Semi-Rigidos tipos de semi-rigidos para caça
Posted 24 August 2005 - 07:36 PM
- Comprimento
- Cavalagem
- Consola
- Tipo de motor
Com isto pretende-se ajudar os que queiram adquirir uma embarcação para a prática da caça submarina.
Posted 24 August 2005 - 09:43 PM
http://www.chinfo.na.../ship-rhib.html

"Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas; um povo em catalepsia ambulante, não se lembrando nem donde vem, nem onde está, nem para onde vai; um povo, enfim, que eu adoro, porque sofre e é bom, e guarda ainda na noite da sua inconsciência como que um lampejo misterioso da alma nacional, reflexo de astro em silêncio escuro de lagoa morta."
Guerra Junqueiro in "Pátria", 1896
“O país perdeu a inteligência e a consciência moral. Os costumes estão dissolvidos, as consciências em debandada, os carácteres corrompidos. A prática da vida tem por única direcção a conveniência. Não há princípio que não seja desmentido. Não há instituição que não seja escarnecida. Ninguém se respeita. Não há nenhuma solidariedade entre os cidadãos. Ninguém crê na honestidade dos homens públicos. Alguns agiotas felizes exploram. A classe média abate-se progressivamente na imbecilidade e na inércia. O povo está na miséria. Os serviços públicos são abandonados a uma rotina dormente. O Estado é considerado na sua acção fiscal como um ladrão e tratado como um inimigo. A certeza deste rebaixamento invadiu todas as consciências. Diz-se por toda a parte: o país está perdido!”
Eça de Queirós in "As Farpas", 1871.
"Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão."
Eça de Queiroz
"Parar. Parar não paro.
Esquecer. Esquecer não esqueço.
Se carácter custa caro
pago o preço."
Sidónio Muralha
Posted 26 August 2005 - 04:07 PM
Será que sabemos caça-los?
Com barco torna-se mais simples porque evita grandes deslocações á barbatana, logo menos cansaço.
Posted 29 August 2005 - 11:12 AM
Barco 3,80m.
Motor 40 HP.
Agora falta saber a marca que devo optar.
Posted 29 August 2005 - 11:44 AM
embora não tenha visto o barco, 3,80m parece-me muito pequeno para qlqr coisa, nesse tamanho os barcos costumam ser poucos estaveis e complicados de utilizar com mar um pouco encapelado.
se pensas em comprar barco dou-te o conselho q é comprares sempre o melhor q puderes, pois se mais tarde o quiseres vender, será mais facil se fôr um barco bom.
os 40cv de motor já me parecem interessantes, se fôr a 4 tempos ainda melhor.
cumps
Sei fazer bolhas das grandes...
Sei fazer tb bolhas das pequenas...
Sei nadar...(acho)
SCUBA - Some Come Up Barely Alive
Posted 29 August 2005 - 01:48 PM
Nós para caçar nao saímos com o mar complicado, vou ver se o consigo esticar para os 4,5 metros.....
Posted 29 August 2005 - 11:22 PM
Ainda não decidi mesmo comprar....
Mas parece me um belo barco para caça.
Eu gostava de saber as diferenças dos motores.
2 tempos e quatro tempos sei as diferenças, mas queria saber o que varia de marca pra marca.
Porque parece que na assistencia isso varia.
Posted 30 August 2005 - 10:47 AM
Pelo menos aqui em Lisboa, todas as grandes marcas tem representantes que dão assistência tecnica em termos de peças e revisões com profissionais de qualidade, no resto do Pais é que pode ser diferente.
Agora se o preço varia muito de marca para marca já não sei.
Boas caçadas
Posted 30 August 2005 - 11:08 AM
Um exemplo que pode ser um bocado estranho, imagina que avaria a coluna, numas tens de comprar uma coluna nova, noutras venddem as peças para reparar a coluna, logo muito menos dinheiro gasto.
Não sei se me fiz entender.
Posted 30 August 2005 - 11:52 AM
Trata-se de um motor muito curto para a dimensão e peso da embarcação, mas tem-me levado a todo o lado onde tenho desejado ir passear ou mergulhar.
