Fórum de Mergulho

Bem-vindo, visitante ( Entrar | Registrar )

Reply to this topicStart new topic
> Pólipos
Reds
post Mar 21 2007, 02:01 PM
Post #1

Advanced Member

Grupo: Utilizador Identificado
Registado: 25-April 06
De: Lisboa
Membro nº: 3,246

Qualificações de Mergulho:PADI EFR, TDI Adv. Blender, TDI Extended Range, TDI Basic Trimix
Profissão:Tecnologias de informação

Utilizador Identificado

Boas pessoal,

vim à 1 semana do México, e por azar toquei numa espécie de pólipos, não tenho a certeza se são coral ou não, o que é certo é que assim que toquei com a parte de cima da mão, senti logo um ardor..
Estou à quase 2 semanas com isto, e ainda não passou.. o médico disse-me para pôr uma pomada à base de cortisona, mas não está com melhor aspecto. O aspecto geral é um conjunto de pequenas borbulhas, que dão bastante prurido.
Alguém me pode dizer se já passou por algo semelhante, e quanto tempo levou a desaparecer?

Obrigado e cumprimentos,
Luis
Go to the top of the page

+Quote Post
devilone
post Apr 28 2007, 03:31 PM
Post #2

Newbie
*

Grupo: Members
Registado: 23-April 07
De: Sintra
Membro nº: 5,861

Utilizador Não Identificado

disso nao te posso ajudar em nada, mas sera que poderias colocar aqui umas fotos para podermos ver o aspecto da coisa sff!

abraço!

+Quote Post
Leao Marinho
post Jun 15 2007, 09:45 PM
Post #3

God

Registado: 30-August 05
Membro nº: 2,332

Qualificações de Mergulho:Instrutor CMAS M1 (non teching); Instrutor PADI MASTER SCUBA DIVER TRAINER; MERGULHADOR ADVANCED NITROX E DECO TDI; INSTRUTOR PADI DAS ESPECIALIDADES EFR, EFR Care for Children, NAVEGAÇÃO SUBAQUÁTICA, NITROX, MERGULHO EM NAUFRÁGIO, MERGULHO NOCTURNO, MERGULHO PROFUNDO, FOTOGRAFIA DIGITAL, MERGULHO EMBARCADO E ADMINISTRADOR DE OXIGÉNIO. FORMADOR DE INSTRUTORES DE EFR
Profissão:MEDICO

Utilizador Identificado

Boa noite fórum!
Hoje deu-me para repristinar temas já antigos!
É uma forma de conversarmos uns com os outros sobre temas sempre actuais.
A situação descrita pode tratar-se da "vulgar" picada de anémona. O que vale para as anémonas vale para as alforrecas, mas neste caso, as picadas podem ser bem piores.
Na minha farmácia de mergulhador tenho uma mezinha para isto: o vulgar vinagre de vinho branco dissolvido em água, metade de cada.
Ainda não o usei.
O que os manuais de medicina de mergulho recomendam como primeiro socorro para estes casos é o ácido acético diluido. Não me lembro da diluição, mas será talvez uma parte para 20 de água destilada.
O vinagre tem algum ácido acético e é uma alternativa prática e barata.
Porque ácido acético?
Teoricamente podia ser qualquer ácido fraco. O ácido acético é o mais utilizado nestes casos.
A picada de anémona ou alforreca liberta um líquido cáustico, com um pH muito elevado (12 ou mais). O tratamento de emergência é neutralizar esse líquido cáustico. Em liguagem "mias científica", o tratamento é neutralizar uma base forte com um ácido fraco. Daí o frasco de vinagre.
Depois é preciso mais coisas. Normalmente fica uma ferida por irritação tipo "alergia" cujo tratamento deve ser cortisona local, em pomada. É das poucas situações em que se deve colocar na pele uma pomada de cortisona.
A minha farmácia de mergulho, apesar de eu ser médico, é muito pobre em medicamentos. Na maior parte das vezes não são necessários. Mas a cortisona em pomada lá está, precisamente para estes casos.
Desculpem-me amigos mergulhadores, estas minhas incursões de hoje à ciência! Deu-me para isto!
Que os meus escritos de hoje sejam úteis a alguém. Pelo menos para mim foi-me útil escrevê-los.
Um abraço a todos.
Leão Marinho

+Quote Post
Guest_LuisMourao_*
post Mar 9 2008, 10:45 PM
Post #4

Guests

A mim picou-me uma anémona no lábio hoje. Ficou muito feio.
Passado duas horas, quando cheguei ao centro de saúde, tinha o lábio superior em muito mau estado.
A dor chegou a ser moderada mas o aspecto é que é horrivel.

Deram-me cortisona intravenoso nas urgências.

Acho que picada depende muito da pessoa, do tipo de pele, e da zona afectada.

Por vezes fica apenas umas pequenas borbulhas mas hoje não foi bem assim.

Quanto tempo demora isto a passar?

