Fórum de Mergulho: É normal nos sentirmos assim depois de mergulhar? - Fórum de Mergulho

Jump to content

• (2 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

É normal nos sentirmos assim depois de mergulhar?

#21 User is offline   Ricardo Germano 

• God
  • PipPipPipPipPipPip
  • View gallery
  • Group: Utilizador Identificado

• Qualificações de Mergulho:Dive Master... Às vezes... Outras nem por isso...
  • Profissão:Agora mais calmo...

• Utilizador Identificado

• DIRECÇÃO APDM

Posted 12 April 2010 - 08:18 PM

View PostRicardo Cordeiro, on 12 April 2010 - 08:14 PM, said:

Por mim podem ser gordos à vontade, não me tomem é por parvo dizendo que não são obesos quando têm um IMC de 30.

A falta de honestidade intelectual irrita-me profundamente.

Ricardo,

Tem paciência... E não sejas "má onda"!

Não é que não tenhas razão...

Mas só te digo isto e não me estou a referir a ti e por isso peço-te que não te ofendas:

"Por mim também podem ser parvos à vontade, não me tomem é por parvo tentando ser mais espertos que os outros.

A falta de chá irrita-me profundamente.

Mas passa-me depressa assim que mergulho!" [smiley=31.gif]

E a prova de que te dou razão é que perdi já mais de 35 kgs... E sinto-me cada vez melhor, mesmo que morra já amanhã.

Em todo o caso, mergulhava antes e mergulho agora. ;)

E nunca me passaria pela cabeça criticar publicamente ou mesmo em privado quem é gordo, como não critico quem fuma, quem bebe ou quem "charra".

Cada um sabe de si, Deus sabe de todos. Só podemos dar bons conselhos e nesse caso os teus agradecem-se. Não vale é a pena ficar irritado ou obrigar a velhinha a atravessar a estrada, se ela não quer ou ainda não está preparada para isso.
0

#22 User is offline   Ricardo Cordeiro 

• God
  • PipPipPipPipPipPip
  • Group: Socio Forum / APDM

• Qualificações de Mergulho:CMAS P3 & Nocturno / TDI Nitrox

• SÓCIO FÓRUM / APDM

Posted 12 April 2010 - 08:39 PM

View PostRicardo Germano, on 12 April 2010 - 08:18 PM, said:

Ricardo,

Tem paciência... E não sejas "má onda"!

Não é que não tenhas razão...

Mas só te digo isto e não me estou a referir a ti e por isso peço-te que não te ofendas:

"Por mim também podem ser parvos à vontade, não me tomem é por parvo tentando ser mais espertos que os outros.

A falta de chá irrita-me profundamente.

Mas passa-me depressa assim que mergulho!" [smiley=31.gif]

E a prova de que te dou razão é que perdi já mais de 35 kgs... E sinto-me cada vez melhor, mesmo que morra já amanhã.

Em todo o caso, mergulhava antes e mergulho agora. ;)

E nunca me passaria pela cabeça criticar publicamente ou mesmo em privado quem é gordo, como não critico quem fuma, quem bebe ou quem "charra".

Cada um sabe de si, Deus sabe de todos. Só podemos dar bons conselhos e nesse caso os teus agradecem-se. Não vale é a pena ficar irritado ou obrigar a velhinha a atravessar a estrada, se ela não quer ou ainda não está preparada para isso.

Eu não critiquei o facto de ele ser obeso ou não, critiquei sim ele afirmar que não o é, quando é evidente o contrário.
Mergulho!? Não será perigoso? Ai Jesus, Deus nos acuda! :p

Mergulho, logo existo! - Mergulhar, mergulhar... e mergulhar!!!
Momentos Subaquáticos - Fotos e vídeos subaquáticos.

Posted Image
0

#23 User is offline   rcrispim 

• Senior Member
  • PipPipPipPip

• Qualificações de Mergulho:Open Water Diver
  • Profissão:Gestor de Frota

Posted 13 April 2010 - 05:03 PM

Tenho vindo a reparar que neste forum existe alguma facilidade em se divagar dos assuntos reais. [smiley=blush.gif]

Vim para aqui num espirito de entre-ajuda e procurar alguns conhecimentos com pessoas mais experientes.

