Fórum de Mergulho: Dúvida Curso Dive Master tirado no Brasil - Fórum de Mergulho

Jump to content

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Dúvida Curso Dive Master tirado no Brasil

#1 User is offline   Jvaz 

• Newbie
  • Pip
  • Group: Members

• Qualificações de Mergulho:DM
  • Profissão:Estudante

Posted 06 May 2010 - 08:49 PM

Boa tarde a todos. Ainda sou um novato por estas andanças do mundo do mergulho, por isso gostava que me ajudassem a tirar algumas duvidas.
Eu neste momento encontro-me a estudar no Brasil pela universidade, e iniciei o curso de mergulho da PADI até ao Dive Master.
As minhas duvidas recaem em relação a quando chegar a Portugal, ou seja, pelo que me parece fico registado na PADI como sendo mergulhador no Brasil.
Terei de enviar algum aviso à PADI para dizer que estou em Portugal?
Para poder mergulhar em Portugal necessito de pagar a alguma autoridade para ter permissão para mergulhar?
O que é isso do Titulo Nacional de mergulho?

Agradeço desde já a vossa colaboração.

JVaz
0

#2 User is offline   underpression 

• Advanced Member
  • PipPipPipPipPip
  • Group: Utilizador Identificado

• Qualificações de Mergulho:A-A1-B-BE
  • Profissão:arrumador estagiário

• Utilizador Identificado

Posted 06 May 2010 - 09:13 PM

View PostJvaz, on 06 May 2010 - 08:49 PM, said:

Boa tarde a todos. Ainda sou um novato por estas andanças do mundo do mergulho, por isso gostava que me ajudassem a tirar algumas duvidas.
Eu neste momento encontro-me a estudar no Brasil pela universidade, e iniciei o curso de mergulho da PADI até ao Dive Master.
As minhas duvidas recaem em relação a quando chegar a Portugal, ou seja, pelo que me parece fico registado na PADI como sendo mergulhador no Brasil.
Para poder mergulhar em Portugal necessito de pagar a alguma autoridade para ter permissão para mergulhar?

JVaz

Quando chegar a portugal, apresente o seu cartão e mergulhe, para mergulhar em Portugal e sendo cidadão nacional, para não ter problemas tire o TNM, porque aqui cada um interpreta a lei a sua maneira, e a policia maritima e os restantes orgãos também, por isso se não quer ter multas para pagar e mergulhar tranquilo, tire um, boas bolhas.
0

#3 User is offline   JBDigit 

• Advanced Member
  • PipPipPipPipPip
  • View gallery
  • Group: Socio Forum / APDM

• Qualificações de Mergulho:PADI DM, PADI MSD (Deep, Night, Navigation, Search and Recovery, Rescue, Nitrox, etc...)
  • Profissão:OPC

• SÓCIO FÓRUM / APDM

Posted 06 May 2010 - 10:28 PM

View Postunderpression, on 06 May 2010 - 09:13 PM, said:

Quando chegar a portugal, apresente o seu cartão e mergulhe, para mergulhar em Portugal e sendo cidadão nacional, para não ter problemas tire o TNM, porque aqui cada um interpreta a lei a sua maneira, e a policia maritima e os restantes orgãos também, por isso se não quer ter multas para pagar e mergulhar tranquilo, tire um, boas bolhas.

Permita-me que o corrija....

Quando chegar a Portugal, apresente o seu cartão e mergulhe....

Em todos os pareceres e respostas das mais diversas entidades, existe a concordancia da isenção do TNM para formações obtidas fora de Portugal, seja cidadão nacional, residente ou não... com excepção para instrutores.

Fui fiscalizado a semana passada pela Policia Maritima de Aveiro e a concordancia mantêm-se.

Seja cidadão Nacional ou não, residente em Portugal ou não, desde que a formação seja obtida fora do território Nacional, estáisento do TNM.

Bons mergulhos

Aprendizagem constante, treino intenso, qualidade reforcada, segurança melhorada.... Experiencia garantida...
0

#4 User is offline   underpression 

• Advanced Member
  • PipPipPipPipPip

Posted 07 May 2010 - 06:40 PM

View PostJBDigit, on 06 May 2010 - 10:28 PM, said:

Em todos os pareceres e respostas das mais diversas entidades, existe a concordancia da isenção do TNM para formações obtidas fora de Portugal, seja cidadão nacional, residente ou não... com excepção para instrutores.

