![]() ![]() |
Feb 7 2007, 11:26 PM
|
|
|
Advanced Member ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Grupo: Utilizador Identificado Posts: 396 Registado: 25-April 06 De: Lisboa Membro nº: 3,246 Qualificações de Mergulho:PADI EFR, TDI Adv. Blender, TDI Extended Range, TDI Basic Trimix Profissão:Tecnologias de informação Utilizador Identificado |
Olá,
gostava de realizar um poll sobre quais softwares de planeamento são usados para o mergulho técnico aqui pelo pessoal do Forum. Era possivél abrir uma poll para os seguintes softwares: VPlanner HLPlanner ProPlanner DecoPlanner GAP Outros Cumprimentos |
|
|
|
Feb 8 2007, 09:20 AM
|
|
|
God ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Grupo: Socio APDM Posts: 3,455 Registado: 28-August 04 De: Lisboa Membro nº: 1,142 Qualificações de Mergulho:Divemaster Profissão:Faço muito pouco Utilizador Identificado ![]() SÓCIO EFECTIVO APDM A minha Galeria |
Compreendo o teu objectivo final, e deixa-me já dizer-te à partida que todos os modelos com VPMe (e nunca uses VPM sem ser o e), ABM e os Buhlman com Deepstops são todos iguais.
VPMe e ABM produzem prefis iguais e iguais ao Proplanner a 110% de conservadorismo. Softwares com RGBM teoricamente deviam produzir perfis mais "rapidos" mas visto existirem algumas variaveis empiricas que são introduzidas manualmente softwares de descompressão que o utilizem podem inclusivé ser mais "lentos". Eu tenho 4 softwares de descompressão que utilizo para criar perfis que por vezes ajusto tendo em conta outra variaveis (como as paragens certas na altura certa com o gás certo) HLPlanner VPlanner Decocheck GAP Tudo as ultimas versões, especialmente a do Decochek... |
|
|
|
Feb 8 2007, 10:21 AM
|
|
|
God ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Grupo: Utilizador Identificado Posts: 551 Registado: 23-April 04 De: Lisboa Membro nº: 1,086 Qualificações de Mergulho:PADI OWSI, ANDI CSU Instructor, CCR Inspiration /Evolution L3 Instructor, TSD L3 Instructor Profissão:Consultor Utilizador Identificado A minha Galeria |
Eu utilizo dois softwares, o GAP e o Vplaner um usa Buhlman (GAP) e o Outro VPM.
por norma tenho seguido os planos do GAP. MAs considero que o Vplaner é tb muito bom, mas sinto-me mais à vontade com os calculos efectuados no GAP. Ambos ultima versão |
|
|
|
Feb 8 2007, 11:48 AM
|
|
|
Advanced Member ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Grupo: Utilizador Identificado Posts: 396 Registado: 25-April 06 De: Lisboa Membro nº: 3,246 Qualificações de Mergulho:PADI EFR, TDI Adv. Blender, TDI Extended Range, TDI Basic Trimix Profissão:Tecnologias de informação Utilizador Identificado |
Boas,
em relação ao VPlanner vs HlPlanner, se tivérmos o safey factor a +2 no Vplanner e a 5% no HLPlanner, ainda não vi diferenças nas duas aplicações. Visto que o HLPlanner é gratuito e baseado no mesmo algoritmo, para já, para quê pagar pelo VPlanner? |
|
|
|
Feb 8 2007, 12:04 PM
|
|
|
God ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Grupo: Utilizador Identificado Posts: 551 Registado: 23-April 04 De: Lisboa Membro nº: 1,086 Qualificações de Mergulho:PADI OWSI, ANDI CSU Instructor, CCR Inspiration /Evolution L3 Instructor, TSD L3 Instructor Profissão:Consultor Utilizador Identificado A minha Galeria |
As diferenças entre os softwares começam muitas vezes em mergulhos mais profundos e com mais tempo de fundo.
A diferença entre uma versão gratuita e uma versão paga é a responsabilização. O facto de ser baseado no mesmo algoritmo não quer dizer que a solução seja a mesma. A forma como progaramaram o software vai fazer variar os resultados, erros obtidos.. Julgo que tu entendes bem o que quero dizer. MAs no final a vida é tua e es tu que decides o que queres fazer, ou confias ou não confias no software. Este post foi editado por jmascarenhas: Feb 8 2007, 12:05 PM |
|
|
|
Feb 8 2007, 01:14 PM
|
|
|
God ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Grupo: Socio APDM Posts: 3,455 Registado: 28-August 04 De: Lisboa Membro nº: 1,142 Qualificações de Mergulho:Divemaster Profissão:Faço muito pouco Utilizador Identificado ![]() SÓCIO EFECTIVO APDM A minha Galeria |
Ao contrário do que diz o jmascarenhas, eu não acho que seja uma questão de "confiança".
