Jump to content

Photo

Fico muito Mal "APÓS" o Mergulho

• Please log in to reply
22 replies to this topic

#1 mjborges

mjborges

Newbie

• Members
  • Pip
  • 5 posts

• Qualificações de Mergulho:N2

Posted 10 May 2011 - 07:38 AM

Bom Dia, a todos,

Provavelmente, já se discutiu este assunto, mas como eu sou novato, e como ontem andava a fazer umas pesquisas sobre este assuntoi descobri este excelente forum, por isso a minha pergunta.

Já vou com alguns mergulhos, mas acontece-me quase sempre a mesma coisa, antes edurante o mergulho, regra geral tudo muito bem, após a subida, controlada, é claro, fico muito mal disposto, enjoado, por vezes com tonturas e a sensação de que não tenho força nem reacção nenhuma no corpo, pois tenho mesmo que me deitar no chão durante algum tempo, não sei precisar quanto tempo, mas depois fico super bem, cinco estrelas, e, é por isso que eu insisto no mergulho, e também porco adoro isto.

Cá vai a pergunta!
estarei a fazer mal a respiração, quando submerso!?, - de notar, que quando acabei este ultimo mergulho que fiz, sendo a profundidade máxima de 13.2 metros, tempo total de mergulho de 40 minutos, não conseguimos fazer o trajecto todo a que nos tinhamos proposto, pois o meu buddy ficou sem ar, e como mandam as regras, interrompemos o mergulho.
Resumindo ele acabou o mergulho com o manómetro dele nos 50 e eu ainda tinha 90 kilos de pressão na garrafa.

muito obrigado por toda ajuda, esclarecimentos e conselhos, que me possam ajudar, visto eu ser um novato nestas questões do mergulho,
mas como já referi em cima, que tanto adoro.

#2 mjborges

mjborges

Newbie

• Members
  • Pip
  • 5 posts

Posted 10 May 2011 - 07:41 AM

Bom Dia, a todos,

Provavelmente, já se discutiu este assunto, mas como eu sou novato, e como ontem andava a fazer umas pesquisas sobre este assunto e descobri este excelente forum, por isso a minha pergunta.

Já vou com alguns mergulhos, mas acontece-me quase sempre a mesma coisa, antes e durante o mergulho, regra geral tudo muito bem, após a subida, controlada, é claro, fico muito mal disposto, enjoado, por vezes com tonturas e a sensação de que não tenho força nem reacção nenhuma no corpo, pois tenho mesmo que me deitar no chão durante algum tempo, não sei precisar quanto tempo, mas depois fico super bem, cinco estrelas, e, é por isso que eu insisto no mergulho, e também porco adoro isto.

Cá vai a pergunta!
estarei a fazer mal a respiração, quando submerso!?, - de notar, que quando acabei este ultimo mergulho que fiz, sendo a profundidade máxima de 13.2 metros, tempo total de mergulho de 40 minutos, não conseguimos fazer o trajecto todo a que nos tinhamos proposto, pois o meu buddy ficou sem ar, e como mandam as regras, interrompemos o mergulho.
Resumindo ele acabou o mergulho com o manómetro dele nos 50 e eu ainda tinha 90 kilos de pressão na garrafa.

muito obrigado por toda ajuda, esclarecimentos e conselhos, que me possam ajudar, visto eu ser um novato nestas questões do mergulho,

#3 Ricardo Germano

Ricardo Germano

God

• Utilizador Identificado
  • PipPipPipPipPipPip
  • 8667 posts

• Qualificações de Mergulho:Treinador Nacional 2 - SSI OW Instructor - DDI Instructor - CMAS M1 Instrutor - SSI Hypoxic Trimix 100m - GUE F
  • Profissão:Agora mais calmo...

Posted 10 May 2011 - 08:14 AM

Antes de continuar com hipóteses, bem vindo ao fórum. :)

Creio que poderá haver aí dois, três ou mais factores a contribuir para esse cansaço...

Por um lado falta de condição física... Tu saberás se é o caso, mas a natação implícita à prática do mergulho, o peso do equipamento, algum stress por ainda não estares completamente à vontade num meio que não é o teu (ainda que possas pensar que estás), eventuais caimbrãs resultantes do esforço excessivo e erros alimentares podem estar a dar esse resultado relatado...

Por outro lado um fato de mergulho demasiado apertado, que esteja a condicionar a circulação sanguínea, particularmente na região do tórax e pescoço, também pode estar a provocar esse efeito...

Existe ainda a possibilidade de estares a "respirar mal", com aumento dos níveis de dióxido de carbono no teu organismo ou que a estação de enchimento onde estejas a encher as tuas garrafas não te esteja a fornecer "gás" de qualidade...

Podes também estar a efectuar as subidas demasiado rápidas... Tenta subir da forma mais lenta possível... Por exemplo, no teu mergulho a 13 ou 14 metros, tenta levar pelo menos 3 minutos a subir, se possível mais... Considera ainda uma paragem de segurança adicional por 3 minutos entre os 3 e os 5 metros de profundidade...

Poderás estar com excesso de lastro e deficiente controlo de flutuabilidade, pelo que isso resulta em técnica de mergulho deficiente e cansaço desnecessário...

