Jump to content

Photo

Pesca Submarina à noite

• Please log in to reply
34 replies to this topic

#21 pac

pac

God

• Validating
  • PipPipPipPipPipPip
  • 1469 posts

• Qualificações de Mergulho:AOWD+EAN
  • Profissão:ex-SIS. Agora é SCU

• Utilizador Identificado

Posted 01 May 2010 - 12:50 PM

aconteceria é diferente do aconteceu...

Porque é totalmente contra a lei, só espero que nunca aconteça. Se acontecer na minha presença, o 118 saberá indicar-me o nr de telefone da GNR/Capitania mais próxima do local, porque a minha denúncia é garantida...

Saudações,
Paulo.

Edited by pac, 01 May 2010 - 12:51 PM.

#22 mamifero

mamifero

Member

• Members
  • PipPip
  • 10 posts

• Utilizador Não Identificado

Posted 02 May 2010 - 07:26 PM

Porque é totalmente contra a lei, só espero que nunca aconteça. Se acontecer na minha presença, o 118 saberá indicar-me o nr de telefone da GNR/Capitania mais próxima do local, porque a minha denúncia é garantida...

Saudações,
Paulo.

a tua denuncia e a minha... e como nunca fiz nem nunca tenciono fazer, não vou vir para aqui para os fóruns da net dizer como seria.

saudações

#23 pac

pac

God

• Validating
  • PipPipPipPipPipPip
  • 1469 posts

Posted 02 May 2010 - 08:31 PM

a tua denuncia e a minha... e como nunca fiz nem nunca tenciono fazer, não vou vir para aqui para os fóruns da net dizer como seria.

Ora qual será a razão da proibição? será que as lanternas usam pilhas com preços proibitivos??? não sei...

Saudações,
PaC.

#24 mamifero

mamifero

Member

• Members
  • PipPip
  • 10 posts

Posted 02 May 2010 - 08:45 PM

Ora qual será a razão da proibição? será que as lanternas usam pilhas com preços proibitivos??? não sei...

Saudações,
PaC.

para não apanharem o marisco todo?

#25 underpression

underpression

Advanced Member

• PipPipPipPipPip
  • 334 posts

• Qualificações de Mergulho:A-A1-B-BE
  • Profissão:arrumador estagiário

Posted 03 May 2010 - 05:59 PM

para não apanharem o marisco todo?

Respondeu á questão, é mais facil apanhar á noite, obrigado.

#26 mamifero

mamifero

Member

• Members
  • PipPip
  • 10 posts

Posted 04 May 2010 - 11:15 PM

Respondeu á questão, é mais facil apanhar á noite, obrigado.

eu apenas perguntei... porque na minha opinião, a razão é motivos de segurança.

#27 underpression

underpression

Advanced Member

• PipPipPipPipPip
  • 334 posts

Posted 05 May 2010 - 05:48 PM

pela segurança será tambem, mas e pela mesma razão que é proibido caçar com escafandro, está em vantagem em relação ao animal, e sou 100% a favor. cumps

#28 underpression

underpression

Advanced Member

• PipPipPipPipPip
  • 334 posts

Posted 05 May 2010 - 05:52 PM

mas não tenho nada contra a pesca submaria, mas tem que haver regras, para estar em harmonia com o que nos rodeia, porque se não houver regras e cada um fizer o que lhe apetece a vida marinha ficara em perigo, porque a sempre quem abuse, ainda assim é o que é, os chicos espertos a darem a voltao bilhar grande sem respeito por aquilo que é dos outros também, julgando que e tudo deles, cumps

#29 underpression

underpression

Advanced Member

• PipPipPipPipPip
  • 334 posts

Posted 05 May 2010 - 05:54 PM

saber estar, ajuda a tornar isto muito melhor, boas bolhas

#30 pac

pac

God

• Validating
  • PipPipPipPipPipPip
  • 1469 posts

Posted 05 May 2010 - 05:59 PM

pela segurança será tambem, mas e pela mesma razão que é proibido caçar com escafandro, está em vantagem em relação ao animal, e sou 100% a favor. cumps

Até consigo compreender o argumento, pois que eu conheça não existe qualquer tipo de certificação/formação que permita estabelecer um conjunto de regras para apneia nocturna.
O mergulho nocturno é "aceite" pelas entidades fiscalizadoras (IDP?) porque todas as agências de formação têm um conjunto de regras e técnicas para mergulho nocturno, +/- standardizadas, que permitem níveis mínimos de segurança.

A pergunta que fica por responder: quem tiver certificação de mergulho nocturno pode fazer apneia nocturna? nem refiro caça porque já está excluída à-priori...

