![]() ![]() |
Jan 8 2007, 03:03 PM
|
|
|
God ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Grupo: Socio APDM Posts: 3,455 Registado: 28-August 04 De: Lisboa Membro nº: 1,142 Qualificações de Mergulho:Divemaster Profissão:Faço muito pouco Utilizador Identificado ![]() SÓCIO EFECTIVO APDM A minha Galeria |
Como queremos sempre saber como, onde e com quem tirar um curso de mergulho.
Assim o Ricardo Constantino elaborou uma excelente "checklist" do que fazer quando pensamos evoluir no mergulho. QUOTE 1º Estudo teorico Ter um conhecimento basico da oferta, e das principais caracteristicas de cada curso. Já aqui foram refereciadas as alternativas mais usuais (de certeza que me esqueci de algumas) : - http://www.tdisdi.com/ - http://www.iantd.com/ - http://www.gue.com/ - http://www.padi.com/english/common/courses/tec/ - http://www.nauitec.com/ - http://www.safecavediving.com/ - http://www.nsscds.com/ - http://www.cmas.org Numas encontras os standards de ensino bem detalhados, noutras menos, noutras nem existem standards. Não perdia muito tempo com esta busca. É mais a confusão, dis-informação, e marketing que outra coisa. Apenas o suficiente para começar a perceber onde cada agência se situa, de onde veio, o que representam, que tipo de alunos / instructores cativam, que tipo de mergulho está na sua genese, como têm os programas estruturados, os seus principios, quais os critérios para ser instructor, como avaliam os instructores, que áreas consideram críticas no ensino etc. 2º Conhecer (entrevistar) instructores Fazer uma pre-selecção de instructores de cada agência e ir falar com eles. Não ter receio em colocar perguntas “incomodas” (afinal quem está a “escolher” quem ?) : - que % dos seus rendimentos dependem da formação de mergulho ?(**) - para que agências ensina e porque ? - quantos mergulhos trimix (fora dos cursos) fez nos ultimos x meses / anos ? - que tipo de perfil’s / com que equipa / buddy ? - quais os seus actuais projectos / objectivos ? - quantos mergulhos cave (fora dos cursos) fez nos ultimos x meses / anos ? Onde / Quais ? - que pensa de trimix, e rebreathers, e asas, e narcose, e descompressão, e deep-air, e solo-diving, e .... - que equipamento vende - ir mergulhar com ele – estar atento ao planeamento que faz do mergulho, o equipamento que leva, atitude que mostra, interesse que mostra etc. - obter referencias de outras pessoas. - etc etc Não ter medo de repetir a “entrevista” sempre que surgir alguma questão importante. *É importante saber distinguir entre a experiência (numero de mergulhos por exemplo, mas não só) de formação e a experiência real (fora das aulas) do instructor. O que é “melhor” : - um instructor de gruta com 1000 mergulhos de gruta, mas dos quais 900 são de ensino e apenas 100 de experiência (a que nível ?). - um instructor com 2000 mergulhos de experiência real e que apenas faz um curso de formação por ano. Nenhum. O importante é saber o que mais valorizar e tentar encontrar um perfil equilibrado que seja compatível com os nossos objectivos e atitude / filosofia. 3º Conhecer e mergulhar com ex-alunos Juntar-se a ex-alunos dos instructores para perguntar sobre as suas experiências. - Ver a atitude que têm antes, durante e depois do mergulho. - Que planeamento fazem do mergulho. - Que equipamento usam. - Como se sentem na agua. - Como dominam a técnica fundamental: flutuabilidade. - Etc etc. 4º Perceber as REAIS diferenças De nada (ou pouco) serve comparar os atributos “físicos” de cada curso / agência. Exemplo com o curso X da Y posso ir até aos 50 com ar, com o S da T só posso usar 1/6 em gruta etc. Muito menos serve comparar equipamento e configurações. Na X tenho de ter capacete, na Y não posso ter bungees. (existem muitas destas discussões em muitos forums por todo o mundo e que não ajudam nada e não chegam a lado nenhum – é a mesma coisa que perguntar: o que é melhor; um martelo de boracha ou de ferro ? os que compraram os de ferro vão dizer que é o de ferro, os que vendem os de borracha vão dizer que são os de borracha). O que realmente interessa é PERCEBER o porque destas diferencas; perceber os atributos “não fisicos”. É importante tentar perceber o quadro de referencia de cada agência, os seus principios, as suas regras de qualidade, as suas motivações, o seu grau de empenho em levar os seus principios até as ultimas consequências. Exemplos: - se uma agência diz que fumar é mergulho são incompatíveis; então vamos lá ver até onde chega esse principio. Está a agencia disposta a rejeitar instructores / alunos fumadores ? - se uma agência diz que é preciso estar em forma física para fazer mergulho, tem essa agência critérios de avaliação da forma física dos seus alunos ? (não serão estes primeiros dois exemplos os aspectos fundamentais, mas são fáceis de transmitir e exemplificam bem o que quero dizer com atributos “soft” : rigor, ter e ser consequente com principios, exigência, qualidade, aplicados a todas as facetas do mergulho e seu ensino. Os seguintes exemplos vão mais ao que interessa, mas são mais dificeis (para mim) de transmitir). - qual o modus operandi da formação; mergulho individual (não necessariamente solo) ou mergulho em equipa. Como é que isto se traduz na materia dos cursos / filosofia de ensino ? - quais as diferenças (de standards / rigor / skills / conteudo / numero e perfil de mergulhos / avaliação / qualidade etc) permitidas (toleradas pela agência) entre o mesmo curso dado por dois instructores diferentes (em ambientes compatíveis obviamente). E mais importante PORQUE ? - etc 5º Decidir (Agência e Instructor) Depois do trabalho anterior bem realizado este é o passo mais fácil ! Importante é não saltar para o passo 5 sem antes de ter realizado os anteriores. Ou seja, cuidado com o “instructor / vendedor” que apresenta uma optima promoção(*), um discontito jeitoso(*), é um cajo super porreiro(*), as datas do curso são mesmo á medida(*), até convenceu um buddy teu(*), o local e horarios não podiam ser melhores(*) e acabas tu por embarcar numa coisa sem ter devidamente explorado todas as alternativas. (*) todas bons e importantes criterios, mas não serão propriamente os criterios principais ou mais importantes na escolha de uma formação que se exige de qualidade. (**)Depender dos rendimentos de formação nem é bom, nem é mau. É apenas mais uma variável que pudemos usar para avaliar a grau de compatibilidade entre o instructor, o aluno e os seus objectivos. Sabendo que a concorrência é muita e que os preços de formação têm vindo a baixar, é importante saber para que mercado alvo o instructor está posicionado. Practica preços de saldo para atrair o máximo numero de alunos, ou consegue manter preços diferenciados apostando nas suas capacidades / experiência / credibilidade ? Se alguem depende (quase) exclusivamente de formação para viver; das duas três : * ou tem perfil para puder manter um certo patamar de preço; e assim, não necessita de estar a dar formação “todos os dias” e assim consegue ter tempo e recursos para alimentar / cultivar o seu perfil com mergulhos de experiência fora das aulas; * ou então tem de recorrer a baixos preços para angriar clientes e está condenado a ter de passar grande parte do mês a dar formação, ficando sem tempo para cultivar o seu proprio curiculo – os tais instructores de milhares de mergulhos – só que todos do tipo “Portinho”. * ou adora dar formação, ou não precisa dos rendimentos para nada, ou consegue consiliar formação e experiência, ou é um pessoa singular e excepcional etc etc. Nenhum é melhor, nem pior, que o outro: é apenas importante para sabermos o que estamos a comprar ! Por Ricardo Constantino O que se segue é a minha opinião sobre que tipo de formção um mergulhador deve ter. Há vários caminhos que um mergulhador pode seguir após o seu curso básico, incluido o não querer absolutamente mais curso nenhum. Quando começamos a mergulhar ou o fazemos porque sabemos que é vicío para o resto da vida ou porque algume nos disse que até é giro. Independentemente, ao fim do curso ou de uma duziazita de mergulhos temos uma ideia mais bem definida daquilo que queremos fazer no nosso futuro subaquático. Para todos os que querem de facto mergulhar com mais conhecimento de causa na minha opinião é fundamental escolher um curso que nos ensine Suporte Básico de Vida e como lidar com "emergências" que possam ocorrer num mergulho. Por questões de segurança acrescida um curso de Nitrox tambem acho que seja necessário ao mergulhador que pratique a actividade mais regularmente. Quem acha que não vale muito a pena passar de uns mergulhos ocasionais, um curso base com uma pequena complementaridade um dia mais tarde chega e sobra para quem é verdadeiramente mergulhador de ocasião. A minha experiência diz-me que para quem viaja muito e mergulha em diversos países um curso de Divemaster é de extraordinária ajuda. Não pelo curso em si, mas pelo "perceived status" que confere. Quase todos os centros assumem imediatamente que quem tem um curso de Divemaster é um mergulhador competente, o que facilita muitos aspectos logisticos da coisa. Curiosamente quem é P3 ou Master Scuba Diver encontra mais reticências por parte dos operadores (Novamente friso que é a minha experiência). Como é natural isto é mais significativo se não contamos estar muito tempo a mergulhar com um unico centro de mergulho. Para quem quer viajar e ficar num unico sitio com um unico centro,não vejo grande necessidade de se passar para outro tipo de cursos que os que delineei. Quem quer seguir a via descompressiva deve seguir os passos descritos acima. Perguntar sempre que há duvidas. Sempre. |
|
|
|
![]() ![]() |
|
Versão Simples | Horário: 7th January 2009 - 09:08 PM |