Tubarão no Tejo... Que espécie será?
Posted 14 June 2012 - 07:32 AM
Tubarão no Tejo na zona de Oeiras no início de Junho...
Cuidado com "enfiões" à cintura...
Curiosamente ou não, pelos mesmos dias, desapareceu um jovem após um mergulho na praia...
Não deve ter nada a ver, mas dá que pensar.
Não parece um tubarão frade, mas não tenho certezas.
Alguém consegue identificar o bichinho?

Posted 14 June 2012 - 10:32 AM
Não mostra receio do barco e não é esguio como uma tintureira ou tubarão azul, nem rápido como um mako, as duas espécies mais vistas nas nossas águas. Aparenta ter entre 1,5 e 2m, tamanho esse que também não é normal nem para uma tintureira nem para um mako.
No 4º vídeo vê-se que os lobos da barbatana caudal são simétricos e só me ocorrem duas espécies, daquele tamanho, em que isso acontece.
A forma de nadar calma e o rasgar da superfície com a barbatana dorsal, nessas duas, só conheço uma que faz.
É um caso para ser validado por biólogos e entidades marítimas, mas... ai o que eu gostava
Posted 14 June 2012 - 11:41 AM
Posted 14 June 2012 - 02:46 PM
Já tinha visto esta notícia e estas imagens. É de veras muito estranho, pois passa-se em frente a Caxias / praia de Santo Amaro de Oeiras.
Não mostra receio do barco e não é esguio como uma tintureira ou tubarão azul, nem rápido como um mako, as duas espécies mais vistas nas nossas águas. Aparenta ter entre 1,5 e 2m, tamanho esse que também não é normal nem para uma tintureira nem para um mako.
No 4º vídeo vê-se que os lobos da barbatana caudal são simétricos e só me ocorrem duas espécies, daquele tamanho, em que isso acontece.
A forma de nadar calma e o rasgar da superfície com a barbatana dorsal, nessas duas, só conheço uma que faz.
É um caso para ser validado por biólogos e entidades marítimas, mas... ai o que eu gostava![]()
Mas diz lá o teu palpite?!
Tigre?

Posted 14 June 2012 - 04:35 PM
Embora já tenha visto e revisto o 4º video que é o que tem mais detalhe algumas 40 vezes, parando quase frame a frame para ver particularidades da caudal, não consigo identificar uma especial da especie que estou a pensar. Também a dorsal me parece pequena para o que estava a pensar, no entanto... dúvidas, dúvidas, dúvidas. Falam em 4m no filme, parece-me menor, mesmo assim é bem grande.
Frade não me parece ser sinceramente. Tens aqui um video de um frade no algarve e o estilo nanatório não me parece sequer semelhante, aquela barbatana caudal é bem mais rigida e nunca chegas a ver nenhum "nariz" de fora.
A tintureira ou tubarão azul é uma especie oceanica e de águas profundas. Não me parece plausivel que venha a águas pouco profundas e sem visibilidade.
Disse no post anterior que o tamanho do animal era muito grande para uma tintureira, erro meu, uma tintureira pode chegar aos 3,8 metros(wikipedia).
Um mako ou anequim é electrico, nunca para, muito menos nadar áquela velocidade, penso eu de que, sendo também uma espécie oceanica, que gosta de ter uma grande coluna de água por baixo dele.
Edited by xHORNETx, 14 June 2012 - 04:37 PM.
Posted 14 June 2012 - 04:37 PM
Edited by xHORNETx, 14 June 2012 - 04:38 PM.
Posted 15 June 2012 - 04:16 PM
Posted 15 June 2012 - 05:39 PM
Posted 15 June 2012 - 07:04 PM
Nop, os lobos da caudal do Tigre não são simétricos. Vou guardar a minha opinião para mim.
Não consigo identificar uma especial da especie que estou a pensar. Também a dorsal me parece pequena para o que estava a pensar, no entanto... dúvidas, dúvidas, dúvidas. Falam em 4m no filme, parece-me menor, mesmo assim é bem grande.
Aqui vai uma foto da única outra possível espécie IMHO. Não creio todavia ser o caso aqui, dada a quase ausência de referencias, avistamentos e capturas nas nossas águas (que eu saiba) mas com falta de mais imagens é muito difícil confirmar-se de facto qual a espécie.
Posted 15 June 2012 - 07:51 PM
O mesmo artista mas a exibir-se noutras águas...
Desculpa-me discordar, mas isto são tintureiras. IMHO, nada a ver com o que se vê nas filmagens em questão.
Posted 15 June 2012 - 08:03 PM
Aqui vai uma foto da única outra possível espécie IMHO. Não creio todavia ser o caso aqui, dada a quase ausência de referencias, avistamentos e capturas nas nossas águas (que eu saiba) mas com falta de mais imagens é muito difícil confirmar-se de facto qual a espécie.
Estou mesmo muito inclinado para que seja esta a espécie que se vê nos vídeos, de seu nome Lamna nasus ou Portbeagle como é mais conhecido. Sendo ela também um mackerel e tendo nós nas nossas águas o seu primo, o anequim, "aposto nele".
Devo confessar que pro breves instantes me tenha regozijado com a ideia de ser um C.C. juvenil, no entanto era apenas a minha imaginação a voar alto.
Edited by xHORNETx, 15 June 2012 - 08:04 PM.
Posted 18 June 2012 - 01:27 PM
Devo confessar que pro breves instantes me tenha regozijado com a ideia de ser um C.C. juvenil, no entanto era apenas a minha imaginação a voar alto.
Hehe pois, mas era algo que não se via todos os dias, isso é certo!
Cumps
Posted 28 June 2012 - 11:08 PM
Posted 29 June 2012 - 07:35 AM
Posted 30 June 2012 - 05:03 PM
Posted 30 June 2012 - 09:45 PM

Posted 03 July 2012 - 02:44 PM