Jump to content

Photo

Pesca Submarina à noite

• Please log in to reply
34 replies to this topic

#1 AKUAMAN

AKUAMAN

Newbie

• Members
  • Pip
  • 2 posts

• Utilizador Não Identificado

Posted 05 October 2006 - 05:14 PM

Sou novo neste tipo de actividade, comecei este ano e fala-se muito da pesca submarina à noite!!!

Será que alguem me poderia dar algumas dicas??? Como fazer??? Onde fazer??? Cuidados a ter???

Um muito obrigado desde já..... boas caçadas!!!! [smiley=31.gif]

#2 Ricardo Germano

Ricardo Germano

God

• Utilizador Identificado
  • PipPipPipPipPipPip
  • 8664 posts

• Qualificações de Mergulho:Treinador Nacional 2 - SSI OW Instructor - DDI Instructor - CMAS M1 Instrutor - SSI Hypoxic Trimix 100m - GUE F
  • Profissão:Agora mais calmo...

Posted 05 October 2006 - 05:51 PM

Não fazer! É proibido! ;)

#3 Ricardo Cordeiro

Ricardo Cordeiro

God

• PipPipPipPipPipPip
  • 1496 posts

• Qualificações de Mergulho:CMAS P3 & Nocturno / TDI Nitrox

Posted 05 October 2006 - 06:22 PM

Não fazer! É proibido! ;)

Ora ai está uma bela dica! Que deve ser levada a sério.

A minha dica: não o faças porque, para além de ilegal, é uma actividade perigosa.

Edited by Ricardo Cordeiro, 05 October 2006 - 06:25 PM.

Mergulho!? Não será perigoso!? Jesus, Deus nos acuda! :D

O meu blogue... Mergulho, logo existo!

O meu último vídeo...

View on Vimeo.

#4 Marco1332

Marco1332

Newbie

• Members
  • Pip
  • 6 posts

• Qualificações de Mergulho:AOWD e futuro Nitrox Diver :-))

Posted 05 October 2006 - 11:23 PM

Sou novo neste tipo de actividade, comecei este ano e fala-se muito da pesca submarina à noite!!!

Será que alguem me poderia dar algumas dicas??? Como fazer??? Onde fazer??? Cuidados a ter???

Um muito obrigado desde já..... boas caçadas!!!! [smiley=31.gif]

Olá AKUAMAN

Entendo o teu entusiasmo, como é obvio poderás ir à noite (nunca vi a Policia Maritima à entrada d'água)mas não deves fazer caça à noite por diversos motivos:

1 - É PROIBIDO por lei!

2 - Quando se caça à noite naqueles locais "quentes" estes ficam queimados, ou seja, podes apanhar
o peixe todo, mas se alguma vez lá voltares a única coisa que encontras é um buraco vazio... e isso não é caça, é estragar... é por esta razão que alguns locais ao longo da costa "perderam" tocas de sargos e robalos o que davam para ir buscar uns peixes...

3 - Caça à noite não é caça... a sensação é igual a estares na peixaria a arpoares os peixes da banca, ou seja, 0 valor desportivo!

4 - Tenta practicar uma caça "ecológica", ou seja, tenta procurar apanhar os maiores peixes, em quantidade suficiente. Eu por exemplo sempre me me dediquei a apanhar só algumas espécies (principalmente aquelas de valor gastronómico), ex: sargos, robalos, abroteas, polvos, chocos, safios e pouco mais... pode parecer "pouco" mas como já vi malta a apanhar tainhas para "treinar tiro" e depois mete-las no caixote do lixo, isso sim é idiota

5 - Se estás a começar julgo que deves fazer um curso de caça e/ou apneia é importante, por evoluis mais rápido e aprendes coisas que doutra forma demorariam anos a apreender;

6 - Nunca mergulhes sozinho (ex: o meu irmão teve uma sincope, e o que o salvou foi o facto de estar mais gente dentro de água...)

Fiz caça durante alguns anos (agora já caço pouco), e como descobri o mergulho as cenas mudaram
agora vejo "os peixes" com outros olhos mas acho que o que escrevi são boas dicas, e não sou extremista ao ponto de dizer que caçar não bom... pois fizemo-lo durante toda a nossa existência Humana.

