Jump to content

Photo

Mergulho a a amamentação!

• Please log in to reply
3 replies to this topic

#1 Dipal

Dipal

Newbie

• Members
  • Pip
  • 1 posts

Posted 03 September 2010 - 10:49 AM

Bom dia a todos,
Após 9 meses sem mergulhar... devido a uma futura bubble maker que vem a caminho, tenho algumas questões:

- será que durante a amamentação também não é aconselhável mergulhar?
- quanto tempo após o parto, que seja por cesariana ou normal, posso voltar a mergulhar?

Estou com muitas saudades, será que alguém me sabe responder?

#2 Ricardo Germano

Ricardo Germano

God

• Utilizador Identificado
  • PipPipPipPipPipPip
  • 8670 posts

• Qualificações de Mergulho:Treinador Nacional 2 - SSI OW Instructor - DDI Instructor - CMAS M1 Instrutor - SSI Hypoxic Trimix 100m - GUE F
  • Profissão:Agora mais calmo...

Posted 03 September 2010 - 10:59 AM

Todas as "mamíferas" marinhas amamentam as suas crias e a maioria mergulha bem mais fundo que nós! [smiley=blush.gif]

Com a pressão, o mais que acontece é o leite ser condensado! :P

Agora a sério, haverá várias opiniões... Deixo-te algumas disponíveis na net...

A minha opinião de nabo sem qualquer formação médica é que assim que estejas recuperada do parto (se for cesariana leva necessariamente mais tempo que parto normal) podes mergulhar e continuar a amamentar. Mas como disse, não tenho qualquer competência neste assunto em que valha a pena confiares.
Mesmo que haja algum nitrogénio dissolvido no leite, coisa improvável se respeitares os NDL's e tiveres práticas de mergulho seguras, não será mais gás que o dissolvido num biberão, bem agitado para homogeneizar o leite reconstituído ou leite materno previamente arrefecido e conservado...
Agora se tiveres alguma infecção mamária, mastite ou algo do género, nesse caso é prudente evitar mergulhar até que tudo esteja normal...

Breastfeeding & Scuba Diving

Breast Feeding - Scuba Doc

DAN Diving Medicine FAQs Breast-Feeding

O Mergulho e a Gravidez

#3 Gilbert

Gilbert

Senior Member

• PipPipPipPip
  • 174 posts

• Qualificações de Mergulho:OWD (isso, lá diz o cartão)
  • Profissão:Escritor (isso, lá dizem)

Posted 03 September 2010 - 11:12 AM

Bom dia a todos,
Após 9 meses sem mergulhar... devido a uma futura bubble maker que vem a caminho, tenho algumas questões:

- será que durante a amamentação também não é aconselhável mergulhar?
- quanto tempo após o parto, que seja por cesariana ou normal, posso voltar a mergulhar?

Estou com muitas saudades, será que alguém me sabe responder?

Olá Dipa. Eu não tenho nenhuma formação médica, mais estos links se calhar podem esclarecer as tuas dúvidas:

http://www.diversale....aspx?faqid=104

http://scuba-doc.com/prgdiv.htm

Bons mergulhos e parabéns pela pequena sereia! :)

#4 Leao Marinho

Leao Marinho

God

• PipPipPipPipPipPip
  • 764 posts

• Qualificações de Mergulho:Instrutor CMAS M1 (non teching); Instrutor PADI MASTER SCUBA DIVER TRAINER; MERGULHADOR ADVANCED NITROX E DECO TDI; INSTRUTOR PADI DAS ESPECIALIDADES EFR, EFR Care for Children, NAVEGAÇÃO SUBAQUÁTICA, NITROX, MERGULHO EM NAUFRÁGIO, MERGULHO NOCTURNO, MERGULHO PROFUNDO, FOTOGRAFIA DIGITAL, MERGULHO EMBARCADO E ADMINISTRADOR DE OXIGÉNIO. FORMADOR DE INSTRUTORES DE EFR
  • Profissão:MEDICO

