Mero O trofeu mais cobiçado
Posted 15 August 2005 - 09:10 PM
Encontram-se em maior numero na zona sul do nosso pais, em Sagres, Carrapateira, Arrifana, Vila Nova de Milfontes Porto Covo, e Sines, em cotas normalmente abaixo dos 15 metros, nas zonas de amontoados de pedras grandes, maciças, em cavernas, etc.
Mas nao quer dizer por isto que se andar-mos um dia inteiro a mergulhar a estas cotas, quando nos estiver-mos a vir embora, dar-mos com um a 5 metros.
Para este pexinho o melhor e ter equipamento bom, uma boa forma fisica, pois e um peixe muito resistente e que exige muito trabalho.
Dai, o trofeu mais cobiçado.
Um abraço
Boas caçadas
Pedro g
Posted 15 August 2005 - 11:36 PM
Um peixão destes não assusta uma pessoa? Eu se visse um a nadar em direcção a mim... não sei o que faria... ou estagnava de medo ou desatava a fugir!
Dory
Posted 16 August 2005 - 11:50 AM
Mergulho, logo existo! - Mergulhar, mergulhar... e mergulhar!!!
Momentos Subaquáticos - Fotos e vídeos subaquáticos.
Posted 16 August 2005 - 12:20 PM
A caça do Mero em Portugal Continental, nao e proibido.
Agora nas ilhas penso que sim e proibido, mas nao tenho a certeza.
Um abraço
Boas caçadas
e mergulhos
Pedro g
#7 Guest_Fernando Oliveira_*
Posted 17 August 2005 - 03:19 PM
Não é nada pessoal, mas se não é devia ser, pois para além de se tratar de uma espécie rara, não me parece que tenha um valor gastronómico por aí além e não deixa de ser um bicho magnífico.
E Dory, o mero, apesar do seu tamanho, não é agressivo, antes pelo contrário é dos poucos peixes que até deixa que lhe toquem, se estiver praí virado.
Posted 17 August 2005 - 03:32 PM
Mero é bom.... bem bom!
Mas Fernando dou-te razão quando dizes que se devia proteger o mero por ser uma espécie já rara por cá.
Mas é a tal coisa, proteger não apenas da caça submarina mas das outras artes também senão nunca mais se fazem as coisas à séria.
Não quererias dizer "domesticado" ? ? ?
Posted 17 August 2005 - 03:33 PM
Posted 17 August 2005 - 03:55 PM
Por acaso não considero que seja "totalmente idiota", isto porque os meros são uma espécie territorial que se refugia sempre em buracos, não são nada fáceis de apanhar à linha , os fundos onde vivem não se dão para pesca à rede, já caçá-los, não parece assim tão dificil, excepto a parte de retirá-los dos buracos.
Na Madeira é proibida a caça ao Mero, no entanto acho que deviam também proibir a pesca....
S.
Posted 17 August 2005 - 04:31 PM
Também os safios, e apanham-se à linha e muitos deles autenticos monstros. Mas isto foi só uma comparação, o tópico afinal é sobre meros.
A melhor maneira de se saber se é fácil ou dificil é mesmo pegar numa arma potente daquelas que alguns nao terão sequer força para engatar os elásticos no ultimo entalhe do arpão, descer quase à profundidade máxima dum Advanced OW mas sem garrafa, encontrar o peixe, esperar o melhor momento certo para disparar e depois desenrolar fio do carreto. Por fim muitos meros exigirão 1 hora ou mais de apneias a muitos metros de profundidade até que finalmente o mero esteja à superficie e muitas vezes trabalho de equipa para que isso seja possivel.
Fácil não ?
Isto para não falar do Mediterraneo onde anda gente a caçar meros a profundidades à volta dos 40m.
Não se diga que a caça sub é uma coisa fácil só porque o parece.
Posted 17 August 2005 - 06:15 PM
Mergulho, logo existo! - Mergulhar, mergulhar... e mergulhar!!!
Momentos Subaquáticos - Fotos e vídeos subaquáticos.
Posted 17 August 2005 - 07:37 PM
Posted 17 August 2005 - 09:16 PM
Dai eu ter metido isto:
Para este pexinho o melhor e ter equipamento bom, uma boa forma fisica, pois e um peixe muito resistente e que exige muito trabalho.
E ja agora acrescento, uma boa forma fisica e mental a 100%.
Atençao que tudo isto e feito apenas com o nosso pulmao, reduzido e espremido, ate ao tamanho de uma laranja.
Na parte da gastronomia e considerado um manjar, so que compra-lo em uma lota, $$$$$$$$$.
Para quem ja viu um campeonato de pesca sub., sabe que este peixe, e de pontuaçao maxima.
Um abraço
Boas caçadas
e mergulhos
Pedro g
#15 Guest_Fernando Oliveira_*
Posted 18 August 2005 - 01:06 PM
Daí eu ter dito que acho mal caçarem o mero, para além da dificuldade inerente às profundidades a que normalmente são encontrados, não estou a ver o gozo que possa dar caçar um animal que nem sequer foge.
Em relação aos concursos de pesca sub, é melhor nem falarmos pois começa logo por valorizarem o tamanho do peixe apanhado em deterimento do grau de dificuldade que representa apanhar o peixe. Isto quase que corresponde a num concurso de tiro ao alvo ganhar o gajo que acerta no alvo maior em deterimento do que acerta na mouche.
Tou mesmo a ver: o gajo que tiver o "piruço" de caçar um tubarão baleia, leva a taça para os próximos 10 concursos.
Posted 18 August 2005 - 01:15 PM
Fernando Oliveira, on Aug 18 2005, 02:06 PM, said:
Daí eu ter dito que acho mal caçarem o mero, para além da dificuldade inerente às profundidades a que normalmente são encontrados, não estou a ver o gozo que possa dar caçar um animal que nem sequer foge.
O que mais me impressiona é ver gajos americanos a fazer caça submarina de garrafas, como fazem os marines de Guantanamo Bay nesta última edição da Scuba Diver..
Posted 18 August 2005 - 02:23 PM
#18 Guest_Fernando Oliveira_*
Posted 18 August 2005 - 02:44 PM
Mas acho que não são bem marines são mais brigada fiscal...
Posted 18 August 2005 - 02:53 PM
Posted 01 October 2005 - 12:07 AM
Os peixes eram Meros de 80 kg e até tubarões ele apanha junto a plataformas petroliferas , a unica dificuldade é a profundidade.
honestamente isto não me dava pica nenhuma, os meros mal o viam vinham direitinhos a ele, praticamente dispara com a arma encostada ao peixe.
Apesar de amante da caça sub sou tambem amante da natureza e estou completamente contra este tipo de atitude.
Aconselho a verem este video para verem do k falo

Help