Para obter uma(s) resposta(s) simples como, narcose, cansaço, inexperiencia, não conseguir controlar a flutuabilidade, passamos logo para culpa da Padi por mergulhar com peso a mais, culpa minha por ser obeso, falta de confiança no instrutor, etc., etc., etc..

POR FAVOR!!!!!

Tentem não divagar e tentem mais ajudar. Imagino que este forum seja consultado por milhoes de mergulhadores e futuros mergulhadores pelo mundo. Tal como eu, têm duvidas e precisam de ajuda. Ao lerem estas respostas de esclarecimentos, vão ficar na dúvida se devem ou não tentar esclarecer as suas questões aqui. Se não tiverem um grupo de instrutores como o meu curso tem, acessiveis, disponiveis e que nos põem à vontade para colocarmos as duvidas, sejam elas quais forem, estão lixados. Penso que é mais produtivo se nos focarmos nas questões reais. Claro que um pouco de humor é sempre bom e saudável. [smiley=13.gif]

Eu sou como sou. Mais uma vez repito, não me considero obeso. Estou e sou feliz como sou. Tenho energia suficiente para praticar todas as actividades que pratico e ainda companhar os meus filhos nas suas brincadeiras. Se tivesse menos peso tambem o faria, mas o esforço, provavelmente seria igual e a felicidade a mesma. Por isso, deixem a minha barriguinha em paz e vamos pormo-nos de molho... [smiley=31.gif]

Já agora, no curso utilizei o regulador da minha mulher, será que ela pode engravidar?????? [smiley=11.gif]
0

#24 User is offline   Ornitorrinco 

• God
  • PipPipPipPipPipPip
  • Group: Members

• Utilizador Não Identificado

Posted 13 April 2010 - 05:31 PM

Meu caro,

Claro que pode, assim seja fértil... mas nunca por lhe ter emprestado o regulador!!!

Peço desculpa,mas pediu...

Cumps
0

#25 User is offline   smapinho 

• God
  • PipPipPipPipPipPip

• Qualificações de Mergulho:Eng . Sub - aquático
  • Profissão:Astrólogo ,Vidente e Endireita

Posted 13 April 2010 - 05:59 PM

View PostRicardo Germano, on 12 April 2010 - 08:37 AM, said:

rcrispim,

Creio que já te responderam...

Esforço talvez em demasia, falta de controle respiratório, falta de trim e eficiência debaixo de água... Talvez hiperventilação... Cenário de inexperiência... Acumulação de dióxido de carbono... Acumulação de ácido láctico... Cansaço generalizado...

A sequência é mais ou menos esta... Com o tempo e a prática, passa. Não stresses.

Lastro? Sim. Estás a usar muito... Mas com umas dicas de um bom instrutor ou parceiros, e não ponho sequer em causa a qualidade, conhecimentos e sobretudo paciência do teu instrutor que nem sei quem é, melhoras e muito. O resto só vem com experiência e água... MUITA ÁGUA. Posted Image

Estás no bom caminho concerteza. Não te preocupes em demasia. Tenta melhorar a cada mergulho e verifica como te sentes. Esses sintomas vão passar certamente. Em todo o caso, se existir persistência de mau estar, relata isso ao instrutor e/ou se necessário, pede opiniões médicas.

Amigi rcrispim, então ninguem o ajudou ? além do que eu lhe disse tb e o Ornitorrinco e até o sepia ... francamente . todos se esforçaram melhor ou pior para lhe ajudar , até o morerador o ajudou , que mal tem os outros milhoes de mergulhadores que lerem as suas duvidas ?? pobre e mal agradecido ...Posted Image

O amigo não tem razão de queixa , de quem posta aqui pois todos gostamos de ajudar ... e é normal os temas quando são superfulos terem rendencia para descambar ...

Arranje temas para Homens...Posted Image
0

#26 User is offline   rcrispim 

• Senior Member
  • PipPipPipPip

Posted 13 April 2010 - 06:43 PM

Tal como eu disse, um pouco de humor nunca faz mal, pelo contrario. Obviamente que o ultimo comentário, foi inspirado no discurso do R.Germano e bastante provocador à piada facil...

Claro que me ajudaram, fiquei mais tranquilo quando me disseram que era normal, que a maior parte de voçês também se sentia assim no inicio (alguns ainda se sentem assim).

