Fórum de Mergulho

Bem-vindo, visitante ( Entrar | Registrar )

Reply to this topicStart new topic
> Atestado médico já não é obrigatório na inscrição em GINÁSIOS, Será que isto pode constituir um precedente para o mergulho?
orbitador
post Mar 12 2007, 06:14 PM
Post #1

God
Ícone do grupo

Grupo: Moderadores
Registado: 9-November 04
De: Queluz
Membro nº: 1,380

Qualificações de Mergulho:CMAS P2 / AOWD PADI + EANx PADI + EFR

Utilizador Identificado

SÓCIO EFECTIVO APDM

A minha Galeria
O meu Blog

Será que o mergulho é abarcado ou (cai no âmbito) da "Lei de Bases da Actividade Física e do Desporto"?

Suponho que sim, mas não sei.

Será que esta situação com os ginásios se irá tornar (parcialmente?) um precedente (jurídico?) para o mergulho?

Suponho que não, mas não sei.

A nova legislação já comtempla esta questão dos "exames médicos"?

O que pensam da questão do termo de responsabilidade?

Como é que se poderia eventualmente definir o que é uma "população de risco" no nosso caso do mergulho?

(IMG:style_emoticons/default/7.gif)

Agradecia algum esclarecimento, por parte de quem leia este "post" e possa eventualmente saber adiantar informações concretas.

Cito esta notícia, que encontrei agora mesmo:

Ginásios: Atestado médico já não é obrigatório na inscrição

Os atestados médicos, indispensáveis desde 1999 para quem queria inscrever-se num ginásio, deixaram de ser obrigatórios, cabendo ao cliente responsabilizar-se pelo seu estado saudável, uma medida que os proprietários das academias desportivas aplaudem.

Até agora, um cliente que se inscrevesse num ginásio ou academia desportiva tinha de apresentar um documento que atestasse clinicamente o seu bom estado de saúde, pois caso contrário a inscrição poderia ser inviabilizada.

Em vigor desde 1999, esta obrigatoriedade de apresentar o atestado médico sempre foi criticada pela Associação de Empresas de Ginásios e Academias de Portugal (AEGAP), conforme disse à Lusa o seu presidente.

Para José Luís Costa, os exames médicos «não provavam nada», pelo que o seu fim é aplaudido pela AGAP.

A alteração das normas de acesso a estes espaços desportivos resulta da nova Lei de Bases da Actividade Física e do Desporto, publicada em Diário da República a 16 de Janeiro e que deverá ser regulamentada até Julho.

A nova Lei determina que «constitui especial obrigação do praticante assegurar-se, previamente, de que não tem quaisquer contra-indicações para a sua prática».

Para cumprimento desta norma, o cliente deve assinar um termo de responsabilidade, em vez de entregar um atestado médico, como até agora.

O presidente da AEGAP enaltece a mudança, embora reconheça que espera ver alguns aspectos contemplados na regulamentação, nomeadamente a solicitação de testes médicos para algumas populações de risco, como os mais idosos.

Em Portugal existem 1.300 ginásios, frequentados por meio milhão de atletas.

Fonte: Diário Digital / Lusa

Este post foi editado por orbitador: Mar 12 2007, 06:17 PM
Go to the top of the page

+Quote Post
orbitador
post Mar 12 2007, 06:39 PM
Post #2

God
Ícone do grupo

Utilizador Identificado

SÓCIO EFECTIVO APDM

A minha Galeria
O meu Blog

Fui ver á nova legislãção, e suponho que os mergulhadores recreativos que não sejam os tais "elementos pertencentes aos quadros técnicos dos prestadores de serviços de mergulho" não irão ser obrigados a apresentar um atestado médico.

Este texto: "especial obrigação do praticante assegurar-se, previamente, de que não tem quaisquer contra-
-indicações para a sua prática" implicaria então a tal situação do "termo de responsabilidade".

É isso?

