Jump to content

Photo

Estrear a secção =)

• Please log in to reply
13 replies to this topic

#1 JCarregoso

JCarregoso

God

• Utilizador Identificado
  • PipPipPipPipPipPip
  • 884 posts

• Qualificações de Mergulho:Bubblemaker
  • Profissão:Enfermeiro (Bloco Op.)

Posted 15 May 2002 - 12:06 PM

Olá  ;D

Apeteceu-me estrear a secção, portanto tenho de inventar alguma coisa para perguntar  :P

Rock, em termos de mergulho recreativo, quando uma pessoa tá seriamente constipada, tenta desentupir o nariz c uns descongestionantes...etc etc e se aquilo não desentupir azar, n se mergulha...
A pergunta é a seguinte...em termos de mergulho profissional suponho que "trabbalho é trabalho" e que n se dêem a esse "luxo" de decidir se mergulham ou não.
Há algum tipo de..."tratamento" antes do mergulho que costumes fazer?

Eu (sou mergulhador recreativo) inspiro àgua pelas narinas e limpo "os canos" ::) até hoje tem sempre dado bom resultado... ::)

É uma duvida um bocado estupida, mas aqui fica a pergunta para mergulhadores amadores e profissionais... ;D  ;)

Bons mergulhos !  8)

:D
"Parecendo que não é fácil, até que nem é dificil..."

JCarregoso

#2 Redshift

Redshift

Poseidon

• Moderadores
  • 4530 posts

• Qualificações de Mergulho:BSAC para não pagar o TNM.
  • Profissão:Olhar para as estrelas

Posted 15 May 2002 - 02:46 PM

Ha alguns medicamentos q sao descongestionantes do tracto respiratorio superior... dd comprimidos a gotas. Mas tem d s ter cuidado c o tempo durante o qual eles actuam pois podem-t permitir compensar ao descer mas dps acaba-s o efeito e n consegues compensar ao subir, o q s pode tornar igualmente perigoso.
Hugo

#3 JCarregoso

JCarregoso

God

• PipPipPipPipPipPip
  • 884 posts

Posted 15 May 2002 - 04:05 PM

Pois! Por isso é que eu só inspiro àgua pelo nariz antes no merugulho, e tem dado resultado  8) podiam ter técnicas mais "sofisticadas"  ::) lolol Já me tinham falado nessas situações em relação aos descongestionantes...no caso de usar um é melhor fazê-lo na noite anterior para não correr riscos desnecessários (se o tempo de actuação do medicamento n for muito longo)...

Bons mergulhos

JCarregoso

#4 ROCK

ROCK

Member

• Members
  • PipPip
  • 27 posts
  • Profissão:Merg. Prof.

• Utilizador Não Identificado

Posted 15 May 2002 - 08:44 PM

Oi Divemaster, desculpa demorar a responder, mas tenho andado com o tempo +/- contado a conta-gotas :P, dai a demora.
Sem dúvida q a técnica de inspirar água SALGADA pelas narinas é a melhor, e está mais q comprovada, mas não resolve nem SEMPRE, nem TODAS AS SITUAÇÕES :'(, e como diz o Redshift e bem, presentemente existem medicamentos descongestionantes do tracto respiratório superior muitissímo eficazes....MAS.....como ele próprio refere são de efeito limitado, eu diria mesmo q numa actividade como o merg., muitissímo limitado, podendo resultar dai situações muito chatas e sobretudo muito dolorosas com sempre possiveis complicações futuras. Posso dizer-te por experiência própria q é muito mais chato e doloroso :'( ter problemas de compensação durante a subida do q durante a descida, até pq se não conseguires compensar durante a descida podes sempre abortar o merg. :), ao passo que durante a subida não podes abortar a subida :( como é lógico.
Quanto á situação no merg. prof., é precisamente igual á do recreativo, isto é, quando mesmo depois de utilizar todas as técnicas ainda assim não consegues compensar, meu caro, outra coisa não há a fazer senão abortares o TEU merg., haverá sempre alternativas "outros mergulhadores" 8)
Dai q a titulo de conclusão, eu pessoalmente prefiro o velho método de inspirar água SALGADA aos descongestionantes e quando mesmo assim o problema presiste, há mais dias para mergulhar, agora timpanos é q só temos 1 pra cada ouvidinho, não é? ;D
Tchau e bons merg. ;) tá a chegar a bela época pessoal. ;D
Rock

#5 JCarregoso

JCarregoso

God

• PipPipPipPipPipPip
  • 884 posts

Posted 16 May 2002 - 11:41 AM

Ok Rock  :D
Thanks pela resposta  8)
Esta troca de conhecimentos é muito fixe  :D

Haaa mais uma coisa...já me aconteceu sem usar qualquer tipo de descongestionantes descer sem qualquer problema, e por exemplo a meio do mergulho, vou a descer um bocadinho pa ver um buraco (um safio  ;D) qualquer e sinto o "entupimento" usual da descida, mas subindo um bocadinho e "mastigando" um bocadinho, a coisa passa  8)
Vou continuar a usar o velho método da água salgada  como sempore fiz  :) e mais uma vez obrigado pelas vossas sugestões...esta troca de conhecimentos é muito porreira, acho q vou começar a lançar mais perguntas para o ar  :D

Bons mergulhos!!!!  8)

JCarregoso

#6 Redshift

Redshift

Poseidon

• Moderadores
  • 4530 posts

Posted 16 May 2002 - 12:46 PM

Os movimentos feitos a "mastigar" podem ser suficientes p permitir a compensaçao... ou ate engolir... Ha kem n precise d fazer a manobra d valsalva, bastando fazer uma dessas coisas... e dps ainda ha os mais sortudos q n precisam d fazer nada e é sp a descer lol
Hugo

#7 JCarregoso

JCarregoso

God

• PipPipPipPipPipPip
  • 884 posts

Posted 16 May 2002 - 04:08 PM

Depois há sempre técnicas que conciliam a valsava c o mastigar como a técnica de Toynbee, a de Lowry, a de Frenzel, etc =) Mas claro que aqueles que como disseste "nem precisam de compensar" :o é que têm sorte   8)

Boas mergulhaças!

