Fórum de Mergulho

Bem-vindo, visitante ( Entrar | Registrar )

Reply to this topicStart new topic
> Software de planeamento
Reds
post Feb 7 2007, 11:26 PM
Post #1

Advanced Member

Grupo: Utilizador Identificado
Registado: 25-April 06
De: Lisboa
Membro nº: 3,246

Qualificações de Mergulho:PADI EFR, TDI Adv. Blender, TDI Extended Range, TDI Basic Trimix
Profissão:Tecnologias de informação

Utilizador Identificado

Olá,

gostava de realizar um poll sobre quais softwares de planeamento são usados para o mergulho técnico aqui pelo pessoal do Forum.

Era possivél abrir uma poll para os seguintes softwares:

VPlanner
HLPlanner
ProPlanner
DecoPlanner
GAP
Outros

Cumprimentos
Go to the top of the page

+Quote Post
Culdagor!
post Feb 8 2007, 09:20 AM
Post #2

God

Grupo: Socio APDM
Registado: 28-August 04
Membro nº: 1,142

Qualificações de Mergulho:Divemaster
Profissão:Faço muito pouco

Utilizador Identificado

SÓCIO EFECTIVO APDM

A minha Galeria

Compreendo o teu objectivo final, e deixa-me já dizer-te à partida que todos os modelos com VPMe (e nunca uses VPM sem ser o e), ABM e os Buhlman com Deepstops são todos iguais.

VPMe e ABM produzem prefis iguais e iguais ao Proplanner a 110% de conservadorismo. Softwares com RGBM teoricamente deviam produzir perfis mais "rapidos" mas visto existirem algumas variaveis empiricas que são introduzidas manualmente softwares de descompressão que o utilizem podem inclusivé ser mais "lentos".

Eu tenho 4 softwares de descompressão que utilizo para criar perfis que por vezes ajusto tendo em conta outra variaveis (como as paragens certas na altura certa com o gás certo)

HLPlanner
VPlanner
Decocheck
GAP

Tudo as ultimas versões, especialmente a do Decochek...

+Quote Post
jmascarenhas
post Feb 8 2007, 10:21 AM
Post #3

God

Registado: 23-April 04
Membro nº: 1,086

Qualificações de Mergulho:PADI OWSI, ANDI CSU Instructor, CCR Inspiration /Evolution L3 Instructor, TSD L3 Instructor
Profissão:Consultor

Utilizador Identificado

A minha Galeria

Eu utilizo dois softwares, o GAP e o Vplaner um usa Buhlman (GAP) e o Outro VPM.
por norma tenho seguido os planos do GAP. MAs considero que o Vplaner é tb muito bom, mas sinto-me mais à vontade com os calculos efectuados no GAP.
Ambos ultima versão

+Quote Post
Reds
post Feb 8 2007, 11:48 AM
Post #4

Advanced Member

Qualificações de Mergulho:PADI EFR, TDI Adv. Blender, TDI Extended Range, TDI Basic Trimix

Utilizador Identificado

Boas,

em relação ao VPlanner vs HlPlanner, se tivérmos o safey factor a +2 no Vplanner e a 5% no HLPlanner, ainda não vi diferenças nas duas aplicações. Visto que o HLPlanner é gratuito e baseado no mesmo algoritmo, para já, para quê pagar pelo VPlanner?

+Quote Post
jmascarenhas
post Feb 8 2007, 12:04 PM
Post #5

God

Registado: 23-April 04
Membro nº: 1,086

Qualificações de Mergulho:PADI OWSI, ANDI CSU Instructor, CCR Inspiration /Evolution L3 Instructor, TSD L3 Instructor
Profissão:Consultor

Utilizador Identificado

A minha Galeria

As diferenças entre os softwares começam muitas vezes em mergulhos mais profundos e com mais tempo de fundo.
A diferença entre uma versão gratuita e uma versão paga é a responsabilização.
O facto de ser baseado no mesmo algoritmo não quer dizer que a solução seja a mesma. A forma como progaramaram o software vai fazer variar os resultados, erros obtidos.. Julgo que tu entendes bem o que quero dizer.
MAs no final a vida é tua e es tu que decides o que queres fazer, ou confias ou não confias no software.

Este post foi editado por jmascarenhas: Feb 8 2007, 12:05 PM

+Quote Post
Culdagor!
post Feb 8 2007, 01:14 PM
Post #6

God

Utilizador Identificado

SÓCIO EFECTIVO APDM

A minha Galeria

Ao contrário do que diz o jmascarenhas, eu não acho que seja uma questão de "confiança".

Existem algoritmos que são implementados. Essa implementação pode ter como é natural muitas diferenças, depende do "geek" que for escrever o programa e da maneira como gosta de programar.

