Alergia Espontanea
Posted 29 July 2011 - 01:31 AM
Toda a vida pude comer marisco, no entanto de há uns 2 anos para cá tornei-me bastante intolerante ao mesmo (qualquer marisco, camarão, sapateira, perceves, bivalves, etc...). Pára me a digestão, barriga inchada, provoca enjoo (por um par de vezes tive que provocar o vómito em busca de alivio)e cólicas a acompanhar diarreia ( 1 a 2 ocorrências por ingestão de marisco).
Alguém me sabe apontar uma suspeita para esta súbita intolerância?!
Não havia ai um utilizador médico? Se puder retornar uma palavrinha ficaria agradecido.
Desde já obrigado.
Posted 31 July 2011 - 10:18 PM
Boa noite Ripper!
Estranho!
Ao marisco conheço alergias e aquilo que eu chamo "falsa alergia" (parece alergia mas quando fazemos análises vem tudo negativo, não cabe neste momento alongar-me mais neste pormenor).
Mas o teu problema não é alergia, mas sim intolerância digestiva ao marisco, se é que é só ao marisco.
A alergia normalmente anuncia-se por cor vermelha da pele, normalmante às manchas, e comichão intensa. Obriga a tratamento médico de emrgência e em alguns casos (felizmente raros) pode fazer perigar a vida da pessoa por problemas respiratórios.
Tu tens vómitos, diarreia e barriga inchada. São os sinais de má digestão. Não tens nada na pele. Portanto, não é alergia.
Pergunto se te acontece SEMPRE isso quando comes marisco, ou só às vezes.
E se ocorre quando comes marisco preparado da forma mais simples - camarão cozido, por exemplo.
Entretanto vou fazer umas pesquisas para ver se encontro alguma relação entre a ingestão de marisco e a intolerãncia digestiva ao mesmo. E depois volto a subir ao fórum.
Para já, lamentavelmente, não comas marisco.
Entretanto outros companheiros que possam dar uma ajuda todos agradecemos contribuição.
Abraço e até breve.
Leão Marinho.
PROFUNDIS
Escola de Mergulho
Centro de Mergulho
CENTRO DE FORMAÇÃO DE INSTRUTORES DE EFR
A PROFUNDIS utiliza Oxigénio Medicinal nas Misturas que prepara
Posted 01 August 2011 - 04:30 PM
É sem dúvida intolerância ao marisco. Ocorre com preparações simples, como o referido camarão cozido.
Comecei a sentir-me mal em jantaradas de grupo, mas julgava que tal se devia a comer demasiado, ficar demasiado cheio, comecei então a comer menos para o comprovar e o mal estar mantinha-se. Ao reflectir um pouco apercebi-me que o camarão cozido estava sempre presente e um dia resolvi comer apenas o dito, pelo que os sintomas foram os mesmos.
Fui testando outros, como sapateira e perceves (mesmo resultado), em relação a bivalves não tenho a certeza pois comi-os sempre com camarão á mistura (altura em que não tinha certeza).
Percebo agora que, quer coma uma boa dose ou coma apenas um pouco (uma colher de molho de sapateira, ou um camarão apenas) causam o mesmo efeito.
Curiosamente, num restaurante de sushi que algumas vezes frequento, posso comer camarão panado, sem qualquer problema. Nota: Tenho um tio alérgico ao camarão (desde sempre) que recentemente descobriu que pode come-los desde que lhos descasquem (caricato não é?)
Não tenho qualquer problema com os mais variados peixes, até à data.
Estranho é que nunca tinha tido este problema.
Aguardo ansiosamente a sua próxima resposta, caro doutor e um grande obrigado a si que ajuda de gosto
Posted 03 August 2011 - 01:29 AM
Boa noite ripper!
Ainda não terminei a minha investigação, mas ainda não encontrei qualquer referência a alergia a marisco que provoque mal estar abdominal e diarreia.
Todas as referência feitas não são ao mariso, mas à infeção do marisco com virus e bactérias (nomeadamente a famigerada E Coli).
Dizem essas fontes que a água de cultura do marisco pode já estar infetada. Ou a infeção ter sido posterior, pelas mãos dos manipuladores e má higiene na manipulação.
O problema é que a maior parte das vezes o mariso pouco mais é do que "aquecido" e não verdadeiramente cozido. Os virus podem ser muito reistentes à cozedura e a cozedura bem feito estraga o marisco!
Por outro lado tu podes ter alguns problemas imunológicos, isto é, defendes-te mal dos ataques víricos, pelo que terias diarreia e os teus colegas não.
Proponho-te a seguinte experiência: compra um quilo ou dois quilos de caramão (fresco ou congelado, não interessa) e coze-o bem (pelo menos 10 minutos de água a ferver. Convida uns amigos para te acompanharem - ou a tua família. Todos lavam muito bem as mãos antes de começarem a descarcar os ditos. E depois vem aqui contar-nos o que se passou.
Se se mantiver a situação, faz umas análises e vê como está a tua imunologia. Idealmente seria consultar um alergologista, porque trata-se duma situação invulgar e nós, médicos de família, não estamos muito à vontade com situações pouco frequentes.
Espera ter continuado a ser útil, mas vou agora consultar uma bases médicas (são mais complicadas porque são em Inglês...)
Abraço a todos e bons mergulhos (e boas mariscadas).
Leão Marinho
PROFUNDIS
Escola de Mergulho
Centro de Mergulho
CENTRO DE FORMAÇÃO DE INSTRUTORES DE EFR
A PROFUNDIS utiliza Oxigénio Medicinal nas Misturas que prepara
Posted 03 August 2011 - 10:53 PM
Posted 04 August 2011 - 06:33 PM
Nota: Tenho um tio alérgico ao camarão (desde sempre) que recentemente descobriu que pode come-los desde que lhos descasquem (caricato não é?)
Felizmente que não tenho esta "contrariedade". Mas se vierem já descascadinhos sabem muito melhor. Lá isso sabem.
Fiquem bem
Victor
Posted 08 January 2013 - 12:32 PM
As particulas espalham-se pelo ar: http://en.wikipedia....iki/Aerosolized
http://boingboing.ne...vomiting-l.html
The BBC reports that ‘Vomiting Larry’ is busy being sick over and over again in an experiment to test just how far the winter vomiting bug can travel when it makes you ill.
Lucky for Larry, he is not a constantly retching human – but a simulated vomiting system that shows the virus can travel an impressive 3m (9.8ft) in a projectile episode, according to his creators at the British Health and Safety Laboratory.
The Centers for Disease Control and Prevention (CDC) estimates that noroviruses cause nearly 21 million cases of acute gastroenteritis annually, making noroviruses the leading cause of gastroenteritis in adults in the United States. According to a relatively recent article in the New England Journal of Medicine:
The Norwalk agent was the first virus that was identified as causing gastroenteritis in humans, but recognition of its importance as a pathogen has been limited because of the lack of available, sensitive, and routine diagnostic methods. Recent advances in understanding the molecular biology of the noroviruses, coupled with applications of novel diagnostic techniques, have radically altered our appreciation of their impact. Noroviruses are now recognized as being the leading cause of epidemics of gastroenteritis and an important cause of sporadic gastroenteritis in both children and adults.
Of the viruses, only the common cold is reported more often than a norovirus infection—also referred to as viral gastroenteritis.
http://phenomena.nat...ked-perfection/
http://www.reuters.c...E8BU05N20121231

By popular demand (and the help of intrepid readers Broan and theophrastvs), I present you a video clip of the humanoid robot known as Vomiting Larry.
Larry is used to study the way particles of puke become aerosolized, and how those particles spread and help infect other people.
That's important, because it explains one of the ways that viruses spread by vomiting manage to end up in everyday things like, say, frozen raspberries.
Aerosolized vomit isn't something you can spot. It doesn't clean up easily. And even just a drop of it can pass on plenty of viruses.
Carl Zimmer had a great piece up yesterday on norovirus, the virus that researchers are studying with the help of Vomiting Larry.
His story has more info on how that virus spreads and will give you a better idea of why Vomiting Larry is so important.
Edited by orbitador, 08 January 2013 - 12:35 PM.
Um forum é um local para partilhar ideias e para cultivar o apoio mútuo...
Not all of those who "wander" are actually lost... Tolkien
Qual o melhor caminho? Há quem diga que "o caminho" nunca existirá, o caminho "faz-se andando". (lendo e mergulhando)
"There are some things that we know we know; there are more things that we know we don't know; and then there are many other things that we don't know that we don't know."
"I HAVE not failed. I have just found 10,000 ways that won't work." So said Thomas Edison, the prolific inventor, speaking of his laborious attempts to perfect the incandescent light bulb.
All models are wrong. Some models are useful.
George Box
Space isn't remote at all. It's only an hour's drive away if your car could go straight upwards.
Fred Hoyle
Sócio Nº 20273 da Sociedade de Geografia de Lisboa http://socgeografia-...planetaclix.pt/
Gort! Klaatu barada nikto! http://www.visionofhumanity.com/
Rankism: http://www.breakingranks.net/
Astronomia, Astrobiologia, Ficção Científica: http://astropt.org
Colecção Argonauta (552 livros): http://coleccaoargonauta.blogspot.com/
Eventos, Livros e Artigos sobre Tecnologia Aeroespacial: http://www.aerotek.org
Averiguação e Gestão de Sinistros: www.gsmax.pt
In the future there will be two kinds of people: Those who use computers and those who are used by computers.
Mestrado Sistemas Electrónicos Marítimos - Escola Superior Náutica Infante D. Henrique: www.enautica.pt/
Posted 16 January 2013 - 12:00 PM
Bons dias companheiros!
Não tenho esses tipo de intolerância alimentar, e ainda bem, porque sou um fã de marisco daqueles...![]()
Talvez seja mesmo o sistema imunológico alterado por qualquer maleita que sofreste, por vezes, pequenas alterações no nosso organismo desencadeiam fortes intolerâncias. Um grande amigo meu aqui há uns anos atrás também não podia comer camarão, porque ficava indisposto e com os lábios completamente inchados. O que fez?! Como não é pessoa de se chatear muito, deixou de comer por uns anos valentes. E agora come e não lhe faz diferença nenhuma e não tem qualquer tipo de reação alérgica.
Mdias
----
As minhas três paixões: FCPorto, apostas online e esta menina