Fui fiscalizado a semana passada pela Policia Maritima de Aveiro e a concordancia mantêm-se.

Seja cidadão Nacional ou não, residente em Portugal ou não, desde que a formação seja obtida fora do território Nacional, estáisento do TNM.

Bons mergulhos

Obrigado pela minha parte, dessa não sabia, se obter uma formação fora de Portugal, sendo cidadão nacional não necessitava de TNM para mergulhar em território nacional, mas é um bocado confuso. Cumps
0

#5 User is offline   Jvaz 

• Newbie
  • Pip

• Qualificações de Mergulho:DM
  • Profissão:Estudante

Posted 14 May 2010 - 05:14 PM

View PostJBDigit, on 06 May 2010 - 10:28 PM, said:

Bons mergulhos

Em primeiro lugar obrigado pela vossa ajuda.

Agora falando da parte de não precisar de ter TNM só porque tirei a formação fora de Portugal axo muito estranho.
Quer dizer, se um cidadão Português tira cursos PADI em Portual precisa de TNM se o mesmo cidadão for a outro Pais tirar o mesmo curso PADI já não necessita de TNM. Axo um pouco contraditório mas ok.

Obrigado pela ajuda, se tiverem mais coisas a dizer para me poderem ajudar e a conhecer o panorama das leis no nosso País agradeço.
0

#6 User is offline   underpression 

• Advanced Member
  • PipPipPipPipPip

Posted 14 May 2010 - 06:58 PM

View PostJvaz, on 14 May 2010 - 05:14 PM, said:

Em primeiro lugar obrigado pela vossa ajuda.

Agora falando da parte de não precisar de ter TNM só porque tirei a formação fora de Portugal axo muito estranho.
Quer dizer, se um cidadão Português tira cursos PADI em Portual precisa de TNM se o mesmo cidadão for a outro Pais tirar o mesmo curso PADI já não necessita de TNM. Axo um pouco contraditório mas ok.

Obrigado pela ajuda, se tiverem mais coisas a dizer para me poderem ajudar e a conhecer o panorama das leis no nosso País agradeço.

WELCOME TO THE JUNGLE!!! :wacko: boas bolhas.
0

#7 User is offline   MagiCMlND 

• Newbie
  • Pip
  • View gallery

• Qualificações de Mergulho:Rescue Diver ( PADI 1003ET9145) + EAN (TDI 386287) + CPROx-DEA (SDI - 386289)
  • Profissão:Programador

Posted 30 July 2010 - 09:58 AM

JVaz, olá.

Eu tirei o Open Water nas Caraíbas.
Quando cheguei a Pt, tirei logo o advanced e talvez por isso fui logo tratar do TNM.

O problema, JVaz, é que se vieres a ter o Divemaster ou outro qualquer e exerceres aqui em Pt, vais precisar do TNM.
Ainda pior.. é que deves querer ter mais formações... e essas serão tiradas cá.

Logo, tira o TNM.

Mas CUIDADO...

Não o percas...

Ou em vez de 10€ pagas 15€ para uma segunda via e... se tiveres a minha sorte (que fui roubado e ainda tive de pagar por cima) tens de ligar para lá a pedir o nº de TMN (porque precisas do nº do cartão para pedir a segunda via (estúpido, não é???) e depois esperas DOIS MESES para que processo corra (com envio de mails semanais aos quais recebes não mais do que uma resposta automática) , isto se "alguém" não falar contigo ao telefone e depois for de férias e se esquecer de enviar as cenas para a casa da moeda...

Que cambada de incompetentes no IDP, pá...
Taking only pictures... ...leaving nothing but air. (MagiCdiveR)
0

#8 User is offline   Ornitorrinco 

• God
  • PipPipPipPipPipPip

• Utilizador Não Identificado

Posted 30 July 2010 - 10:13 PM

View PostJvaz, on 06 May 2010 - 08:49 PM, said:

JVaz

Olá boa noite!

Nada como fazer uma busca google e interpretar os respectivos artºs do dec.lei 16/2007 referentes ao assunto e assumir por sua conta e risco as suas interpretações, já que neste forum há promotores de passeios debaixo de água, que pouco lhes importa a legalidade....

Este assunto no meio é um tabu, pois representa menos dez euros e alguma burocracia para o cliente ou uma multa e representa menos euros para os promotores se se virem obrigados a exigir o TNM aos clientes.... É DURA MAS É VERDADE! [smiley=14.gif]

Ornitorrincumprimentos
0

Share this topic:

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic