Boa tarde a todos!
Gostaria de pedir a vossa opinião no que diz respeito à aquisição e registo de uma ER usada, adquirida na União Europeia.
Já fui lendo algumas opiniões mas não vi nada esclarecedor. Aliás, algo que não encontrei, e que seria útil tanto para mim como para muitos outros interessados em ingressar na vida marítima, seria um caso de estudo concreto de aquisição de uma ER, processo de registo e manutenção, averiguação de categoria, cálculo de taxas/impostos, e seguro.
Mas voltando ao tópico, a minha questão prende-se essencialmente com o custo do registo/legalização, porque no que toca aos impostos já estou a par da legislação (extremamente pesada para barcos a motor!). Imaginemos que adquiro uma ER usada aqui ao lado em Espanha. Quais os custos que advém em registá-la cá em Portugal?
Acho estranho não haver este tipo de informação na internet, quando o estado hoje em dia procura colocar tudo na internet para o contribuinte se manter informado.
Registo de ER adquirida na UE
Started by
Vasco Oliveira
, Jun 01 2012 08:08 AM
Registo embarcação estrangeiro
1 reply to this topic
Posted 01 June 2012 - 08:08 AM
-- There are 10 kinds of people in this world. Those who can read binary, and those who don't --
Posted 13 August 2012 - 08:29 PM
Boa noite acabei me de me juntar aqui ao forum n pratico mergulho mas sim uso embarcação de recreio para passear e fazer desporto náutico.
Tratei a cerca de 3 meses legalizar uma embarcação proveniente da Inglaterra do estado das Ilhas do Canal.
O k se tem de fazer para se adquirir um barco no estrangeiro :
Pode se legalizar qualquer barco sem custos de imposto até 7.5mt de comprimento com mais metros é necessário ir a alfandega de Leixões (exp), e aí tem k pagar imposto.
Dentro da comunidade europeia há a zona fiscal e não fiscal ou seja a zona não fiscal nao pagam iva lá exp de Ilhas do Canal, ilha do homem isto tudo pertencente ao UK , ilhas das canárias , suíça. Luxemburgo, andorra qualquer embarcação ou veiculo k venha para portugal tem k pagar o iva cá se a embarcação custar 2000£ tem k se fazer 2000*23%.
Alem disso tem k se trazer uma declaração amigável da venda da embarcação ( caso feita entre particulares) e um comprovativo de desafalgamento do barco no país de origem ou seja o cancelamento da matricula de lá.
Se optarem por comprar uma embarcação no UK França Espanha Itália Alemanha etc fora os outros estados k mencionei só tem k fazer o seguinte vão comprar o barco trazem um papel de lá como fui desalfandegado ( cancelamento da matricula) levar os documentos do barco ir a uma casa de traduções , para fazer a tradução dos documentos e ir a uma capitania registar o 1 registo a mim ficou cerca de 200e mas a capitania veio ao local fazer a inspecção do barco dentro de agua e fora, e fazer o seguro k fica por 45e ano! algumas duvidas estejam a vontade eu posso esclarecer!
Tratei a cerca de 3 meses legalizar uma embarcação proveniente da Inglaterra do estado das Ilhas do Canal.
O k se tem de fazer para se adquirir um barco no estrangeiro :
Pode se legalizar qualquer barco sem custos de imposto até 7.5mt de comprimento com mais metros é necessário ir a alfandega de Leixões (exp), e aí tem k pagar imposto.
Dentro da comunidade europeia há a zona fiscal e não fiscal ou seja a zona não fiscal nao pagam iva lá exp de Ilhas do Canal, ilha do homem isto tudo pertencente ao UK , ilhas das canárias , suíça. Luxemburgo, andorra qualquer embarcação ou veiculo k venha para portugal tem k pagar o iva cá se a embarcação custar 2000£ tem k se fazer 2000*23%.
Alem disso tem k se trazer uma declaração amigável da venda da embarcação ( caso feita entre particulares) e um comprovativo de desafalgamento do barco no país de origem ou seja o cancelamento da matricula de lá.
Se optarem por comprar uma embarcação no UK França Espanha Itália Alemanha etc fora os outros estados k mencionei só tem k fazer o seguinte vão comprar o barco trazem um papel de lá como fui desalfandegado ( cancelamento da matricula) levar os documentos do barco ir a uma casa de traduções , para fazer a tradução dos documentos e ir a uma capitania registar o 1 registo a mim ficou cerca de 200e mas a capitania veio ao local fazer a inspecção do barco dentro de agua e fora, e fazer o seguro k fica por 45e ano! algumas duvidas estejam a vontade eu posso esclarecer!