Abraço e boa caçadas (e não caçes à noite)

Marco

#5 hydros

hydros

Member

• PipPip
  • 15 posts

• Qualificações de Mergulho:Open Water
  • Profissão:Tecnico de Informatica

Posted 11 October 2006 - 11:07 PM

Muito bem dito Marco.
Mas não é preciso fazer mergulho para ver os peixes com outros olhos, eu comecei a fazê-lo quando comecei a fazer fotografia em apneia (dá para reinar para caça e para relaxar).
De resto deixa-me apenas acrescentar para o Akuaman que um homem muito conhecido no meio da caça sub disse uma vez que 'mato porque caço, não caço porque mato' e está tudo dito.

Boas caçadas

#6 Aprendiz

Aprendiz

God

• PipPipPipPipPipPip
  • 549 posts

Posted 29 October 2006 - 09:39 AM

Como disse o Marco, é tal qual caçar na peixaria.

O peixe está molengo e não dá luta, já pra não falar no marisco.

Pessoal tenham juizo, aproveitam para caçar e não pra destruir.
Agora que estão a iniciar não criem maus vicios....

Saudações
Aprender é todos os dias!!!!!!!

http://www.agachon.net

pires@oniduo.pt

#7 mamifero

mamifero

Member

• Members
  • PipPip
  • 10 posts

Posted 27 April 2010 - 10:35 PM

Olá AKUAMAN

Entendo o teu entusiasmo, como é obvio poderás ir à noite (nunca vi a Policia Maritima à entrada d'água)mas não deves fazer caça à noite por diversos motivos:

1 - É PROIBIDO por lei!

2 - Quando se caça à noite naqueles locais "quentes" estes ficam queimados, ou seja, podes apanhar
o peixe todo, mas se alguma vez lá voltares a única coisa que encontras é um buraco vazio... e isso não é caça, é estragar... é por esta razão que alguns locais ao longo da costa "perderam" tocas de sargos e robalos o que davam para ir buscar uns peixes...

3 - Caça à noite não é caça... a sensação é igual a estares na peixaria a arpoares os peixes da banca, ou seja, 0 valor desportivo!

4 - Tenta practicar uma caça "ecológica", ou seja, tenta procurar apanhar os maiores peixes, em quantidade suficiente. Eu por exemplo sempre me me dediquei a apanhar só algumas espécies (principalmente aquelas de valor gastronómico), ex: sargos, robalos, abroteas, polvos, chocos, safios e pouco mais... pode parecer "pouco" mas como já vi malta a apanhar tainhas para "treinar tiro" e depois mete-las no caixote do lixo, isso sim é idiota

5 - Se estás a começar julgo que deves fazer um curso de caça e/ou apneia é importante, por evoluis mais rápido e aprendes coisas que doutra forma demorariam anos a apreender;

6 - Nunca mergulhes sozinho (ex: o meu irmão teve uma sincope, e o que o salvou foi o facto de estar mais gente dentro de água...)

Fiz caça durante alguns anos (agora já caço pouco), e como descobri o mergulho as cenas mudaram
agora vejo "os peixes" com outros olhos mas acho que o que escrevi são boas dicas, e não sou extremista ao ponto de dizer que caçar não bom... pois fizemo-lo durante toda a nossa existência Humana.

Abraço e boa caçadas (e não caçes à noite)

Marco

como é que tu sabes tanta coisa sobre caçar à noite ????? cá para mim fala a voz da experiência ! como é que poderias saber que os peixes estão tipo numa montra de peixaria por exemplo ??

#8 Sepiaofficinalis

Sepiaofficinalis

Advanced Member

• PipPipPipPipPip
  • 475 posts
  • Profissão:Cartomante / esteticista

Posted 27 April 2010 - 10:50 PM

Eu não faço caça submarina e também sei essas coisas todas.
Paulo Costa

Sou feliz por ter nascido no tempo dos homens-rãs que descem ao mar profundo na doçura das manhãs. (António Gedeão)

Há 10 tipos de pessoas: As que conhecem o codigo binário, e as que não.

Posted Image

#9 pac

pac

God

• Validating
  • PipPipPipPipPipPip
  • 1469 posts

• Qualificações de Mergulho:AOWD+EAN
  • Profissão:ex-SIS. Agora é SCU

Posted 28 April 2010 - 11:12 AM

como é que tu sabes tanta coisa sobre caçar à noite ????? cá para mim fala a voz da experiência ! como é que poderias saber que os peixes estão tipo numa montra de peixaria por exemplo ??