Existem algoritmos que são implementados. Essa implementação pode ter como é natural muitas diferenças, depende do "geek" que for escrever o programa e da maneira como gosta de programar. Depende tambem do nivel de ajuste que o programa permite. Até agora dos que vi o Decocheck é o mais user friendly, e ao usar o ABM torna-se a meu ver muito fiavél. O que é importante é conheceres não só a "filosofia" por trás de cada algoritmo, como os porquês de cada implementação. A biblioteca online da DIR Portugal é bastante completa e pode dar-te uma ideia dos vários algoritmos. Todos eles estão disponiveis on-line, geralmente a pagantes, ou há sempre um amiguito que tem. Não são muito caros até porque são papers de universidades. Lê, e decide. No fim vais ver que em vez de confiança, é mais gestão de risco. Isto se quiseres ir pelo caminho do auto conhecimento, podes sempre fazer um curso onde te darão estas informações já todas devidamente digeridas prontas para consumo. |
|
|
|
Feb 8 2007, 03:40 PM
|
|
|
Cul,
em relação à implementação do algoritmo, eu discordo, pois se o algoritmo é o mesmo, por mais diferente que seja o código, o resultado tem de ser o mesmo... se assim não fosse, estavamos lixados, e falo por experiência própria que trabalho com dezenas de "developers". Eu não conheço o algoritmo de uma forma descascada, mas o que posso presumir é que este algoritmo tem alguns "seeds", que podem ser inicializados com valores diferentes conforme decisão do developer... e aí sim.. pode dar valores bastante diferentes. A escolha da linguagem de desenvolvimento também pode influenciar o resultado, mas mais na base de suporte a cálculos de alta resolução fráccionária... Imagina que uma certa linguagem só tem suporte para números reais com 3 algarismos após a virgula, e outra suporta 20... obviamente após centenas de cálculos com arredondamento somente a 3 algarismos, podemos ter valores muito diferentes em relação aos cálculos de precisão. |
|
|
|
Feb 8 2007, 04:30 PM
|
|
|
Isso seria verdade, se o teu algoritmo fosse algo simples e sem "variaveis" empiricas (por exemplo o RGBM tem cerca de 11).
Como são implementadas depende do programador. Não é a questão de escreveres ou não a equação em VB, C++ ou Fortram90 é a questão de como lidas com os valores empiricos... Erros de Floating Point devido à implementação não me parecem sequer possiveis porque vamos trabalhar com inteiros no maximo na casa dos segundos e no maximo ao metro. E estamos no sec XXI caramba. |
|
|
|
Feb 8 2007, 05:13 PM
|
|
|
QUOTE(Culdagor! @ Feb 8 2007, 04:39 PM) [snapback]95680[/snapback] Isso seria verdade, se o teu algoritmo fosse algo simples e sem "variaveis" empiricas (por exemplo o RGBM tem cerca de 11). Cul, foi o que eu disse. Chamei-lhe foi "seeds". Estes "seeds" (variaveis) podem ser inicializados de forma diferente por cada "developer", pois como dizes, este algoritmo tem partes "empiricas" como lhes chamas. QUOTE(Culdagor! @ Feb 8 2007, 04:39 PM) [snapback]95680[/snapback] Erros de Floating Point devido à implementação não me parecem sequer possiveis porque vamos trabalhar com inteiros no maximo na casa dos segundos e no maximo ao metro. E estamos no sec XXI caramba. Eu não disse que possam existir erros na implementação a nivél de floating point, mas por exemplo, em C, se usares float ou double, após milhares de iterações, vê o resultado de um tipo de variavél e do outro. Imagina que o resultado no float é 3,144523343 e no double é 3,144523349. Agora se no algoritmo, tivessemos de multiplicar este resultado por 1.000.000.000? No caso do float, tinhas 3144523343 e no caso do double, tinhas 3144523349. Esta diferença é relativa, dependendo do enquadramento, mas se queres a maior precisão, o que escolhias? O que eu quero afirmar, é que na implementação, as coisas que podem ser diferentes são: - Inicialização de variáveis "empiricas" - Escolha do tipo de variáveis (int, float, double, double float, etc) - Escolha da linguagem de programação. Um int no C pode ter 32 bits, e na linguagem XPTO ter somente 16 bits. Depende da implementação da própria linguagem de desenvolvimento, e muitas vezes, até do próprio compilador. Tens compiladores de C, em que o int tem 32bits, e outros que só tem 16bits, e a linguagem é a mesma. |
|
|
|
Feb 9 2007, 11:22 AM
|
|
|
Advanced Member ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Grupo: Utilizador Identificado Posts: 295 Registado: 10-July 05 De: Porto Membro nº: 2,136 Qualificações de Mergulho:GUE Profissão:Físico Utilizador Identificado |
Cada modelo de descompressão tem subjacente uma ideia que se traduz numa ou mais equações.
