Bons mergulhos
Compensação...
Posted 26 September 2005 - 03:53 PM
Bons mergulhos
Posted 28 September 2005 - 09:58 AM
AIDA-Portugal
Posted 28 September 2005 - 10:24 PM
A mim doí a me o ouvido e com o tempo, com a habituação foi deixando de doer.
Compensava mal, fazia força evitada.
Agora faço pouca força e compensa logo, com isto aos pouco fui conseguindo ir cada vez mais fundo.
Da ultima vez em peniche fui a perto de 10 metros.
Não desanimes, vai com calma e muitas vezes á agua que isso melhora significativamente.
Boas caçadas!
Posted 11 October 2005 - 12:36 PM
ecoalga, on Sep 28 2005, 02:22 PM, said:
quase...
Penso que querias dizer: "não necessita de fazer a manobra de Valsalva para compensar"
A questão é que toda a gente precisa de compensar para descer abaixo dos 3, 4, 5 metros..., sob pena de ser fustigado com dores insuportáveis e de perfurar os tímpanos!
Eu só caço de Verão (Maio-Novembro) e no início da época tenho de efectuar a Valsalva durante toda a descida, mas com o decorrer do tempo essa necessidade vai diminuindo... A meio do Verão já só faço Valssalva perto da superfície (menos de 6-7 metros) e, porventura, mais uma ou outra vez se se tornar necessário até atingir o fundo. Por fim, quando já tenho muitos dias de mar e sem qualquer agravante (nariz ligeiramente entupido) faço uma ou duas Valssalvas à superfície e após o pato e desce até ao fundo sem necessitar de repetir a manobra. Porquê? Porque estou a compensar doutra forma! Apesar de não fazer a Valssalva estou a compensar os ouvidos com movimentos de uns "quaisquer músculos" que existem por trás dos maxilares e na garganta.
Agora, julgo não haver "quem não necessite de compensar"... a menos que um mergulhador/caçador sem tímpanos realmente não necessite porque tem tudo aberto!?!. Mas será isso bom?...
Luís
Posted 08 January 2006 - 10:34 PM
abraço
Posted 25 May 2006 - 11:37 PM
Boa sorte com a tua compensação
Boa caçada para vocês todos
Posted 26 May 2006 - 08:46 AM
Eu começei a caçar à já uns anitos, no inicio tive tb muitos problemas de ouvidos, muitas idas ao hospital. Com o tempo desenvolvi a técnica de compensar por glutição. Consiste em mover a parte de trás da lingua, a glote, a zona da garganta, de modo a que os ouvidos estalem.
Se conseguirem desenvolver esta técnica vão ver que se acabam os problemas de ouvidos porque o compensar é mais natural.
A manobra de valsalva pode forçar os ouvidos e provocar lesões.
Agora já nem me lembro de compensar porque se tornou um movimento natural, nem nas descidas mais rápidas.
Mas aconselho um Otorrino espicalizado em mergulho.
Boas caçadas
pm
Posted 17 June 2006 - 08:26 PM
Tapas o nariz apertando-o entre o polegar e o indicador dobrado, em seguida expiras com alguma força, mas como tens o nariz tapado o ar não sai pelo nariz, indo parar aos ouvidos e imprimindo uma certa pressão nos ouvidos, que vai compensar a pressão da água à medida que mergulhas. Ou seja quando mergulhas e devido ao efeito da pressão os tímpanos tendem a arquear para dentro, ou seja no sentido em que a pressão se exerce, quando fazes a Valsalva repões os tìmpanos na sua posição normal, desaparecendo a dôr.
Atenção que a manobra de Valsalva tem que ser repetida várias vezes à medida que descemos. Eu por exemplo faço a primeira Valsalva aos 3 a 4 m, a segunda aos 7m, a terceira aos 10m, a quarta aos 13m, etc.
Atenção que se não fizerem a Valsalva ou outra técnica de compensação e forçarem a descida, podem fazer uma ruptura dos tímpanos, implcando muitas vezes um ano inteiro sem ir à água, para fazer a recuperação.
Abraços e boas pescarias
Posted 23 June 2006 - 08:37 AM
A mim ainda me custa muito fazer a compensação. Ja faço caça á algum tempo, mas sempre me doeu o ouvido esquerdo. Quando tento fazer a manobra de Valsalva parece que ainda me começa a doer mais nao sei pq...
Não se pode usar tampoes?
Obrigado
Posted 11 July 2006 - 07:47 PM
ToOMuCh, on Jun 23 2006, 09:37 AM, said:
Quando tento fazer a manobra de Valsalva parece que ainda me começa a doer mais nao sei pq...
Não se pode usar tampoes?
Uma coisa não substitui a outra... os tampões ventilados podem ajudar pessoas que retêm água nos ouvidos (ou a sensação de...) e que são mais susceptiveis a otites. Encontras no fórum, sobretudo na Board de Medicina no Mergulho, vários comentários sobre tampões. Aqui fica um Tampões Ventilados

"Homem Livre. tu sempre gostarás do mar...."
Baudelaire , Charles
O meio aquático é como um regresso ao "ventre materno"
Posted 14 July 2006 - 07:14 PM
Abraços e boas pescarias
Posted 10 May 2010 - 08:12 PM
É dificil agora descreve-las com a aquidade com que as li, até porque parecem um pouco mais complicadas na sua interpretação que a de Valsalva, por isso sugiro que façam uma breve pesquisa no google. Contudo ambas parecem mais "naturais" que a manobra de Valsalva.
Boa pesquisa.

Help