Se o jovem largou a caça pelo mergulho, seguramente já mergulhou de noite e facilmente pode concluir que é totalmente desleal para o caçado... é praticar tiro com alvos fixos... e quanto ao marisco então, nem há comentários.
Raros são os mergulhadores/caçadores que viram cavacos ou bruxinhas durante o dia (por acaso já vi e até fotografei...). À noite é por todo o lado e facilmente identificáveis com lanternas (os olhos brilham e muito) e é tão fácil quanto apanhar figos.

Saudações,
Paulo.

#10 mamifero

mamifero

Member

• Members
  • PipPip
  • 10 posts

Posted 28 April 2010 - 12:50 PM

Eu não faço caça submarina e também sei essas coisas todas.

se nunca fizeste, só posso assumir que sejam meros palpites à toa para pareceres intendido em algo sobre o qual não tens a mínima pista.

Eu nunca fiz, por isso não me vou meter aqui a dizer que é isto ou aquilo...
As histórias de pescadores já por si primam pelo exagero, agora histórias de pescadores contadas na 2º pessoa são o cumulo ...

#11 Ricardo Germano

Ricardo Germano

God

• PipPipPipPipPipPip
  • 8664 posts

• Qualificações de Mergulho:Treinador Nacional 2 - SSI OW Instructor - DDI Instructor - CMAS M1 Instrutor - SSI Hypoxic Trimix 100m - GUE F

Posted 28 April 2010 - 12:58 PM

Mamífero,

Também não é tanto assim!

Há muitos padres que não praticam sexo, mas sabem mais que tu, eu e mais meia dúzia juntos a debater sobre o tema! [smiley=2.gif]

Para não falar em grandes peritos em assuntos políticos, militares, sociológicos e outros que nunca foram para além da profissão de comentadores... Pensa nisso!

O Seppia, tem todo o ar de perceber de caça. Para mais de noite! Não tenho dúvidas. Teria muita coisa a ensinar à malta!

Vá lá Seppia... Partilha aqui conosco as tuas experiências predatórias! Dessas e das outras! ^_^ :lol:

#12 mamifero

mamifero

Member

• Members
  • PipPip
  • 10 posts

Posted 28 April 2010 - 01:00 PM

Ele não menciona no post dele, que já tenha mergulhado à noite. E é um testemunho como o seu que interessa e não uma conversa recheada de clichés.

Eu mergulho de dia e vejo bruxas, não tantas quanto gostaria mas encontro ... não percebo pq de noite seja mais fácil, e é isso que me inigma... elas estão fora dos locais habituais ? Não fogem pq estão a dormir ? e o peixe ? fica parado ? onde ? junto à borda a mariscar ? nos buracos a dormir?

vai me dizer que qualquer inapto mergulha À noite e tráz um robalo de 5klg para casa ? tenho sérias duvidas ... mas isso sou eu que nunca mergulhou à noite...

Se o jovem largou a caça pelo mergulho, seguramente já mergulhou de noite e facilmente pode concluir que é totalmente desleal para o caçado... é praticar tiro com alvos fixos... e quanto ao marisco então, nem há comentários.
Raros são os mergulhadores/caçadores que viram cavacos ou bruxinhas durante o dia (por acaso já vi e até fotografei...). À noite é por todo o lado e facilmente identificáveis com lanternas (os olhos brilham e muito) e é tão fácil quanto apanhar figos.

Saudações,
Paulo.

#13 mamifero

mamifero

Member

• Members
  • PipPip
  • 10 posts

Posted 28 April 2010 - 01:07 PM

Mamífero,
Há muitos padres que não praticam sexo, mas sabem mais que tu, eu e mais meia dúzia juntos a debater sobre o tema! [smiley=2.gif]

Isso é a tua maneira de ver, eu pessoalmente não me aconselharia sobre sexo com alguém que não o pratica (e que o reprime)... é como ir pedir a um vegetariano conselhos sobre Bifes, resumindo é uma idiotice .

#14 Ricardo Germano

Ricardo Germano

God

• PipPipPipPipPipPip
  • 8664 posts

Posted 28 April 2010 - 01:46 PM

Isso é a tua maneira de ver, eu pessoalmente não me aconselharia sobre sexo com alguém que não o pratica (e que o reprime)... é como ir pedir a um vegetariano conselhos sobre Bifes, resumindo é uma idiotice .

Talvez... Ou talvez não! ;)

#15 Baruke

Baruke

Senior Member

• PipPipPipPip
  • 184 posts

• Qualificações de Mergulho:Rescue Diver+ EFR + EANx
  • Profissão:Técnico Informatica

Posted 28 April 2010 - 02:36 PM

(...) Eu mergulho de dia e vejo bruxas, não tantas quanto gostaria mas encontro ... não percebo pq de noite seja mais fácil, e é isso que me inigma... elas estão fora dos locais habituais ? Não fogem pq estão a dormir ? e o peixe ? fica parado ? onde ? junto à borda a mariscar ? nos buracos a dormir?
(...)

