Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Semi-Rigidos
Fórum de Mergulho > Pesca Submarina > Embarcações para Pesca Submarina
Aprendiz
Bem, como deve ser do interesse geral de todos os caçadoes, coloco este post para ser discutido o tipo de semi-rigido ideal para a caça.

- Comprimento
- Cavalagem
- Consola
- Tipo de motor

Com isto pretende-se ajudar os que queiram adquirir uma embarcação para a prática da caça submarina.
pjguerreiro
Atendendo a que os melhores spots para uma real caçada submarina se encontram nas ilhas dos Açores e Madeira:

http://www.chinfo.navy.mil/navpalib/factfi.../ship-rhib.html
Aprendiz
Nós cá tambem temos spots bastante bons.

Será que sabemos caça-los?huh.gif

Com barco torna-se mais simples porque evita grandes deslocações á barbatana, logo menos cansaço.
Aprendiz
Ontem andei a ver uns semi rigidos, já que nao deu pra ir pra água...., que me pareceram muito bem.

Barco 3,80m.

Motor 40 HP.

Agora falta saber a marca que devo optar.
JPM
Aprendiz

embora não tenha visto o barco, 3,80m parece-me muito pequeno para qlqr coisa, nesse tamanho os barcos costumam ser poucos estaveis e complicados de utilizar com mar um pouco encapelado.

se pensas em comprar barco dou-te o conselho q é comprares sempre o melhor q puderes, pois se mais tarde o quiseres vender, será mais facil se fôr um barco bom.

os 40cv de motor já me parecem interessantes, se fôr a 4 tempos ainda melhor.

cumps
Aprendiz
Concordo com comprar o melhor possivel, mas neste momento o $$$ nao abunda 5.gif .

Nós para caçar nao saímos com o mar complicado, vou ver se o consigo esticar para os 4,5 metros..... 11.gif
JOCA
Sei que não é o post ideal para meter isto mas vejo que andas à procura de barco. Eu tenho este para venda, é um valiant 4.5m com motor tohatsu 40hp.
É o ideal para caça ou mergulho.

Aprendiz
Ando a ver......
Ainda não decidi mesmo comprar....

Mas parece me um belo barco para caça.

Eu gostava de saber as diferenças dos motores.

2 tempos e quatro tempos sei as diferenças, mas queria saber o que varia de marca pra marca.

Porque parece que na assistencia isso varia.
JOCA
Pela experiencia que tenho sei que as revisões e peças dos motores 4 tempos são mais caras que os 2 tempos.
Pelo menos aqui em Lisboa, todas as grandes marcas tem representantes que dão assistência tecnica em termos de peças e revisões com profissionais de qualidade, no resto do Pais é que pode ser diferente.
Agora se o preço varia muito de marca para marca já não sei.

Boas caçadas
Aprendiz
O que OUVI dizer é que em algumas marcas, por exemplo se te avariar um grupo de peças tens de comprar o conjunto, noutras vendem as peças em separado.

Um exemplo que pode ser um bocado estranho, imagina que avaria a coluna, numas tens de comprar uma coluna nova, noutras venddem as peças para reparar a coluna, logo muito menos dinheiro gasto.

Não sei se me fiz entender.
Ricardo Germano
Eu tenho um semi-rígido de 4,5 metros com motor Tohatsu de apenas 15 cavalos, sem consola.

Trata-se de um motor muito curto para a dimensão e peso da embarcação, mas tem-me levado a todo o lado onde tenho desejado ir passear ou mergulhar.
Também é verdade que saindo de Sesimbra/Setúbal, nunca fui além do Cabo Espichel/Zimbral!

O casco é de 1991, mas continua a parecer como novo.

Quanto ao motor Tohatsu, foi adquirido em 1993, em 2ª mão, para substituir um Evinrude de 10 cavalos que só me dava problemas e que havia comprado novo em 1990.

Por causa desse Evinrude, fiquei sempre de pé atrás em relação a essa marca, mas deve ser mania minha.

De qualquer forma e porque o Tohatsu portou-se e porta-se ainda hoje sempre à altura, é desta marca que posso falar.

As peças arranjam-se em separado. Não é necessário comprar grupos de peças completos. Não são baratas, porque hoje em dia nada é barato, mas também não são mais caras que as outras marcas nipónicas.

Considero um semi-rígido de 4,5 metros como perfeitamente adaptável ao mergulho e à caça, se bem que eu não seja adepto de caça.

