Amigos,
Vamos todos ser realistas!
O "Encontro Anual do Fórum de Mergulho" tem sido habitualmente uma festa, mais que um dia de excepcionais mergulhos...
Ainda o ano passado, nas Berlengas, pudemos ter essa festa, apesar de acabarmos sempre todos mais afastados, quer pela distribuição dos participantes nos barcos, quer pelo facto de que tendo as imersões um custo associado e ocuparem grande parte do dia, sobrarem poucos elementos para o convívio/jantar...
Mas o apoio de um centro de mergulho é muito importante e devemos valorizá-lo!
Lembrem-se que os centros de mergulho são um negócio, é verdade. Mas são negócios legítimos e necessários à prática da nossa modalidade favorita.
Tal como a maioria de nós não costura a sua própria roupa, não se auto-consulta na doença, não arranca os seus próprios dentes, não repara o motor do seu carro, não vai matar vacas para ter bifes nem cavar terra para ter alfaces, recorrendo a profissionais e mais ou menos intermediários, no mergulho, contar com apoio de profissionais é ainda mais importante sob os mais variados aspectos.
Obviamente, haverá muitos mergulhadores, que sendo eles "profissionais" do mergulho recreativo ou quase, fruto de muita experiência e conhecimento, poderão não sentir necessidade de apoio, tal como alguns de nós percebem de mecânica ou abater vacas, mas não podemos tomar a parte pelo todo.
Pelo exposto, agrada-me mais uma solução que envolva o centro de mergulho local, ainda que se procure tornar o evento o mais económico possível.
Como é evidente, o centro de mergulho é um negócio e não tem qualquer obrigação de praticar os preços que nós desejamos ou gostaríamos, nem tem qualquer obrigação de prestar ajuda ou guiar pessoal só porque lhes vamos alugar equipamento.
Dito isto vamos procurar uma solução compatível, que se possível possa envolver o centro de mergulho simpático que é o Ruínas Sub e seu excelente staff...
Pensou-se no Castelo de Bode por três motivos principais:
- Em ano de crise, o custo associado que na barragem pode ser quase "zero", desde que se tenha equipamento e experiência necessária;
- Variar o local face a anos anteriores;
- Permitir mais convívio aos participantes.
O que não desejamos é:
- Criar ou aumentar o risco de incidentes e/ou acidentes entre os participantes, derivado de facilitismos e simplificações, com poupanças da treta... Afinal quanto vale o nosso prazer e bem estar?
O mergulho no Castelo de Bode apresenta diferenças do mergulho no mar. Se entrarmos com o mesmo "granel" que no mar, a maioria dos presentes pela primeira vez, ou os mais inexperientes não vão ter uma experiência agradável!
Uma coisa é um pequeno grupo de 10 a 15 mergulhadores, que se dividem em dois ou três subgrupos, liderados cada um por um guia que já conhece o local e iniciam o mergulho à vez, respeitando o "briefing", sob pena de estragarem o mergulho a quem vai a seguir... Ainda assim, é possível fazendo percursos ligeiramente diferentes, todos os pequenos subgrupos desfrutarem do mergulho na mesma zona, mesmo que alguém por distracção ou inexperiência, levante sedimento e anule a visibilidade em determinado ponto.
Outra coisa é termos 60 mergulhadores com as mais variadas experiências, certificações e motivações, como em anos anteriores onde tivemos excelente apoio do centro de mergulho em Peniche, a entrarem todos no mesmo, cheios de boa vontade e até com eventual respeito pelas informações do "briefing", mas inevitavelmente podem resultar problemas, até com alguma gravidade!
Apesar de fácil, não é de todo a mesma coisa que uma limpeza subaquática a 2 metros de profundidade, numa praia que não afunda mais que 3 metros, onde a visibilidade mesmo que seja ZERO, não impede a chegada à superfície em duas "barbatanadas"!
Na barragem a profundidade cai muito rapidamente e em socalcos... Temos de saber o que estamos a fazer...
Na barragem vamos estar mais negativos (usando o mesmo lastro), num ambiente mais escuro, soturno, desconhecido para muitos e por isso, para mim é impensável meter as tais 60 pessoas na água sem uma logística ULTRA BEM DEFINIDA e que conte com apoio de profissionais e embarcação.