Poderá ainda estar a ser cometido outro erro comum em mergulhadores que ainda têm pouca experiência, que consiste em uma vez chegado à superfície e enquanto aguardas pelo barco de apoio, não enches o BCD e ficas sem dar por isso a dar à barbatana como senão houvesse amanhã, para te manteres à superfície... Isso causa um cansaço profundo, particularmente no final do mergulho, e aumenta o nível de stress... Para resolver é só estabelecer flutuabilidade positiva na chegada à superfície e aguarda tranquilamente pela chegada do barco ou nadando calmamente para terra em mergulhos a partir da costa... Manter o regulador ou snorkel na boca diminui o stress e evita ficar ofegante por estar constantemente a ser fustigado por ondas... A hiperventilação que pode surgir pelos elevados níveis de stress, cansaço e respiração desordenada para evitar "beber água", conduz ao aumento dos níveis de Dióxido de Carbono no organismo e daí aos sintomas que descreves...

Podes ainda estar com algum problema ao nível do ouvido interno que te condiciona o "equilíbrio"... Não sei a tua idade, mas há múltiplos problemas que podem condicionar o equilíbrio afectando o ouvido interno e dando precisamente nos sintomas que descreves: tonturas, náuseas ou mesmo vómitos.
Pode ainda resultar em zumbidos no ouvido, acompanhado de dores de cabeça e o sentido do equilíbrio alterado. Estes sintomas podem ser passageiros, pelo que a seguir ficas bem... Tens problemas de tensão arterial alta ou baixa? Diabetes? Otites ou inflamações nos ouvidos? Terias mergulhado constipado? Estarás a "morder" o bocal do regulador com demasiada força, causando desconforto mandibular e eventual esforço sobre o ouvido interno? Problemas de coluna? Comes convenientemente antes de ir mergulhar?

Também pode ser uma conjugação de TODOS ESTES FACTORES... [smiley=blush.gif]

Vai com calma e eliminando um ou dois deles de cada vez... Daqui a algum tempo está "pro"! ;)

#4 rcrispim

rcrispim

God

• PipPipPipPipPipPip
  • 1170 posts

• Qualificações de Mergulho:PADI OWD + PADI AOWD + PADI Rescue Diver + PADI TEC40 + PADI EANx + PADI Dry Suit
  • Profissão:Gestor de Frota

Posted 10 May 2011 - 08:57 AM

Bom Dia, a todos,

Provavelmente, já se discutiu este assunto, mas como eu sou novato, e como ontem andava a fazer umas pesquisas sobre este assuntoi descobri este excelente forum, por isso a minha pergunta.

Já vou com alguns mergulhos, mas acontece-me quase sempre a mesma coisa, antes edurante o mergulho, regra geral tudo muito bem, após a subida, controlada, é claro, fico muito mal disposto, enjoado, por vezes com tonturas e a sensação de que não tenho força nem reacção nenhuma no corpo, pois tenho mesmo que me deitar no chão durante algum tempo, não sei precisar quanto tempo, mas depois fico super bem, cinco estrelas, e, é por isso que eu insisto no mergulho, e também porco adoro isto.

Cá vai a pergunta!

Eu tinha exactamente as mesmas dificulades.

Hoje só me sinto mal quando não vou á água. [smiley=2.gif]

Tal como referiram na altura as pequenas apneias, o nervosismo e a falta de experiencia infuenciavam, e bastante. Segui o conselho que me deram, relaxei, comecei a disfrutar mais e agora não quero outra coisa...

#5 mjborges

mjborges

Newbie

• Members
  • Pip
  • 5 posts

Posted 10 May 2011 - 06:45 PM

Antes de continuar com hipóteses, bem vindo ao fórum. :)

Creio que poderá haver aí dois, três ou mais factores a contribuir para esse cansaço...

Por um lado falta de condição física... Tu saberás se é o caso, mas a natação implícita à prática do mergulho, o peso do equipamento, algum stress por ainda não estares completamente à vontade num meio que não é o teu (ainda que possas pensar que estás), eventuais caimbrãs resultantes do esforço excessivo e erros alimentares podem estar a dar esse resultado relatado...

Por outro lado um fato de mergulho demasiado apertado, que esteja a condicionar a circulação sanguínea, particularmente na região do tórax e pescoço, também pode estar a provocar esse efeito...

Existe ainda a possibilidade de estares a "respirar mal", com aumento dos níveis de dióxido de carbono no teu organismo ou que a estação de enchimento onde estejas a encher as tuas garrafas não te esteja a fornecer "gás" de qualidade...

Podes também estar a efectuar as subidas demasiado rápidas... Tenta subir da forma mais lenta possível... Por exemplo, no teu mergulho a 13 ou 14 metros, tenta levar pelo menos 3 minutos a subir, se possível mais... Considera ainda uma paragem de segurança adicional por 3 minutos entre os 3 e os 5 metros de profundidade...

Poderás estar com excesso de lastro e deficiente controlo de flutuabilidade, pelo que isso resulta em técnica de mergulho deficiente e cansaço desnecessário...