Também considero que qualquer motor entre 30 e 40 cavalos é o adequado a esta dimensão de embarcação.

Pessoalmente, por vários motivos, como consumo, ruído, desgaste e poluição, prefiro motores a 4 tempos, mas o meu Tohatsu é a 2 tempos e tem servido na íntegra os meus propósitos. Vai ter de continuar a servir, mesmo que venha a comprar outro motor! wink.gif

Nestes anos todos, as únicas peças que levou foram velas, hélice, fusíveis para o veio do hélice e 1 parafuso que suporta um sino-bloco de oscilação da coluna.

Consumos? Bom, um bidão com 15 a 20 litros de gasolina, mais óleo q.b. para 4 a 5% da mistura, dá para andar a "acelerar" o dia todo! tongue.gif

Carregado, o barco arrasta-se, mas com dois mergulhadores e respectivo equipamento de mergulho a bordo, vamos de Sesimbra à Ponta do Cabo Espichel, bem rapidinho... smile.gif

Digamos que 1 depósito, nestas condições, dá para ir e vir ao Cabo Espichel duas vezes e ainda se fica com bastante gasolina para "curtir" o resto da tarde...

Considero que para caça-sub ou mergulho, qualquer casco acima de 4,5 metros de comprimento está bem.
Em relação a motores, quanto mais potentes melhor, dentro dos limites adequados ao casco e impostos pela carteira do comprador.

O casco deve ser o mais amplo possível e permitir a adequada arrumação de material de mergulho e/ou caça-sub.
Neste aspecto é necessário decidir se uma consola central e possíveis bancos no interior da embarcação serão adequados...?
A consola dá sempre jeito, pois permite melhor visibilidade durante a condução e manobras da embarcação, mas pode ocupar espaço desnecessário num espaço já de si reduzido. Afinal de contas, conduzir a embarcação directamente no motor, também nem é assim tão complicado ou "inestético" e liberta espaço. rolleyes.gif

Considerar a possibilidade de aquisição de um motor auxiliar de baixa cavalagem não é disparate e pode livrar-nos de potenciais apuros.

Sonda e GPS são também acessórios a considerar a bordo se pretendemos regressar aqueles locais "excelentes" ou "espreitar" o fundo, podendo investir-se em equipamentos portáteis e de "baixo" custo ou em instrumentos mais sofisticados e adequados a embarcações maiores ou com grandes consolas.

Meios de comunicação marítimos não são também de descurar, apesar de muita gente hoje recorrer ao telelé! rolleyes.gif

Já não falo noutros equipamentos de segurança que devem existir a bordo, por serem obrigatórios e fazerem parte da palamenta a considerar em qualquer embarcação.

Se existirem pretensões de navegação nocturna, não esquecer que quer a embarcação que o barqueiro, têm de satisfazer os requisitos para tal.

Há mais opções, mas pela versatilidade, segurança e leveza do conjunto, considero os semi-rígidos as embarcações mais interessantes para as actividades referidas neste fórum.

Em relação a marcas de semi-rígidos, tens embarcações nacionais com excelente qualidade, ao nível de qualquer produção estrangeira, que é provavelmente mais cara.

É necessário também tentar perceber que tipo de utilização vais dar ao barco:
Diária/Intensiva?
Intensiva mas sazonal?
Regular (por exemplo, 30 ou 40 fins de semana por ano)?
Reduzida?

A minha(pouca) experiência, diz-me que de uma forma geral utilizamos sempre o barco menos vezes do que aquelas que gostariamos.
Assim, pensa no número de dias que terias hipóteses de usar o barco por ano e depois divide por 2 ou mesmo 3! tongue.gif
Ficas logo a saber quantos dias estarás na água e se te compensa investimentos avultados...
Talvez a aquisição de uma embarcação usada seja uma hipótese a considerares.

Lembra-te que em utilizações intensivas, o desgaste e necessidade de manutenção é substancialmente maior, mas de uma forma geral, se conseguires que o "teu" barco/motor faça 100 horas de mar por ano, já és um tipo razoavelmente feliz! Quem me dera a mim! tongue.gif

Bom, o "meu" barco talvez faça as 100 horas/ano, mas o motor não vai lá nem de perto! sad.gif

Finalmente, e descupem a extensão deste post, é preciso perceber que "é muito melhor andar nos barcos dos outros"! Ter barco é como ter piscina! rolleyes.gif
Quando tens barco, geralmente tens sempre amigos para te acompanharem a bordo, mas na hora de "chegar da festa", está tudo com vontade de ir para casa rapidamente...
Prepara-te para ficares "agarrado" às limpezas e arrumações sozinho.
Felizmente nem sempre é assim e há bons companheiros.