Alguém sabe?
LUis

+Quote Post
Leao Marinho
post Mar 10 2008, 12:45 PM
Post #5

God

Qualificações de Mergulho:Instrutor CMAS M1 (non teching); Instrutor PADI MASTER SCUBA DIVER TRAINER; MERGULHADOR ADVANCED NITROX E DECO TDI; INSTRUTOR PADI DAS ESPECIALIDADES EFR, EFR Care for Children, NAVEGAÇÃO SUBAQUÁTICA, NITROX, MERGULHO EM NAUFRÁGIO, MERGULHO NOCTURNO, MERGULHO PROFUNDO, FOTOGRAFIA DIGITAL, MERGULHO EMBARCADO E ADMINISTRADOR DE OXIGÉNIO. FORMADOR DE INSTRUTORES DE EFR

Utilizador Identificado

Bom dia fórum!

Respondi em privado ao Luis Mourão, porque teve a amabilidade de me pedir opinião em privado.
Quero partilhar com o fórum a resposta que lhe dei, porque interessa a todos.
Não acredito que tenha sido piocada propriamente dita. para isso o Luis teria que ter dado um beijinho à anémona, e eu nisso não acredito. O mais provável é que tenha tocado em alguma com a mão e depois utilizado essa mão para compensar. O líquido urticante dos tentáculos da anémona entraram em contacto com o lábio e daí a sensação de beiça...
Desagradável, mas inofensivo. Costuma passar em questão de horas ou, no máximo, 1 ou 2 dias, nos piores casos.
Pomada de Hidrocortisona local ("Pandermil", por exemplo) ajuda a atenuar o desconforto.
Truque: decidir qual a mão que compensa (eu uso a direita). Depois ter muito cuidado com essa mão e não a usar para nada (ou quase) que não seja mesmo para compensar. Não garante a 100%, mas quase. E fugir das anémonas... São diabos em forma de flor...
Abraço a todos e bons mergulhos.

Leão Marinho

+Quote Post
Isabeu
post Mar 10 2008, 07:49 PM
Post #6

Member
**

Grupo: Socio Forum / APDM
Registado: 24-January 07
De: Vale da Amoreira
Membro nº: 4,966

Qualificações de Mergulho:OWD

Utilizador Identificado

SÓCIO FÓRUM / APDM

Imagem anexada
Há cerca de um ano uma anémona resolveu dar-me uma beijoca atrevida e fiquei como podem ver na foto. Saí do Portinho da Arrábida directamente para o atendimento permanente do Hospor (era domingo), após ter posto o dito ácido mais conhecido por vinagre. O inchaço deu-se muito rapidamente após a saída da água. Lá veio a dita injecção de cortisona e uma medicação de 3 dias. O inchaço desapareceu em definitivo apenas 2 dias depois. Não houve dor, apenas a sensação de ardor quando o "beijo" se deu.

As melhoras.

Isa

+Quote Post
murillus
post Apr 25 2008, 09:13 PM
Post #7

Junior Member

Grupo: Members
Registado: 28-July 05
De: Brasil
Membro nº: 2,208

Qualificações de Mergulho:CMAS P1 / PADI AOW / Nitrox PADI / DAN
Profissão:Medico

Utilizador Não Identificado

A minha Galeria

QUOTE(Leao Marinho @ Jun 15 2007, 09:45 PM) *
O vinagre tem algum ácido acético e é uma alternativa prática e barata.

Podadas a base de UREIA tambem são indicadas no tratamento de lesões urticariformes...

[]s

PS: não use urina pois pode piorar o quadro agregando uma infecção bacteriana secundaria

+Quote Post
Leao Marinho
post Apr 28 2008, 11:10 AM
Post #8

God

Utilizador Identificado

QUOTE(murillus @ Apr 25 2008, 10:13 PM) *
Podadas a base de UREIA tambem são indicadas no tratamento de lesões urticariformes...

[]s

PS: não use urina pois pode piorar o quadro agregando uma infecção bacteriana secundaria

Bom dia murilus!

Onde leste isso do creme de ureia (Calmurid)? Não conhecia e, desculpa-me o atrevimento, julgo que não está certo.
A ureia só tem efeito hidratante da pele e é muito pouco usada porque é pouco cosmética. Não lhe conhecia nenhum efeito anti-alérgico. Será o efeito refrescante inerente à própria pomada?
Penso que não será de recomendar o uso do creme de Ureia para este efeito.
Mesmo o ácido acético terá efeito muito limitado porque o problema desenvolve-se em profundidade e o vinagre pouco lá chega. Mas será o mais prático e fácil de ter à mão.
O "científico" é mesmo a hidrocortisona local.

Abraço

Leão marinho

+Quote Post
Leao Marinho
post Apr 28 2008, 11:26 AM
Post #9

God

Utilizador Identificado

Olá murillus!

Só depois de trer postado é que vi que também és médico.
Não conheço essa indicação do creme de ureia. Pelo menos com evidência científica, embora possa constar da respectiva bula. Podes dar-me bibliografia?

Abraço e desculpa não ter reparado que somos colegas.

José Garcia

+Quote Post
Google Bot

Google Ads

Quote Post

Reply to this topicStart new topic

Modos de Exibição: Padrão · Mudar para: Linear+ · Mudar para: Outline

RSS Versão Simples Horário: 7th January 2009 - 09:07 PM