Saudações,

Alguns seres aquáticos (e não só) têm como pico de actividade a noite, portanto é perfeitamente natural certos seres serem avistados mais frequentemente de noite e outros de dia.

Também é sabido que de noite certos seres se aproximam mais facilmente de um mergulhador por causa da iluminação artificial. Tal como os pescadores profissionais utilizam luzes extrafortes a apontar directamente para a água quando andam na pesca do carapau.

Nunca fiz caça, e presumo que seja mais difícil do que possa parecer, mas penso que, pelo que vejo no mergulho que alguns peixes se deixem aproximar mais do que outros, e por causa das bolhas dos OC se torne mais fácil essa aproximação em apneia (embora com mais exforço físico e limites).

A minha experiência nocturna resume-se a um mergulho. Mas facilmente percebi que alguns peixes e marisco que normalmente se afastam de nós (Bodiões, cavacos bruxas) de dia, quase que se deixam tocar de noite.
No caso dos bodiões, achei muito engraçado como se "deitam" encostados à pedra parecendo moribundos, e sem reacção à nossa presença até a uns 40 cm (não testei aproximar-me mais para não incomodar).

Já agora anexo uma foto que tirei a escassos centímetros (+/- 40cm) de um grande polvo que se encontrava fora da habitual toca diurna, nesse mergulho. Deu-me a impressão que pouco se importou pela minha presença.

Não sei se é por causa das luzes, ou do próprio comportamento animal, mas que há diferenças há.

Bons mergulhos
M.Oliveira

Attached Thumbnails

• IMG_0075.JPG

O meu blog

Minha configuração:
Fato semi-seco Nava Coldwater 6,5mm; Botas Pinnacle 5mm; Máscara Cressi; Barbatanas Tusa Imprex Tri-EX;
Regulador MK17+S600+R295 ; Colete Scubapro Glide500 ; Suunto Vyper; Barbolight U04; Canon 590Is e Caixa Ikelite

#16 pac

pac

God

• Validating
  • PipPipPipPipPipPip
  • 1469 posts

Posted 28 April 2010 - 02:59 PM

Eu mergulho de dia e vejo bruxas, não tantas quanto gostaria mas encontro ... não percebo pq de noite seja mais fácil, e é isso que me inigma... elas estão fora dos locais habituais ? Não fogem pq estão a dormir ? e o peixe ? fica parado ? onde ? junto à borda a mariscar ? nos buracos a dormir?

vai me dizer que qualquer inapto mergulha À noite e tráz um robalo de 5klg para casa ? tenho sérias duvidas ... mas isso sou eu que nunca mergulhou à noite...

Digo e tenho a certeza disso. Se caçasse na pedra do leão à noite, posso garantir que tiraria quilos de peixe, desde fanecas, safias, sargos, bodiões, muitas santolas, etc...

Como o Baruke diz, há espécies que têm o pico de actividade durante a noite, sendo o caso de quase todos os crustáceos, como as santolas, bruxas e cavacos. Durante o dia quase ninguém consegue aproximar-se de um cavaco ou de uma bruxinha, mas durante a noite e com algum cuidado, quase lhes tocas. Por uma simples razão: elas têm que comer e para isso têm que sair dos buracos onde passam o dia.
Eu já toquei em bodiões durante a noite, alguns deles bem grandes deitados ou entocados em buracos na parede rochosa. Estão literalmente a dormir...

Quanto a caça; sim caçar um robalo de 5 KG é muito dificil, mas seguramente bem mais fácil se for de noite (tal como os coelhos). Os sargos são outros peixes que "aprendem" bem com rotas de fuga. Á noite é vê-los na fola todos paradinhos...

Olha este cavaco, durante a noite em Cascais - Pedra Furada. Estava à enorme distância de .... 5 cm... só tive que ter cuidado e fazer uma pequena apneia...
IMG_3901.JPG

Abraço,
Paulo.

#17 mamifero

mamifero

Member

• Members
  • PipPip
  • 10 posts

Posted 30 April 2010 - 12:55 AM

Digo e tenho a certeza disso. Se caçasse na pedra do leão à noite, posso garantir que tiraria quilos de peixe, desde fanecas, safias, sargos, bodiões, muitas santolas, etc...