Só que de repente passamos de uma fase de ajuda, para a fase do ataque e isso é desnecessário. [smiley=31.gif]

Temas para homens que envolva mergulho ou água, isso é mais dificil, só se forem sereias.... [smiley=2.gif]
0

#27 User is offline   divaholic 

• Member
  • PipPip

• Qualificações de Mergulho:debaixo de agua

Posted 13 April 2010 - 06:55 PM

E normal brincarem, não leve a peito. Agora em relação as dores de cabeça, penso que provavelmente estará a fazer pequenas apneias para controlar a flutuabilidade, e isso provoca dores de cabeça no fim dos mergulhos. Tente resperir devagar continuamente sem interrupções e vai passar de certeza, aconteceu comigo, e com todos, cumps.
0

#28 User is offline   smapinho 

• God
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 14 April 2010 - 05:53 PM

View Postrcrispim, on 13 April 2010 - 06:43 PM, said:

Temas para homens que envolva mergulho ou água, isso é mais dificil, só se forem sereias.... Posted Image

Amigo, Temas que sejam como deve de ser ... agora , não é com 15kg de chumbo á cintura que o amigo se vai aliviar... nem com fatos de 7 mm ...

Dores de cabeça todos tem e não só com o Mergulho...

Repare onde são feitos os enchimentos e a qualidade do ar/garrafa , pois quanto maior a poluição atmosferica , mais dor de cabeça dá ...
0

#29 User is offline   Spongebob 

• Junior Member
  • PipPipPip

• Qualificações de Mergulho:Resue Diver

Posted 14 April 2010 - 10:31 PM

View Postrcrispim, on 13 April 2010 - 05:03 PM, said:

Tenho vindo a reparar que neste forum existe alguma facilidade em se divagar dos assuntos reais. [smiley=blush.gif]

Vim para aqui num espirito de entre-ajuda e procurar alguns conhecimentos com pessoas mais experientes.

Para obter uma(s) resposta(s) simples como, narcose, cansaço, inexperiencia, não conseguir controlar a flutuabilidade, passamos logo para culpa da Padi por mergulhar com peso a mais, culpa minha por ser obeso, falta de confiança no instrutor, etc., etc., etc..

POR FAVOR!!!!!

Tentem não divagar e tentem mais ajudar. Imagino que este forum seja consultado por milhoes de mergulhadores e futuros mergulhadores pelo mundo. Tal como eu, têm duvidas e precisam de ajuda. Ao lerem estas respostas de esclarecimentos, vão ficar na dúvida se devem ou não tentar esclarecer as suas questões aqui. Se não tiverem um grupo de instrutores como o meu curso tem, acessiveis, disponiveis e que nos põem à vontade para colocarmos as duvidas, sejam elas quais forem, estão lixados. Penso que é mais produtivo se nos focarmos nas questões reais. Claro que um pouco de humor é sempre bom e saudável. [smiley=13.gif]

Eu sou como sou. Mais uma vez repito, não me considero obeso. Estou e sou feliz como sou. Tenho energia suficiente para praticar todas as actividades que pratico e ainda companhar os meus filhos nas suas brincadeiras. Se tivesse menos peso tambem o faria, mas o esforço, provavelmente seria igual e a felicidade a mesma. Por isso, deixem a minha barriguinha em paz e vamos pormo-nos de molho... [smiley=31.gif]

Já agora, no curso utilizei o regulador da minha mulher, será que ela pode engravidar?????? [smiley=11.gif]

Acho que te dei uma resposta no sentido de ajudar, se calhar passou despercebida no meio de tanto post.
0

#30 User is offline   Dory 

• God
  • PipPipPipPipPipPip
  • View gallery
  • Group: Socio APDM

• Qualificações de Mergulho:Rescue, EANx

• SÓCIO EFECTIVO APDM

Posted 16 April 2010 - 07:48 PM

rcrispim, penso que o principal já foi dito.

Como foi apenas depois da primeira aula... se calhar é cedo para tirar conclusões.

Mas respondendo ao seu post, e ao contrário de outras opiniões, eu não penso que seja normal. Há muitos alunos que não sentem isso. Quero acreditar que seja a maioria.

Se não voltar a acontecer nas próximas aulas, então foi algum dos factores mencionados que propiciou essa sensação de peso na cabeça mas que, felizmente, não necessita de dar atenção. Eu lembro-me que na minha primeira aula de OW, com receio de compensar mal, compensei em demasia, e fui para casa com um desconforto grande por isso.