Saudações,
PaC.

Edited by pac, 05 May 2010 - 06:00 PM.

#31 underpression

underpression

Advanced Member

• PipPipPipPipPip
  • 334 posts

Posted 05 May 2010 - 06:36 PM

Até consigo compreender o argumento, pois que eu conheça não existe qualquer tipo de certificação/formação que permita estabelecer um conjunto de regras para apneia nocturna.
O mergulho nocturno é "aceite" pelas entidades fiscalizadoras (IDP?) porque todas as agências de formação têm um conjunto de regras e técnicas para mergulho nocturno, +/- standardizadas, que permitem níveis mínimos de segurança.

A pergunta que fica por responder: quem tiver certificação de mergulho nocturno pode fazer apneia nocturna? nem refiro caça porque já está excluída à-priori...

Saudações,
PaC.

na minha humilde opinião, a certificação de mergulho nocturno apenas habilita a mergulhar com escafandro, não habilita a mergulhar em apneia, porque os riscos são diferentes e tem que se conhecer para executar com segurança, por exemplo a sincope, mas quem tiver formaçao em apneia poderá faze-lo, acho que não havera limitações legais. cumps

#32 underpression

underpression

Advanced Member

• PipPipPipPipPip
  • 334 posts

Posted 05 May 2010 - 07:03 PM

E quando digo, pela segurança também, estava a referir-me a pesca submarina á noite, ja viu varios mergulhadores a noite a pescar, um enfiado num cantinho a espera que o peixe se mostre e outro falha o peixe e atinge o outro no nalgedo, sim porque caçardebaixo de agua e a noite com arpão esta-se mesmo a ver, é extremamente perigoso, mas o mergulho em apneia em si, bem sinalizado com companheiros para tirar umas fotos por exemplo, não vejo qualquer tipo de proibição ou limitação, cumps.

#33 Ricardo Germano

Ricardo Germano

God

• PipPipPipPipPipPip
  • 8664 posts

• Qualificações de Mergulho:Treinador Nacional 2 - SSI OW Instructor - DDI Instructor - CMAS M1 Instrutor - SSI Hypoxic Trimix 100m - GUE F
  • Profissão:Agora mais calmo...

Posted 05 May 2010 - 07:50 PM

No "nalguedo" era o menos mau... Ele há sítios piores e fatais! :P

#34 PauloB

PauloB

Newbie

• Members
  • Pip
  • 3 posts

Posted 30 November 2011 - 12:36 PM

Boa Tarde a todos,

Sou Novo por aqui, mas já pratico mergulho acho eu mesmo antes de andar, pois sou Brasileiro e os meus pais sempre viveram junto ao mar, o assunto da proibição deve de facto ser pelos dois motivos que descrevem aqui, a segurança e também pela conservação ecológica pois não é só o marisco que fica estático a noite os peixes também parecem dormir, se já fiz caça sub a noite? bem como já disse mergulho desde de sempre e sim já fiz, não me orgulho nada mais era puto e não pensava, e sim podemos apanhar o peixe a mão, no entanto em águas temperas os recifes se enchem de concorrência, as tintureiras que são inofensivas durante o dia a noite se transformam e são caçadores muito activos representando perigo para tudo que esteja dentro de água e lhes faça concorrência para quem ainda não acredita que é muito mais fácil a noite fica aqui este vídeo que encontrei no youtube

bem espero ter ajudado ! só quero deixar uma coisa clara quando fiz a minha primeira e única caçada a noite a legislação no Brasil ainda não proibia a caça sub nocturna, a verdade é que o sitio de caça onde estivemos passado umas três semanas era um spot fantasma não havia nada para caça e só passado alguns meses é que o peixe foi regressando por isso ainda bem que foi proibido!

Fiquem bem ;)

#35 DAE1

DAE1

Junior Member

• PipPipPip
  • 51 posts

Posted 01 April 2012 - 02:54 PM

Obrigado Paulo B.!

A questão é essa mesmo, podemos-nos comportar como seres racionais e conscientes ou optar por manter uma mentalidade pequena e mesquinha como alguns pseudo-caçadores submarinos que, por não terem técnica nem forma física, ou puro chico-espertismo encontraram na caça nocturna a única maneira que têm de apanhar uns peixinhos.

A proibição não tem nada que ver com questões de segurança. Se assim fosse seria proibido caçar abaixo dos -10 ou -15m já que o perigo de teres uma síncope é maior a partir destas cotas.
É mesmo uma questão de, para além de não ser minimamente ético, ter efeitos realmente negativos sobre as populações caçadas, numero de indivíduos que são caçados e sobretudo pelos efeitos gerados pelo stress resultante da caça durante o período nocturno que tem como "excelente" resultado a diminiução da fecundidade das populações, não pelos peixes que foram mortos, mas pelo stress induzido nos que ficaram ou seja os bichos não se reproduzem e as populações não se renovam.

