![]() ![]() |
Jan 16 2007, 07:29 PM
|
|||||||
|
Advanced Member ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Grupo: Utilizador Identificado Posts: 287 Registado: 8-March 05 De: Odivelas - Lisboa Membro nº: 1,700 Qualificações de Mergulho:PADI Rescue Diver; EAN Diver Profissão:Técnico SIG Utilizador Identificado |
Na semana passada, entre dia 8 e 13 de Janeiro desloquei-me às Canárias, mais especificamente a Puerto de la Cruz, em Tenerife. Fui a um congresso (3º Encontro da Sociedade Internacional de Biogeografia) e até parecia mal senão mergulhasse!
Assim sendo entre um dia livre e uma escapadela a uma das sessões fiz 3 mergulhos. Mergulhei com o Atlantik Dive Center. Uns alemães que se mudaram para Tenerife à 13 anos e que primam pela simpatia e pelo profissionalismo. São extremamente organizados e fazem briefings, na minha opinião, perfeitos. Depois de preencher uma ficha de cliente (exaustiva) começámos a tratar do equipamento q me faltava (só levei regulador e computador). Deram-me um saco onde guardei tudo e q foi colocado lado-a-lado com os outros, pronto a ser carregado para uma das carrinhas do centro. Na casa do compressor, cada cliente, verificava a pressão da garrafa, escolhia o lastro adequado e colocava tudo no atrelado q acompanhava a carrinha com quase todo o material dos mergulhadores. O primeiro mergulho, em Radazul, foi para todos os efeitos um check-dive. Radazul é uma pequena vila turística na vertente sul de Tenerife (a cerca de meia-hora de carro de Puerto de la Cruz), com um pequeno porto de recreio. Foi um mergulho por terra, com uma entrada a 3 metros mas q rapidamente descia para os 10 m. Iniciava-se num paredão artificial (do porto de recreio), na primeira parte do mergulho (até meio tanque), seguindo-se depois uma passagem sobre um fundo de areia salpicado por pequenas rochas cheias de vida, voltando-se ao outro lado do paredão para regresso ao local de entrada. Com água a 20ºC e uma visibilidade de 20 metros, foi brindado por inúmeras castanhetas, peixe-verde, vejas e sargos. Um grande peixe-trombeta também marcou presença. Mas o melhor estava para vir. Ao virar para a parte aberta do mar avistei um cardume de sardinhas num movimento frenético. O motivo: estavam a ser atacadas por uns lírios enormes. Mais uns metros e, um enorme cardume de barracudas rondava as pobres sardinhas q não sabiam para onde se virar. Um verdadeiro espectáculo. Nas rochas sobre o fundo de areia ainda se viram vários tipos de caranguejo, o mais giro, sem dúvida o caranguejo-aranha. Na areia, os salmonetes comiam e os peixes-lagarto passeavam. O segundo mergulho, e o melhor, foi no Vale dos Peixes. Tenerife é uma ilha de origem vulcânica pelo q, muitas formações rochosas sub-aquáticas resultam do arrefecimento das correntes de lava ao entrarem no mar. Estas formações criam paisagens subaquáticas fantásticas, entre os quais o vale dos peixes, com ravinas a cair a pique dos 20 aos 40 metros. Neste mergulho os guias levavam comida para os peixes. Na primeira parte do mergulho, numa destas ravinas, aos 20 metros, começava-se a dar comida, primeiro picavam os peixes-verde e os sargos, mas aos poucos começavam a aparecer garoupas vindas do fundo. Cada vez mais e cada vez maiores. A segunda parte do mergulho passava por alimentar moreias verdes e pretas. Umas das quais residentes e sobejamente conhecidas dos guias, outras menos conhecidas, mas todas com fome! Para acabar, mesmo antes de começar a subir apareceu a avó das garoupas, um peixe enorme q fez as delícias de todos, incluindo as de um velho lobo do mar q mergulhava há mtos mtos anos! O terceiro e último mergulho foi na Chaminé. Aqui, como no Vale dos Peixes, as formações subaquáticas vulcânicas eram fantásticas. O mergulho inicia-se num topo a cerca de 20 metros onde o barco estava ancorado. Seguimos então para a Chaminé, um “poço” com cerca de 4 m de diâmetro com entrada aos 20m e saída aos 32m. Descendo pela chaminé, saímos para um fundo de areia rodeado de “escarpas” com 10-15 m de altura. A saída da chaminé apareceram duas garoupas “jeitosas” com quem fui falar. Elas, obviamente, n me deram confiança. Virando à saída da chaminé para o lado direito, encontra-se uma fantástica formação de arcos, uns abertos outros fechados, mais uma paisagem fantástica. Mesmo a entrar nos arcos aparece um encharéu enorme, lindo, q parecia q andava a passear e a ver aqueles bichos esquisitos de neoprene. Numa das zonas abertas dos arcos, ao olhar para cima para contemplar aquela espantosa formação, passa-me por cima uma raia. Mais um momento fantástico. Só um enorme sargo-veado partilhou quanto eu estava maravilhado neste mergulho. Infelizmente, o mergulho foi curto. A minha buddy, uma escocesa, entusiasmou-se e consumiu o ar como se não houvesse amanhã e aos 36 min estava de volta à superfície. O guia olhou para mim e percebeu a decepção na minha cara e encolheu os ombros como q a dizer... paciência. Este foi o único ponto negativo do mergulho, acabar com 90 bar deixa-me agastado! Aqui está uma pequena história de 3 mergulhos em Tenerife. Em todos a água esteve a 20ºC, com visibilidade de 20m! Espero q tenham gostado Rui Gandú (IMG:style_emoticons/default/31.gif) PS - Continuo à espera dumas fotos dum americano... a ver se ele me manda! |