Agora, no seu caso, se voltar a acontecer, deverá estar atento e tentar perceber o que pode estar a despoletar essas sensações, quanto tempo depois surgem, como foi o mergulho dessa vez, que fato levou, que lastro, etc.

Só assim me parece mais fácil poder analisar o que pode estar a acontecer e que motiva esse mau-estar.

Sem parâmetros de avaliação... apenas podem ser dados palpites (que até podem estar certos).

Portanto, se quiser ir contando a sua evolução, tal como diz, isso pode vir a ser útil para mais alguém.

Boas aulas!
Um abraço e bons mergulhos,
Dory
0

#31 User is offline   Ornitorrinco 

• God
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 16 April 2010 - 11:06 PM

Só mais uma achega!

15Kg de lastro com um fato húmido, ainda que de 9mm, o nosso amigo é o "Homem poita", é óbvio que para ir para baixo foi na boa... e para vir para cima patinou que se fartou... e quando se faz tal esforço para trazer 100 Kg do fundo, sendo a capacidade pulmonar normal, a arfar como gente grande, faz doer a cabeça.... á pois faz!!!É tudo á grande, muito peso, muita barbatana, muita brutidade, muito descontrole, muito ofegância, muita dor de cabeça!!!!

Calma! Roma e Pavia não se fizeram num dia!

Cumps
0

#32 User is offline   smapinho 

• God
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 16 April 2010 - 11:22 PM

A pois é amigo crispim isso com o tempo vai melhorar e é preciso é ter calma ao respirar e conçentração nos movimentos ...

Abraço e bons mergulhos...

0

#33 User is offline   balenapteridae 

• God
  • PipPipPipPipPipPip

• Qualificações de Mergulho:Dira- T :P

Posted 21 April 2010 - 01:35 PM

Ó valha-me santa engrácia! Até parece que não se recordam dos primeiros tempos...

Ok... vários factores estão aqui inerentes para isto ter acontecido... 1ª aula de mar... nervosismo... falta de control de flutuabilidade... falta de experiência... and so long... querem mais para dar como resultado os 2 kilos extras? lol

Eu cá diria outra coisa... ao invés de darem como pressuposto que o moço usou fato seco e restantes afins... seria melhor dizerem ao pobre rapaz o seguinte:
- Para... respira... respira... respira... respira... respira... respira... respira... e se ainda não estiveres bem ... volta... a respirar... depois pensa e age!

Com o tempo tudo vai ao sitio! Vais ver. Não és só tu a sentires isso. O mal é começarmos a pensar dessa forma. Por isso, disfruta. Aprende tudo o que puderes, e segue em frente. :) Qualquer coisa... olha vem aqui e atira os teus resmungos. De certeza que no meio de tanto diz que não diz, vais apreender alguma coisa. ;)

cumprimentos
la balena
Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer...
0

#34 User is offline   alkadive 

• Newbie
  • Pip

• Qualificações de Mergulho:Profissional 3ºclasse entre outras
  • Profissão:Mergulhador Profissional

Posted 02 May 2010 - 01:25 AM

sr.Ricardo que severo hum!fala de obesidade e fala para uma pessoa que nunca viu
so pela altura e pesso ja sabe que e obesidade muito bem!
atende as segundas???
a obesidade pode nao ter muito a ver com isso ja se informou???
0

#35 User is offline   rcrispim 

• Senior Member
  • PipPipPipPip

Posted 03 May 2010 - 01:11 PM

Mais uma vez ficou provado que QUEM SABE, SABE...

Vamos fazer um pequeno Update na situação:

O segundo mergulho já correu melhor, o Lastro estava OK (14 Kilos), o mar excelente e tudo correu bem, no final e passadas algumas horas, nada de sintomas.

Entretanto finalizei o curso e agora sim, sou aprendiz de Mergulhaor. Foi o meu primeiro mergulo oficial (no sábado), excelente dia com condições optimas, mais uma vez o Lastro estava OK (desta vez já só eram 12KG), foi um espectaculo.

Caso alguem que esteja a pensar a tirar o curso de mergulho / ou já o esteja efectivamente a fazer e começar a sentir o que eu senti, não vale a pena pensar que fez asneira, que algo correu mal, etc. Tudo passa com o tempo e com experiencia e depois começamos a disfrutar...