Depende tambem do nivel de ajuste que o programa permite. Até agora dos que vi o Decocheck é o mais user friendly, e ao usar o ABM torna-se a meu ver muito fiavél.

O que é importante é conheceres não só a "filosofia" por trás de cada algoritmo, como os porquês de cada implementação. A biblioteca online da DIR Portugal é bastante completa e pode dar-te uma ideia dos vários algoritmos.

Todos eles estão disponiveis on-line, geralmente a pagantes, ou há sempre um amiguito que tem. Não são muito caros até porque são papers de universidades. Lê, e decide.

No fim vais ver que em vez de confiança, é mais gestão de risco. Isto se quiseres ir pelo caminho do auto conhecimento, podes sempre fazer um curso onde te darão estas informações já todas devidamente digeridas prontas para consumo.

+Quote Post
Reds
post Feb 8 2007, 03:40 PM
Post #7

Advanced Member

Utilizador Identificado

Cul,

em relação à implementação do algoritmo, eu discordo, pois se o algoritmo é o mesmo, por mais diferente que seja o código, o resultado tem de ser o mesmo... se assim não fosse, estavamos lixados, e falo por experiência própria que trabalho com dezenas de "developers". Eu não conheço o algoritmo de uma forma descascada, mas o que posso presumir é que este algoritmo tem alguns "seeds", que podem ser inicializados com valores diferentes conforme decisão do developer... e aí sim.. pode dar valores bastante diferentes.
A escolha da linguagem de desenvolvimento também pode influenciar o resultado, mas mais na base de suporte a cálculos de alta resolução fráccionária... Imagina que uma certa linguagem só tem suporte para números reais com 3 algarismos após a virgula, e outra suporta 20... obviamente após centenas de cálculos com arredondamento somente a 3 algarismos, podemos ter valores muito diferentes em relação aos cálculos de precisão.

+Quote Post
Culdagor!
post Feb 8 2007, 04:30 PM
Post #8

God

Utilizador Identificado

SÓCIO EFECTIVO APDM

A minha Galeria

Isso seria verdade, se o teu algoritmo fosse algo simples e sem "variaveis" empiricas (por exemplo o RGBM tem cerca de 11).

Como são implementadas depende do programador. Não é a questão de escreveres ou não a equação em VB, C++ ou Fortram90 é a questão de como lidas com os valores empiricos...

Erros de Floating Point devido à implementação não me parecem sequer possiveis porque vamos trabalhar com inteiros no maximo na casa dos segundos e no maximo ao metro. E estamos no sec XXI caramba.

+Quote Post
Reds
post Feb 8 2007, 05:13 PM
Post #9

Advanced Member

Utilizador Identificado

QUOTE(Culdagor! @ Feb 8 2007, 04:39 PM) [snapback]95680[/snapback]
Isso seria verdade, se o teu algoritmo fosse algo simples e sem "variaveis" empiricas (por exemplo o RGBM tem cerca de 11).

Cul,

foi o que eu disse. Chamei-lhe foi "seeds". Estes "seeds" (variaveis) podem ser inicializados de forma diferente por cada "developer", pois como dizes, este algoritmo tem partes "empiricas" como lhes chamas.

QUOTE(Culdagor! @ Feb 8 2007, 04:39 PM) [snapback]95680[/snapback]
Erros de Floating Point devido à implementação não me parecem sequer possiveis porque vamos trabalhar com inteiros no maximo na casa dos segundos e no maximo ao metro. E estamos no sec XXI caramba.

Eu não disse que possam existir erros na implementação a nivél de floating point, mas por exemplo, em C, se usares float ou double, após milhares de iterações, vê o resultado de um tipo de variavél e do outro. Imagina que o resultado no float é 3,144523343 e no double é 3,144523349. Agora se no algoritmo, tivessemos de multiplicar este resultado por 1.000.000.000? No caso do float, tinhas 3144523343 e no caso do double, tinhas 3144523349. Esta diferença é relativa, dependendo do enquadramento, mas se queres a maior precisão, o que escolhias?

O que eu quero afirmar, é que na implementação, as coisas que podem ser diferentes são:
- Inicialização de variáveis "empiricas"
- Escolha do tipo de variáveis (int, float, double, double float, etc)
- Escolha da linguagem de programação. Um int no C pode ter 32 bits, e na linguagem XPTO ter somente 16 bits. Depende da implementação da própria linguagem de desenvolvimento, e muitas vezes, até do próprio compilador. Tens compiladores de C, em que o int tem 32bits, e outros que só tem 16bits, e a linguagem é a mesma.

+Quote Post
jmcarval
post Feb 9 2007, 11:22 AM
Post #10

Advanced Member

Registado: 10-July 05
De: Porto
Membro nº: 2,136

Qualificações de Mergulho:GUE
Profissão:Físico

Utilizador Identificado

Cada modelo de descompressão tem subjacente uma ideia que se traduz numa ou mais equações.
Num ou noutro raro caso (RGBM e bulk model são os que me ocorrem de momento) a resolução numérica das equações exige umas "luzes" de análise numérica.
Dou de barato esse crédito ao Wienke e aos consultores do Hempleman.