Poderá ainda estar a ser cometido outro erro comum em mergulhadores que ainda têm pouca experiência, que consiste em uma vez chegado à superfície e enquanto aguardas pelo barco de apoio, não enches o BCD e ficas sem dar por isso a dar à barbatana como senão houvesse amanhã, para te manteres à superfície... Isso causa um cansaço profundo, particularmente no final do mergulho, e aumenta o nível de stress... Para resolver é só estabelecer flutuabilidade positiva na chegada à superfície e aguarda tranquilamente pela chegada do barco ou nadando calmamente para terra em mergulhos a partir da costa... Manter o regulador ou snorkel na boca diminui o stress e evita ficar ofegante por estar constantemente a ser fustigado por ondas... A hiperventilação que pode surgir pelos elevados níveis de stress, cansaço e respiração desordenada para evitar "beber água", conduz ao aumento dos níveis de Dióxido de Carbono no organismo e daí aos sintomas que descreves...

Podes ainda estar com algum problema ao nível do ouvido interno que te condiciona o "equilíbrio"... Não sei a tua idade, mas há múltiplos problemas que podem condicionar o equilíbrio afectando o ouvido interno e dando precisamente nos sintomas que descreves: tonturas, náuseas ou mesmo vómitos.
Pode ainda resultar em zumbidos no ouvido, acompanhado de dores de cabeça e o sentido do equilíbrio alterado. Estes sintomas podem ser passageiros, pelo que a seguir ficas bem... Tens problemas de tensão arterial alta ou baixa? Diabetes? Otites ou inflamações nos ouvidos? Terias mergulhado constipado? Estarás a "morder" o bocal do regulador com demasiada força, causando desconforto mandibular e eventual esforço sobre o ouvido interno? Problemas de coluna? Comes convenientemente antes de ir mergulhar?

Também pode ser uma conjugação de TODOS ESTES FACTORES... [smiley=blush.gif]

Vai com calma e eliminando um ou dois deles de cada vez... Daqui a algum tempo está "pro"! ;)

Muito obrigado pela ajuda,

pois tudo o que tu falas, tem logica e terei que estudar isto, pois é uma coisa que me começa a preocupar, pois tem acontecido muito frequentemente, ficando mesmo muito mal, e com já referi, tendo mesmo que me ditar e estar completamente quieto durante algum tempo, e o mais esquesito é que passado esse tempo, parece que não tive nem aconteçeu nada, mas, tenho estado a pensar:

- a descida é sempre devar para poder compensar correctamente
- a subida é devagar tambem
- quando na superficie, nunca me esqueço de dar ar ao BCD
- o fato de mergulho não é apertado
- no enchimento da garrafa não deve existir, pois o meu buddy, é o meu mano e a garrafa é cheia no mesmo sitio

respondendo ás tuas perguntas, tenho 42 anos e tenho problemas de tensão arterial alta, muito alta mesmo, pois ando medicado, já faz 3 anos, que todos os dias tenho que tomar um medicamento,

muito obrigado, por toda ajuda

#6 Ricardo Germano

Ricardo Germano

God

• PipPipPipPipPipPip
  • 8667 posts

• Qualificações de Mergulho:Treinador Nacional 2 - SSI OW Instructor - DDI Instructor - CMAS M1 Instrutor - SSI Hypoxic Trimix 100m - GUE F

Posted 10 May 2011 - 07:43 PM

Muito obrigado pela ajuda,

pois tudo o que tu falas, tem logica e terei que estudar isto, pois é uma coisa que me começa a preocupar, pois tem acontecido muito frequentemente, ficando mesmo muito mal, e com já referi, tendo mesmo que me ditar e estar completamente quieto durante algum tempo, e o mais esquesito é que passado esse tempo, parece que não tive nem aconteçeu nada, mas, tenho estado a pensar:

- a descida é sempre devar para poder compensar correctamente
- a subida é devagar tambem
- quando na superficie, nunca me esqueço de dar ar ao BCD
- o fato de mergulho não é apertado
- no enchimento da garrafa não deve existir, pois o meu buddy, é o meu mano e a garrafa é cheia no mesmo sitio

respondendo ás tuas perguntas, tenho 42 anos e tenho problemas de tensão arterial alta, muito alta mesmo, pois ando medicado, já faz 3 anos, que todos os dias tenho que tomar um medicamento,

muito obrigado, por toda ajuda

Então aposto na tensão alta... Cuidado com isso... Estás em forma? Tens algum excesso de peso? Pensa em fazer exercício, obviamente com acompanhamento médico e verás a situação no mergulho melhorar imenso.

#7 Leao Marinho

Leao Marinho

God

• PipPipPipPipPipPip
  • 764 posts

• Qualificações de Mergulho:Instrutor CMAS M1 (non teching); Instrutor PADI MASTER SCUBA DIVER TRAINER; MERGULHADOR ADVANCED NITROX E DECO TDI; INSTRUTOR PADI DAS ESPECIALIDADES EFR, EFR Care for Children, NAVEGAÇÃO SUBAQUÁTICA, NITROX, MERGULHO EM NAUFRÁGIO, MERGULHO NOCTURNO, MERGULHO PROFUNDO, FOTOGRAFIA DIGITAL, MERGULHO EMBARCADO E ADMINISTRADOR DE OXIGÉNIO. FORMADOR DE INSTRUTORES DE EFR
  • Profissão:MEDICO

