Fórum de Mergulho: Compensação... - Fórum de Mergulho

Jump to content

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Compensação...

#1 User is offline   LuisMN 

• Member
  • PipPip
  • Group: Members

• Utilizador Não Identificado

Posted 26 September 2005 - 03:53 PM

Boas!!Comecei a fazer caça submarina, e ontem fui dar o meu 1º mergulho e molhar o material!Mas notei q tenho dificuldade em compensar.N conseguia passar dos 4 m, apesar de ter ainda algum tempo de apneia, e começava a sentir os ouvidos a doer!Eu tirei o curso de mergulho à cerca de 2 anos, por isso tenho alguma noção (penso eu :rolleyes: ) da tecnica de compensação dos ouvidos e cavidades adjacentes, e nessa altura mergulhei a cerca de 10m e n tive qquer especie de problema!É um facto q nunca mais mergulhei com garrafa!Qd mergulharam a 1ª vez em apneia tb sentiram isto???Será q é o facto de o meu corpo n tar habituado a mergulhar e isto vai passar após 2 ou 3 mergulhos e com a habituação??Será q é o facto de aumentarmos a profundidade mais rapidamente na caça, q faz com q n consiga compensar bem??obrigado desde já pelas vossas respostas

Bons mergulhos
0

#2 User is offline   Vitor-AIDA 

• Junior Member
  • PipPipPip
  • Group: Utilizador Identificado

• Qualificações de Mergulho:Advanced PADI / instrutor apneia nacional
  • Profissão:bolseiro

• Utilizador Identificado

Posted 28 September 2005 - 09:58 AM

A compensação é uma coisa que depende da fisionomia interna de cada um assim como as feições da cara tambem mudam de pessoa para pessoa. Por isto há pessoas com muita facilidade em compensar e outras com extrema dificuldade e algumas que não podem mergulhar a mais de 3 metros porque efectivamente não conseguem compensar. :wacko: Há que procurar o jeito ou a técnica mais eficaz que pode ser a esticar o queixo, levantar um pouco a cabeça ou rodar, enfim, truques não faltam. É de evitar o esforço prelongado porque provoca inflamação local e progressivamente aumenta a dificuldade de compensar.
Vitor Oliveira
AIDA-Portugal
0

#3 User is offline   ecoalga 

• Senior Member
  • PipPipPipPip
  • View gallery

• Qualificações de Mergulho:centro e escola de mergulho
  • Profissão:centro e escola de mergulho

Posted 28 September 2005 - 01:22 PM

E há quem não necessite... :D
;D ;D ;D
quase...
0

#4 User is offline   Aprendiz 

• God
  • PipPipPipPipPipPip

Posted 28 September 2005 - 10:24 PM

Mesmo quem não necessite não deve abusar, porque qualquer dia pode correr mal.

A mim doí a me o ouvido e com o tempo, com a habituação foi deixando de doer.

Compensava mal, fazia força evitada.

Agora faço pouca força e compensa logo, com isto aos pouco fui conseguindo ir cada vez mais fundo.

Da ultima vez em peniche fui a perto de 10 metros.

Não desanimes, vai com calma e muitas vezes á agua que isso melhora significativamente.

Boas caçadas!
Aprender é todos os dias!!!!!!!

http://www.agachon.net

pires@oniduo.pt
0

#5 User is offline   pianinho 

• Advanced Member
  • PipPipPipPipPip

• Qualificações de Mergulho:Caça-sub, Freediver**, PADI Divemaster, DSAT Tec Deep Diver

Posted 11 October 2005 - 12:36 PM

ecoalga, on Sep 28 2005, 02:22 PM, said:

;D ;D ;D
quase...

Penso que querias dizer: "não necessita de fazer a manobra de Valsalva para compensar"?!?...

A questão é que toda a gente precisa de compensar para descer abaixo dos 3, 4, 5 metros..., sob pena de ser fustigado com dores insuportáveis e de perfurar os tímpanos!

