Oi Divemaster, desculpa demorar a responder, mas tenho andado com o tempo +/- contado a conta-gotas

, dai a demora.
Sem dúvida q a técnica de inspirar água SALGADA pelas narinas é a melhor, e está mais q comprovada, mas não resolve nem SEMPRE, nem TODAS AS SITUAÇÕES :'(, e como diz o Redshift e bem, presentemente existem medicamentos descongestionantes do tracto respiratório superior muitissímo eficazes....MAS.....como ele próprio refere são de efeito limitado, eu diria mesmo q numa actividade como o merg., muitissímo limitado, podendo resultar dai situações muito chatas e sobretudo muito dolorosas com sempre possiveis complicações futuras. Posso dizer-te por experiência própria q é muito mais chato e doloroso :'( ter problemas de compensação durante a subida do q durante a descida, até pq se não conseguires compensar durante a descida podes sempre abortar o merg.

, ao passo que durante a subida não podes abortar a subida

como é lógico.
Quanto á situação no merg. prof., é precisamente igual á do recreativo, isto é, quando mesmo depois de utilizar todas as técnicas ainda assim não consegues compensar, meu caro, outra coisa não há a fazer senão abortares o TEU merg., haverá sempre alternativas "outros mergulhadores"
Dai q a titulo de conclusão, eu pessoalmente prefiro o velho método de inspirar água SALGADA aos descongestionantes e quando mesmo assim o problema presiste, há mais dias para mergulhar, agora timpanos é q só temos 1 pra cada ouvidinho, não é?

Tchau e bons merg.

tá a chegar a bela época pessoal.

Rock