Artigo 34.o

Atestado médico

1—O acesso ao mergulho dos elementos pertencentes
aos quadros técnicos dos prestadores de serviços
de mergulho
depende de prova bastante da aptidão física
do praticante, a certificar através de exame médico que
declare a inexistência de quaisquer contra-indicações,
nos termos da legislação aplicável para a actividade
federada.

2—No âmbito do mergulho não incluído no número
anterior, constitui especial obrigação do praticante assegurar-
se, previamente, de que não tem quaisquer contra-
-indicações para a sua prática, devendo, caso contrário,
informar a entidade responsável das mesmas.

Fonte: http://dre.pt/pdf1sdip/2007/01/01500/05530560.PDF

Este post foi editado por orbitador: Mar 12 2007, 06:42 PM

+Quote Post
Redshift
post Mar 12 2007, 07:26 PM
Post #3

God
Ícone do grupo

Grupo: Moderador Geral
Registado: 5-April 02
De: Porto
Membro nº: 787

Qualificações de Mergulho:CMAS P3/ TDI Adv. Nitrox, Deco Proc., Blender/ Apneia 2 FPAS
Profissão:Olhar para as estrelas

Utilizador Identificado

SÓCIO FÓRUM / APDM

Sim, já não são necessários atestados a não ser para elementos de uma escola/centro ou quando algum seguro ou filiação o exija.
Mas então já não é preciso atestados para ginásios? E piscinas também? Onde viste isso?

+Quote Post
orbitador
post Mar 12 2007, 07:34 PM
Post #4

God
Ícone do grupo

Utilizador Identificado

SÓCIO EFECTIVO APDM

A minha Galeria
O meu Blog

Vi neste link: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?sect...;id_news=266810

Quanto ás piscinas, não sei.

Mas pela mesma lógica...

(IMG:style_emoticons/default/7.gif)

+Quote Post
BubbleMaker
post Mar 12 2007, 08:38 PM
Post #5

God

Grupo: Socio Forum / APDM
Registado: 28-June 03
De: Aveiro
Membro nº: 119

Utilizador Identificado

SÓCIO FÓRUM / APDM

a questão dos atestados no mergulho está resolvida com a nova legslação e já esclarecida pelo IDP.

não são obrigatórios.

+Quote Post
jordao
post Mar 12 2007, 10:20 PM
Post #6

Junior Member

Grupo: Utilizador Identificado
Registado: 11-March 06
De: Alhandra
Membro nº: 3,025

Qualificações de Mergulho:O.W.D
Profissão:Serralheiro civil ( mas dos bons )

Utilizador Identificado

A minha Galeria
O meu Blog

Quer dizer que quando me deslocar á capitania para renovar a caderneta não preciso de levar um atestado medico em dia ?

Agradecia este esclarecimento !! Desde já o meu obrigado !!

PEDRO JORDÃO

+Quote Post
Redshift
post Mar 13 2007, 01:08 AM
Post #7

God
Ícone do grupo

Grupo: Moderador Geral
Registado: 5-April 02
De: Porto
Membro nº: 787

Qualificações de Mergulho:CMAS P3/ TDI Adv. Nitrox, Deco Proc., Blender/ Apneia 2 FPAS
Profissão:Olhar para as estrelas

Utilizador Identificado

SÓCIO FÓRUM / APDM

Nao precisas de renovar a caderneta... Ha um topico proprio sobre legislaçao por isso vou fechar este.

+Quote Post
orbitador
post Mar 13 2007, 04:34 AM
Post #8

God
Ícone do grupo

Utilizador Identificado

SÓCIO EFECTIVO APDM

A minha Galeria
O meu Blog

Obrigado pelos esclarecimentos e pelas clarificações.

... Há um topico proprio sobre legislação...

Estive agora a ler com mais detalhe todo o tópico "NOVA LEGISLAÇÃO DE MERGULHO, Finalmente a Publicação" que se encontra neste link, e de facto já lá estava (aqui e ali) a resposta (directa e indirecta) a algumas perguntas que que coloquei.

Quanto a estes aspectos:

O que pensam da questão do termo de responsabilidade?