NOTA PARA O RICARDO: Perdi 4 KGS., ou seja já sou menos obeso [smiley=2.gif]
0

#36 User is offline   underpression 

• Advanced Member
  • PipPipPipPipPip

• Qualificações de Mergulho:A-A1-B-BE
  • Profissão:arrumador estagiário

Posted 03 May 2010 - 06:03 PM

View Postrcrispim, on 03 May 2010 - 01:11 PM, said:

Mais uma vez ficou provado que QUEM SABE, SABE...

Vamos fazer um pequeno Update na situação:

O segundo mergulho já correu melhor, o Lastro estava OK (14 Kilos), o mar excelente e tudo correu bem, no final e passadas algumas horas, nada de sintomas.

Entretanto finalizei o curso e agora sim, sou aprendiz de Mergulhaor. Foi o meu primeiro mergulo oficial (no sábado), excelente dia com condições optimas, mais uma vez o Lastro estava OK (desta vez já só eram 12KG), foi um espectaculo.

Caso alguem que esteja a pensar a tirar o curso de mergulho / ou já o esteja efectivamente a fazer e começar a sentir o que eu senti, não vale a pena pensar que fez asneira, que algo correu mal, etc. Tudo passa com o tempo e com experiencia e depois começamos a disfrutar...

NOTA PARA O RICARDO: Perdi 4 KGS., ou seja já sou menos obeso [smiley=2.gif]

É isso, todos passam pelo mesmo, daqui a nada ja nem se lembra disso, bons mergulhos. :rolleyes:
0

#37 User is offline   rcrispim 

• Senior Member
  • PipPipPipPip

Posted 28 July 2010 - 07:06 PM

Ora vamos lá ao update da situação.

Passados quase 4 meses do meu post, já sou oficialmente mergulhador (pelo menos tenho 2 cartões que dizem que sim).

Todos tinham +/- razão (á excepção da velha guerra FPAS/CMAS vs PADI, já mergulhei com pessoal de um e do outro lado e tive a sorte de serem TODOS muito porreiros e de me ensinarem mais algumas coisitas).

A sensação de "cabeça no ar" e de o cerebro pesar 50kg, deixou de existir, acho que foi uma mistura de ansiedade, com pequenas apneias que ia fazendo. Agora que já controlo mais a situação, deixou de existir.

Relativamente ao estomago embrulhado, só apareceu quando fui mergulhar nas Berlengas, não sei porquê, pois o mar por lá é sempre tão calminho... [smiley=2.gif].

O cansaço, esse mantem-se, mas isso deve-se à minha costela alentejana que depois de almoço gosta sempre de fazer uma siesta...

O controlo do lastro, isso é outra história, que ainda não consegui afinar a 100%, tenho mergulhos que 10 kg é optimo e tenho dias que com 12Kg. fico a flutuar. Os amigos mais experientes (com cerca de 5/6 anos de mergulho) dizem-me que é normal, pois o nosso sistema nervoso também influencia.

Uma dica para mergulhadeiros que estão a tirar o curso ou a pensar tirar: TÊM DUVIDAS, PERGUNTEM! SE NÃO APANHAREM O VOSSO INSTRUTOR DISPONIVEL, PERGUNTEM AQUI NO FORUM. MELHORES INSTRUTORES QUE ESTES NÃO EXISTEM, MESMOS OS MAIS FACCIOSOS (ANTI-PADI e ANTI FPAS/CMAS)

NOTA FINAL: A todos que responderam neste topico, deram a sua opinião e ajudaram, MUITO OBRIGADO. [smiley=31.gif]
0

#38 User is offline   Carlos Morais 

• God
  • PipPipPipPipPipPip
  • View gallery
  • Group: Socio APDM

• Qualificações de Mergulho:BSAC SD, CMAS P2, TDI AN+DP, TDI MkVI Rebreather AD Diver

• SÓCIO EFECTIVO APDM

Posted 29 July 2010 - 12:49 AM

View Postrcrispim, on 28 July 2010 - 07:06 PM, said:

Ora vamos lá ao update da situação.

Passados quase 4 meses do meu post, já sou oficialmente mergulhador (pelo menos tenho 2 cartões que dizem que sim).