||||||
|
|
|||||||
Jan 16 2007, 08:51 PM
|
|
|
Senior Member ![]() ![]() ![]() ![]() Grupo: Utilizador Identificado Posts: 162 Registado: 18-July 06 De: Peniche Membro nº: 3,682 Qualificações de Mergulho:OWD Profissão:Bióloga Marinha e Biotecnóloga Utilizador Identificado |
Tudo isto para meteres inveja ao pessoal pobrezinho que não pode fazer viagens destas e limita-se a mergulhar nas Berlengas (IMG:style_emoticons/default/tongue.gif)
Beijinhos (IMG:style_emoticons/default/laugh.gif) |
|
|
|
Jan 16 2007, 08:57 PM
|
|
|
God ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Grupo: Utilizador Identificado Posts: 1,013 Registado: 8-June 06 De: Lisboa Membro nº: 3,486 Qualificações de Mergulho:Rescue, Nitrox Profissão:Designer Utilizador Identificado ![]() DIRECÇÃO APDM |
Eu gostei e fiquei roida de inveja (IMG:style_emoticons/default/rolleyes.gif) /smile.gif" style="vertical-align:middle" emoid=":)" border="0" alt="smile.gif" />" border="0" alt="rolleyes.gif" /> ...brincadeira claro!
Ainda bem que gostaste e pela descrição qualquer pessoa certamente gostaria! |
|
|
|
Jan 17 2007, 11:57 AM
|
|
|
God ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Grupo: Socio APDM Posts: 507 Registado: 19-January 05 De: Malveira - Mafra Membro nº: 1,532 Qualificações de Mergulho:Quase mergulhador Profissão:Trabalha-se e mergulha-se Utilizador Identificado ![]() SÓCIO EFECTIVO APDM A minha Galeria |
Boas,
Parabens "Gandú" pelos maravilhosos mergulhos. Afinal não foi só trabalho. Aguardo pela tua companhia para esse relato de viva voz e para ver as fotos. Abraços |
|
|
|
Jan 17 2007, 02:14 PM
|
|
|
Member ![]() ![]() Grupo: Utilizador Identificado Posts: 49 Registado: 17-January 05 De: Lisboa Membro nº: 1,525 Qualificações de Mergulho:Padi Divemaster / Enriched Air Diver Profissão:Téc.Informática Utilizador Identificado |
Pá ó Gandu !!!
Como é que foste para lá? de carro cor de rosa ? HE HE HE HE... Quando te vir lembra-me para te dar um caldo....!!! UM ABRAÇO ! (IMG:style_emoticons/default/elephant.gif) |
|
|
|
Jan 18 2007, 11:42 AM
|
|
|
Junior Member ![]() ![]() ![]() Grupo: Socio Forum / APDM Posts: 56 Registado: 9-November 05 De: Seixal , Portugal Membro nº: 2,576 Qualificações de Mergulho:Rescue Diver / Carta de Navegação de Recreio - Marinheiro Profissão:Eng.ª do Ambiente Utilizador Identificado ![]() SÓCIO FÓRUM / APDM |
É pá tu realmente... ah e tal eu que até sou bolseiro... coitadinho de mim... vou ter que ir a Tenerife em trabalho... e depois!! ISTO!!!!
Não perdes pela demora! Aparece-me à frente que logo vês ;-) (IMG:style_emoticons/default/22.gif) (Sim!!SIM!!!! É DOR DE COTOVELO!!!) É um problema que o pessoal tem assim dentro de determinadas classes profissionais... (IMG:style_emoticons/default/1.gif) |
|
|
|
Jan 18 2007, 01:21 PM
|
|
|
Advanced Member ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Grupo: Utilizador Identificado Posts: 352 Registado: 5-October 04 De: Setúbal Membro nº: 1,302 Qualificações de Mergulho: PADI DM Profissão:Analista Utilizador Identificado A minha Galeria |
Ganda maluco.
É só para pores inveja??? Ainda me deves um mergulho!!!!! Um abraço. |
|
|
|
Jan 23 2007, 07:08 PM
|
|
|
Senior Member ![]() ![]() ![]() ![]() Grupo: Utilizador Identificado Posts: 106 Registado: 27-January 06 De: Sintra Membro nº: 2,827 Qualificações de Mergulho:AOWD + EANx PADI Profissão:Estudante Utilizador Identificado |
Olá Gandú (IMG:style_emoticons/default/happy.gif)
Penso que a ideia é generalizada e eu volto a repetir o que já te disse: quando for grande quero ter um emprego como o teu! (IMG:style_emoticons/default/1.gif) Agora fora de brincadeiras, acho que fizeste muito bem em aproveitar a viagem a Tenerife para mergulhar e deixar aqui a tua história! É sempre bom ler o testemunho dos users nas suas viagens mais ou menos "mergulhisticas", que nos deixam quase sempre de "água na boca"!!! (IMG:style_emoticons/default/grin.gif) Até à próxima... LuaBranca |
|
|
|
| Google Bot |
|
![]() Google Ads |
|
|
|
|
![]() ![]() |
|