Mas na maioria dos modelos é virtualmente impossível fazer implementações algoritmicamente instáveis - tudo são equações algébricas analiticamente resolúveis.
No caso do VPM e do RGBM é até típico utilizar-se sempre o mesmo código de cálculo(!).
O source do VPM é público. Vê no site do Maiken em Basic, Fortran e Mathematica.

As diferenças que se observam entre implementações do mesmo modelo são geralmente *voluntárias* e devem-se aos parâmetros secundários, cuja alteração é vista como uma "melhoria" no sentido da segurança.
Exemplos serão a tensão de vapor de água nos pulmões, a variação de pressão atmosférica entre o início e o fim do mergulho, tolerância a erros no profundímetro, na análise dos gases, na execução dos patamares, etc.
Toda a gente tem ideias próprias sobre isto.

Não tenho uma recomendação para dar. Não sei qual o melhor modelo ou o mais seguro, ou o mais testado. Duvido que alguém saiba.

Assim creio que a maioria dos que mergulham nos limites do recreativo faz planeamento(!) de um ou dois modos:
1) compara os perfis de diferentes softwares e modelos;
2) vai introduzindo a sua própria sensibilidade, preferindo este ou aquele software e até alterando ad-hoc os perfis obtidos, porque se "sente melhor".

Contudo o risco dos modelos XPTO, softwares, computadores, rebreathers e similares é levarem a pensar-se que existem soluções tecnológicas para os problemas mais importantes do mergulho. Não há.
A popularização recente do mergulho técnico obriga a repensar estratégias de ensino.
Não é possível exigir níveis absurdos de experiência prévia e não são eficazes as estratégias obscurantistas ou de demonização.
O que é eficaz é melhorar a qualidade dos instructores e dos cursos.
O que é eficaz é os mergulhadores superarem-se em pequenas doses, reavaliando criticamente cada mergulho.

João

+Quote Post
Culdagor!
post Feb 9 2007, 11:38 AM
Post #11

God

Utilizador Identificado

SÓCIO EFECTIVO APDM

A minha Galeria

QUOTE(jmcarval @ Feb 9 2007, 11:31 AM) [snapback]95755[/snapback]
Contudo o risco dos modelos XPTO, softwares, computadores, rebreathers e similares é levarem a pensar-se que existem soluções tecnológicas para os problemas mais importantes do mergulho. Não há.
A popularização recente do mergulho técnico obriga a repensar estratégias de ensino.
Não é possível exigir níveis absurdos de experiência prévia e não são eficazes as estratégias obscurantistas ou de demonização.
O que é eficaz é melhorar a qualidade dos instructores e dos cursos.
O que é eficaz é os mergulhadores superarem-se em pequenas doses, reavaliando criticamente cada mergulho.

João

Eu, como já disse noutro topico, acho que vai sempre haver dois tipos de mergulhador. Os que querem saber os porquês, e os que vão confiar no equipamento. (e quando digo equipamento quer dizer os computadores de mergulho, ou tabelas geradas por softwares de descompressão).

Acho que é justo dizer que neste momento ambas as soluções estão muito perto do numero minimo de acidentes possiveis (e que a unica maneira de realmente evitar um acidente descompressivo é ficar em casa).

Tambem acho que quem quer saber, vai à procura, e encontra. Não só formação como informação. Acho é que sendo o mergulho um actividade para todos não podemos esperar que todos queiram saber aprofundadamente de descompressão. É como nos demonstraste e bem nas conferência um tema imensamente vasto e com variadas incognitas que temos de saber gerir a nivél pessoal, se o quiseremos.

Mas tambem acho que quem quer seguir um "modelo" e os perfis por ele gerados sem se preocupar tambem o deve puder fazer.

Não fazia ideia que o codigo do VPM e RGBM eram iguais...

+Quote Post
jmcarval
post Feb 9 2007, 11:54 AM
Post #12

Advanced Member

Registado: 10-July 05
De: Porto
Membro nº: 2,136

Qualificações de Mergulho:GUE
Profissão:Físico

Utilizador Identificado

Desculpa, expliquei-me mal.
Nas implementações do VPM usa-se quase sempre o código original do Maiken (o VPM-B não está no site).
Nas implementações do RGBM usa-se sempre (uma excepção) o código do Wienke.

De acordo contigo no restante.

João

+Quote Post
Google Bot

Google Ads

Quote Post

Reply to this topicStart new topic

Modos de Exibição: Padrão · Mudar para: Linear+ · Mudar para: Outline

RSS Versão Simples Horário: 7th January 2009 - 09:10 PM