Podes até pensar no barco como uma forma de seleccionares os verdadeiros amigos! smile.gif
Aprendiz
Obrigado pelo post ricmvger, fiquei bem elucidado, quanto a japoneses normalemente são boas marcas .

Se mais alguem tiver algum contributo, agradeço.

Cumprimentos a todos,e bons mergulhos.
JOCA
O que OUVI dizer é que em algumas marcas, por exemplo se te avariar um grupo de peças tens de comprar o conjunto, noutras vendem as peças em separado.

Um exemplo que pode ser um bocado estranho, imagina que avaria a coluna, numas tens de comprar uma coluna nova, noutras venddem as peças para reparar a coluna, logo muito menos dinheiro gasto.

Não sei se me fiz entender.

Bom, o ricmvger acabou por responder muito bem.
Em relação à tua duvida das peças posso-te dizer pelo menos dos motores tohatsu que podes adquirir qualquer peça em separado até ao mais minusculo parafuso ou anilha, são precisas comprar conjuntos caros. Claro que há peças que necessitam dos respectivos acessórios de montagem, mas ai é obvio.
Aprendiz
É muito importante o facto de se poderem comprar as mais pequenas peças, assim evitamos reparações extremamente caras, que são causadas pela falta de peças soltas por assim dizer.
Brasuca
Já agora , qual a vossa opinião em relação a preços?
Por ex qpor quanto (+ -) se adquire um valiant 4.5 mt com um motor tipo o do nosso companheiro joca?
Quanto acham que valem a embarcação e o joca por quanto esta disposto a vender?
Um abraço wacko.gif
Ricardo Germano
Há vários factores em jogo:

a) ano do casco e do motor (nem sempre coincide);

b) remendos nos flutuadores/casco;

c) estado geral (teve ou não muito tempo na água);

d) vem com ou sem reboque;

e) aspecto, manutenção e funcionamento do motor;

f) marca...

De uma forma geral, um barco como o do Joca novo (semi-rígido 4,5 metros), motor 40 Hp (os preços variam razoavelmente em função da marca), com um bom reboque (influencia muito, pois desde os 250 € até mais de 1250€ tens para todos os gostos - e estou só a falar em reboques para barcos até 4,5 metros) deve andar actualmente por uns 7.000 a 10.000 €... Mas posso estar um bocado desactualizado...

Em 2ª mão, com idades entre 4 e 10 anos, em estado de conservação muito razoável, pois as embarcações de recreio raramente têm muitas horas de utilização, algo entre 2900 € e 6000 € parece-me bem...
JOCA
Brazuca, já te enviei uma PM com a informação relativa ao barco.
Aprendiz
E o preço do seguro?

Alguem sabe ao certo?
JOCA
Depende do barco, lotação, cavalagem, classe de registo, etc..
Mas dou-te o meu exemplo. Tenho um barco de 4,5m com motor 40hp e registado para 6 ocupantes em classe C2 (nova classe 4) e pago perto de 80€ por ano.
Antes de alterar a classe de registo não chegava a 70€.
Aprendiz
Não me parece barato, mas parece me aceitável....

Já agora só mais uma pequena duvida, os barcos tambem pagam selo??

De um barco desses quanto se paga?
JOCA
Pagam selo pois!! Tem um valor fixo por classe de tonelagem + uma taxa por cada 10 cavalos. O meu tem 40 cavalos e paga de selo perto de 25€.
Brasuca
Tirando uma pq conclusão , no fundo o mais caro é mesmo a aquisição do barco e equipamento pois pelos vistos a manutenção , seguros , selos etc acabam por ser menos do que a de um automovel.
Para mim o barco ideal era um valiant de 4.5 com consola ou jockey e um motor de 40 ou 50 cavalos de preferência a 4 t ou dos novos da tohatsu.
Acho que pra recreio e actividades subaquaticas não vale a pena investir mais do que aquilo que ficara um equipamento desses.
Um abraço a malta da natureza! 15.gif
JOCA
Não te esqueças que também tens que lhe meter gasolina wink.gif
Mas concordo, por experiencia própria posso garantir que a manutenção, selo e seguros fica mais barato que a grande maioria dos automovéis.
Em relação a motores, é muito discutivel se é melhor 2T ou 4T, os dois têm vantagens e desvantagens. Mas os novos TLDI da tohatsu posso dizer que são muito bons, tenho um colega que tem um e está muito satisfeito, o problema e que é muito caro.
Aprendiz
Joca podes indicar as vantagens e as desvantagens de cada motor 2T e 4 T?

