Alergia a Tanques de Aluminio
Posted 02 August 2011 - 08:42 AM
Inclusivamente sentiu vomitos.
Ora ao contrário de todos os mergulhos que ela tinha feito anteriormente este foi feito com um tanque de aluminio, sendo que ela é alérgica ao Al.(Descoberta feita graças aos desodorizantes)
A minha pergunta é, haverá difusão suficiente de Al ou AlO2 no ar respiravél que afecte alguem hipersensivél, ou isso é tão absurdo e remoto que deve ser outra coisa qualquer?
Que estranho chamarmos ao Planeta TERRA, quando é obviamente OCEANO
Visitem a minha pagina www.digisub.net
Posted 02 August 2011 - 02:29 PM
É estranho alumínio contaminar o ar se tiver a garrafa sido cheia há pouco tempo.
O mais provável é o ar estar contaminado desde o enchimento.
Investiga este caminho.
Boas respirações e melhores mergulhos
P.S. pode acontecer que o teu "gosto" esteja habituado ou seja menos sensível.
Lavabilhas
Posted 03 August 2011 - 01:03 AM
Boa noite Culdagor!
Consultei várias fontes na Net e todas deram a mesma resposta: baixa toxicidade do óxido de alumínio, quase despresível. Mas quando dá, limita-se a irritação das vias aéreas superiores com tosse e nada mais. Ou irritação da pele (será o caso) e dos olhos.
Mas como dizes que a tua filha é alérgica ao alumínio, já não me atrevo a dizer mais nada...
Porque falo de óxido de alumínio e não de alumínio metálico?
Porque essas mesmas fontes me disseram que o alumínio entra em reação com o oxigénio do ar e forma uma película de óxido de alumínio na superfície que potege o metal de nova oxidação.
Parece que virtualmente nunca tocamos em alumíno, mas sim em óxido de alumínio.
credito que um tanque de alumínio já tenha um casco de óxido suficiente para impedir a libertação, mesmo insignificante de alumínio metálico.
Importante foi dizeres que "a tua miúda" (já agora, que idade tem ela?) sentiu mau gosto também com o ar da tua garrafa, enquanto que tu nem com um nem com outro.
Parece que vou pelo lavabilhas e ter-se tratado de contaminação espúria do ar da garrafa.
O meu compressor (alegadamente) é bem mantido, mas por vezes o ar da garrafa cheira-me a óleo de lubrificação do compressor e quando respirado não. Ainda não testei esse dado após carga das garrafas de nitrox com terceira filtração, mas graças ao teu post vou fazê-lo. E vou pôr outras pessoas a respirá-lo, a ver se sentem algum gosto. Poderia ajudar se já tivesse respostas.
Faz outras experiências com a menina e pô-la a respirar com outras garrafas de alumínio, cheias no mesmo ou outros compressores. Se for do alumínio, não virá nenhum mal ao mundo com estas curtas experiências. E convida teceiros para testarem o ar das mesmas garrafas
E depois regista os dados e procura correspondências:
- só acontece com tanques de alumínio?
- só acontece com "aquele" compressor?
- só acontece com a tua filha ou também com outros?
- essas correspondências repetem-se, ou foram isoladas?
Se encontraraes alguma relação, podes tomar atitudes. Caso contrário ficarás sempre na dúvida e a lutar contra fantasmas.
Só depois destas pequenas experiências valerá a pena procuraees razões orgânicas na menina, porque me parecem francamente pouco prováveis.
spero ter sido de alguma utilidade.
Aceita um abraço, idem ao fórum, do
Leão Marinho.
PROFUNDIS
Escola de Mergulho
Centro de Mergulho
CENTRO DE FORMAÇÃO DE INSTRUTORES DE EFR
A PROFUNDIS utiliza Oxigénio Medicinal nas Misturas que prepara
Posted 03 August 2011 - 08:01 AM
Foi a primeira e unica vez que ela mergulhou com tanques de Al, mas deixou-me preocupado porque muitos centros no estrangeiro só têm Al.
Tambem eram tanques que estavam cheios a algum tempo e isso pode ter ajudado.
Vamos fazer uma outra experiencia, pode apenas ter sido coincidencia.
Posted 03 August 2011 - 10:26 AM
Mas como tu tantas vezes disseste, mergulhar com mulheres é uma chatice, não é?
(agora que já amandei a boca, vou falar a sério
Apenas uma ideia:
Não terá sido alguma coisa que ela comeu e que normalmente, aparentemente, não lhe faz diferença à digestão?
É que foi com sintomas identicos que descobri que não posso comer pepino quando mergulho, mesmo que seja no dia anterior.
Abraço
Posted 03 August 2011 - 03:24 PM
O simples facto de ela ter de aturar o Cul, já é per si uma forte possibilidade de alergia de contacto ou por difusão... Mais convencido fico disso quando trocando de garrafas, ainda se sentiu pior!
É que parecendo que não, nessa troca de reguladores deve vir sempre alguma "baba"!
Estou a reinar.
Não acredito muito numa possível alergia ao Al, por via de respirar gás comprimido em garrafas de Al... Se assim fosse, situações como comida cozinhada em tachos e panelas de Al seria bem pior... Não acredito muito que a tua simpática "miúda" não tenha já ingerido comida confeccionada em ou com utensílios de alumínio... Que te parece?
Deve existir ai outra explicação menos rebuscada... Ar contaminado seria uma possibilidade remota... Afinal tu não notaste nada...
Como estava o mar? Não haveria ai algum cansaço dela? Algum esforço para além da zona de conforto pessoal?
Não teria o pequeno almoço contribuído?
Tenta lá isolar as variáveis... Custa-me muito a crer na possibilidade de alergia ao Al por via do gás respirado, mas tenho interesse em saber se tal seria possível... Que dimensão teriam de ter as partículas de Al, provenientes de oxidação interna na garrafa, para passarem o filtro do primeiro andar do próprio regulador, passar pelas mangueiras e chegar ao 2º andar em condições de provocar alergia?
Se realmente houvesse uma concentração apreciável, a tua namorada teria certamente problemas em locais com alumínio, que como sabemos são basicamente todas as casas com caixilharias e afins...

Posted 03 August 2011 - 04:54 PM
Visto de facto ser remoto e rebuscado, deve ter sido outra coisa qualquer.
Quanto a aturar-me... quem tem cabelos brancos sou eu... mulheres...
Posted 04 August 2011 - 11:05 AM
A minha miuda, não é a minha filha mas a minha namorada
. Devia ter sido mais claro.
Foi a primeira e unica vez que ela mergulhou com tanques de Al, mas deixou-me preocupado porque muitos centros no estrangeiro só têm Al.
Tambem eram tanques que estavam cheios a algum tempo e isso pode ter ajudado.
Vamos fazer uma outra experiencia, pode apenas ter sido coincidencia.
Bom dia fórum!
Bom dia Culdagor!
Abraço!
Leão Marinho
PROFUNDIS
Escola de Mergulho
Centro de Mergulho
CENTRO DE FORMAÇÃO DE INSTRUTORES DE EFR
A PROFUNDIS utiliza Oxigénio Medicinal nas Misturas que prepara