Também é verdade que saindo de Sesimbra/Setúbal, nunca fui além do Cabo Espichel/Zimbral!
O casco é de 1991, mas continua a parecer como novo.
Quanto ao motor Tohatsu, foi adquirido em 1993, em 2ª mão, para substituir um Evinrude de 10 cavalos que só me dava problemas e que havia comprado novo em 1990.
Por causa desse Evinrude, fiquei sempre de pé atrás em relação a essa marca, mas deve ser mania minha.
De qualquer forma e porque o Tohatsu portou-se e porta-se ainda hoje sempre à altura, é desta marca que posso falar.
As peças arranjam-se em separado. Não é necessário comprar grupos de peças completos. Não são baratas, porque hoje em dia nada é barato, mas também não são mais caras que as outras marcas nipónicas.
Considero um semi-rígido de 4,5 metros como perfeitamente adaptável ao mergulho e à caça, se bem que eu não seja adepto de caça.
Também considero que qualquer motor entre 30 e 40 cavalos é o adequado a esta dimensão de embarcação.
Pessoalmente, por vários motivos, como consumo, ruído, desgaste e poluição, prefiro motores a 4 tempos, mas o meu Tohatsu é a 2 tempos e tem servido na íntegra os meus propósitos. Vai ter de continuar a servir, mesmo que venha a comprar outro motor!
Nestes anos todos, as únicas peças que levou foram velas, hélice, fusíveis para o veio do hélice e 1 parafuso que suporta um sino-bloco de oscilação da coluna.
Consumos? Bom, um bidão com 15 a 20 litros de gasolina, mais óleo q.b. para 4 a 5% da mistura, dá para andar a "acelerar" o dia todo!
Carregado, o barco arrasta-se, mas com dois mergulhadores e respectivo equipamento de mergulho a bordo, vamos de Sesimbra à Ponta do Cabo Espichel, bem rapidinho...
Digamos que 1 depósito, nestas condições, dá para ir e vir ao Cabo Espichel duas vezes e ainda se fica com bastante gasolina para "curtir" o resto da tarde...
Considero que para caça-sub ou mergulho, qualquer casco acima de 4,5 metros de comprimento está bem.
Em relação a motores, quanto mais potentes melhor, dentro dos limites adequados ao casco e impostos pela carteira do comprador.
O casco deve ser o mais amplo possível e permitir a adequada arrumação de material de mergulho e/ou caça-sub.
Neste aspecto é necessário decidir se uma consola central e possíveis bancos no interior da embarcação serão adequados...?
A consola dá sempre jeito, pois permite melhor visibilidade durante a condução e manobras da embarcação, mas pode ocupar espaço desnecessário num espaço já de si reduzido. Afinal de contas, conduzir a embarcação directamente no motor, também nem é assim tão complicado ou "inestético" e liberta espaço.
Considerar a possibilidade de aquisição de um motor auxiliar de baixa cavalagem não é disparate e pode livrar-nos de potenciais apuros.
Sonda e GPS são também acessórios a considerar a bordo se pretendemos regressar aqueles locais "excelentes" ou "espreitar" o fundo, podendo investir-se em equipamentos portáteis e de "baixo" custo ou em instrumentos mais sofisticados e adequados a embarcações maiores ou com grandes consolas.
Meios de comunicação marítimos não são também de descurar, apesar de muita gente hoje recorrer ao telelé!
Já não falo noutros equipamentos de segurança que devem existir a bordo, por serem obrigatórios e fazerem parte da palamenta a considerar em qualquer embarcação.
Se existirem pretensões de navegação nocturna, não esquecer que quer a embarcação que o barqueiro, têm de satisfazer os requisitos para tal.
Há mais opções, mas pela versatilidade, segurança e leveza do conjunto, considero os semi-rígidos as embarcações mais interessantes para as actividades referidas neste fórum.
Em relação a marcas de semi-rígidos, tens embarcações nacionais com excelente qualidade, ao nível de qualquer produção estrangeira, que é provavelmente mais cara.
É necessário também tentar perceber que tipo de utilização vais dar ao barco:
Diária/Intensiva?
Intensiva mas sazonal?