Posted 10 May 2011 - 09:53 PM

Boa noite fórum!
Boa noite MJBorges!
Depois de ler o Ricardo Germano, quase nada há a acrescentar.
Só dois pontos:
- aposto em erro respiratório e retenção de dióxido. Pelas contas ao consumo (90 bar após 40 minutos a 13 metros, acredito que com garrafa de 12 litros) parece-me demasiado ar. Parece que andas "na poupa" e isso às vezes paga-se com alguma retenção de Dióxido. Acrescentando o facto de tudo passar ao fim de poucos minutos à superfície, a tal retenção assenta como uma luva. É mais um pontinho para pensares se isso se aplica no teu caso.
- Hipetensão Arterial - algum cuidado. Só deves ir para a água se os valores de TA estiverem normais,mesmo com medicação. Mas mesmo com esta há uma reserva - os chamados Bloqueadores Beta. São muito utilizados no tratamento da TA e podem condicionar a resposta cardíaca ao esforço. Isto é, os Bloqueadores Beta, entre outras acções, diminuem o ritmo cardíaco e diminuem o "tónus vascular", que é a pressão a que os vasos sanguineos estão, normalmente, apertados. Ao tomar o Bloqueador Beta, o coração não acelera como deveria em caso de esforço, nem os vasos respondem à maior necessidade de oxigénio dos tecidos, apertando um pouquinho mais, para aumentar, de forma controlada, a pressão arterial, (a pressão a que o sangue circula nos vasos sanguíneos). Isto pode levar à retenção de dióxido de carbono no sangue, que podem dar todos aqueles sintomas que descreveste.
Proposta: controla a TA e só mergulhes se estes valores estivem normais ou quase normais. Se tomas, de facto, os tais Bloqueadores Beta, mergulha na mesma, mas conserva-te um pouquinho mais, nada ainda mais devagar e não te esforces. Esforço exagerado, respirar por um regulador, stress subaquático, fato de mergulho (mesmo de tamanho adequado), etc., tudo junto MAIS hipertensão MAIS (eventualmente) Bloqueador Beta, tudo junto é muita coisa.
Abraço do Leão Marinho
José Garcia
PROFUNDIS
Escola de Mergulho
Centro de Mergulho
CENTRO DE FORMAÇÃO DE INSTRUTORES DE EFR
A PROFUNDIS utiliza Oxigénio Medicinal nas Misturas que prepara

#8 mjborges

mjborges

Newbie

• Members
  • Pip
  • 5 posts

Posted 11 May 2011 - 12:22 PM

Boa noite fórum!
Boa noite MJBorges!
Só dois pontos:
- aposto em erro respiratório e retenção de dióxido. Pelas contas ao consumo (90 bar após 40 minutos a 13 metros, acredito que com garrafa de 12 litros) parece-me demasiado ar. Parece que andas "na poupa" e isso às vezes paga-se com alguma retenção de Dióxido. Acrescentando o facto de tudo passar ao fim de poucos minutos à superfície, a tal retenção assenta como uma luva. É mais um pontinho para pensares se isso se aplica no teu caso.
- Hipetensão Arterial - algum cuidado. Só deves ir para a água se os valores de TA estiverem normais,mesmo com medicação. Mas mesmo com esta há uma reserva - os chamados Bloqueadores Beta. São muito utilizados no tratamento da TA e podem condicionar a resposta cardíaca ao esforço. Isto é, os Bloqueadores Beta, entre outras acções, diminuem o ritmo cardíaco e diminuem o "tónus vascular", que é a pressão a que os vasos sanguineos estão, normalmente, apertados. Ao tomar o Bloqueador Beta, o coração não acelera como deveria em caso de esforço, nem os vasos respondem à maior necessidade de oxigénio dos tecidos, apertando um pouquinho mais, para aumentar, de forma controlada, a pressão arterial, (a pressão a que o sangue circula nos vasos sanguíneos). Isto pode levar à retenção de dióxido de carbono no sangue, que podem dar todos aqueles sintomas que descreveste.
Proposta: controla a TA e só mergulhes se estes valores estivem normais ou quase normais. Se tomas, de facto, os tais Bloqueadores Beta, mergulha na mesma, mas conserva-te um pouquinho mais, nada ainda mais devagar e não te esforces. Esforço exagerado, respirar por um regulador, stress subaquático, fato de mergulho (mesmo de tamanho adequado), etc., tudo junto MAIS hipertensão MAIS (eventualmente) Bloqueador Beta, tudo junto é muita coisa.
Abraço do Leão Marinho

Um super obrigado, pela ajuda.

Quem escreve desta forma, sabe muito bem o que está a dizer, para me poder ajudar mais, digo que tomo comp de Zanitek todos os dias de manha, terei que falar ao meu medico, pois já andei a pesquizar, mais um pouco sobre isto e, o que encontrei, num dos artigos que li, dizia que devo "tomar um diuretico tiazidico, pois, segundo o estudo é o mais indicado, outra resalva é que os diureticos levam á depleção de agua".

já agora se me puderes elucidar, em relação a todos estes termos, agradecia, pois, o que significa "tiazidico" e "depleção de agua"

#9 Ricardo Germano

Ricardo Germano

God

• PipPipPipPipPipPip
  • 8667 posts

Posted 11 May 2011 - 01:10 PM

Não sou Médico, o Leão Marinho é... Mas arrisco a tentar ajudar... :)

1. Dicionário Digital de Termos Médicos

1.15837. TIAZÍDICO

Substância que tem ação natriurética, isto é, diurético que elimina o sódio.

Tiazida

depleção
s. f.
1. Med. Diminuição quantitativa dos líquidos contidos no corpo.
2. Operação ou meio empregado para obter a depleção.