Posted 27 November 2010 - 12:46 AM

Boa noite Fórum!
Boa Noite Dipal (não se se é exactemente este o teu nick!
Não tive oportunidade ainda de consultar todos os links que os colegas te propuseram, mas deixo-te a minha opinião baseada em alguma lógica médica, embora sem qualquer confirmação por qualquer manual de Medicina Hiperbárica (assunto omisso no meu manual).
Eu diria "tem cuidado". Não digo "não mergulhes", mas sim "tem cuidado". Porquê?
A posição clássica é "não mergulhar enquanto se amamenta". Também se diz "não mergulhar se estiver grávida".
Correcto. Mas com a contracepção há mulheres que nem sabem(ainda) que estão grávidas e mergulham, sem qualquer história de malformação fetal.
O problema não está no mergulho normal, mas sim no acidente de descompressão.
Deixemos a grávida. Essa nem deve pensar em mergulhar, como tu fizeste e muito bem.
E a mulher que amamenta?
A mulher que amamenta tem as mamas cheias de leite, o qual é, na sua maior parte, constitudo por água. A água é um óptimo solvente do azoto. Significa, portanto, que na mulher que amamenta há muito mais azoto nas mamas do que ensinam as tabelas. O que significa que pode ter um acidente de descompressão nas mamas com muito mais facilidade do que seria de esperar pele simples leitura das tabelas.
Um acidente de descompressão nas mamas é extremamente doloroso e há pouco a fazer para além da Câmara Hiperbárica, que não abundam pelo nosso país. Tenho dúvidas que esse acidente de descompressão levasse, por si só, à lesões irreversíveis, mas poderia levar á suspensaõ da lactação (as mamas poderiam secar.
Julgo que não tens dúvidas que o teu leite é o melhor que podes oferecer à tua bébé.
Conclusão: se a vontade de mergulhar é muita, fala com o teu marido, porque ele deve ser tido e achado no assunto. E eu diria: mergulha tipo Open Water, até 17 metros. A essa profundidade nao e nada provável um acidente de descompressão. Talvez o prazer de mergulhar te ponha mais feliz e, em virtude diso, produzas mais leite. A lactação na mulher está muito ligada aos aspectos emocionais.
Finalmente a questão do fato e da pressão.
Eu diria que é irrelevante. Quando estás submersa estás toda à pressão ambiente. Aumenta-te a pressão no interior das mamas, mas como essa pressão está equilibrada com a pressão externa, não há qualquer diferença em relação à superfície. É semelhante ao urinar a 30 metros de profundidade. Neste caso urina-se para um meio de 4 atmosferas, é o que é pior do que urinar parar dentro do pipo dum pneu dum automóvel (o que é impossível). Mas àquela profundidade a bexiga está à mesma pressão e as pressões anulam-se.
Um colega brincou com o tema e fez a comparação com as mamíferas marinhas (comparou-te com uma simpática golfinha). Lá no fundo disse algo de muito importante. Mas o facto dessas mamíferas não terem problemas com a amamentação é o mesmo de também não terem acidentes de descompressão quando mergulham fundo e regressam à superfície sem fazerem patamares. Os seus organismos já estão adaptados ao meio marinho. Senão não teriam sobrevivido e a natureza já os teria seleccionado
Concluindo: se queres mesmo mergulhar, mergulha baixo e "não queimes as tabelas". Não acredito que venha mal ao mundo por isso.
Esta resposta está atrasada, mas não venho muito ao Fórum e só hoje dei uma volta e me interessei pela questão.
Aceita um abraço, com votos de muitas felicidades para ti e para os teus (especialmente para a tua).
Leão Marinho
José Garcia
PROFUNDIS
Escola de Mergulho
Centro de Mergulho
CENTRO DE FORMAÇÃO DE INSTRUTORES DE EFR
A PROFUNDIS utiliza Oxigénio Medicinal nas Misturas que prepara