Jump to content

Photo

Expedição ao Gorringe, a minha Experiencia

Viagem Rebreather Gorringe Expedição

• Please log in to reply
6 replies to this topic

#1 jmascarenhas

jmascarenhas

God

• Utilizador Identificado
  • PipPipPipPipPipPip
  • 956 posts

• Qualificações de Mergulho:PADI OWSI, ANDI CSU Instructor, CCR Inspiration /Evolution L3 Instructor, TSD L3 Instructor
  • Profissão:Consultor

Posted 02 November 2011 - 04:00 PM

Queria partilhar convosco uma fantástica viagem que fiz. Algo que tão cedo não vou esquecer e não tenho maneira de expressar o meu agradecimento por esta oportunidade.

A convite da Subanuta, tive oportunidade de dar apoio aos mergulhos efectuados pelos biólogos do projecto Green Mount, durante uma expedição ao Gorringe.
Esta expedição serviu para realizar análises e recolha ao ecossistema das montanhas subaquáticas do Gorringe, o objectivo é o de recolher dados e amostras ao meio, fauna e flora, permitindo uma melhor percepção do porquê da riqueza destes montes submarinos.

A minha missão nesta viagem era a de dar apoio ao mergulho, dentro e fora de água, seguindo directivas da equipa de Biólogos (Gonçalo Calado e Pedro Duarte) e do Zé Tourais. Esta viagem teve duas particularidades, comparativamente às realizadas até então pelo Zé Tourais ao Gorringe.

A primeira particularidade foi que considerando a embarcação de mergulho a utilizar (o Xu-Nauta) levamos cerca de 8 horas desde Portimão e o Ponto de mergulho.
A Segunda particularidade foi que a equipa de mergulho (Biologos) utilizou Rebreathers Evolution para efectuar os seus mergulhos.

Nesta viagem participaram 5 Biólogos (sendo que apenas dois mergulharam) 4 tripulantes (onde me incluo) e o Zé Tourais com papel de coordenar as actividades de mergulho.

Bem mas adiante, deixo um pequeno diário de bordo:

Dia 10 de Outubro
Iniciamos a preparação da viagem, no meu caso foquei-me mais na componente de mergulho, aproveitando o trabalho já realizado pelo Luis Sá Couto e Pedro Caleja no enchimento de vasilhame e preparação do equipamento, levamos então
  • O2 e Ar em 18 garrafas para os Rebreathers.
  • Nitrox 25 para 4 Garrafas de mergulho a utilizar pelo Zé Tourais, e 4 Bailout’s de 80Cf.
  • Nitrox 80 em 4 Garrafas de BailOut/Deco
  • 4 Rebreathers e Spares
  • 2 Equipamentos OC completos.

Pelas 22 horas iniciamos o processo de arrumação do material de mergulho e quilos de equipamento científico na embarcação ( o combustível e alimentação estava já todo preparado).
Pelas 23:30 soltamos amarras e saímos de Portimão com um Sueste relativamente forte. Animação e festa foi o que tivemos durante umas milhas, tendo eu ido dormir pela 01:00h.

Dia 11 de Outubro
Acordei pelas 6:00, depois de umas horas dormidas ao som do mar a bater no casco, o dia ainda não tinha nascido e estávamos no meio do oceano. Quando cheguei à cabine de comando verifiquei que estávamos quase a chegar ao Ormond.
Foi tempo de preparar o pequeno-almoço da equipa, acordar os mergulhadores e toca a celebrar as 8 horas que levamos até ao local de mergulho.

Durante o período da manhã preparamos o equipamento de mergulho e científico tendo procurado colocar uma bóia no ponto de mergulho pelas 11 da manhã.
As diversas tentativas que fizemos foram infrutíferas levando a que pelas 13:00 optássemos por colocar através de mergulho um ferro e uma balona.

Primeiro mergulho
Objectivo fixar uma balona no local de mergulho, permitindo assim que o trabalho dos biólogos fosse feito com mais segurança.
Mergulhadores: Eu (Rebreather Inspiration) e Zé Tourais (OC)
Tempo de mergulho 15 minutos
Temperatura da água perto dos 21ºC

Saltamos do Xu-nauta quando foi dada a indicação de estarmos sobre o ponto (a 30m de profundidade), fizemos um percurso de natação de cerca de 3-4 minutos com corrente forte sendo a fase final sobre uma corrente descendente muito forte.
Aos 15-20m um cardume de lírios enormes e uma mancha escura dava a indicação de estarmos no caminho certo, aterramos na parede do monte aos 42m (cansado e com alguma narcose).
Um período curto para descansar e recompor o fôlego e começamos a tarefa de prender o pequeno ferro que levamos. Só vos posso dizer que foi impressionante a corrente sentida.
Durante a subida consegui ver todo o monte com clareza e é impressionante, do fundo (julgo que a 70 -80m) sai um pico elevado e escarpado com paredes próximas da vertical até aos 29m, depois volta a descer e aparece vindo do fundo um outro monte mais profundo.
Visibilidade estonteante, muita vida ao seu redor.

