Jump to content

Photo

BÚSSULA DIGITAL

• Please log in to reply
2 replies to this topic

#1 Leao Marinho

Leao Marinho

God

• Utilizador Identificado
  • PipPipPipPipPipPip
  • 764 posts

• Qualificações de Mergulho:Instrutor CMAS M1 (non teching); Instrutor PADI MASTER SCUBA DIVER TRAINER; MERGULHADOR ADVANCED NITROX E DECO TDI; INSTRUTOR PADI DAS ESPECIALIDADES EFR, EFR Care for Children, NAVEGAÇÃO SUBAQUÁTICA, NITROX, MERGULHO EM NAUFRÁGIO, MERGULHO NOCTURNO, MERGULHO PROFUNDO, FOTOGRAFIA DIGITAL, MERGULHO EMBARCADO E ADMINISTRADOR DE OXIGÉNIO. FORMADOR DE INSTRUTORES DE EFR
  • Profissão:MEDICO

Posted 04 October 2011 - 11:32 PM

Boa noite fórum!
Gosto de orientação e lembrei-me de propor este tópico.
Alguém tem experiência de utilização de bússola digital? Aqulas que fixam em memória "as barbatanadas" e direções seguidas pelos mergulhadores e depois os trazem de volta em segurança?
Eu pergunto isto porque em tempo utilizei uma bússola digital, mas não fiquei muito adepto, porque tem um manejo complexo e nunca me entendi muito bem com ela, preferindo as velhinhas magnéticas e mecânicas.
Qual a experiência do fórum neste tema?
Abraços a todos e bons mergulhos
Leão Marinho
José Garcia
PROFUNDIS
Escola de Mergulho
Centro de Mergulho
CENTRO DE FORMAÇÃO DE INSTRUTORES DE EFR
A PROFUNDIS utiliza Oxigénio Medicinal nas Misturas que prepara

#2 Ricardo Germano

Ricardo Germano

God

• PipPipPipPipPipPip
  • 8669 posts

• Qualificações de Mergulho:Treinador Nacional 2 - SSI OW Instructor - DDI Instructor - CMAS M1 Instrutor - SSI Hypoxic Trimix 100m - GUE F
  • Profissão:Agora mais calmo...

Posted 05 October 2011 - 06:42 AM

Leão Marinho,

As bússolas digitais que conheço não são assim. São digitais, mas funcionam exactamente como uma bússola magnética de agulha...

O que falas seria um "giroscópio" de pulso ou então um GPS que trabalhasse debaixo de água, coisas que penso ainda não existirem... São ferramentas/equipamentos que existem em submarinos, mas para mergulho, não me parece...

Não creio que consigas encontrar algo assim, mas se conseguires, partilha com o pessoal.

#3 Leao Marinho

Leao Marinho

God

• PipPipPipPipPipPip
  • 764 posts

• Qualificações de Mergulho:Instrutor CMAS M1 (non teching); Instrutor PADI MASTER SCUBA DIVER TRAINER; MERGULHADOR ADVANCED NITROX E DECO TDI; INSTRUTOR PADI DAS ESPECIALIDADES EFR, EFR Care for Children, NAVEGAÇÃO SUBAQUÁTICA, NITROX, MERGULHO EM NAUFRÁGIO, MERGULHO NOCTURNO, MERGULHO PROFUNDO, FOTOGRAFIA DIGITAL, MERGULHO EMBARCADO E ADMINISTRADOR DE OXIGÉNIO. FORMADOR DE INSTRUTORES DE EFR
  • Profissão:MEDICO

Posted 05 October 2011 - 09:44 PM

Boa noite fórum!
Boa noite Ricardo Germano!
Eu tenho uma e não a utilizo.
Devo-me ter expresso mal e concordo contigo. São como as bússolas magnéticas, mas o display é digital. Até me lembro de que quando a comprei (em segunda-mão), tive de a aferir e fiz uma aferição astronómica (pasme-se!): no meio da rua, com a bússola em cima dum banco a apontar para o Norte Geográfico materializado pela Estrela Polar! Que show aqui na rua!
E a história do "trazer o mergulhador de volta" trata-se de fixar em memória os tempos e direções e depois, inquirida pelos botões, ela indica os tempos e direções em sentido inverso.
Isto é que eu tive dificuldade em trabalhar. Como só trabalhava com a bússola como outra qualquer, e com algumas dificuldades em fazer rumos inversos e outras técnicas de orientação, ela acabou por ir ficando para trás no saco de mergulho e deixei de andar com ela.
Volta a comentar, com estas novas indicações.
Abraço pessoal, Leão Marinho
José Garcia
PROFUNDIS
Escola de Mergulho
Centro de Mergulho
CENTRO DE FORMAÇÃO DE INSTRUTORES DE EFR
A PROFUNDIS utiliza Oxigénio Medicinal nas Misturas que prepara