#10 Leao Marinho

Leao Marinho

God

• PipPipPipPipPipPip
  • 764 posts

• Qualificações de Mergulho:Instrutor CMAS M1 (non teching); Instrutor PADI MASTER SCUBA DIVER TRAINER; MERGULHADOR ADVANCED NITROX E DECO TDI; INSTRUTOR PADI DAS ESPECIALIDADES EFR, EFR Care for Children, NAVEGAÇÃO SUBAQUÁTICA, NITROX, MERGULHO EM NAUFRÁGIO, MERGULHO NOCTURNO, MERGULHO PROFUNDO, FOTOGRAFIA DIGITAL, MERGULHO EMBARCADO E ADMINISTRADOR DE OXIGÉNIO. FORMADOR DE INSTRUTORES DE EFR

Posted 11 May 2011 - 07:07 PM

Boa noite fórum!
Boa noite mjborges e Ricardo Germano!
O medicamento Zanitec não é um Bloquedor Beta, mas sim (venham os palavrões) a associação dum Inibidor da Enzima de Conversão da Angiotensina (IECA) e um Bloqueador dos Canais de Cálcio.
Trocado por miúdos, o IECA é um daqueles medicamentos milagrosos (eu ajudei nos estudos pré-comercialização, ainda trabalhava no Hospital de S. João, aqui no Porto, já lá vão mais de 30 anos!). Foi, ao seu tempo, uma revolução no tratamento da HTA. Ele actua de duas maneiras totalmente diferentes e ao mesmo tempo: aumenta a excreção de sódio e água pelo rim e leva à vasodilatação, isto é, dilata um pouco o sistema vascular. Essas duas acções levam à diminuição segura da HTA. O bloquedor dos canais de cálcio inibem a entrada de cálcio para as células musculares e, dessa forma, diminuem o seu tónus. Como as paredes das artérias são principalmente musculares, o resultado é o mesmo do IECA, mas potenciado, ou seja, o sistema vascular dilata um pouco e a tensão baixa.
Não uso, de hábito, aquela associação, mas é um medicamento clássico para a Hipertensão e funciona. Mas pode condicionar tonturas, porque o efeito vasodilatador é intenso.
Não sei se é isso que te está a dar os teus problemas, julgo que não. Aposta, para já, na retenção de Dióxido por excesso de esforço e (talvez), tentativa, mesmo inconciente, de poupar ar. Faz uma experiência - faz um mergulho calmo "para gastar ar", sem hiperventilar, claro. E depois vê se há alguma diferença e vem aqui ao fórum relatá-la.
Quanto aos significados de "tiazídico" e "depleção", vou explicar de forma perceptível.
"Depletar" pode considerar-se "excretar". Nesta caso excretar água pelo rim. Os diuréticos são medicamentos que, duma ou doutra forma, aumentam a excreção de água pelo rim. Os medicamentos "tiazídicos" fazem-no de determinada maneira, envolvendo no processo a excreção de sódio (a água vai sempre atrás do sódio). Isso diminui o volume do sangue circulante e leva ao abaixamento da tensão.
Chamam-se "tiazídicos" a um grupo de fármacos análogos à Tiazida (o primeiro que foi descoberto, há umas dezenas de anos). A ainda muito utilizada "Hidroclorotiazida" é um clássico. Aparece na constituição do "Moduretic" (passe a publicidade).
É quase que obrigatório no tratamento da HTA, mas é pouco potente. E só funciona se o doente reduzir muito a ingestão de sal e beber pouca água. Mas é muito seguro.
Daí a ideia que os diuréticos levam a perda (deplecção) de água. É verdade, é assim que eles actuam. Mas não há qualquer problema, ninguém fica desidratado por isso. Por vezes temos de utilizar outros diuréticos "não tiazídicos" quando queremos uma maior excreção de água. Os mais conhecidos são o "lasix" (furosemida) e o "Aldactone" (espironolactona). Estes sim, são potentes e podem pôr o doente a urinar litradas. É preciso cuidados com eles (descrevem-se suicídios pela utilização destes medicamentos, o que era impossível com os "tiazídicos").
Resumindo e concluindo, mjborges, continua a tomar o Zanitec, controla a Tensão Arterial, continua a mergulhar, faz o curso de Avançado, o Rescue, o Nitrox, etc.,não te esforces muito no mergulho, não poupes ar, etc.
E quando vieres cá acima ao Porto avisa, pode ser que se arranje uma visita ao Submarino (se fores avançado, claro, porque está a 30 metros...)
Abraço, aos dois e aos outros todos.
Leão Marinho
José Garcia
PROFUNDIS
Escola de Mergulho
Centro de Mergulho

#11 mjborges

mjborges

Newbie

• Members
  • Pip
  • 5 posts

Posted 12 May 2011 - 11:32 AM

Boa noite fórum!
Boa noite MJBorges!
Só dois pontos:
Abraço do Leão Marinho

Bom Dia a Todos
Bom Dia Leão Marinho,

sem querer ser chato com este assunto, já agora, pedia para me ajudares, a perceber mais a dinâmica da respiração debaixo de agua, ou seja:

- qual o consumo ideal para um mergulhador
- qual a melhor forma de respirar, pergunto isto, porque lí algures que devemos expirar tres vezes mais tempo do que inspiramos, isto para uma melhor libertação do dioxido,ou seja, Expl: se inspiramos durante 1 segundo, devemos levar 3 segundos a expirar. - Isto terá alguma verdade?
- existe algum aparelho que possamos utilizar, para saber qual a saturação de dioxido que temos no sangue, ou mesmo, se estamos a respirar correctamente !?, como por exemplo, iguais ou identicos áqueles que os merguladores usaram no Deep Divex, para saberem que a mistura que estavam a respirar estava correcta.
- em suma, qual a forma mais correcta de se fazer a respiração, quando submerso.

Um super obrigado.

#12 SergioBorges

SergioBorges

Newbie

• Members
  • Pip
  • 5 posts

• Qualificações de Mergulho:Mergulhador N2 (Open Water Diver)
  • Profissão:FP

Posted 12 May 2011 - 04:16 PM

Olá boa tarde a todos.
Em primeiro lugar, e sendo eu um novato aqui, gostaria de congratular todos os responsáveis e participantes, pelo excelente trabalho que é este Forum, parabens.

E agora expondo uma dúvida que surguiu quando li todos estes post, relativamente a este assunto, o Leão Marinho refere que o consumo de 90 bar é excessivo para um mergulho a cerca de 13 metros. Ora tendo em conta que eu era o buddy do mjborges, e tendo em conta que o meu consumo foi maior ainda (pressão de inicio= 2.20 / pressão fim=50 / consumo = 170), e diga-se de passagem que em alguns momentos do mergulho, nada me assemelhava a um mergulhador, mas sim a um reboque submarino :D :P , talvez daí o excessivo consumo, mas mesmo assim não deveria ter eu sentido também o efeito da retenção de dióxido?

Um abraço a todos.

#13 Ricardo Germano

Ricardo Germano

God

• PipPipPipPipPipPip
  • 8667 posts

Posted 12 May 2011 - 04:48 PM

Olá boa tarde a todos.
Em primeiro lugar, e sendo eu um novato aqui, gostaria de congratular todos os responsáveis e participantes, pelo excelente trabalho que é este Forum, parabens.

E agora expondo uma dúvida que surguiu quando li todos estes post, relativamente a este assunto, o Leão Marinho refere que o consumo de 90 bar é excessivo para um mergulho a cerca de 13 metros. Ora tendo em conta que eu era o buddy do mjborges, e tendo em conta que o meu consumo foi maior ainda (pressão de inicio= 2.20 / pressão fim=50 / consumo = 170), e diga-se de passagem que em alguns momentos do mergulho, nada me assemelhava a um mergulhador, mas sim a um reboque submarino :D :P , talvez daí o excessivo consumo, mas mesmo assim não deveria ter eu sentido também o efeito da retenção de dióxido?

Um abraço a todos.

Não há "gastar muito ou gastar pouco"... Não somos motores de automóveis! :-)

Cada um gasta o que precisa e na verdade, seja muito, seja pouco, a relação da quantidade com o respirar bem e evitar acumulação de CO2 não é directa...

Se souberes a profundidade média do teu mergulho, o tempo de fundo, o volume da garrafa que usaste e a pressão em bar que utilizaste no decurso desse mergulho, podemos calcular com boa aproximação a tua SAC e dessa forma ter uma ideia aproximada se estás a "gastar" muito ou pouco... Ainda assim, cada caso é um caso e há evolução com a prática... Queres dar-nos os dados completos?

Julgo que o Leão Marinho se enganou ao referir "excessivo consumo", quando queria dizer "pouco consumo"...