N sei como é nos barcos mas nas motas os motores 2 T são um boca temperamentais....
Por vezes param sem motivo aparente....Isso acontece nos barco?
JOCA
Bem, o aspecto inicial é o preço. O 2T é significativamente mais barato que o 4T.
Depois as peças e as revisões também são mais baratas.
O 4T é mais silencioso e menos poluente. Em termos de consumos agora já está mais ou menos igual(excluindo os modelos de ~10-15 anos atrás que consumiam bastante)
Se forem bem cuidados tanto os 2T como 4T não param sem motivo aparente!!!
Aprendiz
Pois é que nas motar uma pessoa ia a andar e o gajo lembrava-se de parar e nao pegava mais....

Já agora mesmo os a 2 tempos têm motor de arranque e trim electrico certo?
JPM
Aprendiz

o meu Envirude de 2T já tem alguns anos e tem arranque electrico, power-trim/tilt, aviso sonoro falta de oleo e problemas de aquecimento.

actualmente qualquer motor de qualidade com uma cavalagem media vem com estes acessorios, mas claro como num carro isto tb saí mais caro ao conjunto.
Aprendiz
HE HE HE!

Olha que da primeira vez que li a frase percebi que tinhas dite que tinha problemas de falta de oleo e aquecimento, ainda nao devo ter acordado.

Sim isso tudo tem de se pagar, porque tem mesmo de ser.

O trim é muito importante?
Será que é muito usado ou pode ser dispensável?
Ricardo Germano
Motor a 2 tempos:
Ricardo Germano
Pode-se observar motores a 2 tempos em funcionamento neste link.

Para observar as diferenças, pode-se observar o funcionamento de motores a 4 tempos neste link.

De uma forma geral, no que se refere a motores de embarcações, ambos os tipos são adequados.

Os motores marítimos a 2 tempos (atenção que também há motores marítimos "diesel" a 2 tempos, geralmente em grandes navios, mas não é desses que aqui se trata), não consomem só combustível (gasolina), mas também lubrificante (óleo), em misturas geralmente entre os 2% e os 5%...

Há diferenças mecânicas, sendo de uma forma geral o motor a 4 tempos mais "complexo" que o motor a 2 tempos.
O primeiro possui toda uma série de órgãos, que dado o ciclo de funcionamento do segundo, este não necessita.
A saber:
Válvulas, árvore de cames (ou veio de excêntricos), correias/correntes/engrenagens de distribuição.

Os cárters (depósitos de óleo) são normalmente "secos" nos motores a 2 tempos.
O óleo na mistura combustível, tem por função lubrificar o motor internamente evitando que este "agarre/gripe" por sobreaquecimento causado pelo atrito entre as peças móveis e fixas.

Sendo mais "simples", os motores a 2 tempos parecem "melhores" para uso marítimo. No entanto nem tudo são rosas e devido ao esquema de funcionamento e particularmente à "falta" de válvulas (de admissão e escape), acabam por ser mais "gulosos" e poluentes.

Gradualmente tem se assistido ao declínio dos motores a 2 tempos em detrimento dos motores com ciclos de funcionamento a 4 tempos. Os motores marítimos não têm sido excepção.
No entanto, com os avanços tecnológicos ao nível de materiais utilizados e tolerâncias de fabrico, bem como a nível de melhorias na mecânica de funcionamento, irá se assistir provavelmente a um retorno em força dos motores de ciclo a 2 tempos, por poderem ser mais eficientes na produção de energia, com menores cilindradas, menores custos de produção, maior leveza e menor dimensão.

Actualmente, eu não teria dúvidas e optar ou recomendar motores in ou outboard a 4 tempos. wink.gif
Ricardo Germano
Já agora e porque falei neles, pode-se ver neste esquema o motor "diesel" a 2 tempos que por vezes equipa grandes navios e locomotivas:
Ricardo Germano
De uma maneira "simplista e generalista" pode-se dizer que os motores a 2 tempos têm o dobro do potencial de produção de energia dos motores a 4 tempos...
JPM
já vi tb motores diesel fora de bordo, em tudo idententicos (de aspecto) aos 2 tempos.

julgo q a marca é YANMAR.