Viva!

parabéns e bem vindo ao nosso meio. Agora procura mergulhar o máximo que conseguires e evita o "peer pressure" de mais cartões e mais cursos. Acredita que, de uma forma ou de outra, será pressionado para gastar mais uns euros em cursos. O mais importante agora é mergulhares, dentro dos teus limites, e apreciares o maravilhoso mundo subaquático e ganhando aquaticidade e experiência ao longo do tempo.

O cansaço, esse mantem-se, mas isso deve-se à minha costela alentejana que depois de almoço gosta sempre de fazer uma siesta...
NOTA FINAL: A todos que responderam neste topico, deram a sua opinião e ajudaram, MUITO OBRIGADO. [smiley=31.gif]

Vai melhorar quando mergulhares com Nitrox. Se a mistura for o "Best Mix" para a profundidade então em vez de vires cansado até ficas "com pica" no final do dia :rolleyes:

Bons mergulhos.
Saudações fotodigisubaquáticas,
Carlos Morais

a minha página pessoal de fotografia: www.azulprofundo.com
0

#39 User is offline   DarkSiden 

• Member
  • PipPip

• Qualificações de Mergulho:OWD
  • Profissão:Supervisor de Infraestruturas

Posted 29 July 2010 - 02:42 AM

Boas

Caro Ricardo

Eu também sou um novato nestas andanças, tenho o OWD ainda acabadinho de sair do forno.
O problema das dores de cabeça já é um velho conhecido meu, não no mergulho mas em tempos idos quando fazia natação frequentemente.
Este era devido à quantidade de agua que acumulava no nariz e nos ouvidos, para solucionar eu deitavame em casa na cama e punha a cabeça mais baixa que o corpo, apontando ora com o nariz ora com os ouvidos para o chão... corria a fio e logo de seguida a dor de cabeça acabava.
No mergulho, as primeiras vezes que fui para a agua aconteceu o mesmo. Não sei porquê mas quando comecei a mergulhar aos 20 metros deixei de ter o problema e a agua nos ouvidos já não dá dor de cabeça.
Não sei se o problema poderá ser o mesmo mas se for creio que não será nada alarmante.

Já no caso da flutuação, eu meço 1,75m e peso 90 kg, tenho um pneuzito que só se nota quando me dobro muito pk de resto tenho muito peso dos ossos e um grande torax ( devido aos anos de natação )
Nos 1ºs mergulhos andei com problemas devido aquela ânsia de respirar que associada à grande capacidade pulmonar acabava por me dar GRANDES variações na flutuabilidade. Acabei por superar com a experiência, já tenho um bom controle da respiração, já uso os pulmoes para controlar a flutuabilidade sem nenhum esforço..

Como o fato da escola parecia quase que tava vestido com cortiça que mal me mexia, acabei por comprar um semiseco nava coldwater.
Ora quando a minha flutuabilidade já tava porreirita voltei a ter problemas... Não conseguia tirar bem o ar de dentro do fato e entao cheguei a usar 12 kg e dar mto a barbatana para conseguir ir ao fundo...
3 mergulhos e com o truque de abrir um pouco o vedante do pescoço e dos punhos e já mergulho com 8 kg, vou agora começar a usar backplate pode ser que com 4 a 6 kg já faça a festa.

Resumindo, creio que todos têm um periodo de adaptação variavel até estarem plenamente familiarizados com este novo meio.... Os austronautas demoram anos de formação rigida e com grandes exigencias fisicas para poderem experimentar outro meio... nós mergulhadores nem 3 meses de formação temos e ja vamos barbatanear :P, é normal ter de haver essa fase de habituação em que sentimos que n devemos tar a fazer nada bem, ou com o receio de fazer asneira. O que aprendi é que o essencial é descontrair e muito! respirar calma e longamente, curtir o mergulho como o bob marley curtia outras coisas.... apreciar cada inspiração, relaxar, até mesmo espreguiçar, esticar o corpo e sentir que não vamos ao fundo. Tudo o resto vem depois e passados uns meses já é como conduzir, as mudanças sao engrenadas sem sequer pensar nelas...

Espero que a minha experiência ajude a desfazer algumas duvidas.

Um abraço e excelentes mergulhos a todos vós.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"A história ensina-nos que o homem não teria alcançado o possível se, muitas vezes, não tivesse tentado o impossível" - Weber , Max
Posted ImagePosted Image
0

Share this topic:

• (2 Pages)
  • +
  • 1
  • 2
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic