![]() ![]() |
Jan 22 2007, 09:08 PM
|
|
|
God ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Grupo: Socio APDM Posts: 3,455 Registado: 28-August 04 De: Lisboa Membro nº: 1,142 Qualificações de Mergulho:Divemaster Profissão:Faço muito pouco Utilizador Identificado ![]() SÓCIO EFECTIVO APDM A minha Galeria |
Como já vimos a lei levanta algumas questões que podem ou não ser respondidas por portarias.
Assim e sendo que o Forum é um local de encontro de grande parte da comunidade, e que a nova lei entra em vigor "já" revogando completamente o diploma de 68, acho que é pertinente estarmos devidamente esclarecidos perante a nova lei, perante as capitanias e perante a propria PM. Assim pedia que todos os que quisessem esclarecimentos sobre a nova lei, os escrevessem aqui. Pedia tambem que o fizessem nos seguintes moldes : 4 esclarecimentos por utilizador, que não repetissem o mesmo pedido de esclarecimento já pedido por um utilizador e que não debatessem os temas a esclarecer. Sempre que possivél enumerem os artigos e alineas e como querem ser esclarecidos. Quando tivermos um semblante de documento, publica-se aqui e enviamos, ou entregamos no IDP. |
|
|
|
Jan 23 2007, 02:34 PM
|
|
|
Advanced Member ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Grupo: Utilizador Identificado Posts: 270 Registado: 26-August 04 De: Lisboa Membro nº: 1,124 Qualificações de Mergulho:PADI - TDI - IANTD Utilizador Identificado |
- Certificação de agência internacional (ex: PADI, CMAS) mas efectuada em Portugal é suficiente para um Português mergulhar em Portugal (independentemente do ano em que foi efectuada)? [Artigos 10º e 15º]
- Como se processa a substituição da caderneta de mergulho pelo novo título (se for obrigatório)? [Artigo 42º] - Confirma-se que o atestado médico apenas é obrigatório para profissionais? [Artigos 33º e 34º] - É necessário registar ((IMG:style_emoticons/default/huh.gif) ) as garrafas de mergulho, e se sim como? [Não encontro nada sobre isto, excepto referência para as EN] Este post foi editado por frio: Jan 23 2007, 02:39 PM |
|
|
|
Jan 23 2007, 02:50 PM
|
|
|
God Grupo: Moderadores Posts: 687 Registado: 30-June 03 De: Agualva - Cacém Membro nº: 741 Qualificações de Mergulho:PADI OWD + PADI AOWD + PADI RD + PADI EANx + PADI EFR + DAN O2 + CNANS NAS0 + CNANS NAS1 + FPAS Apneia ** + ISN Nadador Salvador Profissão:Inginheiro d'obras feitas Utilizador Identificado ![]() SÓCIO EFECTIVO APDM A minha Galeria |
- O que se entende por substituição da caderneta pelo cartão nacional? Vão-me ficar com a minha caderneta?
É k ela é o meio de prova dos meus mergulhos (no caso de não ter um logbook), para além k a paguei e bem paga!!! - Um recém OWD só pelo facto de ter caderneta nacional fica equiparado a qualquer RD mesmo com muitos anos. |
|
|
|
Jan 23 2007, 03:38 PM
|
|
|
Newbie ![]() Grupo: Members Posts: 1 Registado: 23-January 07 Membro nº: 4,946 Utilizador Não Identificado |
Art 3º § 3: Qual é a "legislação própria" referida neste parágrafo? Quem a edita e quando?