Como o Baruke diz, há espécies que têm o pico de actividade durante a noite, sendo o caso de quase todos os crustáceos, como as santolas, bruxas e cavacos. Durante o dia quase ninguém consegue aproximar-se de um cavaco ou de uma bruxinha, mas durante a noite e com algum cuidado, quase lhes tocas. Por uma simples razão: elas têm que comer e para isso têm que sair dos buracos onde passam o dia.
Eu já toquei em bodiões durante a noite, alguns deles bem grandes deitados ou entocados em buracos na parede rochosa. Estão literalmente a dormir...

Quanto a caça; sim caçar um robalo de 5 KG é muito dificil, mas seguramente bem mais fácil se for de noite (tal como os coelhos). Os sargos são outros peixes que "aprendem" bem com rotas de fuga. Á noite é vê-los na fola todos paradinhos...

Olha este cavaco, durante a noite em Cascais - Pedra Furada. Estava à enorme distância de .... 5 cm... só tive que ter cuidado e fazer uma pequena apneia...
IMG_3901.JPG

Abraço,
Paulo.

isso é uma bruxa, n é um cavaco

bodiões são tão fáceis de apanhar de dia, que n vejo quanto mais é que pode facilitar... só se eles se vierem meter no enfião...

apanhar marisco sei que é mais fácil, mas no peixe acho k n é tanto assim... a n ser que saibas onde eles dormem.Essas garantias de apanhar klg´s e klg´s de peixe soam-me a exagero, simplesmente só acredito se vir ...

#18 pac

pac

God

• Validating
  • PipPipPipPipPipPip
  • 1469 posts

Posted 30 April 2010 - 02:12 PM

isso é uma bruxa, n é um cavaco

bodiões são tão fáceis de apanhar de dia, que n vejo quanto mais é que pode facilitar... só se eles se vierem meter no enfião...

apanhar marisco sei que é mais fácil, mas no peixe acho k n é tanto assim... a n ser que saibas onde eles dormem.Essas garantias de apanhar klg´s e klg´s de peixe soam-me a exagero, simplesmente só acredito se vir ...

Amigo, isto é um cavaco... e uma bruxa.... ( ver link http://skaphandrus.c...exto=13&lang=pt ).

De dia os bodiões deixam-se tocar? eu nunca toquei em nenhum durante o dia, algo que já fiz à noite (a mergulhar... sempre... e não a caçar...).
Marisco é só encher o saco, durante o dia nem os vês... talvez vejas as santolas grandes e algumas navalheiras grandes...

Um caçador, coisa que já fui, sabe sempre o que o peixe come, como se refugia, etc. Os sargos estão sempre juntos à parede e próximo de toca. Durante a noite afastam-se um pouco mais, mas ficam sempre próximos da toca. Se a toca for grande, é certinho que estão todos lá dentro....

Pode parecer exagero tirar quilos de peixe à noite, mas posso garantir que seria isso que aconteceria... mas nunca me vais ver a mim a fazer isso. Eu só trago Kilos de bytes em cada fotografia...

Saudações,
Paulo.

#19 mamifero

mamifero

Member

• Members
  • PipPip
  • 10 posts

Posted 30 April 2010 - 09:48 PM

Amigo, isto é um cavaco... e uma bruxa.... ( ver link http://skaphandrus.c...exto=13&lang=pt ).

De dia os bodiões deixam-se tocar? eu nunca toquei em nenhum durante o dia, algo que já fiz à noite (a mergulhar... sempre... e não a caçar...).
Marisco é só encher o saco, durante o dia nem os vês... talvez vejas as santolas grandes e algumas navalheiras grandes...

Um caçador, coisa que já fui, sabe sempre o que o peixe come, como se refugia, etc. Os sargos estão sempre juntos à parede e próximo de toca. Durante a noite afastam-se um pouco mais, mas ficam sempre próximos da toca. Se a toca for grande, é certinho que estão todos lá dentro....

Pode parecer exagero tirar quilos de peixe à noite, mas posso garantir que seria isso que aconteceria... mas nunca me vais ver a mim a fazer isso. Eu só trago Kilos de bytes em cada fotografia...

Saudações,
Paulo.

cavaco (Scyllarides latus) é diferente de bruxas (Scyllarus arctus).

#20 mamifero

mamifero

Member

• Members
  • PipPip
  • 10 posts

Posted 30 April 2010 - 09:50 PM

aconteceria é diferente do aconteceu...