A convite da Subanuta, tive oportunidade de dar apoio aos mergulhos efectuados pelos biólogos do projecto Green Mount, durante uma expedição ao Gorringe.
Esta expedição serviu para realizar análises e recolha ao ecossistema das montanhas subaquáticas do Gorringe, o objectivo é o de recolher dados e amostras ao meio, fauna e flora, permitindo uma melhor percepção do porquê da riqueza destes montes submarinos.
A minha missão nesta viagem era a de dar apoio ao mergulho, dentro e fora de água, seguindo directivas da equipa de Biólogos (Gonçalo Calado e Pedro Duarte) e do Zé Tourais. Esta viagem teve duas particularidades, comparativamente às realizadas até então pelo Zé Tourais ao Gorringe.
A primeira particularidade foi que considerando a embarcação de mergulho a utilizar (o Xu-Nauta) levamos cerca de 8 horas desde Portimão e o Ponto de mergulho.
A Segunda particularidade foi que a equipa de mergulho (Biologos) utilizou Rebreathers Evolution para efectuar os seus mergulhos.
Nesta viagem participaram 5 Biólogos (sendo que apenas dois mergulharam) 4 tripulantes (onde me incluo) e o Zé Tourais com papel de coordenar as actividades de mergulho.
Bem mas adiante, deixo um pequeno diário de bordo:
Dia 10 de Outubro
Iniciamos a preparação da viagem, no meu caso foquei-me mais na componente de mergulho, aproveitando o trabalho já realizado pelo Luis Sá Couto e Pedro Caleja no enchimento de vasilhame e preparação do equipamento, levamos então
- O2 e Ar em 18 garrafas para os Rebreathers.
- Nitrox 25 para 4 Garrafas de mergulho a utilizar pelo Zé Tourais, e 4 Bailout’s de 80Cf.
- Nitrox 80 em 4 Garrafas de BailOut/Deco
- 4 Rebreathers e Spares
- 2 Equipamentos OC completos.
Pelas 22 horas iniciamos o processo de arrumação do material de mergulho e quilos de equipamento científico na embarcação ( o combustível e alimentação estava já todo preparado).
Pelas 23:30 soltamos amarras e saímos de Portimão com um Sueste relativamente forte. Animação e festa foi o que tivemos durante umas milhas, tendo eu ido dormir pela 01:00h.
Dia 11 de Outubro
Acordei pelas 6:00, depois de umas horas dormidas ao som do mar a bater no casco, o dia ainda não tinha nascido e estávamos no meio do oceano. Quando cheguei à cabine de comando verifiquei que estávamos quase a chegar ao Ormond.
Foi tempo de preparar o pequeno-almoço da equipa, acordar os mergulhadores e toca a celebrar as 8 horas que levamos até ao local de mergulho.
Durante o período da manhã preparamos o equipamento de mergulho e científico tendo procurado colocar uma bóia no ponto de mergulho pelas 11 da manhã.
As diversas tentativas que fizemos foram infrutíferas levando a que pelas 13:00 optássemos por colocar através de mergulho um ferro e uma balona.
Primeiro mergulho
Objectivo fixar uma balona no local de mergulho, permitindo assim que o trabalho dos biólogos fosse feito com mais segurança.
Mergulhadores: Eu (Rebreather Inspiration) e Zé Tourais (OC)
Tempo de mergulho 15 minutos
Temperatura da água perto dos 21ºC
Saltamos do Xu-nauta quando foi dada a indicação de estarmos sobre o ponto (a 30m de profundidade), fizemos um percurso de natação de cerca de 3-4 minutos com corrente forte sendo a fase final sobre uma corrente descendente muito forte.
Aos 15-20m um cardume de lírios enormes e uma mancha escura dava a indicação de estarmos no caminho certo, aterramos na parede do monte aos 42m (cansado e com alguma narcose).
Um período curto para descansar e recompor o fôlego e começamos a tarefa de prender o pequeno ferro que levamos. Só vos posso dizer que foi impressionante a corrente sentida.
Durante a subida consegui ver todo o monte com clareza e é impressionante, do fundo (julgo que a 70 -80m) sai um pico elevado e escarpado com paredes próximas da vertical até aos 29m, depois volta a descer e aparece vindo do fundo um outro monte mais profundo.
Visibilidade estonteante, muita vida ao seu redor.
