Jump to content

Photo

Iniciante Total - Equipamento

• Please log in to reply
17 replies to this topic

#1 Rubn

Rubn

Newbie

• Members
  • Pip
  • 8 posts

Posted 05 June 2011 - 07:20 PM

Olá tenho 14 anos e ja a quase 5 que pratico nataçao. Sempre gostei muito de andar debaixo de agua. E a pouco tempo ouvi falar da apneia e fiquei interesado ento começei a fazer aqueles treinos de respiraçao que se podem fazer fora de agua. Agora eu queria comprar era o equipamento basico como as barbatanas,a mascara e o snorkell. Como nao me sinto muito a vontade pra fazer compras online eu gostava que voces me dessem uma ajuda nisto deutro da unica loja que tenho perto de casa que é a decatelon. Eu nao tenho muito dinheiro pra investir cerca de 75 euros. Como ainda nao percebo mesmo nada disto gostaria que me dessem uma ajudinha. Desde ja muito obrigado

Ruben

#2 rcrispim

rcrispim

God

• Utilizador Identificado
  • PipPipPipPipPipPip
  • 1172 posts

• Qualificações de Mergulho:PADI OWD + PADI AOWD + PADI Rescue Diver + PADI TEC40 + PADI EANx + PADI Dry Suit
  • Profissão:Gestor de Frota

Posted 05 June 2011 - 09:00 PM

Na minha opinião acho que deves começar por fazer snorkling, compras na decathlon um daqueles conjuntos que trazem barbatanas, mascara e tubo, são baratos e como ainda estas a crescer não gastas muito dinheiro, pois é bem natural que no final do verão o equipamento deve começar a ficar apertado. Durante os passeios vais dando uns mergulhitos e aproveitas para ganhar alguma técnica e truques de apneia.
Caso gostes do fazer snorkel, depois então tão podes decidir o que defacto queres fazer: apneia, caça, mergulho ou até continuar apenas no snorkling...

#3 Rubn

Rubn

Newbie

• Members
  • Pip
  • 8 posts

Posted 06 June 2011 - 06:00 PM

O que acham deste conjunto:

http://www.decathlon...-500-113812505/

#4 rcrispim

rcrispim

God

• PipPipPipPipPipPip
  • 1172 posts

• Qualificações de Mergulho:PADI OWD + PADI AOWD + PADI Rescue Diver + PADI TEC40 + PADI EANx + PADI Dry Suit

Posted 06 June 2011 - 08:07 PM

Para iniciares e dares umas voltitas junto á praia, é mais que suficiente. Compra também uma licra por causa do frio / exposição solar.

#5 Rubn

Rubn

Newbie

• Members
  • Pip
  • 8 posts

Posted 07 June 2011 - 06:56 AM

Uma licra... o que queres dizer com licra?

#6 rcrispim

rcrispim

God

• PipPipPipPipPipPip
  • 1172 posts

Posted 07 June 2011 - 09:04 AM

Escolhe algo deste género, evita que passes frio e apanhes um escaldão nas costas enquanto andas de rabo para o ar. [smiley=2.gif]

Se preferires, podes optar por algo assim.

#7 Rubn

Rubn

Newbie

• Members
  • Pip
  • 8 posts

Posted 12 July 2011 - 08:28 PM

Segui todos os vossos concenhos e estou decidido a continuar com isto da apneia...Portanto gostaria que me dessem uma ajudinha a escolher um fato.Tipo os de caça submarina pois aqui onde moro a agua é mesmo gelada.
De preferencia queria um com duas partes a superior(tronco) e as inferior (pernas).
Desde já obrigado

#8 rcrispim

rcrispim

God

• PipPipPipPipPipPip
  • 1172 posts

Posted 13 July 2011 - 05:52 AM

ve aqui no forum, na secção de classificados. Senão, vai a olx.pt e procura como mergulho, tens ai alguma opçoes bem mais economicas que um fato totalmente novo.