JCarregoso

#8 ROCK

ROCK

Member

• Members
  • PipPip
  • 27 posts
  • Profissão:Merg. Prof.

• Utilizador Não Identificado

Posted 16 May 2002 - 05:36 PM

Já ouviram falar da técnica do BOCA-MOLE  :) :D ;D ;) 8)

#9 Nuno

Nuno

God

• PipPipPipPipPipPip
  • 1108 posts

• Qualificações de Mergulho:Representante oficial TUSA
  • Profissão:Empresário

Posted 17 May 2002 - 08:56 AM

Olá  ;D

Apeteceu-me estrear a secção, portanto tenho de inventar alguma coisa para perguntar  :P

Rock, em termos de mergulho recreativo, quando uma pessoa tá seriamente constipada, tenta desentupir o nariz c uns descongestionantes...etc etc e se aquilo não desentupir azar, n se mergulha...
A pergunta é a seguinte...em termos de mergulho profissional suponho que "trabbalho é trabalho" e que n se dêem a esse "luxo" de decidir se mergulham ou não.
Há algum tipo de..."tratamento" antes do mergulho que costumes fazer?

Eu (sou mergulhador recreativo) inspiro àgua pelas narinas e limpo "os canos" ::) até hoje tem sempre dado bom resultado... ::)

É uma duvida um bocado estupida, mas aqui fica a pergunta para mergulhadores amadores e profissionais... ;D  ;)

Bons mergulhos !  8)

:D

De facto o melhor tambem para mim é o de inalar água salgada, até porque a temos sempre à mão.Mas isso por vezes tem um problema: Se tiveres para mergulhar num local de àgua suja como por exemplo o rio tejo, é óbvio que não vais fazer isso.Para isso compra numa farmácia " soro fisiológico ", que não é mais do que àgua salgada, com a vantagem de estar clinicamente esterlizada.Não tem na sua composição qualquer composto medicamentoso.
tusa@iol.pt
www.tusa.nl

#10 Redshift

Redshift

Poseidon

• Moderadores
  • 4530 posts

Posted 17 May 2002 - 09:10 AM

Em vez de soro fisiologico tb ha o rinomer ou qq coisa asim q é uma garrafinha c agua do mar e c um aplicador proprio p a fazer sair sobre pressao p o nariz.
Hugo

#11 paulo.dionisio

paulo.dionisio

Junior Member

• PipPipPip
  • 98 posts

• Qualificações de Mergulho:owsi mergulhador profissional
  • Profissão:owsi mergulhador profissional bombeiro

Posted 17 May 2002 - 02:34 PM

Se optares pelo rinomer, esse deve ser de força 3, uma vez que existem varias forças, a força 1 e 2 são normalmente usadas nos bebes e crianças
foca

#12 xarroko

xarroko

Newbie

• Members
  • Pip
  • 9 posts

Posted 17 May 2002 - 05:23 PM

Para mim a manobra de valssava continua a ser um excelente método. Todavia após prolongados períodos sem mergulhar, tenho sentido alguma dificuldade em compensar. Acho que o fundamental é ter alguma paciência e não forçar, mesmo que o nosso companheiro de mergulho aguarde a nossa chegada ao fundo........Boas compensações!!!!!!! e melhores mergulhos!!!   ;D
Vertigem_azul

#13 Quintino

Quintino

Member

• Moderadores
  • 23 posts

• Qualificações de Mergulho:1

Posted 31 December 2002 - 06:36 PM

Os descongestionantes nasais têm um problema, como efeito 2º congestionam por isso estão contraindicados no mergulho.
Lavar o nariz com soluções salinas pode ajudar mas sempre muito suaves e cuidado com os esguichos do Rhinomer força 3, use sempre força 1 ou outros que façam um duche.
Mas terá de usar descongestionantes em comprimidos associados muitas vezes a antialérgicos ou se estiver mal NÃo MERGULHAR sob pena de romper o seu valioso e estimado timpano

#14 nunosacramento

nunosacramento

Member

• Members
  • PipPip
  • 21 posts

Posted 18 June 2003 - 10:05 AM

Olá malta!
Só uma dica...
De facto acho de realçar o facto de os vasocontritores nasais, descongestionantes portanto, causarem mais congestão quando passa o efeito do que aquela que existia antes de os começar a utilizar.
Representam um um risco aumentado para quem os está a utilizar cronicamente, já que aí o efeito "rebound" é bem maior. Digo-o por experiência própria.
Se, de todo, se decidir mergulhar com congestão nasal, eu sugeriria um vasoconstritor de efeito mais prolongado (à base de Oximetazolina) e pouco antes de mergulhar.
Contudo concordo que isto é mesmo só em último caso( p. ex. excursão às Caraíbas com alergia nessa semana), já que há muito mais oportunidades de mergulhar que ouvidos médios.
Bye1