Eu só caço de Verão (Maio-Novembro) e no início da época tenho de efectuar a Valsalva durante toda a descida, mas com o decorrer do tempo essa necessidade vai diminuindo... A meio do Verão já só faço Valssalva perto da superfície (menos de 6-7 metros) e, porventura, mais uma ou outra vez se se tornar necessário até atingir o fundo. Por fim, quando já tenho muitos dias de mar e sem qualquer agravante (nariz ligeiramente entupido) faço uma ou duas Valssalvas à superfície e após o pato e desce até ao fundo sem necessitar de repetir a manobra. Porquê? Porque estou a compensar doutra forma! Apesar de não fazer a Valssalva estou a compensar os ouvidos com movimentos de uns "quaisquer músculos" que existem por trás dos maxilares e na garganta.

Agora, julgo não haver "quem não necessite de compensar"... a menos que um mergulhador/caçador sem tímpanos realmente não necessite porque tem tudo aberto!?!. Mas será isso bom?...

Luís
0

#6 User is offline   wariosaid 

• Newbie
  • Pip

Posted 08 January 2006 - 10:34 PM

Boas ainda sou novo nisto e podem me dizer que tecnica e essa de "valsalva"?
abraço [smiley=5.gif]
0

#7 User is offline   polvo_terceirense 

• Member
  • PipPip

• Qualificações de Mergulho:Só 4 anos de mergulho amador
  • Profissão:Técnico de Gestão de Sistemas Informáticos

Posted 25 May 2006 - 11:37 PM

É assim eu quando comecei a mergulhar tinha 13 anos e agora tenho 17 anos no principio era muito difícil para mim porque me doía muito e por várias vezes quase que arrebentava com os ouvidos até passei muitos muitos dias mal, mas com o tempo fui-me habituando. Eu para fazer compensação faço o seguinte, quando me está a doer os ouvidos aperto o nariz e tento expelir o ar pelos os ouvidos e vou até a profundidade que "quero" que consigo vou no máximo a 9 metros, eu sei que é pouco mas é o quanto baste para fazer grandes caçadas:
Boa sorte com a tua compensação
Boa caçada para vocês todos
:-) [smiley=31.gif]
0

#8 User is offline   paulomachado 

• Senior Member
  • PipPipPipPip

• Qualificações de Mergulho:CMAS TDI
  • Profissão:Arquitecto

Posted 26 May 2006 - 08:46 AM

Olá
Eu começei a caçar à já uns anitos, no inicio tive tb muitos problemas de ouvidos, muitas idas ao hospital. Com o tempo desenvolvi a técnica de compensar por glutição. Consiste em mover a parte de trás da lingua, a glote, a zona da garganta, de modo a que os ouvidos estalem.
Se conseguirem desenvolver esta técnica vão ver que se acabam os problemas de ouvidos porque o compensar é mais natural.
A manobra de valsalva pode forçar os ouvidos e provocar lesões.
Agora já nem me lembro de compensar porque se tornou um movimento natural, nem nas descidas mais rápidas.
Mas aconselho um Otorrino espicalizado em mergulho.

Boas caçadas :lol: :lol:

pm
0

#9 User is offline   fateixa 

• Senior Member
  • PipPipPipPip

• Qualificações de Mergulho:Carta de mergulho amador do CPAS, licença de pescasub