Art 7º: é realista falar em colocar numa embarcação que pode ser inferior a 5 metros um mastro que tem que ter no mínimo 5,49m + altura do casco fora de água? Art 9 § 2: Quando é editada a portaria referida? Art 11 § 2: Quando é editada a portaria referida? Quando se pode começar a requerer o tírulo naciona de mergulho? Art 12: Quando é editada a portaria referida? Art 35: Quando é editada a portaria referida? Art 42 § 2: Onde e a partir de quando se pode pedir a substituição? Entretanto deverá se continuar a requerer o visto da Capitania do Porto ou este deixa de ser necessário? |
|
|
|
Jan 23 2007, 04:25 PM
|
|
|
Advanced Member ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Grupo: Socio APDM Posts: 253 Registado: 5-June 06 Membro nº: 3,459 Utilizador Identificado |
Cul
Como forma de te arranjar "matéria prima" fiz um apanhado das duvidas surgidas no outro topico. Podem não estar aqui todas e algumas serem repetidas e até terem sido respondidas e esclarecidas. Faz agora a filtragem disto tudo e envia para o IDP Espero ter ajudado. QUOTE Frio Após uma leitura cruzada, com especial atenção para o Artigo 34º, significa isto que não somos "obrigados" anualmente a renovar o "título nacional de mergulho" tendo como requisito a tão badalada vinheta médica? Joel Machado "é necessária a apresentação do título nacional de mergulho, emitido nos termos do artigo 11.o, OU uma certificação de mergulho emitida por entidade internacionalmente reconhecida Casper Ou seja, pelo que percebo, o atestado só será necessário para aqueles que estão a prestar serviços (tipo divemasters e instrutores), e não para os que vão simplesmente mergulhar. Frio Ora, eu interpreto isto como: Se se é profissional temos de ter o atestado, se não se é, temos é de ser responsáveis! Não será assim? Culdagor como é que transmites essa "segurança" ao prestador, que sendo agora obrigado a ter um seguro vai querer a melhor taxa logo vai ter condicionante impostas, tais como atestados Ganso Bravo E quem é residente em outro pais? Como é o tema do atestado médico se é que este é obrigatório? Bubblemaker preocupa-me o facto de algumas infracções virem a ser fiscalizadas pelo IDP alguém entendeu o nº 3 do artº 5?! Frio Alguém sabe como vai ser com as garrafas de mergulho? Será que ainda é necessário serem registadas, e se sim onde? Sandra não encontrei no documento a descrição dos critérios do que é "uma entidade internacionalmente reconhecida" (referida em vários artigos). Subaquea " Compete ao Instituto do Desporto de Portugal a elaboração do registo nacional de mergulhadores...." - Sobre os niveis de Mergulhador e de Instrutor, - Sobre a formo como aqui se organiza o mergulho, sobre a segurança do mesmo, - O que será a "...implementação e gestão da qualidade da mesma formação..." ? Reds se em relação às garrafas estiver omisso, como vai ser? Cada um sabe de si, e faz a manutenção que quiser? Bert6400 finalment, o que é preciso fazer para estrangeiros europeus, sem cadernet national ? Sofi É curioso que, no entanto diz um centro pode recusar o enchimento se não tiveres a documentação em dia... Ricmvger Mas quem controlará os controladores? o IDP? Como? Reds Em relação às garrafas, alguém me sabe dizer em que ponto está a alteração para uso de Nitrox? Sofi Como é que vai ser? Fiquei com a ideia que não sei quantas entidades vão "fiscalizar" as normas deste decreto-lei...cá para mim vão andar todos às turras sem ninguém se entender... Sandra Ou seja: Quais os requisitos para que uma entidade seja reconhecida como capaz de certificar mergulhadores; quem pode fazer essa validação de entidades; e quem verifica se essa validação está a ser feita com base em evidências objectivas. Francisco Xvier Será que leitura "consensual" por parte das entidades administrativas subentendem que formação por "entidade internacionalmente reconhecida" é indiferente ser em território nacional ou fora ? Assim toda e qualquer formação dentro ou fora do país estaria sujeita à sua efectivação perante a administração portuguesa através do título nacional de mergulho. Ora se assim for para quê a redação do artigo 15, se toda a formação validadda de igual modo (falando das "entidades internacionalmente reconhecidas") Pedro Santos como é que a policia maritima saberá onde eu fui hablitado para a prática de mergulho ? Ou será necessário mais algum documento? joelladeira Já agora, quem fiscalizará o cumprimento da Lei? A Marinha em colaboração com o IDP?? Ricmvger E os cartões da TDI? Vão ser reconhecidos? jccom este DL não prever o pagamento de nenhuma anuidade para mergulhar nestas belas águas? mergulho68 alguém é capaz de me informar qual é a orientação apropriada nas condições previstas nas normas europeias, descriminadas no nº3 do artº5........ Cunha o ónus de possuir seguro de mergulho passa a ser responsabilidade da entidade prestadora (leia-se centro de mergulho) ? Superbock Eu vou mergulhar hoje, aparece a PM, o que é que eu mostro como certificado de Mergulhador? a) A Caderneta, que já não é válida. b) O Titulo novo, que ainda não existe. c) O cartão da PADI/TDI/BSAC/CMAS/GUE/xpto, que ainda não chegamos à conclusão se é sufuciente ou não. |
|
|
|
Jan 23 2007, 06:55 PM
|
|
|
God Grupo: Moderadores Posts: 687 Registado: 30-June 03 De: Agualva - Cacém Membro nº: 741 Qualificações de Mergulho:PADI OWD + PADI AOWD + PADI RD + PADI EANx + PADI EFR + DAN O2 + CNANS NAS0 + CNANS NAS1 + FPAS Apneia ** + ISN Nadador Salvador Profissão:Inginheiro d'obras feitas Utilizador Identificado ![]() SÓCIO EFECTIVO APDM A minha Galeria |
E o mergulho para crianças???
|
|
|
|
Jan 24 2007, 05:10 PM
|
|
|
Senior Member ![]() ![]() ![]() ![]() Grupo: Utilizador Identificado Posts: 135 Registado: 30-May 05 De: Portimão Membro nº: 1,991 Qualificações de Mergulho:OWSI Profissão:Instrutor Utilizador Identificado |
art 17º[/i] 1—Compete ao Instituto do Desporto de Portugal a elaboração do registo nacional de mergulhadores, em suporte digital, com base em informação prestada obrigatoriamente pelas escolas de mergulho. Estão as escolas de mergulho obrigadas a enviar os dados de todos os mergulhadores que formarem/ou formaram para o IDP? Se sim, só dos alunos portugueses deduzo... |
|
|
|
Feb 5 2007, 07:45 PM
|
|
|
Newbie ![]() Grupo: Utilizador Identificado Posts: 9 Registado: 5-February 07 De: Porto Membro nº: 5,203 Qualificações de Mergulho:PADI Open Water Profissão:Administrador de Sistemas Utilizador Identificado |
Tirei o curso PADI Open Water o ano passado e confesso que estas alteração ao DL me levantam bastantes dúvidas sobre se posso ou não mergulhar na minha situação actual!!!!
Dos vários posts que li, ficaram-me mais as dúvidas que as certezas mas acho que é mal geral... Visto que trabalho numa Faculdade de Direito e há docentes aqui que fazem mergulho, vou tentar saber mais pormenores junto de pessoas com conehcimentos jurídicos. Se houver informação relevante, "post" no forum (IMG:style_emoticons/default/cheesy.gif) Cumprimento, do Newb da casa... |
|
|
|
Feb 5 2007, 07:46 PM
|
|
|
Newbie ![]() Grupo: Utilizador Identificado Posts: 9 Registado: 5-February 07 De: Porto Membro nº: 5,203 Qualificações de Mergulho:PADI Open Water Profissão:Administrador de Sistemas Utilizador Identificado |
Tirei o curso PADI Open Water o ano passado e confesso que estas alteração ao DL me levantam bastantes dúvidas sobre se posso ou não mergulhar na minha situação actual!!!!
Dos vários posts que li, ficaram-me mais as dúvidas que as certezas mas acho que é mal geral... Visto que trabalho numa Faculdade de Direito e há docentes aqui que fazem mergulho, vou tentar saber mais pormenores junto de pessoas com conehcimentos jurídicos. Se houver informação relevante, "post" no forum (IMG:style_emoticons/default/cheesy.gif) Cumprimento, do Newb da casa... |
|
|
|
Feb 5 2007, 07:47 PM
|
|
|
Sorry... O browser passou-se durante o post!!! (IMG:style_emoticons/default/sad.gif)
QUOTE(pmsousa @ Feb 5 2007, 07:55 PM) [snapback]95416[/snapback] Tirei o curso PADI Open Water o ano passado e confesso que estas alteração ao DL me levantam bastantes dúvidas sobre se posso ou não mergulhar na minha situação actual!!!! Dos vários posts que li, ficaram-me mais as dúvidas que as certezas mas acho que é mal geral... Visto que trabalho numa Faculdade de Direito e há docentes aqui que fazem mergulho, vou tentar saber mais pormenores junto de pessoas com conehcimentos jurídicos. Se houver informação relevante, "post" no forum (IMG:style_emoticons/default/cheesy.gif) Cumprimento, do Newb da casa... |
|
|
|
Feb 8 2007, 09:21 AM
|
|
|
Member ![]() ![]() Grupo: Members Posts: 12 Registado: 3-April 02 De: Rio de Mouro Membro nº: 706 Qualificações de Mergulho:AOWD Utilizador Não Identificado |
Olá pessoal, este é o meu primeiro post no forum, mas esta história da nova legislação deixa-nos a todos baralhados!