#9 Rubn

Rubn

Newbie

• Members
  • Pip
  • 8 posts

Posted 13 July 2011 - 07:30 PM

Eu estava mais a pensar em novo.
O que acham deste
http://www.scubastor...ion-5-mm/4597/p

#10 jpsilva

jpsilva

God

• PipPipPipPipPipPip
  • 723 posts

• Qualificações de Mergulho:PADI Rescue+Nitrox
  • Profissão:Analista informático

Posted 14 July 2011 - 09:36 AM

Eu estava mais a pensar em novo.
O que acham deste
http://www.scubastor...ion-5-mm/4597/p

Se estás a pensar num fato novo, vai primeiro à Decathlon ou à Sportzone: é muito provável que encontres mais barato. Até porque com 14 anos é provável que cresças depressa... e o fato não te vai durar muito porque não cresce contigo.
João Pedro Silva
Galeria
Hypselodoris: Blog sobre nudibrânquios portugueses
Corpo: Canon EOS 350D; Caixa: Ikelite; Lentes: Canon EF 100mm macro USM, Canon 18-55mm; Strobes: Ikelite Ai, Nikonos SB-105

#11 rangerpereira

rangerpereira

Advanced Member

• PipPipPipPipPip
  • 329 posts

• Qualificações de Mergulho:Padi: Aowd, Nitrox, Dry suit diver, Peak performance buoyancy TDI:Decompression Procedures, Advanced Nitrox
  • Profissão:estudante de Fisioterapia

Posted 14 July 2011 - 10:55 AM

Com 14 anos e com um orçamento de apenas de 75€ não dá para fazer um grande investimento tanto pela quantia de dinheiro como pelo factor crescimento. Na decathlon tens muitas opções tens shorty's por 17€( que na minha opinião são os que te deverão servir por mais tempo comparativamente aos integrais) e fatos integrais na casa dos 50€ isto para snorkling claro. Se investires num fato de caça ou de apneia o mais provavel é que o mesmo apenas te dure este verão provavelmente no proximo já nem te deverá servir. Com a tua idade também fazia apeneia e snorkling e normalmente usava esses fatos da decatlhon baratos pois rapidamente me deixavam de servir.

Espero ter ajudado

Bons mergulhos

Tiago

#12 Rubn

Rubn

Newbie

• Members
  • Pip
  • 8 posts

Posted 15 July 2011 - 12:04 AM

Não tem nada a ver com isto mas fizeram me a pergunta e eu não sabia responder ...um fato de 5mm em Portugal dá pro inverno e pro verão certo

#13 rangerpereira

rangerpereira

Advanced Member

• PipPipPipPipPip
  • 329 posts

• Qualificações de Mergulho:Padi: Aowd, Nitrox, Dry suit diver, Peak performance buoyancy TDI:Decompression Procedures, Advanced Nitrox
  • Profissão:estudante de Fisioterapia

Posted 15 July 2011 - 12:48 AM

Não tem nada a ver com isto mas fizeram me a pergunta e eu não sabia responder ...um fato de 5mm em Portugal dá pro inverno e pro verão certo

Muito subjectivo... Há quem seja encalorado e seja capaz de usar isso no inverno e há quem seja friorento ao ponto de precisar de mais que isso no verão...também depende da finalidade desses 5mm se para fazer snorkling caça/apneia ou mergulho autonomo... Como disse, depende muito de pessoa para pessoa...

#14 jpsilva

jpsilva

God

• PipPipPipPipPipPip
  • 723 posts

• Qualificações de Mergulho:PADI Rescue+Nitrox
  • Profissão:Analista informático

Posted 15 July 2011 - 09:40 AM

Muito subjectivo... Há quem seja encalorado e seja capaz de usar isso no inverno e há quem seja friorento ao ponto de precisar de mais que isso no verão...também depende da finalidade desses 5mm se para fazer snorkling caça/apneia ou mergulho autonomo... Como disse, depende muito de pessoa para pessoa...