Aprendiz
Ora eu que estou farto de escavacar motores, desconhecia o motor a diesel 2 tempos, mais uma que aprendi hoje.....

Bem nunca se sabe quando está aí o futuro dos motores automovel.....

Os motores a 2 tempos são tambem normalmente muito mais rotativos atingindo facilmente as 12-15000 e mais rpm, por isso mais agradáveis na condução.
Ricardo Germano
QUOTE (JPM @ Sep 15 2005, 05:43 PM)
já vi tb motores diesel fora de bordo, em tudo idententicos (de aspecto) aos 2 tempos.

julgo q a marca é YANMAR.

Sim, é verdade que existem motores "diesel outboard".

São geralmente "grandes, pesados, ruidosos e com pouca potência", mas autênticos "cavalos de trabalho".

Onde vi mais desses motores a operar foi em Vigo, Galiza.
JOCA
Já conduzi motores 2T e 4T e posso dizer que em termos de resposta, ou seja arranque o 2T é superior. Quem caça por vezes a "fugir" das vagas pode fazer diferença entre passares a vaga e virares o barco wink.gif Claro que é preciso ter "mãozinhas" e saber posicionar bem o barco.

Boas caçadas
Aprendiz
Isso deve -se á rapidez com que atingem maior rotação.

Por isso tb se tornam mais agra´dáveis de conduzir.
Brasuca
Quem são os doidos que vão caçar assim, com essas condições hehehehe?
Eu não de certeza, pois o gregório vinha me logo vizitar hehhehe.
Mas é natural que os de 2t tenham um arranque , força superior.É como nas motos.
A questão é se justifica a diferença de preços tendo em conta a durabilidade?
Não sei dizer , mas optaria por um 4t.
Abraços pra malta porreira hehehe.
fliper
boas!

Verifica também se o carro é capaz de puxar o barco + atrelado (especialmente nas rampas).

Não sabia que se podia registar um barco com 4,5m em C2 (designação antiga). Se for só tipo D (designação antiga) ficas muito limitado.

O meu tem 4,75m, mas acho que o tamanho apropriado seria 5,5m para suportar mais mar. O pior é o preço, claro!

A Valiant tem a vantagem de fazer uns pacotes barco + motor a bons preços.

dá uma espreitadela aqui:
http://ribs.no.sapo.pt/OndeComprar.html

saudações
Pedro
Aprendiz
""Boas aprendiz tudo bem? Vi os teus posts sobre as embracações e deixaste-me tambem com o bichinho Diz-me já compraste barco? Tenho algumas duvidas que te queria colocar. Para conduzir uma embarcação dessas, para além do seguro e selo, suponho que seja necessária uma carta de "condução". É a carta de marinheiro ou uma outra carta qualquer? Se a tiraraste quanto foi? Foi muito dificil? É necessario renová-la de quanto em quanto tempo? O reboque, basta a carta normal de ligeiros para "arrastar" isso (os até 4,5m) ou é preciso ter a de reboques mesmo?
Obrigado pelo teu tempo e boas caçadas. ""

Recebi esta pergunta do nosso amigo DevilByte, mas como ainda nao adquiri a embarcação, gostava da ajuda de quem já tem para as escalrecer sem cometer nenhuma imprecisão.

Obrigado!

castor
SEGURO.acho k os mais baratos são na ¨Mutua dos pescadores¨.
Eu propio já tive em varios lugares e o mais em conta foi mesmo neste.
Bons mergulhos boa compra. 31.gif
scuba2
qualquer casco com +- 4,5m a 6m e excelente para o fim que queremos dar
entre os semi-rigidos e os rigidos, pessoalmente prefiro os rigidos, apesar de ser mais dificil subir iu descer, mas ao nivel de espaço nao tem nada a ver.

em relaçao ao preço do barco do joca, quaisquer 4500€ chegam

um abraço
fuza
oi,juca tudo bem uma pergunta qual e o preço do barco se tem at. disse me o preço do conjunto tenho um amigo que anda atras de um barco um abraço tudo de bom........
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2009 Invision Power Services, Inc.