Posted 17 June 2006 - 08:26 PM

A manobra de Valsalva consiste no seguinte:
Tapas o nariz apertando-o entre o polegar e o indicador dobrado, em seguida expiras com alguma força, mas como tens o nariz tapado o ar não sai pelo nariz, indo parar aos ouvidos e imprimindo uma certa pressão nos ouvidos, que vai compensar a pressão da água à medida que mergulhas. Ou seja quando mergulhas e devido ao efeito da pressão os tímpanos tendem a arquear para dentro, ou seja no sentido em que a pressão se exerce, quando fazes a Valsalva repões os tìmpanos na sua posição normal, desaparecendo a dôr.
Atenção que a manobra de Valsalva tem que ser repetida várias vezes à medida que descemos. Eu por exemplo faço a primeira Valsalva aos 3 a 4 m, a segunda aos 7m, a terceira aos 10m, a quarta aos 13m, etc.
Atenção que se não fizerem a Valsalva ou outra técnica de compensação e forçarem a descida, podem fazer uma ruptura dos tímpanos, implcando muitas vezes um ano inteiro sem ir à água, para fazer a recuperação.
Abraços e boas pescarias
0

#10 User is offline   ToOMuCh 

• Member
  • PipPip

Posted 23 June 2006 - 08:37 AM

Boas,
A mim ainda me custa muito fazer a compensação. Ja faço caça á algum tempo, mas sempre me doeu o ouvido esquerdo. Quando tento fazer a manobra de Valsalva parece que ainda me começa a doer mais nao sei pq...
Não se pode usar tampoes?
Obrigado
0

#11 User is offline   submerso 

• Advanced Member
  • PipPipPipPipPip
  • Group: Socio Forum / APDM

• Qualificações de Mergulho:AOWD
  • Profissão:Animador Juvenil e Desportivo

• SÓCIO FÓRUM / APDM

Posted 11 July 2006 - 07:47 PM

View PostToOMuCh, on Jun 23 2006, 09:37 AM, said:

Boas,
Quando tento fazer a manobra de Valsalva parece que ainda me começa a doer mais nao sei pq...
Não se pode usar tampoes?

Uma coisa não substitui a outra... os tampões ventilados podem ajudar pessoas que retêm água nos ouvidos (ou a sensação de...) e que são mais susceptiveis a otites. Encontras no fórum, sobretudo na Board de Medicina no Mergulho, vários comentários sobre tampões. Aqui fica um Tampões Ventilados
Posted Image

"Homem Livre. tu sempre gostarás do mar...."
Baudelaire , Charles

O meio aquático é como um regresso ao "ventre materno"
0

#12 User is offline   fateixa 

• Senior Member
  • PipPipPipPip

• Qualificações de Mergulho:Carta de mergulho amador do CPAS, licença de pescasub

Posted 14 July 2006 - 07:14 PM

Atenção pessoal mais inexperiente, não forcem nunca a descida se não conseguiram compensar, já que podem arranjar uma bela ruptura dum tímpano, que vos pode levar a estar um anito no estaleiro (doca seca). Portanto mais vale abortar a descida e tentar de novo, com calma e fazendo a Valasalva enquanto descem. Quando tiverem prática, quase que a fazem sem dar por isso, quase automaticamente.
Abraços e boas pescarias
0

#13 User is offline   M.pescador 

• Member
  • PipPip
  • Profissão:Administrador de Sistemas

Posted 13 December 2006 - 05:41 PM

View Postecoalga, on Sep 28 2005, 01:22 PM, said:

;D ;D ;D
quase...

Mas tu és um caso á parte Joaquim!!!
Hehehehe

Abraços
0

#14 User is offline   Ripper 

• Junior Member
  • PipPipPip
  • Profissão:Estudante

Posted 10 May 2010 - 08:12 PM

To a começar agora neste mundo, e na minha revisão bibliográfica encontrei mais 2 manobras de equalização além da Valsalva, são elas a manobra de Frenzel e BTV.

É dificil agora descreve-las com a aquidade com que as li, até porque parecem um pouco mais complicadas na sua interpretação que a de Valsalva, por isso sugiro que façam uma breve pesquisa no google. Contudo ambas parecem mais "naturais" que a manobra de Valsalva.

Boa pesquisa.
É dever dos mais fortes oporem-se a qualquer um que ameace os mais fracos!
0

Share this topic:

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic