Posted 01 April 2012 - 02:54 PM
Obrigado Paulo B.!
A questão é essa mesmo, podemos-nos comportar como seres racionais e conscientes ou optar por manter uma mentalidade pequena e mesquinha como alguns pseudo-caçadores submarinos que, por não terem técnica nem forma física, ou puro chico-espertismo encontraram na caça nocturna a única maneira que têm de apanhar uns peixinhos.
A proibição não tem nada que ver com questões de segurança. Se assim fosse seria proibido caçar abaixo dos -10 ou -15m já que o perigo de teres uma síncope é maior a partir destas cotas.
É mesmo uma questão de, para além de não ser minimamente ético, ter efeitos realmente negativos sobre as populações caçadas, numero de indivíduos que são caçados e sobretudo pelos efeitos gerados pelo stress resultante da caça durante o período nocturno que tem como "excelente" resultado a diminiução da fecundidade das populações, não pelos peixes que foram mortos, mas pelo stress induzido nos que ficaram ou seja os bichos não se reproduzem e as populações não se renovam.
Acho que já todos percebemos que a caça submarina tem efeitos negativos sobre as populações que caçamos e, sobretudo os poucos que já caçam há algum tempo, já verificamos o empobrecimento que a nossa atividade tem sobre locais caçados, basta por exemplo comparar os mesmos locais em 1995 e hoje e constatamos a pobreza em que estão. Há sempre aqueles caçadores que, à boa laia portuguesa, se agarram aos velhos costumes, entram em negação e continuam a assumir convictamente o papel de vítima e insistem em apontar o dedo para a pesca profissional como verdadeira causa do desaparecimento continuando a insistir que a meia dúzia de peixinhos que apanham não justifica realmente a desertificação que se tem verificado e, tal como todos dissemos às nossas mães pelo menos uma vez na vida "...se eles podem por que é que eu não posso?...", apontando para a pesca de arrasto e para os crimes que se repetem na pesca profissional...
Ao contrário do que normalmente ouvia-mos sempre que levantavamos a célebre questão às nossas mães, a resposta que devermos ouvir não é "...porque eles não são meus filhos e tu és...", mas deve ser uma pequenina análise de valores e de consciência completada por quatro simples perguntas:
Durante quanto tempo mais quero fazer caça submarina, onde, quais as espécies que adoraria continuar a caçar e com que tamanhos sonho para as minhas presas?
Por outras palavras, podem-se resumir estas quatro perguntas a apenas duas: Sou um caçador consciente, ou sou um idiota egocêntrico e mesquinho?
Se as resposta for sou, ou pretendo ser, um caçador consciente, então compreendo a necessidade de proteger e criar as condições ideais para que poss, não só continuar a praticar caça submarina mas também a melhorar as condições para a sua prática, e para isso é importante:
1 - Ter consciência de que a caça submarina tem impactes;
2 - Ter consciência de que adaptando a conduta individual de forma a que se cumpram algumas regras, impostas pela lei ou pela consciência de cada um, posso contribuir para beneficiar a prática da caça submarina;
3 - Reconhecer a importância de se protegerem as populações, de se limitar o número de capturas, de se manterem áreas de interdição e períodos de defeso para a recuperação das populações;
4 - Reconhecer a necessidade de se limitar o número de caçadores por época em função do local;
5 - Reconhecer a necessidade de se criarem sistemas de Protecção/Autorização de caça rotativos de forma a, por um lado, permitir a recuperação das populações caçadas, e por outro, a garantir que a caça em cada local, durante o período de abertura, não exerce demasiada pressão sobre as populações;
6 - Reconhecer a importância de consciencializar outros caçadores submarinos a cumprirem um "código de boas práticas" e melhorarem a sua atitude como caçadores;
7 - Reconhecer que o cumprimento das regras é realmente uma forma de garantirmos a protecção da nossa atividade e que se não as cumprirmos estamos a prejudicar também outros caçadores;
8 - Reconhecer que a fiscalização só é eficiente se todos contribuirmos para tal. A única fiscalização realmente funcional é a autofiscalização, não nos cabe apenas chamar as autoridades, também somos responsáveis por explicar aos infractores o mal que estão a fazer e porque não o devem fazer;
9 - Ter consciência de que se não formos nós, caçadores submarinos, a incentivar a criação de um sistema de gestão da nossa atividade ninguém o vai fazer e para tal temos mesmo de mudar a nossa forma de pensar.
A caça submarina nocturna é uma prática que se desvia de todos os valores da caça pois vamos estar a caçar numa altura em que todas as espécies estão mais vulneráveis pois, por um lado, durante a noite a maioria das espécies de peixe acostam e refugiam-se em buracos e entram num estado de latência, como todos nós quando dormimos, e por isso pode ser caçado tão, ou mais, facilmente como se estivesse-mos de escafandro. Por outro lado espécies com menor capacidade de fuga, que normalmente se refugiam durante o dia, durante a noite deixam os seus refúgios e são mais facilmente capturadas. Este tipo de captura de peixe e marisco não é caça,é simplesmente matança, lembremos-nos de que a caça submarina é um desporto/actividade de lazer, o que a torna realmente interessante é a procura, a dissimulação, o compreender os hábitos da presa, a perseguição sendo a finalização apenas uma pequena parte do que torna este desporto realmente apaixonante.
Caçemos, mas de forma consciente.