Acho que já todos percebemos que a caça submarina tem efeitos negativos sobre as populações que caçamos e, sobretudo os poucos que já caçam há algum tempo, já verificamos o empobrecimento que a nossa atividade tem sobre locais caçados, basta por exemplo comparar os mesmos locais em 1995 e hoje e constatamos a pobreza em que estão. Há sempre aqueles caçadores que, à boa laia portuguesa, se agarram aos velhos costumes, entram em negação e continuam a assumir convictamente o papel de vítima e insistem em apontar o dedo para a pesca profissional como verdadeira causa do desaparecimento continuando a insistir que a meia dúzia de peixinhos que apanham não justifica realmente a desertificação que se tem verificado e, tal como todos dissemos às nossas mães pelo menos uma vez na vida "...se eles podem por que é que eu não posso?...", apontando para a pesca de arrasto e para os crimes que se repetem na pesca profissional...

Ao contrário do que normalmente ouvia-mos sempre que levantavamos a célebre questão às nossas mães, a resposta que devermos ouvir não é "...porque eles não são meus filhos e tu és...", mas deve ser uma pequenina análise de valores e de consciência completada por quatro simples perguntas:

Durante quanto tempo mais quero fazer caça submarina, onde, quais as espécies que adoraria continuar a caçar e com que tamanhos sonho para as minhas presas?

Por outras palavras, podem-se resumir estas quatro perguntas a apenas duas: Sou um caçador consciente, ou sou um idiota egocêntrico e mesquinho?

Se as resposta for sou, ou pretendo ser, um caçador consciente, então compreendo a necessidade de proteger e criar as condições ideais para que poss, não só continuar a praticar caça submarina mas também a melhorar as condições para a sua prática, e para isso é importante:

1 - Ter consciência de que a caça submarina tem impactes;
2 - Ter consciência de que adaptando a conduta individual de forma a que se cumpram algumas regras, impostas pela lei ou pela consciência de cada um, posso contribuir para beneficiar a prática da caça submarina;
3 - Reconhecer a importância de se protegerem as populações, de se limitar o número de capturas, de se manterem áreas de interdição e períodos de defeso para a recuperação das populações;
4 - Reconhecer a necessidade de se limitar o número de caçadores por época em função do local;
5 - Reconhecer a necessidade de se criarem sistemas de Protecção/Autorização de caça rotativos de forma a, por um lado, permitir a recuperação das populações caçadas, e por outro, a garantir que a caça em cada local, durante o período de abertura, não exerce demasiada pressão sobre as populações;
6 - Reconhecer a importância de consciencializar outros caçadores submarinos a cumprirem um "código de boas práticas" e melhorarem a sua atitude como caçadores;
7 - Reconhecer que o cumprimento das regras é realmente uma forma de garantirmos a protecção da nossa atividade e que se não as cumprirmos estamos a prejudicar também outros caçadores;
8 - Reconhecer que a fiscalização só é eficiente se todos contribuirmos para tal. A única fiscalização realmente funcional é a autofiscalização, não nos cabe apenas chamar as autoridades, também somos responsáveis por explicar aos infractores o mal que estão a fazer e porque não o devem fazer;
9 - Ter consciência de que se não formos nós, caçadores submarinos, a incentivar a criação de um sistema de gestão da nossa atividade ninguém o vai fazer e para tal temos mesmo de mudar a nossa forma de pensar.

A caça submarina nocturna é uma prática que se desvia de todos os valores da caça pois vamos estar a caçar numa altura em que todas as espécies estão mais vulneráveis pois, por um lado, durante a noite a maioria das espécies de peixe acostam e refugiam-se em buracos e entram num estado de latência, como todos nós quando dormimos, e por isso pode ser caçado tão, ou mais, facilmente como se estivesse-mos de escafandro. Por outro lado espécies com menor capacidade de fuga, que normalmente se refugiam durante o dia, durante a noite deixam os seus refúgios e são mais facilmente capturadas. Este tipo de captura de peixe e marisco não é caça,é simplesmente matança, lembremos-nos de que a caça submarina é um desporto/actividade de lazer, o que a torna realmente interessante é a procura, a dissimulação, o compreender os hábitos da presa, a perseguição sendo a finalização apenas uma pequena parte do que torna este desporto realmente apaixonante.
Caçemos, mas de forma consciente.