Para mergulho autónomo parece-me mesmo muito pouco... mas para snorkeling e apneia deve dar.
Mas há que fazer a distinção entre Verão e Inverno: já mergulhei com 15ºC no Verão e 18ºC no Inverno.

Mas aqui o rangerpereira começa com o ponto mais importante: é mesmo muito subjectivo. Uns são mais friorentos (a mergulhar de fato seco de neoprene no Mar Vermelho, por exemplo), outros mais calorentos (a mergulhar de fato húmido em Sesimbra, por vezes sem capuz), uns gostam mais de nadar 500m num mergulho enquanto outros (nomeadamente os fotógrafos) podem passar 2h a ver o mesmo metro quadrado, etc.
João Pedro Silva
Galeria
Hypselodoris: Blog sobre nudibrânquios portugueses
Corpo: Canon EOS 350D; Caixa: Ikelite; Lentes: Canon EF 100mm macro USM, Canon 18-55mm; Strobes: Ikelite Ai, Nikonos SB-105

#15 DiogoS

DiogoS

Newbie

• PipPip
  • 47 posts

Posted 09 September 2011 - 01:46 PM

Olá Ruben,

Não sei se vou a tempo mas cá vai. Hoje em dia consegues arranjar material em segunda mão barato, mesmo a decathlon faz vendas de material em segunda mão e pode-se arranjar alguma coisa barata por lá. Todos nós, passamos pela "fase do frio", e tu estás nessa fase. Inicia as compras por uma máscara que te fique bem na cara, ou seja uma que fique bem fixa à tua cara (tipo ventosa), inspirando pelo nariz e impedindo o ar de sair. Tenho uma cressi superocchio em silicone que te vendo por 5 euros se a quiseres, é uma máscara pequena e perfeita para apneia (o renzo mazari e o pelizzari utilizaram este modelo por anos e anos, para além de mim [smiley=colored-orange.gif] e 99,9% dos apeneiistas em todo o mundo) claro que há muito melhor mas é caro.

Depois vêm as barbatanas e o tubo. O tubo é muito importante pois não teve ter qualquer vávula e tem de ter um diâmetro suficiente amplo para que não forces a respiração à superfície e suficiente estreito para que possas expelir a água sem grande esforço. Posso arranjar-te um óptimo da beuchat por 5 euros.
As barbatanas aconselho-te a arranjar umas de pé completo pois são mais eficientes em termos de natação e por agora curtas para que te habitues inicialmente e depois progridas para umas de pala comprida (Não te posso ajudar neste capítulo mas de qualquer forma tenho umas gara 2000 43/44 da cressi que te vendo por 20 euros são boas para iniciação e daqui por uns anos quando os teus pés deixarem de crescer começas a olhar para o carbono)...
Assim, por 30 euros já tens o mais básico.
Quanto a fato, esquece tudo o que tenha fechos eclairs e coisas parecidas, arranja um com calça de alças e casaco com rabeira. Os da decathlon são bons, bem elásticos como se quer, para mim têm apenas um problema de tamanhos, é que, pelos vistos os franceses são todos minorcas, ou então têm complexos de tamanho porque eu, na minha melhor forma (leia-se a tirar para o magrito), mal entro num XL e não sou alto (1,76m), nem era rechonchudito quando me tentei enfiar dentro de um... O bom da decathlon são os saldos de Verão só tens de ser um pouco paciente. Por 100 euritos consegues ficar bem servido. Tenho de te dar uma dica: quando fores experimentar os fatos à decathlon corta as unhas bem rentes pois os fatos de que te falo são lisos no interior e cortam-se facilmente, e veste o fato do avesso (mais uma vez cuidado com as unhas) se não para além de destruires o fato vais ficar sem pele.

Posteriormente para o vestires basta levares contigo uma garrafa de água misturada com xampô (se tiver amaciador, 2 em 1 é melhor) agarra com uma mão as calças nos tornozelos põe um pouco da mistura dentro das calcas, agarra com a outra mão a extremidade oposta para não entornares a mistura, inclina as calças em diferentes ângulos para que a água com xampô circule por todo o interior das calças. despeja a água e veste as calças. Repete o procedimento para o casaco (veste primeiro as mãos e depois a cabeça). se fores cabeçudo ou cabeludo aconselho-te a pores um pouco da mistura na cabeça para que não passes pela experiência do parto novamente.

Podes sempre tentar um short mas não te aconselho pois vai ser algo que não vais querer utilizar durante muito tempo.
Tenho vários fatos com vários tamanhos mas não os vendo porque o neoprene passado uns anitos fica bem rijo e estaria a embarretar quem os comprasse (uso-os para fazer remendos, protecções de material e outras bricolages).

Depois vem o lastro, podes ter como referencia inicial 1kg por cada 10 kg de peso e depois ajustas à medida que fores evoluindo. Finalmente, aconselho-te a tirar um curso de apneia com quem sabe. Não vás nas histórias da PADI-apneia (Free dive) que isso é só para americano ver. Nas piscinas do Sporting e em algés dão bons cursos de apneia. Há também um casal muito simpático que dá bons cursos de apneia com mergulhos de mar em Sesimbra. Informa-te

Abraço e boas apneias

#16 DiogoS

DiogoS

Newbie

• PipPip
  • 47 posts

Posted 09 September 2011 - 03:59 PM

E a pouco tempo ouvi falar da apneia e fiquei interesado ento começei a fazer aqueles treinos de respiraçao que se podem fazer fora de agua.

Atenção à hiperventilação Ruben! É a principal causa do desaparecimento de muitos apneiistas, sobretudo das faixas mais jovens. Já deves ter notado nos treinos que andas a fazer que inspirações forçadas até ao ponto em que sentes formigueiros nos lábios permitem-te fazer apneias de estáticas de 3-4 minutos à superfície sem grande dificuldade.
Isso resulta do facto da tua necessidade de respirar ser regulada pela concentração dióxido de carbono que tens no sangue e não pela falta de oxigénio. Quando hiperventilas ultrapassas o ponto em que o sangue satura de oxigénio e apenas reduzes a quantidade de CO2, ou seja, quando fazes uma apneia aguentas mais tempo mas estás a enganar o teu organismo que se alimenta de O2 e não de CO2, ou seja, quando voltas a respirar apesar de não sentires grande urgência os teus níveis de O2 estão perigosamente baixos.

Numa situação de mergulho em apneia real, se juntares à hiperventilação o sentimento de conforto associado ao aumento da pressão dos gases que surge quando mergulhas (quanto mais fundo maior essa sensação de conforto) tens uma mistura explosiva pois abusas do tempo de fundo, gastas o oxigénio, voltas para a superfície e podes mesmo nem sentir vontade de respirar antes de perder os sentidos. É assim que alguns caçadores submarinos perde a vida. Não lhes queiras seguir os passos por isso é muito importante que te integres num grupo/clube de apneia.

#17 Welder

Welder

Member

• PipPip
  • 22 posts

• Qualificações de Mergulho:AOWD

Posted 13 June 2012 - 06:23 PM

Se queres fazer Apneia junta-te à Aida Portugal.
O Mar é a minha paixão ou será a minha vida...

#18 Sioux

Sioux

Senior Member

• PipPipPipPip
  • 184 posts

Posted 13 June 2012 - 10:19 PM

Ruben,
o DiogoS já te deu as basicamente todas as respostas que necessitas numa primeira fase. E sim um fato de 5mm chega perfeitamente para apneia, mesmo no inverno.

Bons merguhos e em segurança.
Nuno Ribeirinho