro na Marina da Póvoa às 18h30).
Vamos estar a fazer saída durante todo o fim de semana (ponto de encontro na Marina da Póvoa às 9h00 e 15h00)
Bons mergulhos,

Caros,
Informo que as visibilidades nesta zona andam nos 12 a 15m.
Para ser perfeito, só falta o sol abrir mais um pouco para termos mais luz lá no fundo.
Bons mergulhos,

#55 NMFF

NMFF

Senior Member

• PipPipPipPip
  • 209 posts

Posted 07 July 2009 - 03:21 PM

Caros,
Vamos estar a fazer saídas pós-laborais na 5a e 6a (ponto de encontro na Marina da Póvoa às 18h30).
Bons mergulhos,

#56 NMFF

NMFF

Senior Member

• PipPipPipPip
  • 209 posts

Posted 14 July 2009 - 01:20 PM

Caros(as),
Para quem nunca mergulhou nas águas do norte, deixo-vos aqui o endereço onde podem ver as fotografias que o JDigit tirou nos 2 mergulhos do passado sábado.
Geleria de Fotos do JBDigit

Infelizmente (às vezes acontece), no domingo a visibilidade não tinha nada a ver com a de sábado, mas já está outra vez a melhorar.
Bons mergulhos,
NMFF

#57 NMFF

NMFF

Senior Member

• PipPipPipPip
  • 209 posts

Posted 15 July 2009 - 09:57 PM

Caros,
Vamos estar a fazer saídas pós-laborais na 6a (ponto de encontro na Marina da Póvoa às 18h30).
Bons mergulhos,

#58 NMFF

NMFF

Senior Member

• PipPipPipPip
  • 209 posts

Posted 20 July 2009 - 07:55 PM

Caros(as),
seguem abaixo algumas fotos de alguns mergulhos realizados aqui na Póvoa de Varzim nos últimos dias.
Espero que contribuam para desmistificar o "preconceito" que alguns mergulhadores têm relativamente às águas do norte.
É verdade que a água é mais fria, é verdade que às vezes a visibilidade é reduzida, mas mais vezes do que se julga, podem-se fazer excelentes mergulhos.
Bons mergulhos,
NMFF

http://www.youtube.com/watch?v=CThjDJIl-mo

#59 NMFF

NMFF

Senior Member

• PipPipPipPip
  • 209 posts

Posted 23 July 2009 - 01:16 PM

Caros(as),
Segundo as previsões da meteorologia, só teremos condições para mergulhar no próximo domingo (manhã e tarde).
Quem estiver interessado pode efectuar a marcação pelo 927 891 851.
Bons mergulhos,
NMFF

#60 NMFF

NMFF

Senior Member

• PipPipPipPip
  • 209 posts

Posted 27 July 2009 - 02:54 PM

Caros(as),
Segundo as previsões da meteorologia, teremos condições para mergulhar na próxima 4a-feira (manhã e tarde) e no próximo sábado (manhã e tarde).
Havendo interesse, poder-se á efectuar uma saída pós laboral na 6a-feira, por volta das 18h00.
Quem estiver interessado pode efectuar a marcação pelo 927 891 851.
Bons mergulhos,
NMFF