#14 Leao Marinho

Leao Marinho

God

• PipPipPipPipPipPip
  • 764 posts

Posted 13 May 2011 - 12:19 PM

Bom tarde Fórum!
E boa tarde aos intervenientes mais directos dste post, que já são vários.
Quando referi ao consumo, não me enganei, mas exprimi-me mal.
Quando falei dos 90 bar falei do que restou na garrafa.
A olho nú, depois dum mergulho de 40 minutos a 13 metros, provavelmente (pensei eu) com uma garrafa de 12 litros, terem sobrado 90 bar, pareceu-me pouco gasto de ar. Ou seja, terias gasto entre 110 e 130 bar de ar, o que para um (ainda) pouco experiente não pareceu muito. Contas rápidas dá cerca de 27 litros minuto à superfície (120bar x 12l / 1,3atm. Parece muito, mas a experiência da escola, com mergulhadores ainda um pouco ansiosos, mostra que não é tanto quanto isso. E depois a descrição das sensações, que apontam para retenção de dióxido.
São tudo conjecturas, que valem o que valem.
Quanto á forma de respirar, também entendo que não há uma forma especial nem um gasto especial. Cada um encontra o seu equilíbrio e só a experiência ditará as caracteristicas de cada um.
Aprende-se nas escolas que a respiração à superfície é totalnmente automática, só às vezes consciente. Debaixo de água é SEMPRE consciente, isto é, o mergulhador decide quando inspira e quando expira. A inspiração deve ser profunda mas suave. Eu costumo reter o ar inspirado durante uns segundos (4, 5 , 6, não sei, mas não mais do que isto), para dar tempo aos pulmões de absorverem o máximo de oxigénio disponível e largar o máximo possível de Dióxido. Não faço apneias de duranção superiora esses poucos segundos. E depois expiro, lenta, profundamente. O padrão respiratório depende do fato que se usa (eu gosto dos húmidos ou semi-secos e quando uso o seco, de tela, gasto mais ar... Isto dava outro post, mas para já fico-me só pela informação). Depende do esforço que se faz. Depende da temperatura da água. Depende da disposição de momento. Depende da experiência. Depende dum sem número de coisas que é impossível descrevê-las a todas. Para não falar da óbvia profundidade, mas aqui o mecanismo é físico e não biológico, relacionado com a pressão ambiente.
Também se aprende que a respiração tem dois objectivos simultâneos e inseparáveis - absorver oxigénio e libertar dióxido de carbono. E este segundo objectivo às vezes é esquecido.
Por isso, deve-se recomendar a todos que não se preocupem muito com estes factores todos. Limitem-se a respirar calma e profundamente e o organismo, automaticamente, vai-se adaptando. E ter a consciência de que não se está, pelo menos em consciência, a poupar ar. Poupar ar leva sempre a problemas, ou de retenção, ou a um maior consumo porque o organismo fica com excesso de dióxido que tem de libertar duma forma ou de outra. E o mecanismo respiratório é o mais rádido.
E finalmente, em relação a um controle do Dióxido circulante no sangue para ser utilizado pelo mergulhador, não conheço e a lógica diz-me que não há nem pode haver. O aparelho que se usa nos hospitais para determinar este factor é muito grande, tem de ser tranportado num carrinho, é electrico, é muito maior que um rebreather e é muito caro. Não é nada prático nem pode ser utilizado debaixo de água. A observação dos nossos próprios sinais é que nos dão, de imediato, a noção do nosso padrão respiratório. E as tonturas, dores ce cabeça, etc. fazem-nos logo pensar em retenção de Dióxido, que é o mais frequente.
Para já fico-me por aqui, mas continuo o debate.
Abraços a todos do Leão Marinho
José Garcia
PROFUNDIS
Escola de Mergulho
Centro de Mergulho

#15 DIVEforFUN

DIVEforFUN

Junior Member

• PipPipPip
  • 69 posts

• Qualificações de Mergulho:RD; EANx

Posted 13 May 2011 - 01:04 PM

Quando comecei a mergulhar o meu consumo tb era elevado mas duas coisas contribuiram em grande parte para a redução do mesmo:

• Comprei um semi-seco e passei a não tremer de frio, o que me fazia respirar muito depressa e superficialmente;
  • Aprendi a ter um bom controlo de flutuabilidade. Passei a "planar" e não a "arrastar", cansando-me menos.
Se estiveres stressado, isso reflete-se debaixo de água. Em vez de andares relaxado, andas a pensar nas coisas que deixaste "fora de água"....

Cumps.

Cumprimentos.

#16 Dory

Dory

God

• PipPipPipPipPipPip
  • 1581 posts

• Qualificações de Mergulho:Rescue, EANx

Posted 25 May 2011 - 09:57 AM

Excelentes contributos, quer por parte dos que fazem perguntas quer pelas respostas do Ricardo e do Leão Marinho.

Este tópico acabou por ser muito útil também para mim que ainda sofro desse mal (má disposição após mergulho).

Esta frase é, para o meu caso, a explicação para o meu mau-estar final:

"Existe ainda a possibilidade de estares a "respirar mal", com aumento dos níveis de dióxido de carbono no teu organismo "

Comecei a praticar assiduamente natação, para melhorar a minha forma de respirar, entre outros objectivos, mas... tenho dores de cabeça enormes nas aulas de natação (esforço-me demais... acabo exausta e cheia de dores de cabeça).
Conclusão: tenho primeiro de melhorar a minha condição física a nível cardio e muscular, para recomeçar as aulas de natação que me vão ajudar a melhorar a minha capacidade respiratória e natatória.
Curiosamente, nas aulas de natação, o prof que tenho insiste para que eu expire pelo nariz (coisa que me desabituei de fazer por causa do mergulho) e isso causa-me um cansaço atroz ter de contrariar a tendência que tenho de expirar pela boca (coisa que faço sem esforço). Enfim... isto de melhorar a condição física pode não ser assim tão fácil...

Àparte a melhoria das condições físicas, se puderem clarifiquem-me melhor como posso libertar o máximo de dióxido de carbono que fica no meu organismo, quer durante o mergulho, quer na subida (onde começam os meus problemas)?
Passa tudo apenas por expirar o máximo possível e demoradamente, ou há mais coisas que ajudem?
Um abraço e bons mergulhos,
Dory

#17 TBoch

TBoch

Member

• PipPip
  • 11 posts

• Qualificações de Mergulho:TDI CC Rebreather Diver
  • Profissão:Arq.

Posted 25 May 2011 - 03:59 PM

Mergulhar com Nitrox poderá ajudar bastante.