Segundo mergulho
Objectivo fixar uma segunda balona no local de mergulho, e recolha de fauna e flora por parte da equipa de biólogos.
Mergulhadores: Eu, Gonçalo Calado e Pedro Duarte (Rebreather Inspiration e Evolution) e Zé Tourais (OC)
Tempo de mergulho 45 minutos
Descemos pelo Cabo que tínhamos equipado, no entanto o Zé Levava um segundo cabo para fixarmos no fundo. Desta vez a corrente sentia-se mas o conforto do cabo deu segurança adicional. A grande maioria do trabalho foi feito na cota dos 34m, tendo no entanto atingido os 41m de profundidade máxima. Enquanto o Gonçalo e o Pedro efectuaram a recolha de amostras, consegui compreender a topografia do monte e validar a beleza do local. Só posso descrever como Impressionante!
O enorme cardume de ENORMES lírios acompanhou o mergulho desde os 15m. Tremelgas e Peixe porco abundavam, encontramos ainda Garoupa, Castanhetas e outros bicharocos J.
No final dos trabalhos ao iniciar a subida, um peixe porco achou que a minha pequena máquina fotográfica era dele, tendo tido até cerca dos 20m uma luta com ele, resultando de uma série de dentadas em mim e espero eu que pelo menos dois olhos negros nele.
Durante o resto do dia os biólogos efectuaram um sem fim de análises, medições e recolhas, ou seja o barco fervilhava de actividade. Como curiosidade ficamos a saber que em termos de temperatura a água aos 70m estava a cerca de 17ºC e que no que respeita a luminosidade medida na profundidade este monte regista mais luz do que o mar vermelho aos 70m
Pelas 20:00 fomos jantar seguido de cavaqueira e toca de ir para a cama que o dia foi cansativo.
Dia 12 de Outubro
Alvorada pelas 6:00 depois de
Efectuamos apenas uma imersão tendo sido ainda melhor que as anteriores. A rotina estava montada e como tal tudo correu sobre rodas.
Terceiro mergulho
Objectivo Recolha de fauna e flora por parte da equipa de biólogos.
Mergulhadores: Eu, Gonçalo Calado e Pedro Duarte (Rebreather Inspiration e Evolution) e Zé Tourais (OC)
Tempo de mergulho 45 minutos
Descemos pelo Cabo que tínhamos equipado. Desta vez a corrente não estava tão forte, os lírio atacaram aos 15m e de repente o monte, o mais engraçado é que a corrente deu a volta e mergulhamos no outro cume J. O Gonçalo e o Pedro voltaram ao trabalho de recolha de fauna e flora, tendo novamente tido tempo para ver o que nos rodeava. Fizemos o trabalho quase todo na casa dos 34m, tendo visto quilos de tremelgas por todo o lado.
Durante todo o dia continuaram os trabalhos de recolha, análise e medições várias, tendo zarpado para Portimão pelas 16:30 e chegado às 23:00.
Foi uma viagem fabulosa, os mergulhos correram muito bem e tudo aponta para que corram ainda melhor no futuro. A tripulação foi 5*, algumas rotinas foram montadas com sucesso, outras ainda estão a ser afinadas.
Foi interessante participar in loco com a equipa de investigação, a carga de recolha, análises e experiencias a efectuar exigiu muito de todos eles, principalmente se considerarmos que estávamos no meio do oceano J
Quanto ao navio, fiquei muito surpreendido pela positiva. Como plataforma de mergulho achei que é irrepreensível e fabuloso.
Tinha a percepção que com tanta parafernália de equipamento íamos ficar apertados mas na verdade conseguimos gerir sem problemas o espaço ocupado, e, não senti que houvesse caos durante os trabalhos.
Os camarotes são confortáveis, não são de luxo asiático como no mar vermelho, mas cumprem claramente o objectivo para o qual foram concebidos.
Outra surpresa foi o que se refere às condições da viagem, alguma vaga mas nada de mais, calor, céu limpo, pouco vento tornaram esta estadia um paraíso.
Deixo dois links da Subnauta sobre a expedição para quem quiser saber um pouco mais do que foi feito.
http://novo.subnauta....php?idPage=161
http://novo.subnauta...ge.php?idPage=8
Novamente um muito obrigado a todos os que participaram nesta expedição.