![]() ![]() |
Jan 1 2007, 05:06 PM
|
|
|
God ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Grupo: Socio APDM Posts: 3,455 Registado: 28-August 04 De: Lisboa Membro nº: 1,142 Qualificações de Mergulho:Divemaster Profissão:Faço muito pouco Utilizador Identificado ![]() SÓCIO EFECTIVO APDM A minha Galeria |
Pronto... quase... Farilhões - Farilloni é tudo igual.
Imaginem qual a minha supresa ao chegar à reserva natural da Isole dei Ciclopi, na Sicilia, e me dizem que o grupo de ilhéus que constituem a reserva se chamam de "Farilloni". Ou seja um tipo viaja milhares de km e acaba por mergulhar sempre no mesmo sitio... Claro que a agua estava fresquinha, mais do que em Portugal com cerca de 16º, e uns 20 m de visibilidade. É uma reserva interessante com 3 ilheus absolutamente protegidos, o que significa que nem mergulho se lá pode fazer e têm uma grande area de resguardo, existem mais 3 ilhéus (ou calhaus) onde a protecção é apenas parcial e o mergulho é permitido, isto significa que se dá um fenomeno interessante, a peixarada eventualmente "migra" dos protegidos a norte para os de sul, mas estando habituados a que nada os afecte são curiosamente calmos e deixam que nos aproximemos bastante. Há uma grande variedade de nudibrânquios, muito interessantes e alguns cavalos marinhos. O guia ao principio pensou que eu não era muito certo (e tem alguma razão) por andar sempre com a cabeça nas rochas, porque por nós passvam n cardumes de Castanhetas (Castanholas em It), e uns que lhes chamavam "Chernia" que suspeito serem pargos, mas apesar dos cardumes a vida macro era muito mais interessante e Judias, Bodiões e companhia temos em abundância em Portugal. O fundo é muito igual a Sesimbra, bem como a peixarada mais pequinita, muda muito na vida "macro" especialmente nas cores e tamanhos de algumas especies de Nudibrânquios (provavelmente isto é uma barbaridade, mas tb não só biologo por isso digo o que vi.) O Centro com que fui é gerido por um Italiano casado com uma Belga que fala Inglês e depois de equipados, vamos a pé até dentro de agua (cerca de 150m). Há vários pontos de entrada, e segundo me disseram o unico problema é que por vezes há corrente. Não apanhei corrente nenhuma e fizemos uma imersão de 65min. Não vi nem duches nem balneários, mas abriram o centro só por minha causa e havia uma segunda parte fechada...Não sei... Para quem for à parte este da ilha vale a pena, bem como Syracusa. http://www.isoledeiciclopidiver.com |
|
|
|
Jan 1 2007, 05:48 PM
|
|
|
God Grupo: Moderadores Posts: 1,608 Registado: 3-April 02 De: Parede Membro nº: 24 Qualificações de Mergulho:BS-AC Diver - CMAS P2 - TDI Nitrox - Patrão de Costa - Radiotelegrafista Marítimo A/VHF Utilizador Identificado ![]() SÓCIO FÓRUM / APDM |
QUOTE(Culdagor! @ Jan 1 2007, 05:15 PM) [snapback]92407[/snapback] Pronto... quase... Farilhões - Farilloni é tudo igual. Imaginem qual a minha supresa ao chegar à reserva natural da Isole dei Ciclopi, na Sicilia, e me dizem que o grupo de ilhéus que constituem a reserva se chamam de "Farilloni". Ou seja um tipo viaja milhares de km e acaba por mergulhar sempre no mesmo sitio... Vem do latim, de ilhota escarpada. Também existe em França, por exemplo... (IMG:style_emoticons/default/wink.gif) |
|
|
|
Jan 2 2007, 10:57 AM
|
|
|
Member ![]() ![]() Grupo: Members Posts: 26 Registado: 1-October 02 De: norte Membro nº: 444 Utilizador Não Identificado |
QUOTE(Culdagor! @ Jan 1 2007, 05:15 PM) [snapback]92407[/snapback] --------------------------------------- O Centro com que fui é gerido por um Italiano casado com uma Belga que fala Inglês e depois de equipados, vamos a pé até dentro de agua (cerca de 150m). Há vários pontos de entrada, e segundo me disseram o unico problema é que por vezes há corrente. Não apanhei corrente nenhuma e fizemos uma imersão de 65min. Não vi nem duches nem balneários, mas abriram o centro só por minha causa e havia uma segunda parte fechada...Não sei... Para quem for à parte este da ilha vale a pena, bem como Syracusa. http://www.isoledeiciclopidiver.com Pois lá fora também não ha duches.... (IMG:style_emoticons/default/31.gif) Se fosse em Portugal... já estava a dizer mal, mas como é na estranja, e logo em italia.... (IMG:style_emoticons/default/11.gif) Já agora quanto pagaste para andar com o ferro as costas? (IMG:style_emoticons/default/5.gif) |
|
|
|
Jan 2 2007, 01:40 PM
|
|
|
God ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Grupo: Socio APDM Posts: 3,455 Registado: 28-August 04 De: Lisboa Membro nº: 1,142 Qualificações de Mergulho:Divemaster Profissão:Faço muito pouco Utilizador Identificado ![]() SÓCIO EFECTIVO APDM A minha Galeria |
QUOTE(js @ Jan 2 2007, 11:06 AM) [snapback]92436[/snapback] Pois lá fora também não ha duches.... (IMG:style_emoticons/default/31.gif) Se fosse em Portugal... já estava a dizer mal, mas como é na estranja, e logo em italia.... (IMG:style_emoticons/default/11.gif) Já agora quanto pagaste para andar com o ferro as costas? (IMG:style_emoticons/default/5.gif) Certo... Não gostei disso e por isso adverti. AVISEI de forma que ninguem vá às cegas. Tambem digo que não tenho a certeza de não haver, o centro ocupava duas lojas mas só estava aberta a da direita. Paguei 20€ e veio um guia comigo. SÓ comigo. Já agora foram 20€ por 15lts de Nitrox 32. E não vamos comparar o que vi lá do que não vejo cá... Outro aviso que me esqueci de deixar à navegação. Na Sicilia quase todos os centros fecham no Inverno sendo que a época de "trabalho" é de Março a Outubro, fora disso há centros que abrem apenas ao fds, a maioria dos barcos está a seco porque o Mediterrâneo pode ser mauzinho no Inverno e os poucos centros que há fazem mergulhos apartir de terra. Os que fazem de barco fazem em semi-rigidos, mas são muito poucos, sendo que perto de Palermo apenas um abria em Castellmare. |
|
|
|
| Google Bot |
|
![]() Google Ads |
|
|
|
|
![]() ![]() |
|