#18 Leao Marinho

Leao Marinho

God

• PipPipPipPipPipPip
  • 764 posts

Posted 26 May 2011 - 02:23 PM

Boa tarde Fórum!
Vou começar por pedir ao TBoch que me perdoe, mas não creio que o Nitrox possa melhorar muito este problema.
Eu sei que muita gente diz que se sente melhor quando mergulha com Nitrox, mas quando se pergunta que Nitrox, poucos associam o teor de Oxigénio à melhoria da condição de mergulho. O que me leva a pensar que o problema será mais psicológico do que físico.
Eu, com a profissão que tenho, estou habituado a distinguir o efeito farmacológico, "científico", mensurável, do efeito psicológico, o chamado "efeito placebo". E quando há dúvidas fazem-se estudos, nos quais nem "a cobaia" nem o investigador sabem se se está a usar a substância a avaliar ou se se está a utilizar uma substância inerte.
Nunca fiz, nem coheço quem tenha feito, estudos nesse sentido com Nitrox. Não é que não se possam fazer, mas haveria que serem muito bem planeados, dariam trabalho, despesa e talvez não sejam importantes.
O Nitrox só tem uma aplicação indiscutível: aumentar o tempo de fundo em mergulhos entre os 20 e os 40 metros. Tudo o resto carece de prova. E para ser franco, nunhum dos outros apontados efeitos me convencem. Nomeadamente o alegado aumento da segurança, a melhor oxigenação, etc.
Mas se alguém se sente melhor com Nitrox a profundidades menores ou para a mesma profundidade, mas com tempo de fundo idêntico, tudo bem, mal não faz. Mas está a gastar dinheiro escusadamente porque o Nitrox não é barato! Continuo a pensar que não passa de efeito placebo. Embora se utilize o efeito placebo na medicina convencional. Mas não quero alongar-me muito neste efeito placebo aqui e neste momento.
Voltando ao tema e ao post da Dory.
A dor de cabeça não é só provocada pela retenção de Dióxido. Acho interessante essa da dor de cabeça durante as aulas de natação, em que, em princípio, a ventilação será a adequada.
Ou será que a dificuldade de expiração pelo nariz está a comprometer a ventilação?
No caso da Dory, pessoa saudável, não acredito. O nosso organismo resolveria isso de imediato, "obrigando" a pessoa a expirar pela boca mesmo contra a "ordem" do instrutor.
Eu já fui um "campeão" de natação, pelo menos a nível liceal. Ficava sempre entre os primeiros 8 dum universo de dezenas de praticantes. E NUNCA expirei pelo nariz! Nem NUNCA me "obrigaram" a expirar pelo nariz, principalmente em competição, em que o tempo expiratório e muito curto e temos de expirar tudo muito depressa. SEMPRE expirei pela boca e, curiosamente, com uma expiração tipo "assobio" contra os dentes quase que cerrados. E ganhava as competições e não tinha faltas de ar ou dores de cabeça.
Vamos procurar outras causas para as dores de cabeça.
Serão enxaquecas? A simples ansiedade pode provocar enxaquecas.
Será frio, já no final do mergulho?
Será incómodo nos seios perinasais relacionado com a diminuição da pressão ao subir?
Pode ser muita coisa e só com uma conversa relativamente pormenorizada se poderia chegar a uma conclusão.
Mas para que a retenção de Dióxido seja posta de parte, só há uma solução: respirar calma e profundamente, tanto na inspiração como na expiração. Encher bem os pulmões e esvaziá-los igualmente bem, em movimentos amplos e bem ritmados. O organismo encarrega-se de controlar a "finura" do movimento.
E, claro, a necessidade da pessoa se sentir confortável debaixo da sua segunda pele, ou seja, o fato, que não pode ser apertado, especialemnte no pescoço.
Tanta coisa, e tão pouco tempo num mergulho para se poderem atender a todas ao mesmo tempo.
Mas sempre podemos ir eliminando umas atrás das outras.
Abraço a todos e, logo que o mar deixe (aqui em cima não deixa), bons mergulhos.
Leão Marinho
José Garcia
PROFUNDIS
Escola de Mergulho
Centro de Mergulho

#19 Ricardo Cordeiro

Ricardo Cordeiro

God

• PipPipPipPipPipPip
  • 1496 posts

• Qualificações de Mergulho:CMAS P3 & Nocturno / TDI Nitrox

Posted 26 May 2011 - 06:45 PM

Curiosamente, nas aulas de natação, o prof que tenho insiste para que eu expire pelo nariz (coisa que me desabituei de fazer por causa do mergulho) e isso causa-me um cansaço atroz ter de contrariar a tendência que tenho de expirar pela boca (coisa que faço sem esforço). Enfim... isto de melhorar a condição física pode não ser assim tão fácil...

Hás-de perguntar a esse professor de natação quem lhe ensinou isso e se ele conhece algum nadador de alta competição a nível mundial que não respire pela boca. :)
Mergulho!? Não será perigoso!? Jesus, Deus nos acuda! :D

O meu blogue... Mergulho, logo existo!

O meu último vídeo...

View on Vimeo.

#20 SergioBorges

SergioBorges

Newbie

• Members
  • Pip
  • 5 posts

• Qualificações de Mergulho:Mergulhador N2 (Open Water Diver)
  • Profissão:FP

Posted 27 May 2011 - 10:40 AM

Olá bom dia a todos.
Depois de todas estas explicações e comentários, creio estar esclarecido sobre este assunto, no que a mim me diz respeito, como é obvio. A experiência conta e muito com certeza, e como tal, a falta dela, flutuabilidade dificiênte, ansiedade, e até porque não dizer o medo de que nos aconteça algo que não possamos controlar, e a propria condição fisica, fatos não apropriados tudo isso são factores que influênciam o cansaço, as dores de cabeça e como tal o consumo de ar.
Obrigado a todos pelos vossos esclarecimentos.