Resumidamente, eu para poder mergulhar este ano, o que é que tenho de fazer e onde é que tenho de ir? Á Capitania (não me parece) ou Instituto do Desporto? Alguém me pode ajudar? |
|
|
|
Feb 8 2007, 09:38 AM
|
|
|
Advanced Member ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Grupo: Socio Forum / APDM Posts: 312 Registado: 22-October 04 De: Lisboa Membro nº: 1,340 Qualificações de Mergulho:RD + EAN Utilizador Identificado ![]() SÓCIO FÓRUM / APDM |
Olá Pedro
bem vindo ao Fórum Se a tua caderneta ainda estiver válida, deixa-te estar. Está tudo à espera das portarias. Entretanto as cadernetas são validas durante dois anos e as capitanias continuam a meter lá o carimbo, mas tb nem as próprias capitanias sabiam o que fazer, pelo menos quando liguei para a lisboa. |
|
|
|
Feb 8 2007, 09:48 AM
|
|
|
God ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Grupo: Socio APDM Posts: 3,455 Registado: 28-August 04 De: Lisboa Membro nº: 1,142 Qualificações de Mergulho:Divemaster Profissão:Faço muito pouco Utilizador Identificado ![]() SÓCIO EFECTIVO APDM A minha Galeria |
Há coisas que já sabemos em definitivo. Entre elas os averbamentos nas capitanias.
Não é necessário mais nenhum averbamento das capitanias. Nem nas Cadernetas, nem nos Livretes de Registo de Material. |
|
|
|
Feb 9 2007, 11:48 PM
|
|
|
Senior Member ![]() ![]() ![]() ![]() Grupo: Utilizador Identificado Posts: 120 Registado: 15-September 03 De: Lisboa Membro nº: 539 Qualificações de Mergulho:Rescue Diver Utilizador Identificado |
Ok,era mesmo isso q eu ia perguntar,pois o carimbo da capitania vale até dia 24/02/2007,tambem ja perguntei a um instrutor que me disse q como tenho o belo cartão da PADI tou segura,porque afinal de contas o que saiu bem explicito no decreto lei é q bastará andar "munido" do tal cartanito.
Por isso que me vou deixar estar,mas e os centros de mergulho q estavam a exigir as cadernetas (ex: cipreia),poder-se-á mergulhar com eles na mesma? Alguém sabe alguma coisa disto? M |
|
|
|
Feb 10 2007, 12:28 AM
|
|
|
God Grupo: Moderador Geral Posts: 3,243 Registado: 5-April 02 De: Porto Membro nº: 787 Qualificações de Mergulho:CMAS P3/ TDI Adv. Nitrox, Deco Proc., Blender/ Apneia 2 FPAS Profissão:Olhar para as estrelas Utilizador Identificado ![]() SÓCIO FÓRUM / APDM |
Mas os centros devem exigir na mesma as cadernetas, ate haver o cartao de substituiçao. Elas so nao tem que estar averbadas nem c vinheta/carimbo medico.
|
|
|
|
Feb 25 2007, 08:37 PM
|
|
|
Senior Member ![]() ![]() ![]() ![]() Grupo: Socio Forum / APDM Posts: 128 Registado: 29-September 04 De: BEJA Membro nº: 1,288 Qualificações de Mergulho: E.F.R. - DIVEMASTER PADI - INSTRUTOR E.S.A Profissão:Empresário Utilizador Identificado ![]() SÓCIO FÓRUM / APDM A minha Galeria |
Boas, pessoal, desde já faço minhas as palavras e questões ja referidas (IMG:style_emoticons/default/5.gif) antes, como e que vai ser daqui pra frente???
Esperemos que alguem consiga esclarecer as duvidas da malta pra chegarmos a bom porto com isto... Fikem bem e bons margulhos. |
|
|
|
Mar 2 2007, 04:47 PM
|
|
|
Advanced Member ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Grupo: Socio Forum / APDM Posts: 312 Registado: 22-October 04 De: Lisboa Membro nº: 1,340 Qualificações de Mergulho:RD + EAN Utilizador Identificado ![]() SÓCIO FÓRUM / APDM |
Relativamente às cadernetas, hoje inormaram-me no IDP que as cadernetas que tinhamos contiinuarão válidas e sem necessidade de visto da Capitania até daqui a dois anos ou antes se entretanto pedirmos o novo cartão.
Uma ultima ressalva ao IDP. LIguei para lá e ninguem atendeu pelas 14h. Mas.... e isto é importante, passado pouco tempo responderam `a chamada que tinha feito e tinha ficado na memória do telefone. De facto não estamos habituados a serviços públicos que até funcionam nestas coisas. |
|
|
|