Boas
Caro Ricardo
Eu também sou um novato nestas andanças, tenho o OWD ainda acabadinho de sair do forno.
O problema das dores de cabeça já é um velho conhecido meu, não no mergulho mas em tempos idos quando fazia natação frequentemente.
Este era devido à quantidade de agua que acumulava no nariz e nos ouvidos, para solucionar eu deitavame em casa na cama e punha a cabeça mais baixa que o corpo, apontando ora com o nariz ora com os ouvidos para o chão... corria a fio e logo de seguida a dor de cabeça acabava.
No mergulho, as primeiras vezes que fui para a agua aconteceu o mesmo. Não sei porquê mas quando comecei a mergulhar aos 20 metros deixei de ter o problema e a agua nos ouvidos já não dá dor de cabeça.
Não sei se o problema poderá ser o mesmo mas se for creio que não será nada alarmante.
Já no caso da flutuação, eu meço 1,75m e peso 90 kg, tenho um pneuzito que só se nota quando me dobro muito pk de resto tenho muito peso dos ossos e um grande torax ( devido aos anos de natação )
Nos 1ºs mergulhos andei com problemas devido aquela ânsia de respirar que associada à grande capacidade pulmonar acabava por me dar GRANDES variações na flutuabilidade. Acabei por superar com a experiência, já tenho um bom controle da respiração, já uso os pulmoes para controlar a flutuabilidade sem nenhum esforço..
Como o fato da escola parecia quase que tava vestido com cortiça que mal me mexia, acabei por comprar um semiseco nava coldwater.
Ora quando a minha flutuabilidade já tava porreirita voltei a ter problemas... Não conseguia tirar bem o ar de dentro do fato e entao cheguei a usar 12 kg e dar mto a barbatana para conseguir ir ao fundo...
3 mergulhos e com o truque de abrir um pouco o vedante do pescoço e dos punhos e já mergulho com 8 kg, vou agora começar a usar backplate pode ser que com 4 a 6 kg já faça a festa.
Resumindo, creio que todos têm um periodo de adaptação variavel até estarem plenamente familiarizados com este novo meio.... Os austronautas demoram anos de formação rigida e com grandes exigencias fisicas para poderem experimentar outro meio... nós mergulhadores nem 3 meses de formação temos e ja vamos barbatanear

, é normal ter de haver essa fase de habituação em que sentimos que n devemos tar a fazer nada bem, ou com o receio de fazer asneira. O que aprendi é que o essencial é descontrair e muito! respirar calma e longamente, curtir o mergulho como o bob marley curtia outras coisas.... apreciar cada inspiração, relaxar, até mesmo espreguiçar, esticar o corpo e sentir que não vamos ao fundo. Tudo o resto vem depois e passados uns meses já é como conduzir, as mudanças sao engrenadas sem sequer pensar nelas...
Espero que a minha experiência ajude a desfazer algumas duvidas.
Um abraço e excelentes mergulhos a todos vós.