Olá Amigos,
O Rui Crispim mostrou a vontade e eu pedi-lhe ajuda para por de pé mais um encontro do Fórum de Mergulho!
Todas as propostas são válidas e interessantes, mas é preciso tomar decisões e dessa forma, o Castelo de Bode, apresenta-se como uma alternativa diferente do habitual.
Como o JB escreve e bem, o Castelo de Bode apresenta algumas limitações e riscos, mas ao fim ao cabo, todos os locais que tivéssemos de escolher, teriam as suas vantagens e desvantagens.
Ir às Berlengas é sempre excelente. A qualidade dos mergulhos e dos centros que ali operam não está em causa... Por outro lado seria repetir novamente o local...
As Berlengas têm a vantagem de serem centrais (em relação à geografia do país), como também o Castelo de Bode é...
Têm a vantagem de ter excelente apoio logístico, mas precisam de barcos, situação que no Castelo de Bode terá de ser mais na lógica da "auto-suficiência", mas dispensa o uso de barcos e lavagem do equipamento...
Têm custos associados a mergulhos e refeições que no Castelo de Bode podem ser minimizados...
Têm apoio de um belíssimo centro de mergulho e do seu staff profissional, o que poupa trabalho e preocupação aos "organizadores" deste encontro...
Mas é preciso perceber que os "organizadores" deste encontro somos TODOS NÓS, membros do Fórum ou simples adeptos de mergulho e do bom convívio, mergulhadores devidamente certificados, dispostos a ir mergulhar a Castelo de Bode e contribuir para um dia de agradável convívio.
Quem mergulha ou já mergulhou no Castelo de Bode tem ideia das diferenças desse tipo de mergulho comparado com o mergulho no mar...
Se ao nível de controlo de flutuabilidade, visibilidade, luz ambiente e densidade da água existem diferenças que podem dificultar a performance de mergulhadores inexperientes, também é verdade que não havendo deslocação de barco, sem corrente ou agitação marítima, sem sal e sem perdas de tempo e trabalho em "lavagens", outros factores são facilitados...
Há outra ideia errada que considero importante desmistificar... Um mergulhador OWD, como o próprio nome indica, é um "mergulhador autónomo" de águas abertas... Dependendo da forma como se aborda o mergulho no Castelo de Bode, este pode ser considerado de "águas abertas" ou até de "águas confinadas", sendo possível em certos locais da albufeira, usar a barragem como se de uma "piscina" se tratasse...
Todos os que vão a este encontro são mergulhadores certificados... Não temos a pretensão, o tempo ou a capacidade de num encontro destes acompanhar lado a lado todos os presentes.
Mas habitualmente temos gente suficiente (eu, o JB, o Rprot e mais meia dúzia de malta com experiência e gosto de ajudar), com experiência no local e que são instrutores, divemasters ou mergulhadores bastante experientes, disponíveis para explicar e ajudar no que for preciso, numa lógica de amizade, entreajuda e simpatia. Afinal o mergulho é isso mesmo. E fazê-mo-lo de forma gratuita e voluntária. Até hoje tem sido sempre assim.
Embora estejamos a tentar ter apoio logístico de um centro de mergulho no local, para aluguer de equipamentos e enchimento de garrafas, a fazer-se como foi imaginado pelo RCrispim, os participantes são mergulhadores certificados e sabem melhor que ninguém avaliar as suas capacidades de "enfrentar" o Castelo de Bode. Mas contam com a nossa ajuda.
Para quem nunca foi, mas tem vontade, desde que oiça o "briefing" com atenção, respeite as indicações e os seus próprios limites (experiência e certificação), o Castelo de Bode oferece mergulhos para todos, de OWD a mergulhadores técnicos avançados! E tudo na mesma zona, bastando afastar-se mais ou menos da margem da barragem!