Segundo mergulho
Objectivo fixar uma segunda balona no local de mergulho, e recolha de fauna e flora por parte da equipa de biólogos.
Mergulhadores: Eu, Gonçalo Calado e Pedro Duarte (Rebreather Inspiration e Evolution) e Zé Tourais (OC)
Tempo de mergulho 45 minutos

Descemos pelo Cabo que tínhamos equipado, no entanto o Zé Levava um segundo cabo para fixarmos no fundo. Desta vez a corrente sentia-se mas o conforto do cabo deu segurança adicional. A grande maioria do trabalho foi feito na cota dos 34m, tendo no entanto atingido os 41m de profundidade máxima. Enquanto o Gonçalo e o Pedro efectuaram a recolha de amostras, consegui compreender a topografia do monte e validar a beleza do local. Só posso descrever como Impressionante!
O enorme cardume de ENORMES lírios acompanhou o mergulho desde os 15m. Tremelgas e Peixe porco abundavam, encontramos ainda Garoupa, Castanhetas e outros bicharocos J.
No final dos trabalhos ao iniciar a subida, um peixe porco achou que a minha pequena máquina fotográfica era dele, tendo tido até cerca dos 20m uma luta com ele, resultando de uma série de dentadas em mim e espero eu que pelo menos dois olhos negros nele.

Durante o resto do dia os biólogos efectuaram um sem fim de análises, medições e recolhas, ou seja o barco fervilhava de actividade. Como curiosidade ficamos a saber que em termos de temperatura a água aos 70m estava a cerca de 17ºC e que no que respeita a luminosidade medida na profundidade este monte regista mais luz do que o mar vermelho aos 70m

Pelas 20:00 fomos jantar seguido de cavaqueira e toca de ir para a cama que o dia foi cansativo.

Dia 12 de Outubro

Alvorada pelas 6:00 depois de
Efectuamos apenas uma imersão tendo sido ainda melhor que as anteriores. A rotina estava montada e como tal tudo correu sobre rodas.

Terceiro mergulho
Objectivo Recolha de fauna e flora por parte da equipa de biólogos.
Mergulhadores: Eu, Gonçalo Calado e Pedro Duarte (Rebreather Inspiration e Evolution) e Zé Tourais (OC)
Tempo de mergulho 45 minutos

Descemos pelo Cabo que tínhamos equipado. Desta vez a corrente não estava tão forte, os lírio atacaram aos 15m e de repente o monte, o mais engraçado é que a corrente deu a volta e mergulhamos no outro cume J. O Gonçalo e o Pedro voltaram ao trabalho de recolha de fauna e flora, tendo novamente tido tempo para ver o que nos rodeava. Fizemos o trabalho quase todo na casa dos 34m, tendo visto quilos de tremelgas por todo o lado.

Durante todo o dia continuaram os trabalhos de recolha, análise e medições várias, tendo zarpado para Portimão pelas 16:30 e chegado às 23:00.

Foi uma viagem fabulosa, os mergulhos correram muito bem e tudo aponta para que corram ainda melhor no futuro. A tripulação foi 5*, algumas rotinas foram montadas com sucesso, outras ainda estão a ser afinadas.
Foi interessante participar in loco com a equipa de investigação, a carga de recolha, análises e experiencias a efectuar exigiu muito de todos eles, principalmente se considerarmos que estávamos no meio do oceano J

Quanto ao navio, fiquei muito surpreendido pela positiva. Como plataforma de mergulho achei que é irrepreensível e fabuloso.
Tinha a percepção que com tanta parafernália de equipamento íamos ficar apertados mas na verdade conseguimos gerir sem problemas o espaço ocupado, e, não senti que houvesse caos durante os trabalhos.
Os camarotes são confortáveis, não são de luxo asiático como no mar vermelho, mas cumprem claramente o objectivo para o qual foram concebidos.

Outra surpresa foi o que se refere às condições da viagem, alguma vaga mas nada de mais, calor, céu limpo, pouco vento tornaram esta estadia um paraíso.

Deixo dois links da Subnauta sobre a expedição para quem quiser saber um pouco mais do que foi feito.
http://novo.subnauta....php?idPage=161

http://novo.subnauta...ge.php?idPage=8

Novamente um muito obrigado a todos os que participaram nesta expedição.
Zé Maria Mascarenhas

"Men Wanted: For hazardous journey. Small wages, bitter cold, long months of complete darkness, constant danger, safe return doubtful. Honour and recognition in case of success."
Anuncio de recrutamento de homens para Expedições organizadas por Sir Ernest Shackleton

#2 Ricardo Germano

Ricardo Germano

God

• PipPipPipPipPipPip
  • 8667 posts

• Qualificações de Mergulho:Treinador Nacional 2 - SSI OW Instructor - DDI Instructor - CMAS M1 Instrutor - SSI Hypoxic Trimix 100m - GUE F
  • Profissão:Agora mais calmo...