Como é que se poderia eventualmente definir o que é uma "população de risco" no nosso caso do mergulho?

Concordo com algumas opiniões que vi nesse tópico em que se exprimia a ideia de que os mergulhadores devem assumir a responsabilidade pela sua segurança.

Por exemplo:

ricmvger Jan 22 2007, 05:13 PM

Trata-se de educação e atitude. Esta lei é boa no aspecto da responsabilização. Acaba com "paizinhos" que zelam pelos meus interesses e responsabiliza-me como mergulhador... Mas falta a regulamentação...

(IMG:style_emoticons/default/31.gif)

E uma outra dúvida...

As definicões do que são "populações de risco" e esse tipo de problemática, liga-se também á questão dos seguros.

E os seguros, (naturalmente aconselháveis) irão ser "obrigatórios" para os mergulhadores recreativos?

Ou são obrigatórios só para os "prestadores de serviços de mergulho" cobrindo assim as actividades subaquáticas dos seus clientes?

Artigo 12.o

Seguro de acidentes pessoais

Os prestadores de serviços de mergulho, tal como
definidos no artigo 21.o, devem celebrar um contrato
de seguro que cubra os riscos de acidentes pessoais dos
mergulhadores nos termos a definir por portaria conjunta
do membro do Governo responsável pela área
das finanças e do membro do Governo responsável pela
área do desporto.

Eu tenho um seguro da DAN. (por renovar) (IMG:style_emoticons/default/blush.gif)

Irei necessitar de mais alguma coisa, a nível de seguros?

Suponho que terei de aguardar pela tal publicação dos regulamentos específicos nas tais "portarias".

Certo?

+Quote Post
NMP
post Mar 13 2007, 03:33 PM
Post #9

Junior Member

Registado: 8-May 06
Membro nº: 3,320

Utilizador Identificado

O seguro também só é obrigatório se fores mergulhar com um prestador de serviços. Se fores tu e uns amigos mergulhar o seguro não é obrigatório. Tambem este esclarecimento foi dado pela representante do IDP.

+Quote Post
Leao Marinho
post Apr 13 2007, 08:50 PM
Post #10

God

Registado: 30-August 05
Membro nº: 2,332

Qualificações de Mergulho:Instrutor CMAS M1 (non teching); Instrutor PADI MASTER SCUBA DIVER TRAINER; MERGULHADOR ADVANCED NITROX E DECO TDI; INSTRUTOR PADI DAS ESPECIALIDADES EFR, EFR Care for Children, NAVEGAÇÃO SUBAQUÁTICA, NITROX, MERGULHO EM NAUFRÁGIO, MERGULHO NOCTURNO, MERGULHO PROFUNDO, FOTOGRAFIA DIGITAL, MERGULHO EMBARCADO E ADMINISTRADOR DE OXIGÉNIO. FORMADOR DE INSTRUTORES DE EFR
Profissão:MEDICO

