![]() ![]() |
Dec 4 2006, 04:20 PM
|
|
|
Advanced Member ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Grupo: Socio APDM Posts: 253 Registado: 5-June 06 Membro nº: 3,459 Utilizador Identificado |
Tenho assistido com algum interesse aos ultimos programas do Bombordo que a RTP2 tem transmitido.
São da autoria de um Francês, Francis Le Guen e tem dado a conhecer alguns dos melhores lugares do mundo para mergulhar. Muitos deles em paises francofonos ou de influencia francesa. Este fds consegui ver apenas a parte final de um episodio passado numas grutas fantasticas penso que nas Caraibas e de uns mergulhos profundos num recife tambem das Caraibas. Apesar de terem ontem dado a maior "calinada" na tradução daquilo que o senhor levava nas bis ( ele diz oxygen et nitrogen e traduzem oxigénio) , mas é coisa a que vamos estando habituados, vão falando de alguns procedimentos a ter em conta para o tipo de mergulho que estão a realizar. É tambem uma excelente forma não só de dar a conhecer sitios fantasticos como tambem divulgar algumas informações sobre formação, planeamento e segurança. A pagina é esta : http://www.carnetsdeplongee.net/ é só uma questão de estar atento á programação da RTP 2 e ao programa Bombordo ( actualmente acho que tem sido transmitido á sexta feira á noite e ao Domingo final da tarde ) Em jeito de desafio... Programas deste genero em Português (sem ser o que foi feito pelo Lawrence Wahba que é muito semelhante a este) e em Portugal ( ou nos paises de lingua Portuguesa )...para quando ? |
|
|
|
Dec 4 2006, 04:31 PM
|
|
|
Advanced Member ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Grupo: Utilizador Identificado Posts: 287 Registado: 8-March 05 De: Odivelas - Lisboa Membro nº: 1,700 Qualificações de Mergulho:PADI Rescue Diver; EAN Diver Profissão:Técnico SIG Utilizador Identificado |
Tb tenho seguido com bastante atenção este programa!
Sítios maravilhosos e, como o Lynx disse, as traduções erradas a q nos vamos habituando!! Vale mto a pena! Qto ao teu desafio... em Janeiro vamos ter, finalmente, uma revista... quem sabe num futuro próximo! Rui Gandú (IMG:style_emoticons/default/31.gif) |
|
|
|
Dec 4 2006, 05:02 PM
|
|
|
God ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Grupo: Socio APDM Posts: 3,455 Registado: 28-August 04 De: Lisboa Membro nº: 1,142 Qualificações de Mergulho:Divemaster Profissão:Faço muito pouco Utilizador Identificado ![]() SÓCIO EFECTIVO APDM A minha Galeria |
Os Franceses têm a "facilidade" de ter algumas regiões autonomas verdadeiramente paradisiacas.
Já estive e mergulhei na Polinésia Francesa (mergulhei no Tahiti, em Moreea e em Bora-Bora) e este ano estive novamente em ilhas francesas (Guadeloupe e Martinica) e desde os parques marinhos a facilidades dadas ao operadores (caso queiram por exemplo afundar um barco para fazer um destroço artificial) ficamos logo a ver que não são só as aguas cristalinas e fauna tropical que fazem destes sitios excelentes destinos de mergulho. Recomendo vivamente, mas aviso que os preços de cada imersão... oh-la-la... |
|
|
|
Dec 4 2006, 05:08 PM
|
|
|
Junior Member ![]() ![]() ![]() Grupo: Utilizador Identificado Posts: 60 Registado: 2-November 05 De: Matosinhos Membro nº: 2,544 Qualificações de Mergulho:CMAS, PADI, IANTD, Patrão de Costa Utilizador Identificado |
Nós também já as tivemos... agora são independentes....
|
|
|
|
Dec 4 2006, 05:35 PM
|
|
|
Advanced Member ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Grupo: Socio APDM Posts: 253 Registado: 5-June 06 Membro nº: 3,459 Utilizador Identificado |
QUOTE(Jorge Santos @ Dec 4 2006, 05:05 PM) [snapback]90991[/snapback] Nós também já as tivemos... agora são independentes.... Tudo bem... Muitos desses paises tambem o são, mas não deixam de ter uma grande influencia por causa da lingua, alguns costumes e aspectos culturais. Não vejo problema ( muito pelo contrario ) em que desenvolvam e ofereçam turismo de mergulho a quem está disposto a conhecer...e a pagar por isso. Este tipo de programas tem sempre esse lado de dar a conhecer alguns aspectos culturais e humanos desses locais e é possivelmente a unica forma que têm de se dar a conhecer. Haveria interesse em fazer algo do genero em Português e em paises de lingua Portuguesa ? A lingua Portuguesa é falada em todas as regiões do mundo tambem. |
|
|
|
Dec 4 2006, 07:26 PM
|
|
|
Senior Member ![]() ![]() ![]() ![]() Grupo: Socio Forum / APDM Posts: 212 Registado: 14-November 05 De: Porto Membro nº: 2,596 Qualificações de Mergulho:CMAS P2; PADI NITROX; UNDERWATER NAVIGATION; PADI DEEP DIVER Profissão:Consultor Utilizador Identificado ![]() SÓCIO FÓRUM / APDM O meu Blog |
Tenho visto o programa parcialmente, apenas aos domingos, e de facto além de muito interessante, é deveras didáctico. Muito bem feito, apesar de ser francês. (IMG:style_emoticons/default/blink.gif)
QUOTE(Culdagor! @ Dec 4 2006, 04:59 PM) [snapback]90989[/snapback] Recomendo vivamente, mas aviso que os preços de cada imersão... oh-la-la... Qual é o tamanho desse oh-la-la em euros? (IMG:style_emoticons/default/grin.gif) É que tenho que contar as minhas poupanças a ver se dá para sonhar em ir a algum desses marvilhosos lugares (IMG:style_emoticons/default/grin.gif) (IMG:style_emoticons/default/grin.gif) (IMG:style_emoticons/default/grin.gif) |
|
|
|
Dec 4 2006, 07:53 PM
|
|
|
God ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Grupo: Socio APDM Posts: 3,455 Registado: 28-August 04 De: Lisboa Membro nº: 1,142 Qualificações de Mergulho:Divemaster Profissão:Faço muito pouco Utilizador Identificado ![]() SÓCIO EFECTIVO APDM A minha Galeria |
É um oh-la-la que vale de 38 a 45€ dependendo dos pacotes que compres, ou se mergulhas "avulso". Isto nas antilhas francesas excepto St. Martin (que é metade Francesa e metade Holandesa). As antilhas holandesas são mais baratas.
As antilhas Inglesas (que são independentes e fazem parte da Commonwealth) são as mais baratas de todas ficando cada mergulho a pouco mais de 14-15€. |
|
|
|
Dec 4 2006, 07:56 PM
|
|
|
Advanced Member ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Grupo: Utilizador Identificado Posts: 352 Registado: 5-October 04 De: Setúbal Membro nº: 1,302 Qualificações de Mergulho: PADI DM Profissão:Analista Utilizador Identificado A minha Galeria |
Eu vi nestas duas ultimas semanas. Na semana passada, foi sobre umas ilhas, onde numa delas depois de construirem um ou dois hoteis, começaram a ir para lá mergulhadores. Passados uns meses, encontraram um naufragio, dentro da baia , a cerca de trinta metros. O barco está praticamente inteiro e consegue-se entrar dentro do convés. Consegue-se nadar lado a lado. A saida é feita pelo pontão.
Mas o cromo parece um mister Been. Ele para entrar dentro de água pelo pontão, deu um ou dois passos, tipo pato Donald, mais ou menos depressa e depois...cá vai disto que amanha não á! Parecia uma abécula. Esta semana falava em garrafas de oxigenio e perguntava á mergulhadora até que profundidade ela costuma mergulhar com aquilo. O sitio era muito procurado pelos mergulhadores técnicos e era melhor não passar muito dos quarenta ou cinquenta metros... Mas as imagens que passam no programa são divinais. É de fazer crescer água na boca. Os ratões a partir dos trinta metros a fazerem a subida com eles....as moreias verde-alface,lindas....só não apareceram tubarões. Sim, um programa desses feito em Portugal, por Portugueses, para Todo o Mundo era giro. Mas cortaram a verba ao Bombordo... Este post foi editado por motinha: Dec 4 2006, 07:57 PM |
|
|
|
Dec 5 2006, 05:51 PM
|
|
|
Member ![]() ![]() Grupo: Members Posts: 39 Registado: 28-November 06 De: Parede Membro nº: 4,462 Qualificações de Mergulho:nenhumas Profissão:Estudante Utilizador Não Identificado |
boas,
Tenho acompanhado o Bombordo sempre que posso desde há muito tempo. Recomendo vivamente pois é uma maneira de viajarmos pelo fundo do Oceano sem sairmos de casa. Sempre com informação útil e bastante aprazivel a todos. O facto se ser feito por franceses e em francês, apenas revela que a europa também sabe fazer documentários com bastante interesse e serve de incentivo aos demais europeus (Portugueses acordem!!) a seguirem o seu exemplo. |
|
|
|
| Google Bot |
|
![]() Google Ads |
|
|
|
|
![]() ![]() |
|