Está em jogo a segurança de pessoas! A NOSSA SEGURANÇA!
Peço por tudo o que vos estou a escrever, que não olhem ao preço, mas olhem à SEGURANÇA, CONFORTO E PRAZER, que afinal são a razão de praticarmos a nossa modalidade favorita.
Dependendo o número de inscritos, creio que temos de equacionar apoio próximo do centro de mergulho e seus profissionais.
Eu posso assumir sem qualquer custo a responsabilidade por dar a conhecer Castelo de Bode a um número muito limitado de pessoas.
Por razões de bom senso, segurança e rigor, não posso, nem quero, assumir a responsabilidade por levar dezenas de pessoas a imergir num ambiente como Castelo de Bode... Mas também não o faria em qualquer outro lugar do Mundo, nem em águas quentes e com 60 ou mais metros de visibilidade...
Para ajudar a que as imersões sejam seguras e decorram com alegria e prazer, temos precisamente os profissionais e os centros de mergulho. Entendem?
Não quero refrear com este post a alegria e motivação para participarmos todos nesta festa. Mas vamos TODOS reflectir em conjunto e procurar a melhor solução.
Tenho ainda que agradecer a dedicação e trabalho do Rcrispim e do Crazydiver, que têm a minha total confiança, apoio e solidariedade na organização deste evento. Também têm total autonomia.
Uma vez que se ofereceram para ajudar e eu acredito que é sempre preciso novas caras, ideias e soluções, sei que estão a dar o seu melhor. Vamos todos ajudá-los?
Para o caso de um grupo grande (mais de 20 pessoas), deixo apenas como sugestão um programa deste género:
- Apoio do Centro de Mergulho com embarcação (eventualmente 2 embarcações) no local e a possibilidade de distribuir os mergulhadores por diferentes spots próximos, cada grupo guiado por um responsável/profissional com experiência.
- Almoço piquenique junto às viaturas/local de embarque, aproveitando as mesas de betão existentes no local e contando com o apoio do pequeno restaurante que ali existe se necessário.
Em termos de horários, algo como:
- 9h30 - Encontro junto à Estalagem "Lago Azul", em Castanheira, Ferreira do Zêzere.
- 10h30 - Entrada na água e início da primeira imersão. Soluções embarcadas e por terra em função do nível de experiência, certificação e disposição do mergulhador.
- 12h30 - Preparação do piquenique, juntando a comida de todos e respectivos acompanhantes e familiares não mergulhadores... O Ruínas Sub tem além de mergulho, mais possibilidades de actividades para não mergulhadores, como passeios TT, creio que kayaks, motos-4, etc... Talvez haja interessados... Também é agradável fazer praia naquele local, desde que esteja um dia de sol... Até há ou havia uma piscina flutuante!
Se chover, temos de contar com local abrigado para o piquenique... No local indicado há solução de improviso, mas creio que também aqui o Ruínas Sub pode dar um contributo excelente.
- 15h00 - Segundo mergulho do dia nos mesmos moldes do primeiro, mas agora já com mais experiência...
-17h00 - Saindo da água com o material já bem lavado em água doce, melhor do que alguma vez esteve, arrumamos tudo e comemos "os restos" do piquenique ou jantamos num dos magníficos restaurante de Ferreira do Zêzere... Também aqui, o Ruínas Sub pode sugerir e até marcar por nós esse jantar...
Digam então da vossa justiça...
Quanto a preços, algo intermédio seria interessante... Nem os 5 euros, nem os 50 euros... Mas 15 a 25 euros, para termos apoio, segurança e equipamento (garrafas/lastro) do centro de mergulho seria muito bom... E talvez ainda dê para os tais brindes... Penso eu.
Se formos só 10 ou 20, então eu e mais 2 ou 3 mergulhadores com boa vontade e experiência no local, assumiremos a responsabilidade do dia, explicando tudo e guiando os pequenos grupos... Nesse caso, se todos forem auto-suficientes, levando todo o equipamento, não gastamos absolutamente nada.
Digam da vossa justiça.