Utilizador Identificado

Boa tade fórum!
Vou dar duas penadas no tema dos atestados médicos para a prática do mergulho e a redação da nova lei sobre a matéria.
Até aqui o atestado médico era necessário em dois momentos: a revalidação da caderneta de mergulhador e a filiação/renovação da inscrição na Federação. Isto sempre foi complicado porque o mergulho é uma actividade muito específica e as suas contra-indicações também são muito específicas. Não vamos, no momento, entrar muito nisto, mas eu prometo ao fórum trazer para aqui um rol de situações médicas que contra-indicam formal ou relativamente a prática do mergulho. Não será um rol fechado, pois a investigação continua e nem tudo o que era contra-indicação há um ou dois anos continua a sê-lo hoje. Mas será uma ajuda.
O problema, na minha opinião, prende-se com a redacção da lei: "constitui obrigação dos praticantes assegurar-se previamente de que não têm quisquer contra-indicações para a sua prática, devendo, em caso contrário, informar a entidade responsável". Falta saber como é que o praticante, especialmente o principiante, sabe se tem ou não alguma contra-indicação para a prática do mergulho.
Desculpem-me, mas não se avançou muito neste tema com a actual legislação. O praticante vai ter de continuar a recorrer a um médico para saber se tem ou não contra-indicação para a prática do mergulho. O beneficiado é a entidade fornecedora do serviço, seja escola ou centro de mergulho, que fica desresponsabilizada desde que o praticante assine o tal termo de responsabilidade que vai ter de ser criado.
Voltamos ao dueto PADI/OUTROS.
Qualquer curso PADI obriga ao preenchimento prévio dum auto-exame de saúde. Qualquer resposta "SIM" obriga a exame médico, que pode ser expresso no próprio documento do auto-exame. A filiação na FPAS não foi obrigatória, pelo que estes praticantes normalmente não tinham necessidade em se submeter ao exame médico para filiação, materializado pelo impresso do Instituto do Desporto. Se se compararem os dois exames médicos, as semelhanças são poucas. Enquanto que o exame para filiação visa o desporto federado e competitivo (ecocardiograma, p.e.), o exame proposto pela PADI é muito mais específico para o mergulho. Mas obriga o praticante à sinceridade na resposta e não obriga necessariamente a exame médico. Se o praticante mentir, a responsabilidade é sempre sua.
Agora, a nova legislação vai nesse mesmo sentido. O praticante auto-responsabiliza-se com o seu estado de saúde. Mas não vejo muito bem como é que, em consciência, se pode assegurar que não tem qualquer contra-indicação para a prática.
As entidades envolvidas nisto - Federação, Instituto do Desporto, eu próprio com médico e praticante, vamos ter de pensar nisto muito a sério para que uma lei, que à partida até parece equilibrada, não acabe por ser uma ratoeira.
Quanto aos atestados para a prática de desporto de lazer, também quero partilhar com o fórum as minhas ideias e dúvidas.
O factor "cagaço" é dos factores que mais tinta faz correr. Toda a gente quer um papel para aligeirar responsabilidades. E eu até concordo. Ter um homem de 50 anos numa piscina a dar umas braçadas e sofrer um enfarte, todos diriam - "pois! Não lhe tinham exigido um atestado médico!" Com atestado, ou sem atestado, provavelmente o homem teria na mesma o enfarte, mas com atestado já ninguém responsabilizava a piscina. E o médico sempre poderia dizer com verdade - "se não praticasse natação e actividade física, o enfarte teria sido muito mais grave", o que até seria verdade.
Porém, estes atestados para a prática de desporto de lazer eram um cancro nas nossas consultas. Em todo o país deviam ser às centenas de milhar. E, de facto, são completamente desnecessários. Mais uma vez vão ser os próprio interessados a declararem, por escrito, que não possuem nenhuma contra-indicação para a prática do desporto que pretendem. Muitos recorrerão ao médico para se fazerem consultar, por não se quererem auto-responsabilizar sem consulta prévia. A ver vamos o que isso vai dar.
Em conclusão. A nova legislação do mergulho evolui no conceito de auto-responsabilização do praticante, mas é necessáreia meditação. Estou convencido que os praticantes, as escolas, os centros de mergulho vão responder positivamente a esta auto-responsabilização, sem exageros ou preconceitos.
Até breve, com um abraço a todos
leão marinho

+Quote Post
Startgate
post Sep 26 2007, 03:10 PM
Post #11

Advanced Member

Registado: 7-October 06
De: Oeiras
Membro nº: 4,198

Qualificações de Mergulho:AOWD / Nitrox

Utilizador Identificado

A minha Galeria

Escrevi-me na semana passada na natação e só foi necessário assinar o termo de responsabilidade.

+Quote Post
Startgate
post Sep 26 2007, 03:19 PM
Post #12

Advanced Member

Registado: 7-October 06
Membro nº: 4,198

Qualificações de Mergulho:AOWD / Nitrox

Utilizador Identificado

A minha Galeria

QUOTE(Startgate @ Sep 26 2007, 04:17 PM) *
Escrevi-me na semana passada na natação e só foi necessário assinar o termo de responsabilidade.