Posted 02 November 2011 - 04:47 PM

Obrigado pela partilha! Excelente "aventura" de investigação. Continua a relatar-nos essas fantásticas experiências.

E Jamantas? Ou outros "peixões"? Não viste mais nada?

Quem financia estas expedições? Alguma universidade?

#3 jmascarenhas

jmascarenhas

God

• PipPipPipPipPipPip
  • 956 posts

• Qualificações de Mergulho:PADI OWSI, ANDI CSU Instructor, CCR Inspiration /Evolution L3 Instructor, TSD L3 Instructor

Posted 02 November 2011 - 09:37 PM

Obrigado pela partilha! Excelente "aventura" de investigação. Continua a relatar-nos essas fantásticas experiências.

E Jamantas? Ou outros "peixões"? Não viste mais nada?

Quem financia estas expedições? Alguma universidade?

Não vimos Jamantas e outros peixões, quer dizer na superficie vimos baleias e golfinhos. Foi aquilo que mais me surpreendeu.

Este projecto (Green Mount) pelo que percebi é financiado com fundos comunitários, dessa forma os gestores de projecto na fase de candidatura apresentaram os diversos custos inerentes à sua realização. Neste caso julgo que são as Universidades Fernando Pessoa e a Lusófona quem lideram o projecto. Penso que foi o mesmo o ano passado ou há dois anos com o creola.

Segundo o que me foi dado a entender, a decisão por esta embarcação para este projecto foi devido à grande facilidade com que se vai ao gorringe (desde que não haja ninguém pre-reservado) e estar feita para o mergulho, o que permite realizar mergulhos sem limitação. no caso do Creola é necessário agendar previamente a viagem, sendo que se estiver mau tempo ..... Azar.
Zé Maria Mascarenhas

"Men Wanted: For hazardous journey. Small wages, bitter cold, long months of complete darkness, constant danger, safe return doubtful. Honour and recognition in case of success."
Anuncio de recrutamento de homens para Expedições organizadas por Sir Ernest Shackleton

#4 Ricardo Germano

Ricardo Germano

God

• PipPipPipPipPipPip
  • 8667 posts

• Qualificações de Mergulho:Treinador Nacional 2 - SSI OW Instructor - DDI Instructor - CMAS M1 Instrutor - SSI Hypoxic Trimix 100m - GUE F
  • Profissão:Agora mais calmo...

Posted 03 November 2011 - 08:11 AM

Calculei que fosse um projecto com apoio da UE. Deve ser como os vários programas da Biomares.

Sem comparação. O Xunauta é uma belíssima base de mergulho. O Creola é muito giro e nostálgico, mas não é de todo a plataforma mais apropriada para essas expedições. E com a vantagem de estarem em Portimão, o Gorringe fica a um "pulinho"!

Têm já previsões de novas explorações e "aventuras"?

#5 jmascarenhas

jmascarenhas

God

• PipPipPipPipPipPip
  • 956 posts

Posted 03 November 2011 - 10:44 AM

Calculei que fosse um projecto com apoio da UE. Deve ser como os vários programas da Biomares.

Sem comparação. O Xunauta é uma belíssima base de mergulho. O Creola é muito giro e nostálgico, mas não é de todo a plataforma mais apropriada para essas expedições. E com a vantagem de estarem em Portimão, o Gorringe fica a um "pulinho"!

Têm já previsões de novas explorações e "aventuras"?

Olha não sei de datas, mas sei que vão lá mais vezes. Ficou "agendada" uma viagem agora ao Gettysburg e acredito que haja bastantes mais aos dois montes.
Uma coisa interessante foi o interesse dos biologos em fazer recolhas a maiores profundidades, mas a logistica desse mergulho é diferente como calculas e implica mais treino, planeamento e rotinas serias, mas lá que seria giro seria :).

A visão da forma como as montanhas surgem na sunda de fundo é fantastica, vindo do nada (mais de 900m sai um pico que se eleva para 600m, seguido de uma subida pouco calma até mais ou menos os 120-200m para ficar um planalto nos 100m, vários montes aos 80-70m e de repente aparece o ormond. uma montanha fantastica.
Zé Maria Mascarenhas

#6 ManelArsenico

ManelArsenico

Newbie

• Members
  • Pip
  • 1 posts

• Qualificações de Mergulho:Advanced

Posted 28 May 2012 - 08:31 AM

Bela graxa ao sogro sim senhor, tudo "muita" lindo

#7 jmascarenhas

jmascarenhas

God

• PipPipPipPipPipPip
  • 956 posts

Posted 30 May 2012 - 03:34 PM

Queres um beijinho?
Zé Maria Mascarenhas

Also tagged with one or more of these keywords: Viagem, Rebreather, Gorringe, Expedição