Num ou noutro raro caso (RGBM e bulk model são os que me ocorrem de momento) a resolução numérica das equações exige umas "luzes" de análise numérica. Dou de barato esse crédito ao Wienke e aos consultores do Hempleman. Mas na maioria dos modelos é virtualmente impossível fazer implementações algoritmicamente instáveis - tudo são equações algébricas analiticamente resolúveis. No caso do VPM e do RGBM é até típico utilizar-se sempre o mesmo código de cálculo(!). O source do VPM é público. Vê no site do Maiken em Basic, Fortran e Mathematica. As diferenças que se observam entre implementações do mesmo modelo são geralmente *voluntárias* e devem-se aos parâmetros secundários, cuja alteração é vista como uma "melhoria" no sentido da segurança. Exemplos serão a tensão de vapor de água nos pulmões, a variação de pressão atmosférica entre o início e o fim do mergulho, tolerância a erros no profundímetro, na análise dos gases, na execução dos patamares, etc. Toda a gente tem ideias próprias sobre isto. Não tenho uma recomendação para dar. Não sei qual o melhor modelo ou o mais seguro, ou o mais testado. Duvido que alguém saiba. Assim creio que a maioria dos que mergulham nos limites do recreativo faz planeamento(!) de um ou dois modos: 1) compara os perfis de diferentes softwares e modelos; 2) vai introduzindo a sua própria sensibilidade, preferindo este ou aquele software e até alterando ad-hoc os perfis obtidos, porque se "sente melhor". Contudo o risco dos modelos XPTO, softwares, computadores, rebreathers e similares é levarem a pensar-se que existem soluções tecnológicas para os problemas mais importantes do mergulho. Não há. A popularização recente do mergulho técnico obriga a repensar estratégias de ensino. Não é possível exigir níveis absurdos de experiência prévia e não são eficazes as estratégias obscurantistas ou de demonização. O que é eficaz é melhorar a qualidade dos instructores e dos cursos. O que é eficaz é os mergulhadores superarem-se em pequenas doses, reavaliando criticamente cada mergulho. João |
|
|
|
Feb 9 2007, 11:38 AM
|
|
|
QUOTE(jmcarval @ Feb 9 2007, 11:31 AM) [snapback]95755[/snapback] Contudo o risco dos modelos XPTO, softwares, computadores, rebreathers e similares é levarem a pensar-se que existem soluções tecnológicas para os problemas mais importantes do mergulho. Não há. A popularização recente do mergulho técnico obriga a repensar estratégias de ensino. Não é possível exigir níveis absurdos de experiência prévia e não são eficazes as estratégias obscurantistas ou de demonização. O que é eficaz é melhorar a qualidade dos instructores e dos cursos. O que é eficaz é os mergulhadores superarem-se em pequenas doses, reavaliando criticamente cada mergulho. João Eu, como já disse noutro topico, acho que vai sempre haver dois tipos de mergulhador. Os que querem saber os porquês, e os que vão confiar no equipamento. (e quando digo equipamento quer dizer os computadores de mergulho, ou tabelas geradas por softwares de descompressão). Acho que é justo dizer que neste momento ambas as soluções estão muito perto do numero minimo de acidentes possiveis (e que a unica maneira de realmente evitar um acidente descompressivo é ficar em casa). Tambem acho que quem quer saber, vai à procura, e encontra. Não só formação como informação. Acho é que sendo o mergulho um actividade para todos não podemos esperar que todos queiram saber aprofundadamente de descompressão. É como nos demonstraste e bem nas conferência um tema imensamente vasto e com variadas incognitas que temos de saber gerir a nivél pessoal, se o quiseremos. Mas tambem acho que quem quer seguir um "modelo" e os perfis por ele gerados sem se preocupar tambem o deve puder fazer. Não fazia ideia que o codigo do VPM e RGBM eram iguais... |
|
|
|
Feb 9 2007, 11:54 AM
|
|
|
Advanced Member ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Grupo: Utilizador Identificado Posts: 295 Registado: 10-July 05 De: Porto Membro nº: 2,136 Qualificações de Mergulho:GUE Profissão:Físico Utilizador Identificado |
Desculpa, expliquei-me mal.
Nas implementações do VPM usa-se quase sempre o código original do Maiken (o VPM-B não está no site). Nas implementações do RGBM usa-se sempre (uma excepção) o código do Wienke. De acordo contigo no restante. João |
|
|
|
| Google Bot |
|
![]() Google Ads |
|
|
|
|
![]() ![]() |
|