Quis dizer "Inscrevi-me" e não "Escrevi-me". (IMG:style_emoticons/default/smile.gif)

+Quote Post
joeladeira
post Sep 26 2007, 09:40 PM
Post #13

God

Grupo: Socio Forum / APDM
Registado: 16-February 06
Membro nº: 2,922

Qualificações de Mergulho:PADI Rescue Diver, TDI Adv Nitrox + Deco Proc

Utilizador Identificado

SÓCIO FÓRUM / APDM

E aqui está da "boca" do próprio IDP o tema do atestado:

"Atestado Médico:

O nº 1 do artigo 14º do Decreto-Lei nº 385/99, de 28 de Setembro – diploma que define o regime da responsabilidade técnica pelas instalações desportivas abertas ao público e actividades aí desenvolvidas –, estipula que a admissão de qualquer pessoa à frequência daquelas instalações desportivas fica condicionada à apresentação de exame médico que declare a inexistência de quaisquer contra-indicações para a prática da actividade física aí desenvolvida.

A Lei de Bases da Actividade Física e do Desporto – aprovada pela Lei nº 5/2007, de 16 de Janeiro –, veio estabelecer um novo regime legal para aquele acto, porquanto, estabelece, no nº 2 do artigo 40º, que, no âmbito das actividades físicas e desportivas desenvolvidas nas instalações desportivas supra mencionadas, constitui especial obrigação do praticante assegurar-se, previamente, de que não tem quaisquer contra-indicações para a sua prática.

Nesta conformidade, a norma constante da Lei de Bases da Actividade Física e do Desporto, citada, revogou tacitamente o preceito legal do Decreto-Lei nº 385/99, de 28 de Setembro, acima referido, pelo que, a admissão de qualquer pessoa às instalações desportivas abertas ao público não está condicionada à apresentação de exame médico, mas tão-somente à especial obrigação de se assegurar, previamente, de que não tem quaisquer contra-indicações para a prática da actividade que pretende desenvolver."

O link é:

http://www.idesporto.pt/content/atestado_medico.aspx

+Quote Post
balenapteridae
post Sep 27 2007, 10:05 AM
Post #14

God

Registado: 6-August 05
De: sintra-» Mem- Martins
Membro nº: 2,243

Qualificações de Mergulho:Dira- T :P

Utilizador Identificado

Zé, isso já é ponto assente. Eu pratico natação no estádio universitário, e uma das anteriores exigências era entregar no acto da matricula, o bendito atestado. Sem direito a negas por parte de quem se inscrevia. A partir da nova lei, o dito não é um dos requesitos. Basta assinar uma "folhinha" et voilá! Consegue-se pleno acesso às actividades que essas instalações nos oferecem.
O que eu não percebo é o porquê de tanta polémica em relação ao mergulho. Tantas contradições. É isso que me irrita.

Enfim...

+Quote Post
francisco xavier
post Sep 27 2007, 10:46 AM
Post #15

Advanced Member

Registado: 3-September 04
De: torres vedras
Membro nº: 1,192

Qualificações de Mergulho:Monitor Nacional / Monitor CMAS M2 / Tec Deep
Profissão:Análises Clínicas/Informática

Utilizador Identificado

A minha Galeria

Porque apesar dos textos dos artigos em causa dos dois DLs serem literalmente quase iguais, interessa a muitos "vender" atestados seja através dum serviço prestado, logo ali na hora, ou confundindo um cartão de filiado com a certificação médica, que engrossará de certeza a massa associativa.
Pelas exposições, algumas exacerbadas, dos ante-projectos do presente DL, foi notória a ansiedade de controlo do acesso à prática do mergulho desportivo (como se tratasse dum desporto federado). Felizmente hoje estão muitos a chorar sobre o leite derramado.

+Quote Post
Leao Marinho
post Sep 29 2007, 08:55 PM
Post #16

God

Registado: 30-August 05
Membro nº: 2,332