Regular (por exemplo, 30 ou 40 fins de semana por ano)?
Reduzida?
A minha(pouca) experiência, diz-me que de uma forma geral utilizamos sempre o barco menos vezes do que aquelas que gostariamos.
Assim, pensa no número de dias que terias hipóteses de usar o barco por ano e depois divide por 2 ou mesmo 3!
Ficas logo a saber quantos dias estarás na água e se te compensa investimentos avultados...
Talvez a aquisição de uma embarcação usada seja uma hipótese a considerares.
Lembra-te que em utilizações intensivas, o desgaste e necessidade de manutenção é substancialmente maior, mas de uma forma geral, se conseguires que o "teu" barco/motor faça 100 horas de mar por ano, já és um tipo razoavelmente feliz! Quem me dera a mim!
Bom, o "meu" barco talvez faça as 100 horas/ano, mas o motor não vai lá nem de perto!
Finalmente, e descupem a extensão deste post, é preciso perceber que "é muito melhor andar nos barcos dos outros"! Ter barco é como ter piscina!
Quando tens barco, geralmente tens sempre amigos para te acompanharem a bordo, mas na hora de "chegar da festa", está tudo com vontade de ir para casa rapidamente...
Prepara-te para ficares "agarrado" às limpezas e arrumações sozinho.
Felizmente nem sempre é assim e há bons companheiros.
Podes até pensar no barco como uma forma de seleccionares os verdadeiros amigos!
Posted 30 August 2005 - 12:39 PM
Se mais alguem tiver algum contributo, agradeço.
Cumprimentos a todos,e bons mergulhos.
Posted 30 August 2005 - 01:41 PM
Um exemplo que pode ser um bocado estranho, imagina que avaria a coluna, numas tens de comprar uma coluna nova, noutras venddem as peças para reparar a coluna, logo muito menos dinheiro gasto.
Não sei se me fiz entender.
Bom, o ricmvger acabou por responder muito bem.
Em relação à tua duvida das peças posso-te dizer pelo menos dos motores tohatsu que podes adquirir qualquer peça em separado até ao mais minusculo parafuso ou anilha, são precisas comprar conjuntos caros. Claro que há peças que necessitam dos respectivos acessórios de montagem, mas ai é obvio.
Posted 30 August 2005 - 01:59 PM
Posted 31 August 2005 - 05:28 PM
Por ex qpor quanto (+ -) se adquire um valiant 4.5 mt com um motor tipo o do nosso companheiro joca?
Quanto acham que valem a embarcação e o joca por quanto esta disposto a vender?
Um abraço
Posted 31 August 2005 - 05:49 PM
a) ano do casco e do motor (nem sempre coincide);
b) remendos nos flutuadores/casco;
c) estado geral (teve ou não muito tempo na água);
d) vem com ou sem reboque;
e) aspecto, manutenção e funcionamento do motor;
f) marca...
De uma forma geral, um barco como o do Joca novo (semi-rígido 4,5 metros), motor 40 Hp (os preços variam razoavelmente em função da marca), com um bom reboque (influencia muito, pois desde os 250 € até mais de 1250€ tens para todos os gostos - e estou só a falar em reboques para barcos até 4,5 metros) deve andar actualmente por uns 7.000 a 10.000 €... Mas posso estar um bocado desactualizado...
Em 2ª mão, com idades entre 4 e 10 anos, em estado de conservação muito razoável, pois as embarcações de recreio raramente têm muitas horas de utilização, algo entre 2900 € e 6000 € parece-me bem...
Posted 01 September 2005 - 11:38 PM
Alguem sabe ao certo?
Posted 02 September 2005 - 07:12 PM
Mas dou-te o meu exemplo. Tenho um barco de 4,5m com motor 40hp e registado para 6 ocupantes em classe C2 (nova classe 4) e pago perto de 80€ por ano.
Antes de alterar a classe de registo não chegava a 70€.
Posted 02 September 2005 - 10:18 PM
Já agora só mais uma pequena duvida, os barcos tambem pagam selo??
De um barco desses quanto se paga?

Sign In
Register
Help

MultiQuote