Posted 27 November 2010 - 01:56 AM
Boa noite Fórum!
Aquela lista fez-me pensar nas bulas que acompanham os medicamentos. É obrigatória, mas quase que dizem que se pode morrer por tomar um medicamento qualquer que ele seja. É sempre possível uma alergia, etc.
Como regra geral eu penso mais nos riscos do mergulho pelas doenças, mais do que pelas terapêuticas.
Por exemplo, a história dos anti-histamínicos.
Não é o anti-histamínico que causa o risco de sobrepressão pulmonar ou barotraumatismo do ouvido médio, mas sim a doença que levou ao uso do medicamento.
Se o indivíduo está com o nariz entupido, não pode mergulhar porque tem o nariz entupido. E tem que tomar um anti-histamínico para curar o nariz entupido. E so poderá voltar a mergulhar quando já não tiver o nariz entupido!
Tem a ver com a doença e não com a cura!
Hipertensão.
O problema é a hipertensão e não os medicamentos que a curam!
Se o indivíduo é hipertenso não controlado, não deve mergulhar porque pode ter, com mais facilidade, um ataque cardíaco em pleno mergulho. Mas se tiver a tensão arterial controlada, porque não mergulhar? Talvez não seja o candidato ideal para o mergulho técnico a 100 metros, mas no mergulho desportivo não lhe poria limites para além do razoável.
Só uma execepção, com a qual concordo - "calmantes".
Não falo do Lorazepan (vulgo "Lorenin"). Mas outros "mais pesados". Mas um indivíduo que tome medicamentos anti-psicóticos é porque tem uma doença psiquiátrica grave. E esse, por isso, não deve mergulhar. Para além do que os medicamentos tornam-no mais sonoloento, de reflexos mais lentos, etc. Não deve mergulhar da mesma forma que não deve conduzir.
Conclusão: pensemos mais nas doenças do que na cura.
E o exemplo dado é bom exemplo: "posso conduzir? Então posso mergulhar". Dentro dos limites.
Abraços a todos e bons mergulhos, com ou sem medicamentos.
Leão Marinho.
José Garcia
PROFUNDIS
Escola de Mergulho
Centro de Mergulho
CENTRO DE FORMAÇÃO DE INSTRUTORES DE EFR
A PROFUNDIS utiliza Oxigénio Medicinal nas Misturas que prepara