Existe em Portugal alguma dificuldade em assumir que há certificações OWD (e outras) mal atribuídas... Se um mergulhador não está ainda com capacidade para ter autonomia e necessita da companhia de um instrutor ou divemaster, ainda não reúne condições para ser OWD... Deveria ser certificado como ScubaDiver e é na mesma um mergulhador. A diferença é que instrutor e mergulhador reconhecem que são necessárias mais horas de formação/experiência, para que o mergulhador se sinta seguro e à vontade com outro mergulhador com certificação idêntica...
Tal situação é muitas vezes vista como um "handicap" ou fragilidade do mergulhador ou candidato a mergulhador... Ou até como falta de qualidade do instrutor que não conseguiu ensinar rápida e eficientemente o seu aluno... Ou ainda como forma do instrutor querer ganhar dinheiro, obrigando o aluno a mais acompanhamento...
Comigo não. Não tenciono certificar alunos que não demonstrem atingir condições para serem autónomos. Para sua própria segurança e meu descanso. Eu seria um mau profissional se pensasse de outra forma. Pode levar mais tempo, implicar mais dinheiro e dedicação da minha parte, mas por uma questão de coerência, tenho de ser honesto com todos os alunos e explicar sempre que necessário a razão porque considero importante fazer mais aulas/mergulhos antes de os tornar mergulhadores autónomos. Quem achar esta abordagem errada, pois tem outros instrutores, outras agências e outras filosofias, que eu só tenho de aceitar.
Posto isto, reitero que o Castelo de Bode dá para toda a gente, até para "Scubadivers", sendo que neste caso, tal como no mar, devem ser acompanhados por um instrutor ou alguém devidamente certificado e com experiência no local.
O Castelo de Bode, sendo diferente do mar, não é um "bicho papão".
Que ninguém tenha medo do local que é aprazível e magnífico para mergulhar. Não tem os encantos de fauna e flora marinhos. Não tem a luminosidade do mar... Não deixa sal nos lábios...
Mas exige menos lastro, saímos da água com o equipamento lavado e muito bem lavado... Tem ruínas, achigãs, percas, lagostins, cágados... Tem sedimento que reduz a visibilidade a zero em segundos... Por isso o controlo de flutuabilidade e técnicas de natação serem tão importantes. Muito mais que no mar... Mas não devia ser sempre assim? Mesmo no mar as gorgónias, nudis e demais fauna e flora subaquáticas agradecem...
Na barragem não há "tubarões"...

Podem haver troncos e ramos, mas não se "agarram" a nós. Ouvindo o briefing e respeitando as indicações e limites pessoais, mergulhar em barragem é tão seguro como no mar... Se por qualquer erro ou dificuldade técnica ficarem sem visibilidade, pois basta nadar mais um pouco ou subir calmamente... Lembrem-se que se nunca tentarem o mergulho em barragem, nunca vão perceber como é e vão sempre ficar "presos" ao que leram ou ouviram dizer.
Quem for à espera de corais e peixinhos coloridos, águas transparentes com 50 metros de visibilidade e temperatura de 30ºC, vai sair defraudado.
Mas no Castelo de Bode, com alguma regularidade, apanha-se visibilidade de 10 metros (enquanto se tiver cuidado de não levantar sedimento), temperatura da água à superfície de 18 a 26ºC (pois a partir dos 10-15 metros, temperaturas de 10 a 15ºC, variando entre mais frio no inverno e quente no verão, são possíveis), bastante peixe e lagostins, cágados simpáticos...
Bom... O desafio está lançado e há vários participantes neste encontro com capacidade e conhecimento para ajudar quem quiser ir e precise de ajuda.
Seja que tipo de ajuda for. Peça!
Não tenha qualquer vergonha.
Ao contrário do que "palermas" possam pensar, pedir ajuda e dar a conhecer as suas dificuldades, não é sinónimo de fragilidade ou incompetência, mas pelo contrário, é uma demonstração de maturidade, inteligência e humildade. Diria mais... É uma demonstração de conhecimento e reconhecimento.
Quem quiser esclarecer qualquer dúvida e prefira fazê-lo em privado, pois pode usar as "mensagens privadas" do Fórum ou contactar-me por email ricardogermano@gmail.com
Vamos fazer uma festa no Castelo de Bode!